Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 10 minutos, PedroPinto disse:

Estamos a falar entao de cerca de 1% (dos 5000€), penso que facilmente recupera (potencialmente) esse 1% investindo em melhores fundos!

Se colocar esses 5000 numa conta a prazo do Santander ainda ganha mais 0,10% :D. Mas se isto for por exemplo usado como um fundo de emergência, poderá servir. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 1 minuto, PedroPinto disse:

Estamos a falar entao de cerca de 1% (dos 5000€), penso que facilmente recupera (potencialmente) esse 1% investindo em melhores fundos!

Sim, tem razão. Mas psicologicamente custa vermos a nossa conta, trimestralmente, debitada por 16,33€ ou lá quanto é. Então pensei que se aplicasse os tais 5000€ em fundos (limite mínimo que dá isenção), não só poderia beneficiar da sua eventual valorização como deixava de pagar as ditas comissões. Penso que é um raciocínio normal/lógico. Sempre são 65€ de comissões por ano que deixava de pagar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 6 minutos, D@vid disse:

Eu ia no seguimento do que disse o Patanisca, ia dizer mesmo que esse fundo foi o 7º fundo português com melhor rentabilidade em Portugal.

http://pt.fundspeople.com/news/e-o-vencedor-e

Obrigado. Estive a analisar e, de facto, de entre os fundos Santander esse é aquele que se destaca. Mesmo admitindo que possamos estar numa "bolha" (o fundo está em máximos) e que o Trump se revele um flop total, também o valor não é significativo e, por 2 ou 3 anos, merece o risco.

Está decidido, então.

Obrigado a todos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Eurico, o presbítero disse:

No Santander apresentaram-me 3 opções de escolha (AQUI): Defensivo, Moderado ou Dinâmico.

Estive a ver o histórico de cada um deles e verifico que, qualquer um deles, é muito pobrezinho em termos de resultados, comparados com a benchmark. Por isso é que estou um tanto indeciso...

Entre 2015 e 2016 estive precisamente com esses 3 Fundos. No mesmo periodo de tempo e comparando com outros da mesma categoria direi que são fraquinhos. Acabei saindo perdendo cerca de 800€.

Creio que esses 3 fundos são fundos de fundos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, nfs disse:

Assim de repente escolheria o 2º apenas pela diversificação apresentada geograficamente, têm ambos o mesmo gestor, pelo que a forma de gestão será muito parecida, e isso nota-se pelos resultados muito parecidos, faz no site do Best a comparação, ficas com uma ideia ainda melhor.

MFS.PNG

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/01/2017 at 10:05, Eurico, o presbítero disse:

Agradeço. No seu caso, por se tratar de um fundo nacional, nem pôde usar essa perda como menos-valia o que foi, suponho, mais uma chatice. Acontece...

No meu caso, graças às indicações aqui recebidas, já descartei essa possibilidade. Vou entrar no Santander Acções América e assim resolverei esta situação das comissões do banco.

O meu obrigado a todos.

Boa tarde,

Eurico, penso que neste fundo também não pode "deduzir" as mais valias pois é PT. Mas os colegas confirmam.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 58 minutos, Dias87 disse:

Boa tarde,

Eurico, penso que neste fundo também não pode "deduzir" as mais valias pois é PT. Mas os colegas confirmam.

Cumprimentos

Sim, sim, eu sei. Obrigado. Como eu disse aqui, esta aplicação terá apenas um caracter "residual" (cumprir os mínimos) para me furtar, dentro do possível, às comissões que o banco Santander impõe. As aplicações em fundos de investimento tenho-as no Best (mais) e no Activobank (menos), 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora dentro do assunto "declaracao de IRS", nao tendo residencia fiscal em portugal (já ha dois anos que nao entrego IRS), em 2016 fiz um resgate que resultou em meia duzia de euros de mais valias. Vou ter de apresentar IRS para o ano de 2016 para declarar isto, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recomendo olharem para a 1ª página onde está um link para um guia fiscal colocado o ano passado que se encontra penso actualizado, pode lá estar a resposta para algumas dúvidas, senão vamos ter mais uma vez o tópico cheio de perguntas sobre IRS, o que vai gerar confusões porque cada um acaba ás vezes por dar a sua opinião por vezes errada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎06‎-‎01‎-‎2017 at 16:01, 5coroas disse:

Se colocar esses 5000 numa conta a prazo do Santander ainda ganha mais 0,10% :D. Mas se isto for por exemplo usado como um fundo de emergência, poderá servir. 

subscrevi o fundo AXA WF Europen Real Est Sec E-C EUR , e hoje recebi do BES a informação que a AXA vai alterar as comissões. Sabe alguma coisa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, D@vid disse:

Comissões de?

#Informamos que o Conselho de Administração da Axa World Funds SICAV decidiu proceder a alterações várias do seu prospeto, incluído a redenominação de alguns dos seus sub-fundos, alterações da política de investimento, alterações nas comissões de gestão e politica de distribuição de dividendos, entre outros....#

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://pt.fundspeople.com/news/de-olho-em-2017-os-fundos-estrangeiros-escolhidos-pelas-entidades-nacionais

para apostar em ações americanas qual escolheriam  entre estes 2 e porque ?

Fidelity America Fund E ACC EUR       LU0115759606

Pictet USA Index R EUR                         LU0474966248

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 horas, PedroPinto disse:

Já agora dentro do assunto "declaracao de IRS", nao tendo residencia fiscal em portugal (já ha dois anos que nao entrego IRS), em 2016 fiz um resgate que resultou em meia duzia de euros de mais valias. Vou ter de apresentar IRS para o ano de 2016 para declarar isto, certo?

Dependendo de qual for o activo resgatado, pode não estar sujeito a IRS em Portugal, sendo não residente. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, superkinas disse:

http://pt.fundspeople.com/news/de-olho-em-2017-os-fundos-estrangeiros-escolhidos-pelas-entidades-nacionais

para apostar em ações americanas qual escolheriam  entre estes 2 e porque ?

Fidelity America Fund E ACC EUR       LU0115759606

Pictet USA Index R EUR                         LU0474966248

100% América tens o Pioneer da 1ª página, porque esses 2 fundos ambos têm pozinhos de Europa e o Pictet tem também Ásia.

Olhando para as rentabilidades, diria que o Fidelity apresenta historicamente melhores performances, só o ano passado o Pictet se superiorizou em cerca de 2%, ambos têm sharpe muito semelhante e a diferença no DP não é muita.

Há quem possa também falar nos custos, o Pictet é mais "barato" nas comissões globais, 0,74% para 2,6%, mas é um óptimo exemplo que ser mais barato não é sinónimo de melhores performances.

O Pictet segue de perto o indice, R2 de 99%, o Fidelity distancia-se nos 88%.

Eu pessoalmente para a América continuo a preferir o Pionner da 1ª página, apesar de não ser bem da mesma categoria, prefiro uma abordagem mais Growth, este ano vai com 2%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )