Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 minutos, 5coroas disse:

Era então só para confirmar se tinha sido uma boa ou má ideia...

Não se trata de ser boa ou má ideia... .Mas registar opiniões mais  experientes  no sentido de limitar as perdas, que podem ir até zero ou ganhos que nunca chegam ao infinito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    42 minutes ago, a_silva89 said:

Tenho como objectivo reforçar a minha "poupança de reforma" e como tipicamente investir em bonds representa um menor risco... parece-me ser o ideal para estes 2k. Embora aceite que tendo em conta o horizonte temporal alargado de uma "poupança reforma" me permita estar relativamente confortável com os muitos altos e baixos que um fundo de acções me pode trazer.

Se é para PPR, nada mais errado do que escolher bonds, a não ser que se pretenda reformar dentro de 5 ou 10 anos. O risco deve ser diminuido com a idade, ou seja, com o diminuir do tempo necessário para recuperar de um eventual crash bolsista. Mas até aos 40~50 anos, tipicamente é recomendado acções. Mas lá está tudo depende do perfil da pessoa.

4 minutes ago, antoniobento said:

Não se trata de ser boa ou má ideia... .Mas registar opiniões mais  experientes  no sentido de limitar as perdas, que podem ir até zero ou ganhos que nunca chegam ao infinito.

Para já a zeros nunca vai. Basta ler uma ou duas coisitas para perceber que num cenário cataclísmico, poderia perder no máximo um valor a rondar os 50%, num cabaz investido em acções EUA. Claro que é possível perder tudo, mas isso é se for "esperto" e fizer all-in num BES ou numa PT...

Mas então acabou por vender qual? o Nordea stable return ou o Pictet USA Index?

25 minutes ago, antoniobento said:

Por isso é que resgatei o fundo  e segui o seu exemplo, porque acredito que as pessoas que andam aqui com frequência são sérias.

O facto de serem sérias ou não, nada tem a ver com darem bons conselhos. Pode ter aqui um padre, que é um bom falante, mas um péssimo investidor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 minutes ago, Patanisca said:

Se é para PPR, nada mais errado do que escolher bonds, a não ser que se pretenda reformar dentro de 5 ou 10 anos. O risco deve ser diminuido com a idade, ou seja, com o diminuir do tempo necessário para recuperar de um eventual crash bolsista. Mas até aos 40~50 anos, tipicamente é recomendado acções. Mas lá está tudo depende do perfil da pessoa.

Prefiro ganhos slow e steady, daí estar voltado para as obrigações. Ou prefiro não perder dinheiro.

Editado por a_silva89
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, antoniobento disse:

Por isso é que resgatei o fundo  e segui o seu exemplo, porque acredito que as pessoas que andam aqui com frequência são sérias.

Pictet USA Index

Mas resgataste o fundo na totalidade? ou foi só as mais valias?

Esse Pictet é para manter... está tão bom :) (é a minha opinião)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os 10 possíveis cisnes negros de 2017

1.        PIB da China cresce 8% e índice de Xangai dispara para 5.000 pontos
    2.        Fed segue os passos do Banco do Japão
    3.        Taxa de incumprimento das obrigações corporativas chega aos 25%
    4.        Não vai haver Brexit, que dará lugar ao Bremain
    5.        Cobre cai para mínimos de sempre
    6.        Bitcoin destaca-se em alta entre as criptomoedas
    7.        Reforma da saúde nos EUA gera pânico no sector
    8.        Peso mexicano vai recuperar
    9.        Bancos italianos vão valorizar mais de 100%
    10.        UE estimula crescimento através de Eurobonds

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    32 minutes ago, D@vid said:

Destas 10, a que me parece mais fazível é a #10. Da maneira que a Europa anda anémica, não me admira nada que recorra a este método.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, antoniobento disse:

Mesmo a perder 5,35% desde 01/08/2016?

Nordea 1 Stable Retur LU0227385266

Se nos mercados fosse só ganhar, não estaria ninguém aqui, e basicamente, todos estariam nas Maldivas :D

Entrou em Agosto, estamos em Dezembro. Portanto, 5 meses, se era para fazer trading, podia ter escolhido um fundo de acções, algo agressivo e não um fundo que tem como política "Stable Return". É verdade que quem entrou nessa altura, entrou mal, mas esse é um fundo para 2-3 anos.

há 14 horas, D@vid disse:

Onde é que os Bancos Italianos valorizarem mais de 100% é mau? Para mim é excelente, aliás podemos ver nos últimos dias a festa que tem sido. O pânico nos mercados sabe tão bem ehehe

5. Cobre para mínimos de sempre, é um excelente sinal :)

1. Seria brutal ver o índice de Xangai chegar aos 5.000 pontos. Não me parece "totalmente descabido" aquilo tem andado muito calmo, depois do rally que fez no ano passado (salvo erro)

--------------------------

E o PSI20 chega finalmente aos 7000 pontos? :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Cardoso24 said:

1. Seria brutal ver o índice de Xangai chegar aos 5.000 pontos. Não me parece "totalmente descabido" aquilo tem andado muito calmo, depois do rally que fez no ano passado (salvo erro)

--------------------------

E o PSI20 chega finalmente aos 7000 pontos? :D

Mas Shangai o ano passado andava com anabolizantes, por causa da loucura que o Estado fez ao incentivar o Zé Povinho-Xong a meter as poupanças de uma vida no mercado bolsista prometendo Sorridentes Futuros! :D Basicamente foi uma venda de sonhos.

Quando a malta percebeu que afinal o dinheiro estava aplicado numa coisa que se pode perder dinheiro (falta de literacia financeira extrema), desataram todos a resgatar e deu no que deu.

Dificilmente em 2017 o índice voltará sequer a bater nos 5000 pts.

PSI20 está condenado a ficar a marinar, tá bom para o @atlas fazer short, que ele é que gosta do PSI para essas andanças. :) (corrijam-me se estiver errado).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, Patanisca disse:

Mas Shangai o ano passado andava com anabolizantes, por causa da loucura que o Estado fez ao incentivar o Zé Povinho-Xong a meter as poupanças de uma vida no mercado bolsista prometendo Sorridentes Futuros! :D Basicamente foi uma venda de sonhos.

Quando a malta percebeu que afinal o dinheiro estava aplicado numa coisa que se pode perder dinheiro (falta de literacia financeira extrema), desataram todos a resgatar e deu no que deu.

Dificilmente em 2017 o índice voltará sequer a bater nos 5000 pts.

PSI20 está condenado a ficar a marinar, tá bom para o @atlas fazer short, que ele é que gosta do PSI para essas andanças. :) (corrijam-me se estiver errado).

Sim tens razão, esqueci-me desse pequeno (grande) pormenor! Incentivaram a poupança de uma vida da maioria dos trabalhadores e depois deu aquele caos. Também não acredito que chegue aos 5.000 pontos em 2017, mas nos "mercados" existem sempre surpresas.

Quanto ao PSI20, realmente é decepcionante a sua performance, mas é nesses momentos em que se deve estar mais atento! As oportunidades, podem surgir a qualquer momento.

O Atlas entra no PSI20 mas numa perspectiva de comprar em baixo e vender num determinado patamar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não acho que um fórum sobre finanças é o local certo para fazer apreciações políticas. Por isso o meu feedback negativo.

Em relação a tudo o resto, concordo plenamente com o que escreveste.

Editado por PassosDiasAguiar
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, atlas disse:

@Patanisca, eu nunca fiz short na minha vida. Nem domino convenientemente a técnica nem tenho espírito para apostar na desgraça.

Ultimamente tenho estado quase parado. Os ganhos nos fundos de ações têm sido ótimos. Mas eu sinto-me desconfortável. Porque não entendo a lógica, se é que isto tem alguma lógica. Se o Trump ganhasse era um cataclismo. E afinal foram expressivas subidas. Se o Renzi fosse derrotado, era uma bomba para as ações europeias. Mas afinal não só não desceram como continuaram a subir...

Os mesmos que anunciam cataclismos se determinados eventos acontecerem são os mesmos que, chegados ao evento, inventam uma nova teoria qualquer, colada a cuspo, para justificar as subidas.

Há 6 meses atrás, o S&P 500 já estava esgotado. Era um Bull que já durava há 7 anos. No início do ano o RBS mandava vender tudo. O Bill Gross em agosto de 2016 mandava comprar ouro (um conselho desastroso, entretanto o ouro espatifou-se por aí abaixo... muita gente que foi na cantiga do "Guru" ainda deve estar a ganir...).

Agora já dizem que entrámos num novo ciclo e que o S&P500 se prepara para duplicar o valor nos próximos anos...

A sensação que eu tenho é que ninguém sabe grande coisa ou então quem sabe está caladinho.

Estou a meter algum num fundo de obrigações de longo prazo (que ninguém quer agora) e no Nordea ST return, mas tudo com valores relativamente baixos e com muita calma. E estou a vigiar o ouro, que me deu tão boas mais valias no primeiro trimestre deste ano. Enquanto espero que ele se esbardalhe a níveis de Agosto de 2015, vou acumulando capital e colocando em fundo de tesouraria. Quanto aos fundos de ações que tenho, para já não resgato nem invisto. É esperar. Mas se subirem mais uns 10%, vou começar a proteger as mais valias. 

Quanto ao PSI 20, enquanto lá estiver a geringonça, não meto lá um tostão.

EDIT: o @PassosDiasAguiar, que entretanto me deu reputação negativa, terá uma opinião diferente. Já agora, já que se deu a esse trabalho, em vez de vir aqui só colocar uma reputação de desagrado, faça o favor de indicar em que é que a sua opinião diverge da minha. Nunca se sabe se os seus argumentos novos me podem fazer mudar de opinião em algum aspeto. Estamos aqui para aprender uns com os outros, acho.    

Porque é que achas que mantenho desde há anos uma postura de longo prazo? olha só o stress que muitos devem ter de andarem a olhar para as notícias e andarem a resgatar e a meter aqui e ali!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, pfonseca disse:

Apreciações políticas?? Por favor, mostre-me um site sobre finanças que 

não tenha comentado o brexit, a vitória do Trump, o referendo na Itália e todos os acontecimentos políticos que se aguardam na Europa.

a política tem efeito nos mercados quer se goste ou não. é claro que é importante discutir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comecei neste mundo há 1 ano... o meu melhor performer:

BNY Mellon Global High Yield Bond Fund A EUR Acc

Data Operação Quantidade Preço subscrição (EUR) Valor investido (EUR) Valorização Potencial EUR
    28/12/2015       16,40 %
    Editado por quirino
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Porque é um assunto que não tenho visto aqui debatido, gostaria de colocar aqui a questão da "optimização fiscal" dos fundos de investimento estrangeiros.

Quando chega esta altura do ano, como procedem para anularem as mais-valias? Como fazem? Que critérios utilizam?

Eu preciso de ter essa preocupação, porque habitualmente vendo/"sangro" alguns fundos ao longo do ano e, chegado a dezembro, preciso de "aliavar" as mais-valias para o "tombo" no IRS não ser muito forte,

Como fazem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Suponhamos.

Tens mais-valias realizadas de 1000 euros, que vão pagar IRS.

Agora podes abater essas mais-valias realizadas com menos-valias potenciais.

Assim, se tiveres alguns fundos com menos-valias potenciais de 1000 euros (mas que ainda assim queiras manter na tua conta), resgatas o suficiente para obter menos-valias. Depois, voltas a comprar as mesmas UP's nesses fundos que resgataste com menos-valias.

(Atenção que ainda que isto não seja proibido pelo Código Fiscal Português (mas é-o nos Estados Unidos, só para dar um exemplo), existe sempre a cláusula anti-abuso no Código Geral Tributário. Na prática, para valores pequenos, não estou a ver o Fisco Português a chatear-se para invocar essa regra. Se ainda assim tiveres receio, quando voltas a comprar os fundos perdedores, compra um fundo diferente, nem que seja na mesma classe de activos, que então aplicar a norma anti-abuso torna-se muito mais difícil para o Fisco).

Editado por Mouro Emprestado
    Acertar questão das menos-valias
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )