Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Que screeners é que vocês usam para procurar mutual funds? Os tradicionais - morningstar, yahoo, etc - parecem ser virados para os americanos, logo nunca sei se os expense costs e min investment requirements são aqueles que também são praticados em mercados baseados na União Europeia.

Algo como o justetf.com/de-en/ seria perfeito.

Editado por nunosbpereira
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    39 minutes ago, nunosbpereira said:

Que screeners é que vocês usam para procurar mutual funds? Os tradicionais - morningstar, yahoo, etc - parecem ser virados para os americanos, logo nunca sei se os expense costs e min investment requirements são aqueles que também são praticados em mercados baseados na União Europeia.

Algo como o justetf.com/de-en/ seria perfeito.

Uso o site do Best e o do AB :D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, kanguru disse:

Deixo-vos um exemplo:

Lembro-me que há 3 ou 4 anos o Invesco Balanced Risk  era quase obrigatório ter em carteira. Será que ainda é assim hoje!

O Jupiter dynamic bond LE não anda nem para a frente nem para trás.. Não haverá melhor na mesma classe de activos?

O alken europ oppurtunity ainda se manterá atrativo?

Claro que se a carteira é conservadora não podem todos estar a dar, para uns compensarem os outros. Mas não sei se estes fundos ainda se mantêm atuais face a nova realidade! Provavelmente sim, se não o meu gestor já me teria ligado? ou não!! 

Abraço

O objectivo do Invesco mantêm-se nos dias de hoje, se há uns anos ele era "obrigatório" ter em carteira, imagina este ano que vai com uma valorização acima dos 8%, bateu este ano máximos e arrisca-se a fechar o ano como o melhor ano dele ( embora ache pouco provável ), o interesse que havia na altura neste fundo, misto com acções, obrigações commodities, mantêm-se, não ligo muito a isso, mas está em 2º lugar no ranking da Morningstar em 100...

Não percebi essa do "nem anda para a frente nem para trás" no Jupiter, média de 4% ao ano... qual era o objectivo de o fazer na altura? era para ter um fundo muito volátil ou um fundo de obrigações diversificado calminho e sem stress?

Depende do gestor, se for alguém assim tipo eu não te ia ligar, só se fosse para dizer que o Invesco bateu máximos e está a render 8%, que o Jupiter vai nos 4% :D, se for algum gestor nervosinho e que gosta de fazer trading já te tinha ligado para trocar por algum fundo na moda :P.

Fora de brincadeiras, não sei qual a carteira mas os fundos que falas são bons e estão de acordo com o pretendido ( carteira conservadora certo? ) se queres esticar e apimentar mais a carteira, aí terás de tomar a decisão de fazer outros fundos  mais agressivos, depende do teu objectivo.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, superkinas disse:

um dos melhores fundos é o AR PPR do invest, está com 9,4% ao ano, e pode ser taxado a 8% das mais valias ao fim 8 anos

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR057ZA&tab=1

Sem dúvida, mas também não convém andarem a colocá-lo no IRS... senão no resgate...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 43 minutos, D@vid disse:

Sem dúvida, mas também não convém andarem a colocá-lo no IRS... senão no resgate...

Mas se for mesmo para longo prazo, colocá-lo no IRS, traz vantagens a nível dos impostos aquando do resgate, ainda pode deduzir anualmente algo no IRS e com o bónus de ajudar o investidor a estar "motivado" para não o resgatar demasiadamente depressa.

Já agora, quais são os montantes mínimos exigidos (entrada/mensalmente ou anualmente)?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, superkinas disse:

Salvo erro 50 Euros.

Mesmo não incluindo no IRS, após 8 ano, quando do resgate em vez 28% são 8 % de imposto retido

Nunca é 28%, nos PPR são no máximo 21,5% salvo erro.

Eu veria a coisa desta forma, esse PPR para investir e não colocar no IRS, depois outro PPR em forma de seguro para colocar no IRS ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

Nunca é 28%, nos PPR são no máximo 21,5% salvo erro.

Eu veria a coisa desta forma, esse PPR para investir e não colocar no IRS, depois outro PPR em forma de seguro para colocar no IRS ;)

• No site do Banco Invest:
    • Se visto como um fundo normal: IRS de 21,5% até 5 anos; 17,2% até 8 anos e 8,6% após 8 anos. Contra 28% de Fundos, Obrigações, Depósitos e Mais Valias;
    • imgcheck.sflb.ashxSe visto como PPR (Reforma e Desemprego): IRS entre 4% e 8% (entregas antes e depois de 31/12/2005).
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, superkinas disse:

ia colocar essa mesma informação :)

• Se visto como um fundo normal: IRS de 21,5% até 5 anos; 17,2% até 8 anos e 8,6% após 8 anos. Contra 28% de Fundos, Obrigações, Depósitos e Mais Valias;

Eu só não compreendo como é que pode, ao ser visto como um fundo normal, ter estas percentagens e não os 28% como todos os outros fundos normais. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, 5coroas said:

Eu só não compreendo como é que pode, ao ser visto como um fundo normal, ter estas percentagens e não os 28% como todos os outros fundos normais. 

Espetáculo! Não tenciono resgatar nada a curto, médio prazo. É tudo para o Porsche da crise de meia idade e para velhice, até lá só compro. :P

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

Fora de brincadeiras, não sei qual a carteira mas os fundos que falas são bons e estão de acordo com o pretendido ( carteira conservadora certo? ) se queres esticar e apimentar mais a carteira, aí terás de tomar a decisão de fazer outros fundos  mais agressivos, depende do teu objectivo.

Obrigado D@avid.

De facto, o objetivo está a ser cumprido! Para conservador não está nada mau. Dei o exemplo desses 3 por ser aqueles que menos rentabilidade estão a dar.. alguns estão na casa dos 2 digitos, estando mesmo com 30% 20% e 10% de rentabilidade. Sendo que estes são aqueles que menos capital tem investido.? E foi precisamente por este motivo de mais valias, que me levou a questionar o fórum...

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O AR PPR do invest, exige um provisionamento mínimo  de 5000 euros numa conta à ordem.:( Em 2008 teve tb uma quebra brutal de -17,18% comparativamente com outros PPRs, o que o pôs próximo das rentabilidades médias de outros PPRs mais conservadores se virmos a longos prazos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 minutes ago, 5coroas said:

O AR PPR do invest, exige um provisionamento mínimo  de 5000 euros numa conta à ordem.:( Em 2008 teve tb uma quebra brutal de -17,18% comparativamente com outros PPRs, o que o pôs próximo das rentabilidades médias de outros PPRs mais conservadores se virmos a longos prazos. 

Sim, e no ano a seguir +48.9%. Uma queda de -17% num fundo com desvião padrão de 10% (até tem vindo a baixar, porque era acima de 11%) não é nada de especial mesmo.

No longo prazo nem de perto nenhum se aproxima dos 8% anualizado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, daniel__ disse:

Sim, e no ano a seguir +48.9%. Uma queda de -17% num fundo com desvião padrão de 10% (até tem vindo a baixar, porque era acima de 11%) não é nada de especial mesmo.

No longo prazo nem de perto nenhum se aproxima dos 8% anualizado.

Tem razão.:)

Relativamente ao provisionamento mínimo  de 5000 euros sabe durante quanto tempo é exigido? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    12 minutes ago, 5coroas said:

Tem razão.:)

Relativamente ao provisionamento mínimo  de 5000 euros sabe durante quanto tempo é exigido? 

Não tenho a certeza, é melhor confirmar com o banco. Penso que não tem prazo.

Editado por daniel__
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 19 horas, kanguru disse:

Obrigado Eurico, pensei nisso, mas estou convicto que a Sonae ate ao final do ano vai continuar a levantar voo, e não quero perder esse avião! Estou a pensar é reforçar para levantar mais rápido, mas ela não quer corrigir, anda sempre a fundo?. 

Se tem essa convicção... nada a dizer. Não sei de que montante de mais-valias estamos a falar no seu caso (para valores baixos, de facto, o melhor é não fazer nada). Mas se se tratar de um valor já com alguma expressão, eu procuraria obter, dentro do que a lei tributária preconiza, a otimização fiscal dessas mais-valias que diz registar até ao momento. No seu lugar, eu venderia em 2016 o extacto montante de acções "no vermelho", que me permitisse, como essa menos valia, anular as mais valias já obtidas em fundos ao longo de 2016. É uma questão de efectuar os cálculos. Depois, nos primeiros dias de Janeiro, voltaria a comprar essas ações. No muss, no fuss... O que irá pagar em comissões não se aproxima, nem de longe nem de perto, do que irá pagar ao estado, pois, como sabe, o saldo global das mais e menos-valias é tributado à taxa autónoma de 28% (isto supondo que o seu rendimento colectável é superior a 7035 euros e que, portanto, não optará pelo englobamento). Mas cada um sabe da sua vida...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, 5coroas disse:

Resumidamente existem 2 tipos de PPR, os PPR em forma de seguro, e os PPR em forma de fundo, ambos têm o mesmo tipo de fiscalidade, a taxa de tributação é de 21,5%, no entanto a mesma pode ser reduzida para 17,2% após 5 anos e para 8,6% após 8 anos, se os resgates forem feitos fora das condições legais ( reforma, 65 anos do investidor, etc ), se forem dentro deste requisitos a taxa é de 8%, que pode ser até de 4% para PPRs mais antigos.

Embora os FPR sejam fundos de investimento, têm as mesmas condições que os PPRs, podem deduzir no IRS etc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Queria criar uma Watch List na Morningstar mas, pelo que vejo, só a apresentam os valores em dólares (USA e Canadá).

Sabem se há um processo para termos essa Watch List, na Morningstar, avaliada em Euros? Tentei na Bloomberg, mas a situação é a mesma. 

Em alternativa, qual a Watch list que aconselham para monitorizar a minha carteira (em Euros)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 4 horas, Eurico, o presbítero disse:

Queria criar uma Watch List na Morningstar mas, pelo que vejo, só a apresentam os valores em dólares (USA e Canadá).

Sabem se há um processo para termos essa Watch List, na Morningstar, avaliada em Euros? Tentei na Bloomberg, mas a situação é a mesma. 

Em alternativa, qual a Watch list que aconselham para monitorizar a minha carteira (em Euros)?

Eu próprio tirei a dúvida. Com paciência e o OpenFIGI para nos dar os Tickers tudo se resolve...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )