Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

11 minutes ago, 5coroas said:

Vou esperar que desça. Acho que anda por aí neste momento demasiada euforia. 

Os fundamentals estão cada vez melhores e a Earnings Recession acabou oficialmente. Se o Trump cumprir com a política fiscal e de investimento que promete, as empresas terão ainda melhores resultados que em 2016.

Mas sim, há grande probabilidade de haver uma correção, ainda que soft, tenho lido que os valores de suporte do SP500 se situam à volta dos 2150, mas mesmo assim o futuro parece-me atractivo. 

Eu já entrei esta semana, aproveitei um ligeiro dip. A correção não me assusta, e pode nem sequer haver. Go Trump! :) Toda gente o odeia, o que é certo é que já me deu dinheiro a ganhar. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 23 minutos, Patanisca disse:

Os fundamentals estão cada vez melhores e a Earnings Recession acabou oficialmente. Se o Trump cumprir com a política fiscal e de investimento que promete, as empresas terão ainda melhores resultados que em 2016.

Mas sim, há grande probabilidade de haver uma correção, ainda que soft, tenho lido que os valores de suporte do SP500 se situam à volta dos 2150, mas mesmo assim o futuro parece-me atractivo. 

Eu já entrei esta semana, aproveitei um ligeiro dip. A correção não me assusta, e pode nem sequer haver. Go Trump! :) Toda gente o odeia, o que é certo é que já me deu dinheiro a ganhar. 

És muito bem capaz de ter razão; mas esta subida tão repentina pós-eleições USA, parece-me demasiadamente "artificial". Posso estar enganado, mas o certo é que não tenho neste momento um bom "feeling" para entrar. Diacho, gerir o medo e a ganância não é fácil.:unsure:

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso também estou cauteloso sobre reforçar agora o meu Pictet USA... vou esperar mais pelo final do ano ou então espero por Janeiro...

Já agora uma pergunta em relação aos reforços... quando reforçam reforçam sempre com o mesmo montante ou depende do dinheiro que têm disponível?

No meu caso tenho reforçado sempre com um valor que defini mesmo tendo por vezes uma quantia maior disponível.

Outra coisa, será melhor mais reforços de menor valor ou menos reforços com maior valor? ou no final de contas é indiferente? :rolleyes:

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, FoxNinja disse:

Por acaso também estou cauteloso sobre reforçar agora o meu Pictet USA... vou esperar mais pelo final do ano ou então espero por Janeiro...

Já agora uma pergunta em relação aos reforços... quando reforçam reforçam sempre com o mesmo montante ou depende do dinheiro que têm disponível?

No meu caso tenho reforçado sempre com um valor que defini mesmo tendo por vezes uma quantia maior disponível.

Também depende da pechincha; se por exemplo o valor da UP estiver relativamente muito baixo, então o reforço será maior.

Saí hoje do sector da energia a ganhar 21%, pois penso que o preço do petróleo tenderá a estabilizar nos valores actuais durante algum tempo.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, 5coroas disse:

Também depende da pechincha; se por exemplo o valor da UP estiver relativamente muito baixo, então o reforço será maior.

Eu por acaso reforço sempre com o mesmo valor independentemente se ou ver uma grande quebra ou não. Talvez faça isso porque nunca se sabe ao certo se o valor baixo que a UP atingiu será mesmo mesmo o mais baixo :D assim se for necessário reforço ainda mais uma vez se tiver capital disponível... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    7 minutes ago, FoxNinja said:

Outra coisa, será melhor mais reforços de menor valor ou menos reforços com maior valor? ou no final de contas é indiferente? :rolleyes:

Depende da disciplina do investidor. A estratégia de reforços periódicos sempre do mesmo montante e com a mesma periodicidade, acaba por minimizar o risco de uma má entrada. Porém, o inverso é não se aproveitar bons preços de entrada.

Eu tenho definido um montante máximo para ter em cash (dinheiro à ordem para o dia-a-dia). Sempre que tenho excedente sobre esse montante, é aplicado para fundos. Mas não no imediato. Estou atento ao mercado e antevejo as melhores alturas para entrar ( dips ). O que nem sempre corre bem, porque depois de um dip ainda pode afundar mais.

Mas uma premissa a que sou fiel é não ter cash parado muito tempo, tipo mais de 1 mês, já me faz comichão ter o dinheiro parado.

E uma coisa que aprendi há dias com o resultado do referendo em Itália é que não se deve rebalancear a carteira em momentos de volatilidade. Deve-se sempre tentar faze-lo numa altura mais morna, tipo o verão. À conta dos períodos de pre-aviso no resgate, em que o dinheiro fica cativo durante 3 dias, acabei por não conseguir aproveitar uma subida de quase 2% nas bolsas europeias. O que me fez "não ganhar" dinheiro que dava para um fim-de-semana num hotel 5*. E isso deixou-me bastante irritado!

Mas é com os erros que vamos aprendendo a tomar melhores decisões.

A melhor estratégia de investimento é aquela com que nos sentimos confortáveis, volto a dizer.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, FoxNinja disse:

Eu por acaso reforço sempre com o mesmo valor independentemente se ou ver uma grande quebra ou não. Talvez faça isso porque nunca se sabe ao certo se o valor baixo que a UP atingiu será mesmo mesmo o mais baixo :D assim se for necessário reforço ainda mais uma vez se tiver capital disponível... 

...e por isso por vezes se perdem boas oportunidades e por isso outras vezes se ganham!! não há um sistema infalível; isto é andar na corda bamba do entre "mais vale um pássaro na mão do que dois a voar" e o "quem arrisca não petisca". 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, Patanisca disse:

E uma coisa que aprendi há dias com o resultado do referendo em Itália é que não se deve rebalancear a carteira em momentos de volatilidade. Deve-se sempre tentar faze-lo numa altura mais morna, tipo o verão. À conta dos períodos de pre-aviso no resgate, em que o dinheiro fica cativo durante 3 dias, acabei por não conseguir aproveitar uma subida de quase 2% nas bolsas europeias. O que me fez "não ganhar" dinheiro que dava para um fim-de-semana num hotel 5*. E isso deixou-me bastante irritado!

Eu gosto de entrar (não com muito dinheiro) antes destes grandes eventos. Se a coisa subir - excelente! se descer também não vou perder muito e posso continuar a reforçar até neutralizar as perdas. Correu bem com o brexit, referendo de Itália, acordo OPEC e com as eleições USA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, 5coroas said:

Eu gosto de entrar (não com muito dinheiro) antes destes grandes eventos. Se a coisa subir - excelente! se descer também não vou perder muito e posso continuar a reforçar até neutralizar as perdas. Correu bem com o brexit, referendo de Itália, acordo OPEC e com as eleições USA.

O que é que para voces é entrar com muito ou pouco €? Só para ter uma ideia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, a_silva89 said:

O que é que para voces é entrar com muito ou pouco €? Só para ter uma ideia.

Tens noção que essa pergunta não tem resposta, não tens?

Por dois motivos:
    1 - dificilmente alguém te vai dar valores concretos.
    2 - mesmo que o façam em % do património (investido/total/etc), ficas a saber o mesmo, porque cada um tem a sua noção do que é muito ou pouco. E mesmo para o mesmo indivíduo, numas alturas pode achar que 10% da carteira é muito, noutros que é insuficiente. Tudo depende do contexto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O @Patanisca já deu a resposta :) 

Isso é muito relativo... posso dizer que entrar com muito é entrar com 1000€ e depois para outro investidor entrar com muito é entrar com 5K ou mais... 

São perguntas que não têm resposta concreta e objetiva.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

São perguntas mesmo parvas que não interessam a ninguém...que é que interessa para o efeito, se alguém entra com 100, 1000 ou 10.000? Por isso é que o mercado português é uma miséria. Em vez de perceberem como se faz, a mecânica, a análise, não...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 28 minutos, USD disse:

O mercado português é uma miséria porque alguém faz uma pergunta num fórum? :-)

Acho que o Cardoso24 quis dizer é que em vez das pessoas tentarem entender como se investe e se faz dinheiro estão mais interessadas em saber quanto se ganha ou quanto é que cada um tem ou faz...

São curiosidades "engraçadas" mas na minha opinião prefiro aprender o caminho para se fazer dinheiro do que saber quanto é que cada um tem.

Por exemplo o que me interessa saber que o Warren Buffett tem X de fortuna? O que me interessa saber é o que é que ele fez para lá chegar. Eu com 1000€ bem aplicados posso ter uma maior rendibilidade do que um investidor que investiu 10 000€. O importante é saber como se faz e não o que se tem.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, USD disse:

O mercado português é uma miséria porque alguém faz uma pergunta num fórum? :-)

Como foi tão bem explicado pelo @FoxNinja, a quem agradeço.

Devias tu também ter percebido o que quis dizer com aquele comentário...

Não é porque alguém fez simplesmente esta pergunta, isto revela o que muitos fazem em vários fóruns e grupos, revelando isso o nosso níve... Hei de chegar aos 70 e a TVI ter a Secret Story 76 xD

Quando alguém aqui diz, 20 ou 30% (apesar de pouco me interessar as %s) prefiro saber a estratégia adotada, o caminho feito para atingir determinados patamares, pois é o facto de perceberes a mecânica, que te vai distinguir como investidor, trader, etc. Não é dando o peixe que estás a ajudar alguém, ajudas sim, ensinando a pescar. Mas isto ñ me devia espantar, eu costumava falar de trades com um amigo meu até que a primeira pergunta era sistematicamente ...quanto é que fizeste? (E eu explicava o meu plano de trading mas isso acabava por ser conversa de vento xD) É que nem lhe interessava se eu fazia 20, 30 ou 40%...o valor é que interessava, e a mim pouco me interessava revelar isso e fartei-me porque tão pouco me fazia qualquer sentido esta tipo de pergunta...

O meu comentário não é uma crítica a ti, podia nem ter acrescentado nada ao que o foxninja disse, mas achei que devia partilhar a minha opinião pessoal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    A 15/12/2016 at 12:26, FoxNinja disse:

Como disse já aqui, eu procedi esta semana a um "arranjo" da minha carteira, por forma a anular o surplus que tinha acumulado. Com o apuro destas vendas, e com as mais-valias de 2016 a zeros, estou a pensar (re)aplicar todo o capital libertado (também não é muito...) em fundos norte americanos. Embora sejam todos USA, dentro de uma política de diversificação, tenho sob radar estes 4 fundos. O que vos parecem o fundos? Dividiriam pelos 4 ou concentrariam apenas num ou dois? Podem dar-me uma opinião, por favor?

BlackRock Global Funds - US Small & Mid Cap Opportunities Fund E2 (EUR)

Schroder ISF US Large Cap B Hdg EUR 

Fidelity America A-ACC-EUR Hedged 

GS US CORE Equity E 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite pessoal 

Já sigo o fórum há cerca de um ano, entretanto tive um ETF que serviu para saber como funcionam os investimentos, com tudo o que li aqui e em livros decidi aventurar me em fundos.

Carteira constituído em Agosto 2016 (4meses)

Acho que para apenas 4 meses de investimento não está nada mal, devo referir que alguns fundos há 3 semanas estavam a -7%/-6% mas com rebalanceamentos feitos na altura certa tenho conseguido sempre baixar a média das UP's

se tiverem algum comentário a fazer sou todo ouvidos, afinal estamos cá para  e fazer dinheiro como é óbvio ?

image.jpeg

Editado por Abarroso
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 hours ago, Abarroso said:

Acho que para apenas 4 meses de investimento não está nada mal

Não me leva a mal mas...

4 meses de investimento não está nada mal

4 meses de investimento

4 meses

4 meses!!!

A sério que estamos a mostrar uma carteira com 4 meses e a dizer que não está nada mal? Nem vale a pena falar se está positiva ou negativa. É mesmo pelo facto de se tentar tirar conclusões após 4 meses de Fundos...

Ai tanto trader mal enganado que aqui anda... :)

A sede de ir ao pote com pressa, normalmente faz partir a cantarinha. Já dizia o ditado popular.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Patanisca disse:

Não me leva a mal mas...

A sério que estamos a mostrar uma carteira com 4 meses e a dizer que não está nada mal? Nem vale a pena falar se está positiva ou negativa. É mesmo pelo facto de se tentar tirar conclusões após 4 meses de Fundos...

Ai tanto trader mal enganado que aqui anda... :)

A sede de ir ao pote com pressa, normalmente faz partir a cantarinha. Já dizia o ditado popular.

Ahahah 

O que eu mais gosto dos fóruns e isto, como uma simples frase cria uma reacção tão diferente nas pessoas. 

Eu sei muito bem o que são fundos e tenho um plano muito bem estruturado para as próximas décadas( esperemos que não aconteça uma tragedia, ninguém está livre disso)

O que quis dizer com este post foi:

- qual a constituição da minha carteira, diversificada por regiões e activos. Para algumas pessoas e difícil fazer a selecção de fundos a escolher 

- Que em apenas 3 semanas consegui recuperar de -7% para -1%, isto para algumas pessoas que vem ainda fórum a perguntar: se 2 pessoas compram UP no mesmo mês como é que uma tem o fundo positivo e outra negativo?? O que importa é o valor da UP convém ter algum dinheiro para poder reforçar se acontecer um dip alto. ( claro que cada um sabe de si)

- pela tua citação só posso vir aqui em 2040 eheh

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:) Não leves a mal. Mas pela info escassa que colocaste foi a conclusão que tirei. Agora com esse esclarecimento a coisa já muda de figura.

Sabes que neste fórum e noutros de outras especialidades, há sempre muita gente a querer tudo para ontem e a papinha toda feita. Esperam que os fóruns lhes proporcione milagres.

Então deixa-me fazer o meu comentário.

A constituição, do pouco que conheço dos fundos, parecem-me ser muitos fundos de fundos, o que não é muito desejável, e parece-me haver demasiada exposição a uma Europa anémica. O boost que a tua carteira sofreu foi devido à exposição aos EUA, que nas últimas semanas tem sido uma loucura. 

Comparei com o return da minha carteira desde dia 1 de Agosto, 15 de Agosto e 31 de Agosto até hoje, e destes 3 períodos tenho sempre valorização acima de 4.5%. Portanto se a comparação te serve de alguma utilidade, posso dizer-te que tenho mais de 50% alocado aos EUA, daí os bons resultados, comparado com os teus.

Se estivesse no teu lugar, apostava mais nos EUA, porque o mercado encontra-se em bull e com bastante vigor previsto para 2017. 

Já agora fica uma nota para quem tem alocação a emergentes, convém avaliar a dependência do financiamento em USD destas economias. A subida das taxas de juro previstas em no mínimo 0.75% para 2017 terá impacto nestas economias que se financiam através dos EUA.

Vem cá em 2040, cá estaremos para fazer o balanço. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/12/2016 at 18:49, Abarroso disse:

Boa noite pessoal 

Já sigo o fórum há cerca de um ano, entretanto tive um ETF que serviu para saber como funcionam os investimentos, com tudo o que li aqui e em livros decidi aventurar me em fundos.

Carteira constituído em Agosto 2016 (4meses)

Acho que para apenas 4 meses de investimento não está nada mal, devo referir que alguns fundos há 3 semanas estavam a -7%/-6% mas com rebalanceamentos feitos na altura certa tenho conseguido sempre baixar a média das UP's

se tiverem algum comentário a fazer sou todo ouvidos, afinal estamos cá para  e fazer dinheiro como é óbvio ?

image.jpeg

Parabéns @Abarroso pela tua carteira! Vais adicionar mais alguns fundos? 

Porque razão é que preferiste os Fundos aos ETF´s?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )