Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Pa acho que não lhes devo nada lol só porque os fundos deles têm tido uma rentabilidade atractiva e são fundos nacionais,não pagam os 28% no resgate. Mas achei os dois primeiros PIMCOs do TOP interessantes,por acaso,talvez os substitua

Já disse aqui que para mim esse é um falso problema na minha perspectiva, todos os fundos pagam IRS, só que uns já estão deduzidos e outros, os estrangeiros, só pagam á saida, é mais psicologico que outra coisa :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Também depende,imagina que um fundo rentabiliza 5% num ano. Nos nacionais no resgate ficas com os 5%, nos estrangeiros só rentabilizam 3.6%...

Então nesse caso o 1º está a rentabilizar 6.95% e o 2º 3.6%...mas também pode acontecer o contrário ou não? :) tu nunca consegues comparar dois fundos, nenhum é igual, pode ser da mesma categoria, sub-categoria, racios etc, mas a carteira é sempre diferente, nem que seja uma percentagem a mais ou menos num determinado activo, não consegues colocar dois fundos lado a lado iguaizinhos em que um é Português e outro estrangeiro para conseguires fazer a comparação, falas em dois fundos de 5%, mas não consegues especificar quais, até porque secalhar se formos rigorosos na análise então os fundos estrangeiros ainda são melhores, porque estão a capitalizar e não estás a pagar imposto, um dia pagarás, mas só no resgate, que até pode ser daqui a 20 anos, enquanto um fundo Português mesmo sem resgate estás a pagar o IRS...são perspectivas de ver a coisa :) isto é quase como a comissão de gestão, um fundo com 10% de rentabilidade com uma comissão de gestão de 5% e outro com 10% de rentabilidade com 1% de comissão de gestão, qual o melhor? para mim são os dois bons, quero lá saber da comissão, o que me interessa é a rentabilidade, até porque a mesma já está diluida na rentabilidade, ou seja, o 1º tem 15% brutos e o 2º 11%, mas acabam por ter a mesma rentabilidade liquida...

Isto para dizer que não entendam isso como um problema, senão se forem só a olhar para os fundos portugueses ficam com uma oferta muito diminuta...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Então nesse caso o 1º está a rentabilizar 6.95% e o 2º 3.6%...mas também pode acontecer o contrário ou não? :) tu nunca consegues comparar dois fundos, nenhum é igual, pode ser da mesma categoria, sub-categoria, racios etc, mas a carteira é sempre diferente, nem que seja uma percentagem a mais ou menos num determinado activo, não consegues colocar dois fundos lado a lado iguaizinhos em que um é Português e outro estrangeiro para conseguires fazer a comparação, falas em dois fundos de 5%, mas não consegues especificar quais, até porque secalhar se formos rigorosos na análise então os fundos estrangeiros ainda são melhores, porque estão a capitalizar e não estás a pagar imposto, um dia pagarás, mas só no resgate, que até pode ser daqui a 20 anos, enquanto um fundo Português mesmo sem resgate estás a pagar o IRS...são perspectivas de ver a coisa :) isto é quase como a comissão de gestão, um fundo com 10% de rentabilidade com uma comissão de gestão de 5% e outro com 10% de rentabilidade com 1% de comissão de gestão, qual o melhor? para mim são os dois bons, quero lá saber da comissão, o que me interessa é a rentabilidade, até porque a mesma já está diluida na rentabilidade, ou seja, o 1º tem 15% brutos e o 2º 11%, mas acabam por ter a mesma rentabilidade liquida...

Isto para dizer que não entendam isso como um problema, senão se forem só a olhar para os fundos portugueses ficam com uma oferta muito diminuta...

Sim aí tens razão..como disseste,é mais psicológico que outra coisa

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Epaaaa, vejo tanto espirito santo que até me doi os olhos lolol, deves alguma coisa aos gajos ou és assim tão católico? :) :)

Bem agora mais a sério...tenta diversificar isso por outras gestoras, tens PIMCO, Invesco, tiravas dai o Rendimento e o Plano Prudente...digo eu :)

Podes especificar melhor o porque de tirar o es plano prudente...obrigado(pus lá 40k)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim aí tens razão..como disseste,é mais psicológico que outra coisa

Até porque (espero estar correto naquilo que digo), se houver uma redução de impostos no momento do resgate (por exemplo, de 28% para 25%) um fundo nacional perde sempre porque já levou com o imposto dos 28% durante x anos enquanto que o estrangeiro só leva com os 25% no momento do resgate.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes especificar melhor o porque de tirar o es plano prudente...obrigado(pus lá 40k)

Para a carteira apresentada pelo ClaudiOPA parece o mais sensato a fazer uma vez que existe outros fundos e assim deixar de estar tão exposto a E.S..

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até porque (espero estar correto naquilo que digo), se houver uma redução de impostos no momento do resgate (por exemplo, de 28% para 25%) um fundo nacional perde sempre porque já levou com o imposto dos 28% durante x anos enquanto que o estrangeiro só leva com os 25% no momento do resgate.

Vendo as coisas por esses moldes... :) não deixa de ser verdade, um fundo estrangeiro está sujeito a IRS no resgate, e ai vai ser a taxa que estiver em vigor, os Portugueses estão todos dias a levar com a taxa :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Marco Ramos

Ok, então talvez seja melhor ser mais prudente... Vou ponderar bem...

Mas também gostava de arriscar um pouco, porque seguro já tenho 75% das poupanças em DP...

Outra coisa que ainda não me entrou na cabeça é que em todo o lado leio que o melhor é diversificar... Ou seja se um perde o outro ganha... Mas assim o lucro não tende a ficar a zeros!!!  :o

Desde já obrigado pela resposta.

Sim a longo prazo os fundos acabam por subir...

Quanto aos fundos...para quem começa parece-me bastante agressiva, mesmo tendo 75% em DP não quer dizer que os outros 35% tenham de estar aplicados em algo tão volátil, também se pode equilibrar um pouco...

Se queres apostar nas obrigações emergentes vai para o F&C que está no top, embora pague dividendo anual (coisa que até nem gosto assim muito) acho o fundo interessante e é uma boa altura para entrar, pelo historico do fundo existe sempre uma queda após pagamento de dividendo que dura entre por vezes mais de 3 meses, parece-me que estará com tendencia agora de subida, portanto está barato...

O Invesco concordo plenamente com ele, sem discussão, os outros dois, prefiro o Water, mas mesmo para longo prazo, depois podes entrar com uns menos agressivos de obrigações, uns PIMCO...mas também depende do capital a investir claro...

Obrigado David,

Vou analisar e depois logo reporto a desisão...

Em princípio vou para 50% do Invesco e os outros 50% divididos por mais 2 ou 3...

Para já o capital vai ser baixo, para me familiarizar com os procedimentos.

Boa tarde,

A decisão foi:

Invesco Balanced Risk Allocation, 24%

Threadneedle (Lux) Emerging Markets Debt, 20%

Franklin Biotechnology Discovery Fund, 20%

Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net EUR Acc, 20%

ING Renta Emerging Markets Corporate Dbt, 16%

Vamos ver...

Cumpts

Obrigado pelos conselhos!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A decisão foi:

Vamos ver...

Cumpts

Good Luck :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

A decisão foi:

Vamos ver...

Cumpts

Good Luck :)

Gracias... Se correr bem o Best espera por mim... :P

Já agora como gosto de gráficos... :)

Até daqui a 3 meses (data em que pretendo analisar a progressão...)

post-13991-1441239661191_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só para partilhar a minha carteira de fundos ao qual devo adicionar em breve o PIMCO GIS plc Global Investment Grade Credit E EUR (Hedged)

Pelos meus calculos esta carteira tem um DP de 6,15.

Eis a minha Carteira actual:

PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc

22%

PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg)

19%

F&C Emerging Markets Bond C Hedged EUR

9%

AXA World Funds - Global High Yield Bonds

9%

Invesco Balanced Risk Allocation E EUR

9%

Nordea 1 Stable Return E EUR

9%

AXA WF Euro 5-7 E-Cap EUR

9%

UBS (Lux) Equity Fund - Great Britain (GBP) P acc

4%

Vontobel Fund - Global Value Equity hc

3%

Templeton Global Total Return H Acc eur

3%

Vontobel Fund - Emerging Markets Equity hc

4%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para a carteira apresentada pelo ClaudiOPA parece o mais sensato a fazer uma vez que existe outros fundos e assim deixar de estar tão exposto a E.S..

ok obrigado pela resposta. Já agora acha que foi uma boa opção para um horizonte temporal 2/3 anos de baixo risco?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora deixo aqui um link para quem não conhece:

www.unience.com

Uma "espécie" de rede social de investidores, onde podemos criar portefólio simulados e verificar as subidas/descidas dos nossos investimentos.

Traça automaticamente um gráfico evolutivo do portefólio.

Fica a dica.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora deixo aqui um link para quem não conhece:

www.unience.com

Uma "espécie" de rede social de investidores, onde podemos criar portefólio simulados e verificar as subidas/descidas dos nossos investimentos.

Traça automaticamente um gráfico evolutivo do portefólio.

Fica a dica.

Comecei a usar a' uns tempos, e' giro mas nao e' perfeito (algumas cotacoes nao batiam certo, certos fundos estao la' mas nao podem ser adicionados ...).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite a todos,

Obrigado aos foristas Axiom e D@vid, que responderam de forma muito clara às minhas dúvidas.

Estou a pensar seriamente em investir em fundos de tesouraria/liquidez. Só que tenho mais uma dúvida: quando procuro no site do Best ou da Morningstar, não percebo quais são os fundos deste tipo, só me aparecem "Acções", "Obrigações" e outros nomes, mas nada que se pareça com "Liquidez" ou "Tesouraria": portanto, como escolher? (Já agora: na designação de fundos, "liquidez" e "tesouraria" são sinónimos?)

Se tiverem algumas recomendações na escolha dos fundos, também agradeço. Pretendo algo relativamente conservador, pouco arriscado, e com boas perspectivas de ficar acima do que me daria um depósito a prazo (se é para me dar ao trabalho de ter fundos, imagino que é para render mais do que num DP, certo?)

Obrigado e cumprimentos

jmnp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dificilmente conseguirás nesse tipo de fundos rendimentos muito superiores a DP, penso eu.

A grande vantagem de aplicares nos fundos ao invés dos DP será possibilidade de resgate sem penalização.

Para procurares na Morning Star esse tipo de fundos vai a:

Fund Screener->categoria Morning Star->Merc Monetário EUR

Numa opinião mais pessoal, apostar tudo em liquidez/tesouraria não será o mais acertado em termos de investimento. Tens fundos muito seguros como os PIMCO, que tem vários anos sem quebras significativas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Relativo aos fundos de tesouraria/liquidez,alguns ainda conseguem ter uma rentabilidade algo superior aos DP..Falo do ES liquidez, que no último ano rendeu 4%, o Dunas Banco BIC 6% (só que este só permite subscrever para valores acima de 10000€), o ES monetário cerca de 4.9%..Se for mesmo conservador,sempre pode distribuir a carteira por vários fundos de liquidez, sempre têm muito pouco risco e poderão ter mais rentabilidade que os DPs...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esses 4% do E.S Liquidez são líquidos e a partir de 500€. Não vejo opção melhor em DP.. Só a comodidade que tem nos resgates, se resgatar até ás 17h, ás 5 da manhã já está na conta á ordem, isto no Best...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )