Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Realmente é bastante estranho... quer dizer tenho um montante supostamente em "banho maria" quase à 3 semanas.

Agora pergunto... então se uma pessoa quisesse resgatar a totalidade dos fundos Pictet teria que ficar à espera pelo final do mês? :rolleyes:

Uma atualização do sistema informático não deveria demorar este tempo todo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A semana que passou foi excelente para quem tem investido nos EUA, a apreciação brutal do USD face ao EUR levou a que tenha tido o maior retorno semanal na carteira alguma vez visto, desde 2013. Deve-se também à minha grande exposição aos EUA.

Entretanto, sobre outro assunto, o do tracking da carteira, que dantes recorria à Unience, mas que está suspenso desde a mudança para Finect. No site da morningstar.com, é possível criar um portfolio e adicionar as posições e todas as operações de buy/sell, e no final apesar de não termos um gráfico com a evolução cronológica da nossa valorização Vs. montante investido, existem uns gráficos com a indicação da performance da carteira ao longo do tempo face às posições que a compõem (Total Return Vs. Personal Return). Ou seja, reflecte o impacto do timming dos reforços, e permite-nos perceber se a nossa acção teve impacto positivo ou negativo.

Exemplo: em 2016, com os reforços que fiz, estou com um retorno de 5.36% anual, mas se não tivesse feito reforço nenhum na carteira, só teria 3.80%.

Já em 2013, o impacto dos meus reforços foi negativo: 3.48% Vs. 4.25% se tivesse estado quietinho. 

3bcprgi.jpg

Editado por Patanisca
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pode ser ou não. Neste caso da imagem é a carteira completa, composta por todas as operações de compra e venda desde a sua génese até ao dia de hoje (mais corretamente até ao dia de hoje -1 dia útil, que é o valor das cotações da MS).

Clicando em "Holding Details" é que tem o detalhe por fundo.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como fazes para ter a carteira no site da morningstar?

tentei fazer e só dá para escolher USD como moeda da carteira e depois tentei adicionar o nordea stable return e não encontrou o fundo para eu adicionar.

deve me ter escapado algo 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ah, há umas maroscas. Só suporta uma moeda, ou seja, para fundos multi-currency não dá.

Mas pode-se usar o USD, mesmo para fundos em EUR, que vai dar ao mesmo. O que interessa nas posições são a quantidade de UPs, valor de compra e data.

Então, para ir buscar a posição, no ms.com, não se usa o ISIN, usa-se o ticker. No meu caso, como só tenho fundos CGD, no morningstar.pt, só é disponibilizado o ISIN e não o ticker, mas isso é acessível através do endereço da página.

Exemplo:
    http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000QEDH

Este fundo tem o ticker F00000QEDH. É isto que deve ser usado depois na inserção de holdings, no morningstar.com.

Requer alguma paciência e tentativa erro até se conseguir o resultado final, mas no final vale a pena, pois é uma maneira fácil de sabermos quanto dinheiro temos em carteira Vs. quanto dinheiro já investimos do nosso bolso. 

No caso de resgates, também está contabilizado mais/menos valias realizadas.

pl1u59X.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 hours ago, zzzpt said:

O que era bom era conseguir exportar os movimentos e importar na MS

Sim porque meter à mão 77 posições, é um trabalho bastante penoso!!

@superkinas Os fundos de obrigações governamentais têm levado porrada que é coisa feia, nos últimos 3m. Já estou arrependido de não ter feito swap por acções há umas semanas atrás.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/11/2016 at 11:23, FoxNinja disse:

Realmente é bastante estranho... quer dizer tenho um montante supostamente em "banho maria" quase à 3 semanas.

Agora pergunto... então se uma pessoa quisesse resgatar a totalidade dos fundos Pictet teria que ficar à espera pelo final do mês? :rolleyes:

Uma atualização do sistema informático não deveria demorar este tempo todo.

O meu reforço do Pictet USA que estava pendente há uma semana entrou hoje, com a cotação devida e respectivos ganhos desde essa data. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Leitura para se perceber as performances mais recentes do Nordea Stable Return

http://www.nordea.lu/sitemod/upload/Root/FundReports/FundUpdates-SpecialEdition/FU-SE_SRF_eng_INT.pdf

Fonte:       http://www.nordea.lu/Investment%2bFunds/Funds/Fund%2bUpdate/1096312.html?permenant=1

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito interessante @D@vid. Obrigado pela partilha.

Ao que parece a estratégia adoptada pela equipa de gestão do fundo saiu um pouco furada. No entanto encaram também estes episódios com normalidade e esperam voltar aos bons resultados com o decorrer do tempo.

Citação

Drawdowns such as this have happened in the past and will most likely happen again. Nevertheless, this does not change what the portfolio management team has done and will aim to do in the future. We will remain committed to our proven philosophy and process, the same one that has consistently delivered stable returns to our investors over more than 10 years. 

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, master-chief disse:

Ainda nem perguntei no Activobank, mas vendi um fundo que estava negativo. Não recebi no email papel nenhum.

Não tenho que no IRS de 2016 dar contas disto?!

Irá a aparecer na declaração de movimentos que te irão enviar, qualquer das formas deverás ter esse movimento algures em comprovativos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 25/11/2016 at 16:14, Josefernando disse:

Alguém já estudou bem os novos fundos do BEST da Blackrok que só dão para fazer por impresso? 

LU1241524617

LU1241524708

LU1241524880

Tens a certeza que só dão para fazer via impresso? vejo-os no site, só se não dão para subscrever online...

Não estive a fazer grande análise até porque têm pouco histórico, pouco mais de 1 ano, mas quis comparar ( deixo-vos 2 gráficos ) entre o Fundo da BlackRock Moderado e o Nordea Stable Return já que ambos se inserem na mesma categoria ( mas com gestão pelo que me parece bem diferente ).

No mesmo gráfico poderão ver a comparação entre ambos e a categoria de Mistos Moderados.

Conclusão, o Nordea mostra-se mais consistente, menos volátil, mas tem perdido bastante dessas características no curto prazo, no gráfico dos últimos  3 meses isso fica bem patente em comparação com o da BlackRock, assim como no YTD o Nordea já se encontra a perder para o BR em quase metade de rentabilidade.

Estes fundos da BlackRock parecem-me bastante abrangentes, têm muitos ETFs, mas carecem de maior análise.

Max.PNG

3M.PNG

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Época de Natal, época de um maior consumo mundial, vamos lá ver os 3 fundos da categoria de Acções Bens de Consumo de que mais gosto, e que costumam ter bons 4ºs trimestres.

Os 3 fundos são, sem ordem particular:

• Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R LU0155230690

• NN (L) Food & Beverages X Cap EUR LU0332193779

• Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR LU0114721508

1º de tudo, de todos os 3, o Fidelity é o mais diversificado a nível de sectores, o Eurizon tem mais de 96% de alocação em consumo defensivo, seguindo o NN com 94%, o Fidelity com 48% e o restante praticamente em consumo cíclico e tecnologia.

Em 2 lugar, o Fidelity é dos 3 que tem mais acções em carteira, cerca de mais 20 acções que os restantes que andam muito iguais nas 40 acções.

Em 3º lugar, os EUA são o mercado preferencial dos 3, mais de 50% está investido nos EUA.

O que interessa de seguida? rentabilidades e rácios.

Sharpe 3 anos:

1. Eurizon: 1.02
    2. NN:         1.24
    3. Fidelity: 1.04

Todos acima dos 1.00 como manda as leis (as minhas :D) o NN ganha neste aspecto.

Desvio Padrão 3 anos:

1. Eurizon: 11,22%
    2. NN:         11,46%
    3. Fidelity: 12,28%

Parece-me um desvio padrão dentro das normas para fundos de acções do sector de consumo, Eurizon menos volátil ( maior exposição a consumo defensivo ), Fidelity mais volátil ( mais diversificado ).

1. Rentabilidades anualizadas 3 anos:

2. Eurizon: +12.00%
    3. NN:         +15.05%
    4. Fidelity: +13.47%

Tudo muito parecido, terão a oportunidade de ver mais abaixo o gráfico a 3 anos onde se consta que os 3 fundos se têm comportado muito igual neste aspecto, Eurizon a ser o que rendeu menos, e o NN o que rendeu mais.

Conclui-se, assim de uma forma muito genérica, que o NN será á partida o "melhor" fundo destes 3, melhor Sharpe, melhor Rentabilidade, e quase o melhor Desvio Padrão.

Nos gráficos têm várias evoluções dos mesmos, podem ver que o Fidelity é o que obtém a melhor rentabilidade dos 3 desde o inicio ( acho que muito por culpa de ter obtido logo uma vantagem nos 1ºs anos ), o NN veio mais tarde para rivalizar e tem conseguido ter boas performances no mais curto horizonte temporal, 3 anos, 1 ano ( não está o gráfico mas o NN é o que está a cair menos dos 3 ) e YTD.

Podem os 3 coexistir numa carteira? sinceramente penso que não vale a pena, não estive a ver correlações mas pelas carteiras e o que tivemos a ver para trás, parece haver uma correlação grande, passaria mais por uma estratégia geográfica e diversificação, como vimos atrás o mais diversificado é o Fidelity, o que tem tido melhores retornos e ratings nos últimos tempos é o NN, porque não os 2 numa carteira? qualquer das formas continuo a gostar do Eurizon.

Mínimos de Subscrição no Best:

1. Eurizon: 1UP ( +/- 250€ )
    2. NN: 1UP ( +/- 2.000€ )
    3. Fidelity: 1.000€

Última curiosidade, a média de rentabilidade nos últimos trimestres desde 2011 nestes fundos é de +/- 6%.

ConsumerYTD.PNG

Consumer3anos.PNG

Consumer5anos.PNG

ConsumerMax.PNG

Eu subscrevi o Fidelity vai fazer 1 ano :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, a_silva89 disse:

Como é que este fundo vos valorizou X% em 1 ano, se a mim em 1 ano valorizou -0.15% ? Tem a ver com o montante investido ser menor q o vosso?

Deve ter a ver com a data em que cada um entrou (ou que efetuou reforços), pois a cada dia corresponde um determinado valor das UPs.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Josefernando disse:

Sim D@vid, disseram que só por impresso, que não estão online.

Ok...estive a ver um pouco melhor, e de facto o que eles têm em carteira é mesmo só ETFs e Fundos de Índice, ou seja, de uma forma, que me parece que tenha um custo inferior, o pessoal pode ter assim um fundo de investimento com uma carteira totalmente alocada em ETFs e fundos de índices, com 3 estratégias diferentes, defensiva, moderada ou agressiva.

Pela informação que obtive, tem custo de subscrição, segundo a tabela deve de ir dos 1% aos 2%, e mínimos acima dos 5000€.

Josefernando num post anterior coloquei uma comparação entre o BlackRock Moderado e o Nordea Stable Return.

há 1 hora, a_silva89 disse:

Como é que este fundo vos valorizou X% em 1 ano, se a mim em 1 ano valorizou -0.15% ? Tem a ver com o montante investido ser menor q o vosso?

Metam os 2 a data efectiva de subscrição.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )