Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, superkinas disse:

Da mesma forma que as noticias de catástrofes me passam ao lado, essa também me passa ao lado :lol:

Vamos ter mais 4 sessões de mercados até o ano acabar, depois fazemos de novo as contas aos fundos da 1ª página, apesar de tanta volatilidade e do mundo parecer acabar, parece-me que o 2016 não foi assim tão mau...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 12/22/2016 at 4:06 PM, 5coroas said:

Tem razão.:)

Relativamente ao provisionamento mínimo  de 5000 euros sabe durante quanto tempo é exigido? 

5000€ para abrir conta no Invest, podes retirar tudo no dia seguinte!

On 12/22/2016 at 0:50 PM, D@vid said:

Nunca é 28%, nos PPR são no máximo 21,5% salvo erro.

Eu veria a coisa desta forma, esse PPR para investir e não colocar no IRS, depois outro PPR em forma de seguro para colocar no IRS ;)

Nao faz grande diferenca que PPR se subscreve para colocar no IRS, pode sempre movimentar o capital para outro PPR na mesma (ou outra) instituicao, sem que seja considerado resgate. Apenas atencao que alguns PPRs cobram comissoes quando se transfere antes de um numero minimo de meses/anos (normalmente 1 ano).

Ja agora uma coisa importante nos PPRs, é nunca reforcar e fazer sempre nova subscricao, ainda que seja para subscrever um PPR que ja se tenha em carteira!

Editado por PedroPinto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Visitante
    há 1 hora, PedroPinto disse:

5000€ para abrir conta no Invest, podes retirar tudo no dia seguinte!

Nao faz grande diferenca que PPR se subscreve para colocar no IRS, pode sempre movimentar o capital para outro PPR na mesma (ou outra) instituicao, sem que seja considerado resgate. Apenas atencao que alguns PPRs cobram comissoes quando se transfere antes de um numero minimo de meses/anos (normalmente 1 ano).

Ja agora uma coisa importante nos PPRs, é nunca reforcar e fazer sempre nova subscricao, ainda que seja para subscrever um PPR que ja se tenha em carteira!

Bom dia PedroPinto,

Porque é importante esta parte? Qual é a diferença?

"Ja agora uma coisa importante nos PPRs, é nunca reforcar e fazer sempre nova subscricao, ainda que seja para subscrever um PPR que ja se tenha em carteira!"

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por exemplo imagina que fizeste um PPR de 2000€ e meteste no IRS (para benefícios fiscais). Mais tarde tinhas mais 1000€ que querias meter nesse PPR. Se fizesses um reforço (passavas a ter 3000€) e mais tarde precisasses de, por exemplo 500€, ao fazeres um resgate ainda que seja de apenas 1€ desse fundo ja estas a incorrer em taxas extras sobre os 2000€ que declaraste para benefícios fiscais (devolução dos benefícios majurados de muitos %). Se em vez disso tivesses feito nova subscrição (ficavas com uma subscrição de 2000€ e outra de 1000€) se de futuro precisasses dos mesmos 500€, resgatavas do "novo" fundo de 1000€ que nunca tinha sido utilizado para fins de benefícios fiscais, e o de 2000€ ficava intacto, nao havia assim lugar á devolucao dos benefícios fiscais.

Para além disso penso que nao seja possivel passar o valor de um fundo parcialmente para outro fundo, tem que se passar o valor completo, assim tendo vários fundos em vez de apenas um dá-te maior flexibilidade para investires e movimentares-te em diferentes fundos PPR. 

Outra dica é, se tens 3000 para investires e chegas ao limite dos benefícios fiscais (por exemplo) aos 1000€ faz um fundo de 1000 e outro de 2000, pelos mesmos motivos do primeiro paragrafo. Imagina que tens 10k para investires mas apenas benefícios sobre 1k, se metes tudo no mesmo fundo ficas com os 10k "presos" até á reforma, por causa de apenas 1k!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

uma pergunta sobre fundos e IRS

Em 2016 tenho menos valias de 450€, Neste momento tenho mais valias fictícias de 800 € (.só seriam reais se resgatasse9  Não pretendo resgatar este ano. A  única hipótese é pedir englobamento no IRS e resgatar mais valias de 450€ nos próximos anos acho que 2. Qual a vossa opinião ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Mouro Emprestado disse:

Resgatava as mais-valias potenciais para abater às menos-valias, para ter uma tributação zero.

Se já tem menos valias, vai estar a resgatar mais valias para abater o quê? as menos valias não são tributadas, o contrário é que faria sentido, se teve mais valias poderia agora resgatar menos valias para abater na tributação, ou estou a ver mal a coisa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 hours ago, D@vid said:

Se já tem menos valias, vai estar a resgatar mais valias para abater o quê? as menos valias não são tributadas, o contrário é que faria sentido, se teve mais valias poderia agora resgatar menos valias para abater na tributação, ou estou a ver mal a coisa?

Ele tem 450 de menos valias e 800 de mais valias. O mais eficaz do ponto de vista fiscal será resgatar as 450 de menos valias e 450 de mais valias (para abater nas perdas) e reinvistir tudo no dia 1 de janeiro. Os resgastes tem que entrar a tempo de contar para 2016 (i.e. antes do fim do ano).

Exactamente como o exemplo que o Mouro deu... e por favor nao venham de novo com o risco de subir brutalmente em 2 ou 3 dias, porque, e se descer brutalmente!? Como tanto pode subir como descer estatisticamente é um risco desprezavel.

Editado por PedroPinto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Corroboro as palavras do "Mouro". Aliás é precisamente o método que venho adoptando.

Já reparei que há aqui duas perspectivas diferentes quanto ao modo de actuação relativamente aos fundos de investimentos, Há aqueles que seguem o princípio "buy and hold", tratando os FI (quase) como se fossem DP, e aqueles que têm uma gestão mais activa, privilegiando a negociação sempre que um FI ultrapassa os limites de variação (sejam ganhos ou perdas) que os próprios previamente estabeleceram. Ambas as posições são respeitáveis.

No meu caso, como prefiro ter uma gestão (pro)activa da minha carteira e também, há que reconhecê-lo, nem sempre acerto no "winner horse" (se faço/fazemos anualmente esta "optimização fiscal" é porque fiz/fizemos escolhas erradas de fundos, daí as menos-valias), estes cálculos anuais, esta atenção ao IRS são quase obrigatórios.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    24 minutes ago, 5coroas said:

Sim , mas tem custos de manutenção caso a conta esteja abaixo de 5000. 

Really? Deixa-me lá ver isso... :blink: tou abaixo de 5000 aos anos... a não ser que essa "regra" seja (+/-) recente e não se aplique a clientes antigos!

Fui, ver! Tenho apenas 1200€ no PPR deles e nunca paguei nada... e ja agora o rendimento esta brutal. Desde 09/14, 20.2%

Aqui esta o precario https://www.bancoinvest.pt/Libraries/Preçário/Comissoes_despesas_08042011.sflb.ashx

A conta base paga mensalidade com ou sem 5000€ a conta Invest Plus não paga mensalidade mesmo com menos dos 5000€!

EDIT: afinal tem la esta nota: 4) EUR 7,50 por trimestre apenas para contas sem movimentos há mais de uma ano e com património total em conta inferior a EUR 5.000

Nunca me cobraram, mas vou-me informar melhor.

Editado por PedroPinto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, PedroPinto disse:

Really? Deixa-me lá ver isso... :blink: tou abaixo de 5000 aos anos... a não ser que essa "regra" seja (+/-) recente e não se aplique a clientes antigos!

Fui, ver! Tenho apenas 1200€ no PPR deles e nunca paguei nada... e ja agora o rendimento esta brutal. Desde 09/14, 20.2%

Conta Invest Plus DO

EUR 7,50 por trimestre apenas para contas sem movimentos há mais de uma ano e com património total em conta inferior a EUR 5.000

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, PedroPinto disse:

Mas pelo que dizem mesmo que tenhas menos de 5000€ mas fizeres um movimento, ja nao pagas. Se bem que eu ha mais de um ano nem uma coisa nem outra...

Não me parece. Eles dizem sem movimentos há mais de uma ano e com património e não ou com. Por isso é necessário fazer pelo menos um movimento e allém disso ter mais do que 5000 biscas. Estou fora. Talvez isto sejam regras apenas para os titulares que aderiram após ter entrado em vigor este preçário, não afetando os antigos clientes. Ou talvez nunca tenham detectado o teu caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu como sou programador penso utilizando lógica, eu leio assim: IF 0 movimentos AND saldo < 5000 THEN pagas 7,5€ / trimestre, se fosse OU ai é que bastava verificar-se uma condição para teres que pagar, mas lá está esta é a minha interpretacao da coisa...

Se dissessem isento apenas para contas com pelo menos um movimento por ano e com património total em conta superior a EUR 5.000 a conversa já era outra...

Mas nada como lhes ligar a esclarecer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já liguei para eles, e aparentemente a parte de um movimento por ano é redundante :D Depois de muito debater o assunto a conclusao a que cheguei foi: se tiveres mais de 5000€ nao precisas de fazer nenhum movimento que estarás isento, se tiveres menos de 5000€ ainda que faças 83294324 movimentos por ano, pagas na mesma. Assim nao compreendo a referencia que fazem ao minimo de um movimento por ano...

Mais importante do que isto, a minha conta nao foi cobrada porque nao tenho qualquer valor á ordem e o banco nao leva contas á ordem a negativo. Quando (e se) tiver saldo á ordem começam a debitar-me a comissão, mas sem efeito retroactivo. Portanto o truque é manter saldo zero na conta á ordem :lol:

Editado por PedroPinto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 31 minutos, PedroPinto disse:

Quando (e se) tiver saldo á ordem começam a debitar-me a comissão, mas sem efeito retroactivo. Portanto o truque é manter saldo zero na conta á ordem :lol:

Será que é mesmo sem efeito retroactivo? quando levantares o PPR, e este cair na conta à ordem, és capaz de ter uma prenda...:unsure:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, 5coroas said:

Será que é mesmo sem efeito retroactivo? quando levantares o PPR, e este cair na conta à ordem, és capaz de ter uma prenda...:unsure:

Posso sempre ligar de novo e gravar a chamada... foi-me confirmado várias vezes que nao existe efeito retroactivo!

E lá por isso, tambem em vez de resgatar o PPR, movimento-o para outra entidade bancária... assim nunca fica á ordem

Editado por PedroPinto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah ok, eu não tinha entendido a parte de ele ter 800€ de mais valias.

Bem falam mal agora do Best de cobrarem comissões mas o Invest também tem as suas coisas, não se pode lá meter um centimo na conta á ordem? então como fazem para depois investirem se tiverem menos de 5k? :huh:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )