Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Como o @Mouro Emprestado escreveu há bocado, é realmente praticamente impossivel encontrar um index fund que replique o mercado global com low fees.

Mesmo os index funds que replicam mercados regionais (e.g, Pictet, etc.) têm management fees que são maiores do que aquelas que são encontradas nos respectivos ETFs.

Não me admira que a oferta a nível de ETFs seja maior do que a oferta de fundos na Europa. Pelo menos, consegui encontrar tudo o queria facilmente através do JustETF screener, enquanto que para os fundos usando o Morningstar nem tanto.

É neste tipo de momentos que desejaria viver nos Estados Unidos. :D Lá, basta abrir uma non taxable account, ir ao Vanguard e escolher o producto favorito. Aqui, um personal investor tem mesmo que investir muito tempo e fazer muita pesquisa antes de avançar com qualquer tipo de investimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, AndreAtomic disse:

Só entrei nisto dos fundos este ano e fiquei com um YTD de 11,56%

Index all the way!

Eu entrei em Julho de 2015 com 3 da Caixagest (era onde tinha conta) - Oriente, Emergente e Europa - ao fim de cerca de 4 meses estava com perdas de -20% em todos eles. Mas seguindo os perfis que aqui definiam de não entrar em pânico, e com o horizonte mínimo dos 3 anos, mantive-me firme mas atento. Sendo que apenas o da europa está negativo. Hoje estou com -0,7% no total. Também é verdade que aqui no forum tudo criticou esta opção, mas hoje estaria a ganhar 20%, em fundos da caixa (7,5% anualizado), se tivesse entrado 4 meses mais tarde. Vale o que vale. Sei que vai sempre haver gente a aconselhar melhores fundos, e ainda bem. Também acredito que quando se resgata com grandes perdas, poucas vezes aqui devem falar sobre isso. Mas deve ser uma realidade.

Entrei num Jupiter mais estável que distribui valores de 3 em 3 meses. E fiz um short no franklin biotechnology muito comprado no BEST antes das eleições dos USA, aquilo que chamo um "investimento de rebanho" - vai tudo para ali, então deixa-me ir também. Pena que foi numa de "brincadeira", pois ainda rendeu 13% num mês.

Também mencionar que este forum é essencial para despoletar interesse na pesquisa do melhor fundo para o meu perfil.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para termos mais alguma inveja dos americanos

Comparando este

http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04SGP&tab=1

com este

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000MIC1&tab=1

a 1 ano, o Vanguard teve 36,56% e o Pictet uns reles 16,49%

A 3 e a 5 anos a diferença já não é assim tão grande, mas se continuar como em 2016, as diferenças irão aumentar.

Alguém quer colocar aqui um bom ETF do SP500, para compararmos com estes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    14 minutes ago, 5coroas said:

Comparando este

http://www.morningstar.co.uk/uk/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04SGP&tab=1

com este

A 3 e a 5 anos a diferença já não é assim tão grande, mas se continuar como em 2016, as diferenças irão aumentar.

Isso é normal.

O da vanguard está em GBP.

O da Pictet está em EUR.

Como o GBP desvalorizou, os activos noutras moedas, em GBP, passaram a valer mais.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Mouro Emprestado disse:

Isso é normal.

O da vanguard está em GBP.

O da Pictet está em EUR.

Como o GBP desvalorizou, os activos noutras moedas, em GBP, passaram a valer mais.

Tem razão. Meu erro. Se for em euros, o Vanguard baixa para os 15,5%, ou seja inferior ao Pictet.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E que tal no UK que desde Abril de 2016 para além do ISA allowance que permite investir 15260£ por ano tax free, agora também temos um extra free allowance em qualquer investimento em que cada ano temos 1000£ de mais valias livre de imposto (isto a somar ao ISA allowance). Nao deve haver neste momento melhor pais em termos fiscais para o pequeno/medio investidor!

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    2 minutes ago, PedroPinto said:

E que tal no UK que desde Abril de 2016 para além do ISA allowance que permite investir 15260£ por ano tax free, agora também temos um extra free allowance em qualquer investimento em que cada ano temos 1000£ de mais valias livre de imposto (isto a somar ao ISA allowance). Nao deve haver neste momento melhor pais em termos fiscais para o pequeno/medio investidor!

Pára com isso ou ainda me convences a mandar o currículo para headhunters aí em Londres :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 19 horas, Eurico, o presbítero disse:

Para que o Santander não me cobre comissões de manutenção de conta DO, preciso de ter lá +5000€ aplicados. Como os DP estão "pelas ruas d'amargura", estou a pensar adquirir fundos Santander e deixá-los lá a "repousar" enquanto precisar de ter conta nesse banco (talvez 2 ou 3 anos).

Os amigos recomendam-me algum fundo do Santander que tenha boas perspectivas de rentabilidade? 

Então, não me dão, por favor, um conselhozito para a compra de fundos Santander? Ou será que é preferível manter o dinheiro em liquidez (no fundo Santander Tesouraria), porque a generalidade dos fundos, actualmente, está em máximos e entrar agora pode ser um mau timing? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, 5coroas disse:

Comparando este

com este

http://www.morningstar.es/es/etf/snapshot/snapshot.aspx?id=0P00013VX5&tab=1

Pictet maior a 1 ano e mais baixo a 3 e 5 anos. 

Editado por Duracellpt
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    13 hours ago, ands89 said:

Eu entrei em Julho de 2015 com 3 da Caixagest (era onde tinha conta) - Oriente, Emergente e Europa

Este fundo é mau, mau mesmo. Analisa o seu desempenho face à média da categoria em qualquer período de tempo e facilmente vês isso. Eu este ano saí dele com perdas de 900€. Só porque mesmo que suba e recupere, face a ter no Líderes Globais, estaria a perder terreno todos os dias. 

10 hours ago, Eurico, o presbítero said:

Então, não me dão, por favor, um conselhozito para a compra de fundos Santander? Ou será que é preferível manter o dinheiro em liquidez (no fundo Santander Tesouraria), porque a generalidade dos fundos, actualmente, está em máximos e entrar agora pode ser um mau timing? 

Qualquer fundo de acções Globais ou EUA irá acabar 2017 a sorrir, assim se parece estar a montar os ventos. Mas eu não sou bruxo, sou só uma Patanisca da internet. Portanto o que digo, vale o que vale. :)

Lembre-se que quem decide o destino do seu dinheiro é você.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Patanisca disse:

Este fundo é mau, mau mesmo. Analisa o seu desempenho face à média da categoria em qualquer período de tempo e facilmente vês isso. Eu este ano saí dele com perdas de 900€. Só porque mesmo que suba e recupere, face a ter no Líderes Globais, estaria a perder terreno todos os dias. 

Não é apenas o fundo que é mau (o que é verdade); quase todos os fundos Europa, em 2015/16, tiveram resultados medíocres. Eu já deixei de apostar na Europa em geral, preferindo apostar particularmente em determinados paises. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Patanisca disse:

Qualquer fundo de acções Globais ou EUA irá acabar 2017 a sorrir, assim se parece estar a montar os ventos. Mas eu não sou bruxo, sou só uma Patanisca da internet. Portanto o que digo, vale o que vale. :)

Sim, concordo plenamente consigo. É muito ruim, mas foi algo que defini logo no início que era dar um horizonte de 3 anos para que um fundo mau tivesse possibilidade de recuperar. Desse ponto de vista o meu perfil é mais passivo. Realmente o caixagest ações globais parece interessante. Só não sabia se escolheria esse ou outro semelhante mas fora da oferta da caixa. A questão dos USA estava a aguardar por considerar que está muito alto para entrar agora. Também sei que para longo prazo deixar USA de fora é um erro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 minutes ago, PedroPinto said:

Mas uma coisa é uma categoria especifica nao estar a dar ultimamente, outra coisa é um fundo dentro dessa categoria estar a dar menos que os outros todos... Nesse caso acho que é preferivel resgatar e mudar para outro melhor dentro da mesma categoria!

Foi precisamente isso que quis transmitir. Não é o facto de os fundos de Acções Europeias estarem a dar pouco rendimento ou rendimento negativo, é mesmo o facto de este da Caixa estar constantemente, ano após ano, sempre no fundo da tabela da categoria e muuuuito atrás dos valores médios de valorização dos fundos desta mesma categoria.

Isso é um indicador das más escolhas que se fazem na gestão do fundo.

Este fundo nos últimos 5 anos, rendeu em média -4.00% ao ano que a média da categoria. 4% é muita fruta, mesmo para um fundo de acções...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 10 horas, Patanisca disse:

No Santander apresentaram-me 3 opções de escolha (AQUI): Defensivo, Moderado ou Dinâmico.

Estive a ver o histórico de cada um deles e verifico que, qualquer um deles, é muito pobrezinho em termos de resultados, comparados com a benchmark. Por isso é que estou um tanto indeciso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, Eurico, o presbítero disse:

No Santander apresentaram-me 3 opções de escolha (AQUI): Defensivo, Moderado ou Dinâmico.

Estive a ver o histórico de cada um deles e verifico que, qualquer um deles, é muito pobrezinho em termos de resultados, comparados com a benchmark. Por isso é que estou um tanto indeciso...

Face a isto, qual é a duvida? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, PedroPinto disse:

Ele precisa de investir 5000€ no santader para ficar isento de comissoes!

Ok, ele que nos explique se os motivos que o levam a ter que estar no Santander, compensam ter que gramar com resultados tão pobrezinhos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 46 minutos, 5coroas disse:

Ok, ele que nos explique se os motivos que o levam a ter que estar no Santander, compensam ter que gramar com resultados tão pobrezinhos.

Tenho que ter conta no Santander por razões pessoais, que não interessam aqui ao caso. Portanto, não é uma questão de "compensar". 

Já que tenho de ter lá conta, pretendia optimizar a aplicação desse dinheiro (>5000€), que me possibilitaria a isenção de comissões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, Eurico, o presbítero disse:

Tenho que ter conta no Santander por razões pessoais, que não interessam aqui ao caso. Portanto, não é uma questão de "compensar". 

Já que tenho de ter lá conta, pretendia optimizar a aplicação desse dinheiro (>5000€), que me possibilitaria a isenção de comissões.

Esses 5000euros, investidos em outros fundos com melhores históricos, poderão eventualmente compensar essas comissões e até lucrar mais do que os fundos Santander, mas lá está, o "poderão eventualmente" não é algo garantido. Há sempre riscos nestas decisões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 1 hora, 5coroas disse:

Esses 5000euros, investidos em outros fundos com melhores históricos, poderão eventualmente compensar essas comissões e até lucrar mais do que os fundos Santander, mas lá está, o "poderão eventualmente" não é algo garantido. Há sempre riscos nestas decisões.

Pois, eu compreendo isso. Eu pretendia apenas juntar o "útil ao agradável". Não me agrada ter que pagar 15,70€ + imposto de selo de comissões trimestralmente, por isso pensei em aplicar os tais +5000€ para ter isenção. Como os DP estão quase nos 0%, lembrei-me em aplicar em fundos, mas os do banco Santander, concordo, não são grande coisa em termos de rendibilidades. Por outro lado, não sei o que é preciso ter/fazer para ter acesso à negociação de fundos internacionais neste banco. Vou informar-me, pois talvez seja preferível. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )