Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Ok, então talvez seja melhor ser mais prudente... Vou ponderar bem...

Mas também gostava de arriscar um pouco, porque seguro já tenho 75% das poupanças em DP...

Outra coisa que ainda não me entrou na cabeça é que em todo o lado leio que o melhor é diversificar... Ou seja se um perde o outro ganha... Mas assim o lucro não tende a ficar a zeros!!!  :o

Desde já obrigado pela resposta.

Não é assim tãoooo rigoroso essas questões, isso é um pouco a falar por alto, por exemplo em 5/10 fundos de varias categorias, com fundos com varias carteiras diferentes dar rigorosamente 0€ é dficil :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Ou seja se um perde o outro ganha... Mas assim o lucro não tende a ficar a zeros!!!  :o

Sempre ouvi dizer que uma imagem vale 1000 palavras (imagina uma carteira constituida 50% por uma linha e 50% por outra e podes imaginar a suavidade da nossa linha de rentabilidade)

post-9403-14412396611637_thumb.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sempre ouvi dizer que uma imagem vale 1000 palavras (imagina uma carteira constituida 50% por uma linha e 50% por outra e podes imaginar a suavidade da nossa linha de rentabilidade)

Boas,

Sim gráficos e imagens tb gosto...

Quase que me convenceu com essa imagem... :)

No entanto parte do princípio que a longo prazo os fundos vão subindo... :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Sim gráficos e imagens tb gosto...

Quase que me convenceu com essa imagem... :)

No entanto parte do princípio que a longo prazo os fundos vão subindo... :P

Sim a longo prazo os fundos acabam por subir...

Quanto aos fundos...para quem começa parece-me bastante agressiva, mesmo tendo 75% em DP não quer dizer que os outros 35% tenham de estar aplicados em algo tão volátil, também se pode equilibrar um pouco...

Se queres apostar nas obrigações emergentes vai para o F&C que está no top, embora pague dividendo anual (coisa que até nem gosto assim muito) acho o fundo interessante e é uma boa altura para entrar, pelo historico do fundo existe sempre uma queda após pagamento de dividendo que dura entre por vezes mais de 3 meses, parece-me que estará com tendencia agora de subida, portanto está barato...

O Invesco concordo plenamente com ele, sem discussão, os outros dois, prefiro o Water, mas mesmo para longo prazo, depois podes entrar com uns menos agressivos de obrigações, uns PIMCO...mas também depende do capital a investir claro...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim a longo prazo os fundos acabam por subir...

Quanto aos fundos...para quem começa parece-me bastante agressiva, mesmo tendo 75% em DP não quer dizer que os outros 35% tenham de estar aplicados em algo tão volátil, também se pode equilibrar um pouco...

Se queres apostar nas obrigações emergentes vai para o F&C que está no top, embora pague dividendo anual (coisa que até nem gosto assim muito) acho o fundo interessante e é uma boa altura para entrar, pelo historico do fundo existe sempre uma queda após pagamento de dividendo que dura entre por vezes mais de 3 meses, parece-me que estará com tendencia agora de subida, portanto está barato...

O Invesco concordo plenamente com ele, sem discussão, os outros dois, prefiro o Water, mas mesmo para longo prazo, depois podes entrar com uns menos agressivos de obrigações, uns PIMCO...mas também depende do capital a investir claro...

Obrigado David,

Vou analisar e depois logo reporto a desisão...

Em princípio vou para 50% do Invesco e os outros 50% divididos por mais 2 ou 3...

Para já o capital vai ser baixo, para me familiarizar com os procedimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vamos comparar entre esses dois de mercados emergentes e ver as conclusões:

Threadneedle(Lux) Emg Mkt Debt AUP

DP 3a: 9.79%

RentMédia 3a: 9.86%

RS: 0.90

Beta: 1.07

Alfa: -3.49

Atenção que paga dividendos mensais e é um fundo em dólares.

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg

DP 3a: 7.63%

RentMédia 3a: 9.92%

RS: 1.16

Beta: 1.11

Alfa: -1.46

Parece-me que o F&C consegue obter rentabilidades ligeiramente superiores mas com um risco mais baixo, tanto a nivel de volatilidade como o não risco cambial por estar em EUR, para alêm de pagar dividendos apenas anuais, enquanto o Threadneedle faz-nos pagar IRS  e reduzir a rentabilidade todos os meses...ia mesmo para o F&C sem duvida nenhuma.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vamos comparar entre esses dois de mercados emergentes e ver as conclusões:

Threadneedle(Lux) Emg Mkt Debt AUP

DP 3a: 9.79%

RentMédia 3a: 9.86%

RS: 0.90

Beta: 1.07

Alfa: -3.49

Atenção que paga dividendos mensais e é um fundo em dólares.

F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg

DP 3a: 7.63%

RentMédia 3a: 9.92%

RS: 1.16

Beta: 1.11

Alfa: -1.46

Parece-me que o F&C consegue obter rentabilidades ligeiramente superiores mas com um risco mais baixo, tanto a nivel de volatilidade como o não risco cambial por estar em EUR, para alêm de pagar dividendos apenas anuais, enquanto o Threadneedle faz-nos pagar IRS  e reduzir a rentabilidade todos os meses...ia mesmo para o F&C sem duvida nenhuma.

Boas David,

No site do Big está em €€€...  ???

Então Fundos em dólares têm desvantagens?!

Sim tb ia para o F&C mas no Big... Népias...  :'(

Dentro dos Emergentes há algum que possa considerar em alternativa?!

E em relação ao Biotech, qual a sua opinião?!

Vi agora este que gostei:

LU0170477797

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas David,

No site do Big está em €€€...  ???

Então Fundos em dólares têm desvantagens?!

Sim tb ia para o F&C mas no Big... Népias...  :'(

Dentro dos Emergentes há algum que possa considerar em alternativa?!

E em relação ao Biotech, qual a sua opinião?!

Vi agora este que gostei:

LU0170477797

Olhei para a Mornigstar e vi USD... daí ter dito isso, a desvantagem para mim é ter mais um risco associado, risco cambial, mais nada, há quem prefira, eu tento os evitar :)

Entre 3/4 fundos da mesma sub categoria se acharmos um que é melhor que os outros e se o mesmo não estiver num determinado banco há sempre alternativa de o fazermos noutro banco :) o F&C no Best há de certeza porque está no top e só trabalho com Best, mas também pode haver no Activo, não pesquisei, como o dinheiro custa a ganhar à que procurar as melhores alternativas na minha modéstia opinião.

Como sou um investidor mais conservador/moderado não olho para fundos de acções com muita volatilidade, só de ouvir em biotécnologia me dá arrepios haha, pode até subir 100% num ano, mas eu sou mais comedido, prefiro fundos mais sustentaveis com risco mais baixo, mesmo em fundos de acções eles existem e estão alguns no top.

E porque não este? LU0260870745 ... é "igual" mas em EUR...mas já vi que estás inclinado para os USD... tens o mesmo fundo, mas em EUR, e até podes ir para este LU0294221253 também é o mesmo fundo mas em EUR com Hedged, ou seja, faz a cobertura cambial...não sei é se ambos existem no banco onde queres fazer os fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olhei para a Mornigstar e vi USD... daí ter dito isso, a desvantagem para mim é ter mais um risco associado, risco cambial, mais nada, há quem prefira, eu tento os evitar :)

Entre 3/4 fundos da mesma sub categoria se acharmos um que é melhor que os outros e se o mesmo não estiver num determinado banco há sempre alternativa de o fazermos noutro banco :) o F&C no Best há de certeza porque está no top e só trabalho com Best, mas também pode haver no Activo, não pesquisei, como o dinheiro custa a ganhar à que procurar as melhores alternativas na minha modéstia opinião.

Como sou um investidor mais conservador/moderado não olho para fundos de acções com muita volatilidade, só de ouvir em biotécnologia me dá arrepios haha, pode até subir 100% num ano, mas eu sou mais comedido, prefiro fundos mais sustentaveis com risco mais baixo, mesmo em fundos de acções eles existem e estão alguns no top.

E porque não este? LU0260870745 ... é "igual" mas em EUR...mas já vi que estás inclinado para os USD... tens o mesmo fundo, mas em EUR, e até podes ir para este LU0294221253 também é o mesmo fundo mas em EUR com Hedged, ou seja, faz a cobertura cambial...não sei é se ambos existem no banco onde queres fazer os fundos.

Sim, vamos ver como corre e depois tenho mesmo que abrir no Best, que o Big limita muito a escolha...

Não tenho nada contra o €€... LOL... Até gosto muito deles... Principalmente na carteira!!! :P

No Big só há este:

LU0294221253

Dp=10,33%

Rm=8,56%

RS=0,73

Em comparação com LU0170477797

Dp=8,22%

Rm=10,65%

RS=1,15

Este último é em $$, por isso não sei qual escolher, inclinavas-te para qual e porquê?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olhando para o 1º parece ter rácios inferiores certo? no entanto o 2º é em USD e isso acarreta um risco muito maior ao 1º, aqui a decisão é apenas tua  :D como vês nem os tenho no top, embora os considere um bom fundo, tanto o que tem hedge como que não tem, falo dos em EUR, mas vou preferindo outros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olhando para o 1º parece ter rácios inferiores certo? no entanto o 2º é em USD e isso acarreta um risco muito maior ao 1º, aqui a decisão é apenas tua  :D como vês nem os tenho no top, embora os considere um bom fundo, tanto o que tem hedge como que não tem, falo dos em EUR, mas vou preferindo outros.

Decisões... Difíceis... ::)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

"

O “setor da água” está, em grande medida, associado às utilities (prestação de serviços públicos). Embora, estejamos positivos para o setor das utilities em geral, isto é, consideramos que a relação entre rendimento potencial e risco é atrativa, mas preferimos não recomendar fundos demasiado centrados em subsetores, como o Pictet Water R.

Pela sua própria natureza, os fundos de ações setoriais tendem a ser mais arriscados, pois estão sujeitos a choques específicos dos setores económicos em que investem. Um fundo do “subsetor da água” é, por isso, particularmente mais sensível. Atualmente, se quer beneficiar da evolução da globalidade do setor dos serviços públicos recomendamos o fundo Montepio Euro Utilities."

Data da publicação: 05abr2013

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:o 

É impressão minha ou pelo que podemos ver no site da morningstar, a deco está tola??

Desv.Padrão(3a.)  13.29 %Rentabilidade média  -4.05 %

Na teoria eles ate' estao certos, recomendar um fundo de utilities e nao um sub-fundo de utilities (imaginemos que o sub-sector da agua comeca a descer muito, um fundo de utilities pode optar por investir em electricidade por exemplo, o sub-fundo tem de se manter na agua) ... mas depois na pratica eles recomendam um fundo do qual eu claramente fugiria ...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Epa a Deco... bem vale o que vale, até hoje a única coisa que vejo de positivo neles é a explicação que dão nos riscos dos fundos, porque a nivel de recomendações deixam mesmo muito a desejar, o que vale é que por aqui o pessoal já está a um/dois/três niveis acima desses "doutores"  ;D ;D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Epaaaa, vejo tanto espirito santo que até me doi os olhos lolol, deves alguma coisa aos gajos ou és assim tão católico? :) :)

Bem agora mais a sério...tenta diversificar isso por outras gestoras, tens PIMCO, Invesco, tiravas dai o Rendimento e o Plano Prudente...digo eu :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pa acho que não lhes devo nada lol só porque os fundos deles têm tido uma rentabilidade atractiva e são fundos nacionais,não pagam os 28% no resgate. Mas achei os dois primeiros PIMCOs do TOP interessantes,por acaso,talvez os substitua

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )