Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Olhando assim de repente para o X-Ray no Best a exposição aos EUA não é assim tão pouca...

O que é que está a correr "mal" nessa carteira? embora esteja como o Patanisca, isto de analisar carteiras com 4 meses é complicado :D, há exposição alta ao Nordea, não quer dizer com isto que é mau, apenas tiveste um pouco de azar apanhar esse fundo no meio de uma espécie de reestruturação interna e andar assim meio perdido, mas espera-se melhores dias, apesar que este ano parece-me que irá acabar o ano abaixo dos 2%, o que já é o 2º ano consecutivo, há a exposição á Europa, mas é normal, acho que devemos sempre estar expostos á Europa, uns anos corre bem outros correm mal, há o Axa que costuma ser muito certinho e calmo, também está a levar porrada por causa das obrigações, e há o Eurizon que parece estar a recuperar, aliás como costuma acontecer nestas alturas, a rentabilidade a 1 mês está nos 5%, ele que continue que o Natal ainda é só daqui a uma semana :lol:

Mas como se disse são 4 meses, à que continuar.

alocação.PNG

posições.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, Cardoso24 disse:

Parabéns @Abarroso pela tua carteira! Vais adicionar mais alguns fundos? 

Porque razão é que preferiste os Fundos aos ETF´s?

Por enquanto não tenho ideias de ter mais fundos mas isto muda de um dia para o outro temos de andar sempre em cima do acontecimento. 

Principalmente foi por ter de pagar comissão de carteira no ETF ou seja tinha de pagar a volta de 10€ 3/3 meses o que correspondia a um valor muito alto de %. Ou seja o ETF tinha de subir muito só para compensar Os gastos. 

E outra razão foi por ter um acompanhamento no outro banco onde tinha o ETF que não era muito boa, agr estou no best e até agora não tenho razão de queixa. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, D@vid disse:

Olhando assim de repente para o X-Ray no Best a exposição aos EUA não é assim tão pouca...

O que é que está a correr "mal" nessa carteira? embora esteja como o Patanisca, isto de analisar carteiras com 4 meses é complicado :D, há exposição alta ao Nordea, não quer dizer com isto que é mau, apenas tiveste um pouco de azar apanhar esse fundo no meio de uma espécie de reestruturação interna e andar assim meio perdido, mas espera-se melhores dias, apesar que este ano parece-me que irá acabar o ano abaixo dos 2%, o que já é o 2º ano consecutivo, há a exposição á Europa, mas é normal, acho que devemos sempre estar expostos á Europa, uns anos corre bem outros correm mal, há o Axa que costuma ser muito certinho e calmo, também está a levar porrada por causa das obrigações, e há o Eurizon que parece estar a recuperar, aliás como costuma acontecer nestas alturas, a rentabilidade a 1 mês está nos 5%, ele que continue que o Natal ainda é só daqui a uma semana :lol:

Mas como se disse são 4 meses, à que continuar.

alocação.PNG

posições.PNG

Em relação à exposição acho que está bem definida pertos 50 50 claro que as vezes podíamos valorizar mais se tivéssemos mais EUA( neste momento) mas nos mercados nunca se sabe e também podemos desvalorizar mais, por isso acho que assim está bom. 

Realmente houve ali um pouco de azar em apanhar os fundos em alta e tem vindo a descer principalmente no nordea mas isto é como tudo na vida, às vezes podemos esperar muito pela onda perfeita e não apanhamos é nada  

O que importa é ter a estratégia bem definida e esperar que os dias passem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho graça é a estes artolas que vão dando tiradas ao longo do ano, e depois se acertarem são os maiores e avisaram, se errarem passa discreto. 

"Miguel Gomes da Silva estima que as bolsas cairão até ao final do ano. Por exemplo, eu acho que as bolsas vão cair até ao final do ano. Vamos ter a bolsa a cair até ao final do ano"

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, zero disse:

Acho graça é a estes artolas que vão dando tiradas ao longo do ano, e depois se acertarem são os maiores e avisaram, se errarem passa discreto. 

"Miguel Gomes da Silva estima que as bolsas cairão até ao final do ano. Por exemplo, eu acho que as bolsas vão cair até ao final do ano. Vamos ter a bolsa a cair até ao final do ano"

:D:D:D

Acho que de uma forma geral não acertou....

bolsas.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já reforcei a carteira antes do fim do ano.

1500€ para o Amundi Fds Bd US Opport Core Plus FU-C
    1000€ para Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
    1500€ para Invesco Euro Bond E Acc

Reforcei as obrigações de forma a ficar com 40% das mesmas e 60% ações e mistos.

Editado por a_silva89
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Tenho uma dúvida, se alguém me poder esclarecer fico agradecido.

Ex.

A minha carteira de fundos é constituida por 8 fundos. Todos estão positivos e alguns com valorizações interessantes. Não preciso de resgatar, no entanto fico com a duvida, se o montante aplicado no fundo é o inicial, p.ex 1000€, ou se a valorização também entra.

Ex. Fundo 1000€ com valorizaçao de 50%. O fundo contínua com os mesmos 1000€, ou o valor de rentabilidade são os 1500€.

Não será melhor resgatar o total do fundo, e voltar a aplicar.

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, kanguru said:

O fundo contínua com os mesmos 1000€, ou o valor de rentabilidade são os 1500€.

Isto. Todas as valorizações são capitalizadas. Lembra-te que tu compraste X unidades de participação a um determinado preço. Se as compraste a 10€ a unidade, e isso valorizar 50%, elas valem 15€. Se voltar a valorizar mais 50%, passam a valer 22,5€.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Patanisca disse:

Isto. Todas as valorizações são capitalizadas. Lembra-te que tu compraste X unidades de participação a um determinado preço. Se as compraste a 10€ a unidade, e isso valorizar 50%, elas valem 15€. Se voltar a valorizar mais 50%, passam a valer 22,5€.

Obrigado.

Então o mehor é deixar andar e que o vento sopre forte. Ou simplesmente reforçar, resgatar é um erro? 

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, kanguru disse:

Obrigado.

Então o mehor é deixar andar e que o vento sopre forte. Ou simplesmente reforçar, resgatar é um erro? 

Obrigado

Depende do teu perfil e dos teus objectivos. Imagina que esses 50% foram em apenas 2 meses? Se calhar o melhor era resgatares pois não há nada que suba tão rápido, que não desça da mesma forma.

Agora se é um fundo que já tens há 2 anos (por exemplo), let the profits run.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

kanguru então ao olhares para a tua conta não vês o valor valorizado?? se meteste 1000€ e tiveres valorizações vai aparecer acumulado, o mesmo se passaria ao contrário, se fosse desvalorização ia aparecer 9XX€ etc...

Quanto a resgatar ou não, se fizeres um depósito ou um certificado de aforro também vais a correr tirar o dinheiro só porque está a ganhar um juro? é preciso ter consciência que o investimento em fundos deve ser visto como uma aplicação de longo prazo, não é o mesmo que comprar acções e vender ao fim de dias, é para fazer e manter e com alguns ajustamentos ao longo do tempo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, kanguru disse:

Obrigado.

Obrigado

Não te esqueças que se resgatares és tributado, quanto mais tarde resgatares ou quanto menos vezes resgatares será "melhor" a nível fiscal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

kanguru então ao olhares para a tua conta não vês o valor valorizado?? se meteste 1000€ e tiveres valorizações vai aparecer acumulado, o mesmo se passaria ao contrário, se fosse desvalorização ia aparecer 9XX€ etc...

Quanto a resgatar ou não, se fizeres um depósito ou um certificado de aforro também vais a correr tirar o dinheiro só porque está a ganhar um juro? é preciso ter consciência que o investimento em fundos deve ser visto como uma aplicação de longo prazo, não é o mesmo que comprar acções e vender ao fim de dias, é para fazer e manter e com alguns ajustamentos ao longo do tempo.

Sim D@vid tenho essa consciência! A carteira foi constituída há 5 anos, nunca me preocupei muito com resgates, a não ser no verão quente do DDT?!

A questão é mesmo essa " alguns ajustamentos" tenho € disponíveis para reforçar ou fazer ajustes na carteira. Provavelmente, há fundos que se ajustam mais a realidade, ou estarei enganada? Sei que está bem equilibrada e o meu perfil é conservador, mas sempre disponível para rentabilizar o melhor possível.

Tenho ações ( e algumas bem no vermelho), e possivelmente irei ajustar, visto que o psi parece-me numa zona interessante/perigosa!

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, FoxNinja disse:

Não te esqueças que se resgatares és tributado, quanto mais tarde resgatares ou quanto menos vezes resgatares será "melhor" a nível fiscal.

Obrigado FoxNinja!

Sou tributado pelos estrangeiros.

A nível fiscal depende! Tenho lido que as mais valias podem ser compensadas com as menos valias. Daí a minha pergunta.

Se tivessem hoje de subescrever um fundo, qual seria aquela que teriam obrigatoriamente na carteira.

Abraço

há 4 horas, Cardoso24 disse:

Agora se é um fundo que já tens há 2 anos (por exemplo), let the profits run.

Obrigado cardoso! É o caso...?

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 8 minutos, kanguru disse:

Sim D@vid tenho essa consciência! A carteira foi constituída há 5 anos, nunca me preocupei muito com resgates, a não ser no verão quente do DDT?!

A questão é mesmo essa " alguns ajustamentos" tenho € disponíveis para reforçar ou fazer ajustes na carteira. Provavelmente, há fundos que se ajustam mais a realidade, ou estarei enganada? Sei que está bem equilibrada e o meu perfil é conservador, mas sempre disponível para rentabilizar o melhor possível.

Tenho ações ( e algumas bem no vermelho), e possivelmente irei ajustar, visto que o psi parece-me numa zona interessante/perigosa!

Abraço

Com acções "no vermelho", não seria de aproveitar as mais valias que tem nos fundos e efectuar, até ao final do ano, a "optimização fiscal" das suas aplicações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Eurico, o presbítero disse:

Com acções "no vermelho", não seria de aproveitar as mais valias que tem nos fundos e efectuar, até ao final do ano, a "optimização fiscal" das suas aplicações?

Obrigado Eurico, pensei nisso, mas estou convicto que a Sonae ate ao final do ano vai continuar a levantar voo, e não quero perder esse avião! Estou a pensar é reforçar para levantar mais rápido, mas ela não quer corrigir, anda sempre a fundo?. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deixo-vos um exemplo:

Lembro-me que há 3 ou 4 anos o Invesco Balanced Risk  era quase obrigatório ter em carteira. Será que ainda é assim hoje!

O Jupiter dynamic bond LE não anda nem para a frente nem para trás.. Não haverá melhor na mesma classe de activos?

O alken europ oppurtunity ainda se manterá atrativo?

Claro que se a carteira é conservadora não podem todos estar a dar, para uns compensarem os outros. Mas não sei se estes fundos ainda se mantêm atuais face a nova realidade! Provavelmente sim, se não o meu gestor já me teria ligado? ou não!! 

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, kanguru disse:

Abraço

Atenção a este período (Dezembro e Janeiro). Quanto ao PSI20 (e algumas cotadas já dei a minha opinião no tópico "Acções", o que foi de encontro às minhas análises).

Falaste da Sonae, e se, querias reforçar já o devias ter feito a algum tempo. A Sonae está a chegar a uma zona de resistência (0,915-0,87X), é normal que abrande por aqui.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )