Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 8 minutos, vanocas disse:

Que me dizem destas duas Obrigações da MotaEngil será demasiado arriscado??

PTMENNOE0008  para valor min de 10k

PTMENROM0004 a partir de 1000€

Estão com falta de dinheiro para ter este rating tão baixo???

• RATING Moody's
    • NR

Excluindo o facto de estares num tópico referente a "Fundos de Investimento" e vires perguntar sobre "Obrigações", não achas que deverias fazer mais pesquisa sobre o(s) motivo(s) para a ME estar com esse rating? 

Basta pensar no continente responsável pela maioria das obras que a ME tem em carteira (Contudo isso é apenas um factor, existem mais).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O mês de Novembro trouxe más perfomances na generalidade das obrigações e algumas acções europeias, mas boas prestações nas acções americanas.

Destacam-se pela positiva o UBS (Lux) KSS Global Eqs $ EUR P-acc ( que veio substituir o UBS Infratrutura e com uma exposição acima dos 65% nos EUA ) com uma valorização acima dos 6,5%, o Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND com cerca de 5%, o Alken Absolute Return Europe A ( short/long ) com 2%, o F&C European Small Cap A EUR Inc com cerca de 1%, o Franklin European Growth N Acc EUR com 2%.

O Nordea Stable Return ( complicado não se continuar a falar nele ), continua em queda, este mês mais -1,70%, ( ver  AQUI   entrevista com Asbjørn Trolle Hansen ).

Próxima análise já será anual, o que nos espera ainda este ano volátil que foi e tem sido o 2016? O Nordea Stable Return acaba positivo ou será o 1º ano negativo após 2008? o NB Obrigações terá o seu 1º ano negativo desde... nem sei se alguma vez teve...na verdade há alguns fundos que "lutam" para não terem o 1º ano negativo desde 2008.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    8 hours ago, D@vid said:

O mês de Novembro trouxe más perfomances na generalidade das obrigações e algumas acções europeias, mas boas prestações nas acções americanas.

Destacam-se pela positiva o UBS (Lux) KSS Global Eqs $ EUR P-acc ( que veio substituir o UBS Infratrutura e com uma exposição acima dos 65% nos EUA ) com uma valorização acima dos 6,5%, o Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND com cerca de 5%, o Alken Absolute Return Europe A ( short/long ) com 2%, o F&C European Small Cap A EUR Inc com cerca de 1%, o Franklin European Growth N Acc EUR com 2%.

No teu destaque o teu best performer de Novembro tem +6,5%, só? :)

Olha para o Caixagest Acções EUA com quase +8,5% em Novembro. E com +9,27% YTD. Ou para o Caixagest Acções Lideres Globais com +2,16% em Novembro, mas com +8,07% YTD.

O NB Obrigações Europa a 1 ano já está negativo nos -1,07% ao passo que o Caixagest Obrigações LP a 1 ano ainda segura quase +1%, com 0,94%.

Para mim, estes 3 fundos CGD têm tido resultados muito acima do esperado na sua gestão recente (último ano e picos).

Para o ano tens que atualizar a lista dos melhores fundos na 1ª página e dar uma olhada nas performances dos fundos Caixagest. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Patanisca disse:

Olha para o Caixagest Acções EUA com quase +8,5% em Novembro. E com +9,27% YTD. Ou para o Caixagest Acções Lideres Globais com +2,16% em Novembro, mas com +8,07% YTD.

Já viste o Pictet-USA Index R EUR?

Está com um YTD +10.35%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, Patanisca disse:

No teu destaque o teu best performer de Novembro tem +6,5%, só? :)

O NB Obrigações Europa a 1 ano já está negativo nos -1,07% ao passo que o Caixagest Obrigações LP a 1 ano ainda segura quase +1%, com 0,94%.

Para mim, estes 3 fundos CGD têm tido resultados muito acima do esperado na sua gestão recente (último ano e picos).

Para o ano tens que atualizar a lista dos melhores fundos na 1ª página e dar uma olhada nas performances dos fundos Caixagest. 

Os fundos da 1ª página não são os "melhores" fundos :D, são fundos que os acho interessantes desde o inicio, se fosse a actualizar todos os anos deixavamos de ter uma referência mais fixa, não há 1 fundo igual, não se pode comparar o NB OE com o CX O LP, são diferentes assim como os outros que comparaste.

há 2 horas, FoxNinja disse:

Já viste o Pictet-USA Index R EUR?

Está com um YTD +10.35%

Vá não discutam, olhem para ESTE pronto, 17% YTD :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    15 hours ago, rmesq said:

Vocês usam alguma aplicação para vos indicar quando um fundo desce abaixo de determinado valor para recapitalizar? Ou algo do género?

Eu na CaixaDireta consigo definir alertas de valor da cotação. Penso que noutros bancos também dê para o fazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

uma pergunta básica

O que é melhor levantar os lucros dos fundos no fim do ano ou manter ?

qual a vantagem de não levantar os lucros anuais, quando existam ?

As unidades de participação não se alteram. certo ?

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, superkinas disse:

uma pergunta básica

O que é melhor levantar os lucros dos fundos no fim do ano ou manter ?

qual a vantagem de não levantar os lucros anuais, quando existam ?

As unidades de participação não se alteram. certo ?

O que é melhor levantar os lucros dos fundos no fim do ano ou manter ? Isso é uma decisão pessoal, o que pode acontecer? estares com uma mais valia imagina de 500€ num fundo e resgates esse valor, no ano seguinte tens menos valias de 500€ e não tens almofada para amortizar, não quer dizer que devas manter ad eternum mais valias, mas quanto mais tens mais te vai suportar umas futuras quedas.

qual a vantagem de não levantar os lucros anuais, quando existam ? Um pouco o que disse atrás, não há desvantagens ou vantagens, cada um tem a sua forma de ver as coisas, na minha opinião uma mais valia serve de suporte para quedas futuras, mas se tens um fundo a ganhar 50% porque não resgatar metade? mas depende também do valor envolvido.

As unidades de participação não se alteram. certo ? Um resgate é um resgate, se estás a resgatar o número de UPs decresce, o que não acontece por exemplo em fundos que distribuem dividendos, em que o número de Ups não se alteram com essa mesma distribuição.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na minha opinião, deve-se manter a valorização a capitalizar e só se deve resgatar quando se precisa do dinheiro.

Por exemplo, se tenho poupanças a valorizar, e "renderam" 100€ no final do ano, porque é que hei-de tirar esses 100€ ao fundo, se não me fazem falta no dia-a-dia?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho vindo a usar a seguinte estratégia: deixo que determinado fundo suba a mais de 10%-15% e resgato-o para amortizar o crédito à habitação, passando desta forma a pagar menos juros e assim a ter mais margem para reinvestir de novo em fundos, quando aparecem boas oportunidades.Por exemplo saí do sector energia a ganhar 12%, saí, esperei que baixasse, voltei a entrar e já estou neste momento de novo a ganhar 15%. Mas se não precisasse de dinheiro para amortizar, eu deixaria estar sem resgatar.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, antoniobento disse:

A pergunta é devo resgatar?

Estando negativo? precisa mesmo de dinheiro? tem em vista outro investimento em que lhe dá mais garantias de melhor rentabilidade?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, antoniobento said:

A pergunta é devo resgatar?

E é uma pergunta de caca. 

A resposta a essa pergunta depende de vários factores. Acha que nós, sem sabermos nada, lhe vamos dar a resposta certa?

Não venham para fóruns fazer perguntas destas, que até parece mal. Usem a inteligência antes de fazer perguntas disparatadas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 minutes ago, a_silva89 said:

Para não mexer nos próximas 5 noas, com montante igual a 2000€ e um nível de risco até 4, quais os fundos aconselham? Disponível no AB.

Pensei neste: Invesco Euro Bond E Acc

Que idade tem? Que tolerância a risco tem? Quanto representa esses 2000€ em percentagem, em relação ao seu restante património? Tem algum tipo de fundo de emergência? Qual o seu nível de endividamento? Etc...

Este tipo de perguntas são importantes para fazer a escolha de um fundo. Não é só pegar na categoria, definir um prazo temporal e espetar a pergunta na net, a meia dúzia de anónimos (que tanto podem ser gurus dos investimentos ou podem ser gente fartinha de perder dinheiro).

Você vai ler a resposta, e aplicar os seus 2000€ com base na opinião de um username que desconhece por completo?

A resposta à pergunta que fez não se encontra em fóruns, mas sim em sites de instrução financeira, que lhe ajudam a ter maior literacia financeira, com a qual terá a capacidade para individualmente ajuizar qual a melhor opção para si.

Para ter uma noção do que falo, há 3 anos atrás quando comecei a investir em fundos, tinha aversão a risco, porque não aceitava "perder dinheiro". Hoje, 3 anos volvidos tenho 80% do meu portfolio assente em fundos de acções, de risco 7. Porquê? Porque me instruí e percebo minimamente os produtos no qual invisto o meu dinheiro. Percebo minimamente os efeitos de decisões políticas na economia, e percebo minimamente as ferramentas que tenho ao meu alcance para seguir a minha estratégia.

Quando sabemos como fazer, fazemos, mas quando não sabemos como fazer, pagamos a quem nos faça. Pelo menos eu rejo-me por esta máxima.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    11 minutes ago, Patanisca said:

Que idade tem? Que tolerância a risco tem? Quanto representa esses 2000€ em percentagem, em relação ao seu restante património? Tem algum tipo de fundo de emergência? Qual o seu nível de endividamento? Etc...

Este tipo de perguntas são importantes para fazer a escolha de um fundo. Não é só pegar na categoria, definir um prazo temporal e espetar a pergunta na net, a meia dúzia de anónimos (que tanto podem ser gurus dos investimentos ou podem ser gente fartinha de perder dinheiro).

Você vai ler a resposta, e aplicar os seus 2000€ com base na opinião de um username que desconhece por completo?

A resposta à pergunta que fez não se encontra em fóruns, mas sim em sites de instrução financeira, que lhe ajudam a ter maior literacia financeira, com a qual terá a capacidade para individualmente ajuizar qual a melhor opção para si.

Para ter uma noção do que falo, há 3 anos atrás quando comecei a investir em fundos, tinha aversão a risco, porque não aceitava "perder dinheiro". Hoje, 3 anos volvidos tenho 80% do meu portfolio assente em fundos de acções, de risco 7. Porquê? Porque me instruí e percebo minimamente os produtos no qual invisto o meu dinheiro. Percebo minimamente os efeitos de decisões políticas na economia, e percebo minimamente as ferramentas que tenho ao meu alcance para seguir a minha estratégia.

Quando sabemos como fazer, fazemos, mas quando não sabemos como fazer, pagamos a quem nos faça. Pelo menos eu rejo-me por esta máxima.

Viva, obrigado pela preocupação, mas essas questões estão salvaguardadas.

Já invisto em fundos há quase 2 anos, estes 2k representam menos de 5% do meu património, claro que não vou escolher o primeiro fundo que me sugerirem na internet, é mais para comparar aos que estou a pensar subscrever ou ver se é alguma coisa de diferente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    29 minutes ago, Patanisca said:

Então nesse caso pergunto-lhe: 
    Tem algum tipo de percepção para o que está a acontecer ao mercado de bonds e ao que poderá vir a acontecer nos próximos tempos?

Porquê 2k em bonds (nesta altura!) e não em acções?

Tenho como objectivo reforçar a minha "poupança de reforma" e como tipicamente investir em bonds representa um menor risco... parece-me ser o ideal para estes 2k. Embora aceite que tendo em conta o horizonte temporal alargado de uma "poupança reforma" me permita estar relativamente confortável com os muitos altos e baixos que um fundo de acções me pode trazer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Patanisca disse:

E é uma pergunta de caca. 

A resposta a essa pergunta depende de vários factores. Acha que nós, sem sabermos nada, lhe vamos dar a resposta certa?

Não venham para fóruns fazer perguntas destas, que até parece mal. Usem a inteligência antes de fazer perguntas disparatadas.

Por isso é que resgatei o fundo  e segui o seu exemplo, porque acredito que as pessoas que andam aqui com frequência são sérias.

Pictet USA Index
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, antoniobento disse:

Por isso é que resgatei o fundo  e segui o seu exemplo, porque acredito que as pessoas que andam aqui com frequência são sérias.

Pictet USA Index

Mas já tinha resgatado antes de fazer a pergunta?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )