Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 53 minutos, superkinas disse:

o nordea 1 stable return tem sido em descida constante, nunca mais recupera, nos ultimos 3 meses perdeu  quase 5 %, só está com 2% ao ano

Realmente entrei numa altura errada neste fundo... e eu que pensava que ia ter um "stable return" :rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

uma pergunta, sendo a carteira do fundo Investe AR PPR constituída maioritariamente por divida privada e divida publica ~e observando-se um aumento nos juros a tendencia é o investe PPR tb ir passar por um mau bocado ou é só passageiro ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, USD disse:

Também não tive muita sorte. Entrei neste fundo em força quando estava a 15.50. Hoje está 15.04. :-(

O Nordea St return não é especialmente bom quando os outros sobem. Tem-se revelado especialmente bom é quando todos os outros descem. 

Além do mais, não é fundo que se use para Market timing. Logo, as oscilações momentâneas (tanto para cima, como para baixo) são completamente irrelevantes. Não importa como está agora. O que importa é como irá estar daqui a 20 ou 30 anos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, atlas disse:

O Nordea St return não é especialmente bom quando os outros sobem. Tem-se revelado especialmente bom é quando todos os outros descem. 

Além do mais, não é fundo que se use para Market timing. Logo, as oscilações momentâneas (tanto para cima, como para baixo) são completamente irrelevantes. Não importa como está agora. O que importa é como irá estar daqui a 20 ou 30 anos.

Quando se entra em força :) ou se entra numa determinada altura não quer dizer que se queira fazer Market Timing... acho que quando se entra num fundo a vontade dos subscritores é que o fundo valorize o mais possível...

O meu objetivo ao entrar neste fundo não foi fazer market timing foi entrar num fundo pouco volátil e que mantivesse o meu fundo de emergência estável dentro do possível e a desvalorizar o menos possível :) esse era o meu objetivo. Se só precisar do meu fundo de emergência daqui a 20 ou 30 anos melhor mas ao menos que tenha valorizado e não o contrário :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, FoxNinja disse:

Quando se entra em força :) ou se entra numa determinada altura não quer dizer que se queira fazer Market Timing... acho que quando se entra num fundo a vontade dos subscritores é que o fundo valorize o mais possível...

O meu objetivo ao entrar neste fundo não foi fazer market timing foi entrar num fundo pouco volátil e que mantivesse o meu fundo de emergência estável dentro do possível e a desvalorizar o menos possível :) esse era o meu objetivo. Se só precisar do meu fundo de emergência daqui a 20 ou 30 anos melhor mas ao menos que tenha valorizado e não o contrário :)

Agora que os mercados estão em alta, deves ter algum dos outros fundos bem positivos. Se precisares numa emergência, usa um dos outros.

E no futuro verás que existirão muitos trimestres em que o Nordea será dos poucos que se safa no meio do marasmo global.

Todavia, apesar de ser mais ou menos calmo, não podes pensar nele como se fosse um fundo de tesouraria. 

Tiveste um pouco de azar, mas acho que não demorará assim tanto tempo a recuperares. Nunca mais do que um ano, acho.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 hours ago, USD said:

Também não tive muita sorte. Entrei neste fundo em força quando estava a 15.50. Hoje está 15.04. :-(

Sou mais um a partilhar essa dor, entrei também em força e depois disso foi sempre a descer...

Faz parte do meu histórico: eu entro num fundo, ele começa a descer :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

50% do Nordea são EUA, só treasuries tem cerca de 17%, basta olhar para as yields a 10 anos e ver o que tem acontecido desde Julho..., outro factor são os cerca de 11% de exposição á Ásia Emergente, por exemplo o fundo que temos na 1ª página JPMorgan ASEAN, caiu mais de 4% em 3 meses.

EUA10.PNG

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Alguém a aproveitar o momento para investir em infraestuturas?

Como o famoso fundo da UBS mudou de âmbito estava à procura de alternativas. por exemplo:

Morgan Stanley Investment Funds Global Infrastructure Fund B - LU0384385067

alguma opinião?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    39 minutes ago, ProfKaramba said:

Alguém a aproveitar o momento para investir em infraestuturas?

Como o famoso fundo da UBS mudou de âmbito estava à procura de alternativas. por exemplo:

Morgan Stanley Investment Funds Global Infrastructure Fund B - LU0384385067

alguma opinião?

GB00B2PDR286 este é melhor mas ninguem o comercializa. O da Morgan tem comissões exorbitantes.

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 10/26/2016 at 15:49, maj.lraep disse:
    Citação

postar na descida do valor das obrigações governamentais portuguesas a cinco anos em relação aos títulos de dívida italianos e alemães, antecipando uma subida do prémio de risco da dívida nacional. Apesar de Portugal ter ultrapassado o obstáculo da revisão da DBRS, com a manutenção do "rating" a permitir à dívida portuguesa continuar a ser incluída nos programas do BCE, o banco de investimento considera que as próximas revisões voltarão a ser pontos em foco no mercado.

pois mas se ninguém comercializa não é uma opção válida...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, zero disse:

A Taxa Global de Custos é 2,80% no LU0384385067

Sim, mas esta taxa corresponde a uma taxa global do ano anterior, é uma taxa variável onde inclui o total de comissões de gestão e de depósito, custos de auditoria, de supervisão, em percentagem da média do valor líquido global sob gestão no ano, claro que a mesma reflecte-se no valor da UP, mas eu tenho por hábito olhar mais para a comissão de gestão ( embora mesmo esta para mim não tenha muita relevância ).

No ano de 2016 essa mesma taxa de 2,80% tanto pode ter subido como descido, sendo uma percentagem oculta no ano em vigor e sem termos a percepção do impacto que a mesma tem num fundo, parece-me que não se lhe deve dar muita importância.

No entanto gostei muito desse da First State Global.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já que estão a falar de fees ... tenho uma dúvida ...

Um exemplo: LU0115765595 - Fidelity Greater China E-Acc-EUR

No morningstar tem as seguintes fees:

Gestão (Max)    1.00%
    Ongoing Charge    2.71%

No site do Activo (onde comprei):

Gestão    1,5000 %
    Comissão Distribuição    0,7500 %

Qual é o verdadeiro? Por onde me devo guiar?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, xgoldpt disse:

Já que estão a falar de fees ... tenho uma dúvida ...

Um exemplo: LU0115765595 - Fidelity Greater China E-Acc-EUR

No morningstar tem as seguintes fees:

Gestão (Max)    1.00%
    Ongoing Charge    2.71%

No site do Activo (onde comprei):

Gestão    1,5000 %
    Comissão Distribuição    0,7500 %

Qual é o verdadeiro? Por onde me devo guiar?

Obrigado.

O verdadeiro é sempre o do banco com quem estás a trabalhar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

xgolpt ambas deverão ser verdadeiras, no entanto e como disse o FoxNinja, deves-te guiar pelas comissões apresentadas pelo teu intermediário financeiro, mas por curiosidade fui ver as comissões no Best, a comissão de gestão é de 1,00%, não vejo nenhuma comissão de distribuição...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

O que interessa não é o que está incluído no iSIN? https://www.fidelityinternational.com/FDS/KIID/FF/en-gb/FF-Greater China Fund E-ACC-Euro_strd_en-gb_LU0115765595.pdf

2,71% de fees de gestão anual, que é naturalmente diluído no valor de cada UP (se cada banco tivesse uma comissão diferente, então o valor da UP em cada banco seria diferente, o que naturalmente não é verdade).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

O banco pode ganhar de 2 formas.

Ou cobra comissões (como o Best faz com os FI's que não estão em comercialização directa) ou tem um acordo com a entidade gestora do fundo e recebe uma % do valor investido (este custo faz parte dos custos diluídos do fee de gestão do fundo, não tendo qualquer impacto directo no valor da UP dos subscritores).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há mais comissões incluidas, como a comissão do depositário ( banco onde os activos estão depositados ) comissão cobrada pelo mesmo, basicamente cada um vai tirar uma percentagem ao total de comissões, bancos, gestor, etc, já repararam por exemplo na informação incluída nos prospectos dos bancos onde está explicito que o banco como intermediário na venda, pode receber até um máximo de 70% da comissão de gestão e distribuição, para além da comissão de subscrição caso a mesma a haja? depende do acordo efectuado com a gestora de fundos.

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na altura das eleições dos EUA dei ordem para reforçar os meus dois fundos Pictet... passado o tempo de liquidação estranhei os reforços ainda não aparecerem adicionados à minha carteira.

Questionei o meu PA no Best ao qual ele respondeu:

Citação

A Pictet encontra-se em atualização/alteração do sistema informático o que fez com que existisse um atraso na comunicação das liquidações, apesar dos valores de cotação estarem a ser atribuídos corretamente.

Esta situação está a causar impactos só ao nível da liquidação financeira dos fundos, devendo-se manter até ao final deste mês.

Mais alguém com este contratempo?

Quer dizer, quando a coisa normalizar é como que este problema nunca tivesse acontecido? A minha carteira vai ter os valores todos atualizados desde a data da suposta liquidação dos fundos certo?

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )