Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Olá,

Gostava de obter a vossa opinião sobre o fundo "Banif Euro Tesouraria FITA" http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR054CC&tab=2 

que me foi indicado pelo Banif, onde tenho um DP que está a vencer, e não tenho vontade de renovar

O nome Banif assusta, mas como há uma garantia até os 25K..... fico um bocadinho mais tranquilo.

Como podem ver (no link) ele tem um desvio padrão baixo, e uma rentabilidade (3a) de 3,65%, que parece ser um pouco melhor que os do E.S.

Haverá algo melhor? o objetivo era criar este com um risco mais baixo, já que tenho outros mais "arrojados"

Agradeço as vossas opiniões que muito considero

abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá,

Gostava de obter a vossa opinião sobre o fundo "Banif Euro Tesouraria FITA" http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR054CC&tab=2 

que me foi indicado pelo Banif, onde tenho um DP que está a vencer, e não tenho vontade de renovar

O nome Banif assusta, mas como há uma garantia até os 25K..... fico um bocadinho mais tranquilo.

Como podem ver (no link) ele tem um desvio padrão baixo, e uma rentabilidade (3a) de 3,65%, que parece ser um pouco melhor que os do E.S.

Haverá algo melhor? o objetivo era criar este com um risco mais baixo, já que tenho outros mais "arrojados"

Agradeço as vossas opiniões que muito considero

abraço

Falas em que E.S? o Liquidez ainda não tem histórico a 3 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes ver neste link os fundos de liquidez/tesouraria disponiveis na Morning Star.

http://www.morningstar.pt/pt/fundquickrank/default.aspx?category=EUCA000591

Agora é uma questão de verificares o que mais te agrada.

Também podes ver o que existe em termos de Obrigações Ultra curto prazo (categoria igual a esse do Banif), é só escolher o tipo de categoria que pretendes.

Dentro dos E.S. talvez o PTYEVHHM0001 possa ser uma opção:

Desv.Padrão(3a.): 4.71 %

Rentabilidade média: 11.36 %

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual a vossa opinião sobre onde investir 7.25% do valor da carteira que tenho livre neste momento, para diversificar o mais possível:

A carteira é composta  por:

Liquidez/Tesouraria:

Dunas Banco BIC Tesouraria A FITA - PTVORDHM0002= 17%

Espirito Santo Liquidez FEIA - PTYEVOHM0002= 19%

Obrigações:

E.S. Obrigações Europa FI Acc - PTYESRLM0008= 22.60%

PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc - IE00B1Z6D669= 21.25%

Mistos

Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E - LU0432616901= 4.50%

Acções

Vontobel Fund Global Value Equity C - LU0218910965= 4.50%

Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples R Acc - LU0155230690= 4.50%

semttulodbd.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual a vossa opinião sobre onde investir 7.25% do valor da carteira que tenho livre neste momento, para diversificar o mais possível:

A carteira é composta  por:

Liquidez/Tesouraria:

Dunas Banco BIC Tesouraria A FITA - PTVORDHM0002= 17%

Espirito Santo Liquidez FEIA - PTYEVOHM0002= 19%

Obrigações:

E.S. Obrigações Europa FI Acc - PTYESRLM0008= 22.60%

PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc - IE00B1Z6D669= 21.25%

Mistos

Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E - LU0432616901= 4.50%

Acções

Vontobel Fund Global Value Equity C - LU0218910965= 4.50%

Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples R Acc - LU0155230690= 4.50%

semttulodbd.png

Acções: Allianz? com tanto em obrigações e tesouraria mais um bocadinho de acções neste caso europa acho que não faria muito mal...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Allianz Europe Equity Growth CT EUR tem minimo de 1000€ de subscrição e os meus 7.25% não cobrem esse mínimo.

Este Vontobel European Value Eq C (LU0153585210) sendo da mesma categoria, e com apenas 1UP de mínimo de subscrição será uma boa alternativa?

Desv.Padrão(3anos):8.27%

Rentabilidade média:14.11 %

Rácio de Sharpe: 1.52

À primeira vista parece interessante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Allianz Europe Equity Growth CT EUR tem minimo de 1000€ de subscrição e os meus 7.25% não cobrem esse mínimo.

Este Vontobel European Value Eq C (LU0153585210) sendo da mesma categoria, e com apenas 1UP de mínimo de subscrição será uma boa alternativa?

Desv.Padrão(3anos):8.27%

Rentabilidade média:14.11 %

Rácio de Sharpe: 1.52

À primeira vista parece interessante.

Gostei :) é uma optima alternativa parece-me, acho que tenho de o encaixar ali para o meio do TOP :) á noite vou investigar melhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lanço aqui uma questão, que já deixei noutro fórum, que cada vez mais me preocupa e para a qual talvez alguém tenha uma resposta mais fiável e assertiva que eu próprio. A questão é:

Aproximando-se cada vez mais o fim do QE3 (e afins na Europa), que ativos mais irão sofrer com esse facto?

As ações (e os fundos respetivos) certamente irão levar porrada. Mas...e as obrigações (e fundos)? Quais serão as mais afetadas? High yield, Investment grade, Emergentes?? Alguém tem alguma opinião fundamentada que queira partilhar?

Ou trata-se de uma million dollar question?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Lanço aqui uma questão, que já deixei noutro fórum, que cada vez mais me preocupa e para a qual talvez alguém tenha uma resposta mais fiável e assertiva que eu próprio. A questão é:

Aproximando-se cada vez mais o fim do QE3 (e afins na Europa), que ativos mais irão sofrer com esse facto?

As ações (e os fundos respetivos) certamente irão levar porrada. Mas...e as obrigações (e fundos)? Quais serão as mais afetadas? High yield, Investment grade, Emergentes?? Alguém tem alguma opinião fundamentada que queira partilhar?

Ou trata-se de uma million dollar question?

Qe3 isso é?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Estou a pensar em aplicar entre 10 e 13 mil euros em fundos de tesouraria (pode ser menos, aplicando o resto em DP). Até hoje, sempre apliquei em DP simples, mas recentemente comecei a abrir os olhos (obrigado David!) sobre os fundos. Por enquanto penso em fundos de tesouraria porque são os menos arriscados, e como sou novo nestas andanças não me quero meter ainda em produtos mais arriscados, mas nunca se deve dizer nunca, até podia pôr uma pequena percentagem num fundo de obrigações ou assim. (Não tenho assim tanta poupança, mas custou-me juntá-la aos bocadinhos, não quero perdê-las por estupidez minha.)

Entretanto, tenho 5 perguntas (algumas desdobram-se), que deverão ser tipicamente perguntas estúpidas de quem não percebe nada ou quase nada. Se não se importarem de me responder, agradeço imenso  :) . Aqui vão:

1) Li algures no fórum que “o que se pede em fundos, estar atento mais nada”. Ok mas, para leigos como eu, o que significa estar atento, concretamente, no dia a dia? Verificar as cotações diárias? Aonde? Em que site? E depois de consultar os valores, quando é que se deve considerar que as perdas estão a ser exageradas, por exemplo, e quais são os sinais de que pode vir a ser necessário resgatar?

2) Quando é que se resgata? No meu imaginário, os traders vendem as acções quando atingem um valor elevado, antes de ele baixar (visão extremamente ingénua, admito). Passa-se o mesmo com um fundo de tesouraria?

3) Como calcular o rendimento que vou ter quando decidir resgatar?

4) Já percebo o que significam os índices de Sharpe, Alfa e o desvio-padrão. Só me falta perceber o beta e o YTD: o que é?

5) Relativamente aos custos (taxa global de custos, comissão de resgate, comissão de subscrição), quais os valores percentuais além dos quais se deve considerar que fica um pouco caro.

6) Olhem, apareceu-me esta 6ª pergunta, olá pergunta, aqui vai: é possível um cenário "à-la-2008", com grandes perdas, e o que se faz a um fundo de tesouraria quando vai tudo abaixo?

Obrigado, desculpem as minhas perguntas e cumprimentos

jmnp

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1) Li algures no fórum que “o que se pede em fundos, estar atento mais nada”. Ok mas, para leigos como eu, o que significa estar atento, concretamente, no dia a dia? Verificar as cotações diárias? Aonde? Em que site? E depois de consultar os valores, quando é que se deve considerar que as perdas estão a ser exageradas, por exemplo, e quais são os sinais de que pode vir a ser necessário resgatar?

Se vais investir em fundos de liquidez não terás de te preocupar muito com essa situação. Isto porque o fundo irá ter variações muito pequenas. Se avaliares 2 ou 3 destes fundos podes constatar isso mesmo.

As cotações poderás verificar no proprio banco em que subscreveres ou em alternativa na Morningstar ou Bloomberg.

2) Quando é que se resgata? No meu imaginário, os traders vendem as acções quando atingem um valor elevado, antes de ele baixar (visão extremamente ingénua, admito). Passa-se o mesmo com um fundo de tesouraria?

Os fundos são aplicações de médio/longo prazo a meu ver. Embora os fundos de liquidez e os restantes regra geral, possam ser resgatados em qualquer momento.

Eu irei resgatar por exemplo, em caso de necessidade do dinheiro. E em caso que apareça um outro fundo com igual risco mas com rentabilidades superiores. Resgatar o fundo quando este baixa e a cotação passa a ser inferior aquela a que compraste é mau negócio e perdes dinheiro.

3) Como calcular o rendimento que vou ter quando decidir resgatar?

Podes verificar no teu banco os ganhos diários. A valorização diária das unidades de participação (UP) multiplicado pelo numero de unidades que compraste dá-te o valor do resgate. Subtraindo ao valor que gastaste na aquisição dá-te o lucro. Em função disso podes calcular taxa de lucro, mas o teu banco dá-te isso tudo automaticamente.

4) Já percebo o que significam os índices de Sharpe, Alfa e o desvio-padrão. Só me falta perceber o beta e o YTD: o que é?

YTD: Year to date, resultados obtidos no corrente ano.

Beta: retirei da wiki: "Um valor mobiliário com um beta de 1,0 apresenta um risco de mercado médio (uma carteira bem diversificada desses valores tem o mesmo desvio-padrão do índice de mercado). Das carteiras com um beta de 0,5%, dizemos que têm um risco de mercado inferior à média (uma carteira bem diversificada desses valores tende a oscilar de um meio em relação aos movimentos de mercado, para além de apresentar-se com metade do desvio-padrão do mercado."

5) Relativamente aos custos (taxa global de custos, comissão de resgate, comissão de subscrição), quais os valores percentuais além dos quais se deve considerar que fica um pouco caro.

Os valores de rentabilidade apresentados pelos fundos já têm as comissões incluídas. Não terás de te preocupar com isso. Por norma não existem comissões de resgate e de subscrição. No BEST, não há. Existe um ou outro fundo que tem a condição de permanência de 1 ano senão aplica comissão de resgate (ES Obrigações por exemplo).

6) Olhem, apareceu-me esta 6ª pergunta, olá pergunta, aqui vai: é possível um cenário "à-la-2008", com grandes perdas, e o que se faz a um fundo de tesouraria quando vai tudo abaixo?

growth10k10year.aspx?id=F000000ERV&currencyId=EUR&investmenttype=FO&MsRestructureDate=&IMARestructureDate=&RestructureDate=&ShowCategory=1&ShowIndex=1

Millennium Extra Tesouraria FEIA, é o grafico deste fundo. Como podes ver, em 2008 valorizou.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Façam como eu..olhem para o total return como a minha parte da carteira em tesouraria/monetário. Segurança acima de tudo.

sim mas tens outros fundos de obrigações como o Pimco Grade ou PIMCO Diversified que são ligeiramente mais rentáveis (em anos anteriores como é logico) e o risco não é assim tão maior que o Total Returno.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1) Li algures no fórum que “o que se pede em fundos, estar atento mais nada”. Ok mas, para leigos como eu, o que significa estar atento, concretamente, no dia a dia? Verificar as cotações diárias? Aonde? Em que site? E depois de consultar os valores, quando é que se deve considerar que as perdas estão a ser exageradas, por exemplo, e quais são os sinais de que pode vir a ser necessário resgatar?Se vais investir em fundos de liquidez não terás de te preocupar muito com essa situação. Isto porque o fundo irá ter variações muito pequenas. Se avaliares 2 ou 3 destes fundos podes constatar isso mesmo.As cotações poderás verificar no proprio banco em que subscreveres ou em alternativa na Morningstar ou Bloomberg.

E os de acções não? :o

Quando subscrevi os fundos de acções, pensei que podia ser numa de buy and Hold.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas respostas :) apenas acrescento no caso do Beta, digamos que é um rácio que mede a sensibilidade do fundo ao indice subjacente, se for 1.00 que dizer que está em linha com o mercado, se sobe, o fundo sobe, se desce, o fundo desce, um pouco por ai, para mim, e isto é uma opinião apenas pessoal, prefiro sempre beta abaixo de 1.00, para que a sensibilidade ao mercado não seja tão grande, sabe bem nas subidas mas nas perdas sabe mal eheh, se o mercado subir 10% eu contento-me com 5% no fundo, assim como se o mercado baixar 10% sabe bem o fundo so baixar 5%...espero que me tenha feito entender mais ou menos o que é o Beta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Estou a pensar aventurar-me no mundo dos Fundos e este tópico está 5***** para um leigo como eu.

Se poderem ajudar/opinar agradecia.

Sou cliente Big e para já estou limitado à oferta existente...

A carteira que estou a pensar (25% cada):

Threadneedle (Lux) Emerging Markets Debt, LU0198726027

Franklin Biotechnology Discovery Fund, LU0122613499

Invesco Balanced-Risk Alloc E, LU0432616901

Pictet Water-R EUR,, LU0104885248

Acham aceitavel, ou aconselham reorientar/ajustar?!

O Big diz que cobra €7,38 por Trimestre para guarda dos títulos (independentemente do seu valor ou quantidade de fundos), é pratica comum este valor?! É um valor "normal"?!

Cumpts

Marco Ramos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Estou a pensar aventurar-me no mundo dos Fundos e este tópico está 5***** para um leigo como eu.

Se poderem ajudar/opinar agradecia.

Sou cliente Big e para já estou limitado à oferta existente...

A carteira que estou a pensar:

Threadneedle (Lux) Emerging Markets Debt, 25%

Franklin Biotechnology Discovery Fund, 25%

Invesco Balanced-Risk Alloc E, 25%

Pictet Water-R EUR, 25%

Acham aceitavel, ou aconselham reorientar/ajustar?!

O Big diz que cobra €7,38 por Trimestre para guarda dos títulos (independentemente do seu valor ou quantidade de fundos), é pratica comum este valor?! É um valor "normal"?!

Cumpts

Marco Ramos

Não olhei para já para os fundos, no entanto respondo-te já á questão da comissão, esse valor que falas é normal, mas não é para os fundos, isso é uma comissão de guarda de titulos como acções, obrigações... nos fundos de investimentos não tens guarda de titulos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que estive a ver dos fundos, são um pouco agressivos demais em meu entender para quem está a iniciar.

Não quer dizer que os fundos nao sejam bons, mas podes não estar preparado para o sobe e desce das cotações que esta carteira de fundos pode ter.

Pictet Water-R EUR (acções)

DP: 9.65%

Rent 3 anos: 11.68%

RS:1.08

Invesco Balanced-Risk Alloc E (misto flexível)

DP: 6.23%

Rent 3 anos: 10.56%

RS:1.52

Franklin Biotechnology Discovery N Acc $ (acções sectoriais)

DP: 15.81%

Rent 3 anos: 21.24%

RS:1.19

Threadneedle(Lux) Emg Mkt Debt AUP (obrigações mergentes)

DP: 9.79%

Rent 3 anos: 9.86%

RS:0.90

Mas isso só tu podes decidir. Observa o desvio padrão que indiquei para cada um dos fundos e verifica se estás disposto a perder aquela percentagem (pode ou não verificar-se) para ganhar o indicado na rentabilidade (para 3 anos de investimento).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não olhei para já para os fundos, no entanto respondo-te já á questão da comissão, esse valor que falas é normal, mas não é para os fundos, isso é uma comissão de guarda de titulos como acções, obrigações... nos fundos de investimentos não tens guarda de titulos...

Ok, então ou fui eu que não me expliquei bem (quando perguntei ao Big) ou eles informaram-me mal... Menos esse custo então, que eu já estava a contar... :)

Obrigado.

Quando poder então dê uma olhada nos fundos (os 2 primeiros, porque os outros estão no TOP... :P)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok, então ou fui eu que não me expliquei bem (quando perguntei ao Big) ou eles informaram-me mal... Menos esse custo então, que eu já estava a contar... :)

Obrigado.

Quando poder então dê uma olhada nos fundos (os 2 primeiros, porque os outros estão no TOP... :P)

Eles não devem ter percebido concerteza...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que estive a ver dos fundos, são um pouco agressivos demais em meu entender para quem está a iniciar.

Não quer dizer que os fundos nao sejam bons, mas podes não estar preparado para o sobe e desce das cotações que esta carteira de fundos pode ter.

Pictet Water-R EUR (acções)

DP: 9.65%

Rent 3 anos: 11.68%

RS:1.08

Invesco Balanced-Risk Alloc E (misto flexível)

DP: 6.23%

Rent 3 anos: 10.56%

RS:1.52

Franklin Biotechnology Discovery N Acc $ (acções sectoriais)

DP: 15.81%

Rent 3 anos: 21.24%

RS:1.19

Threadneedle(Lux) Emg Mkt Debt AUP (obrigações mergentes)

DP: 9.79%

Rent 3 anos: 9.86%

RS:0.90

Mas isso só tu podes decidir. Observa o desvio padrão que indiquei para cada um dos fundos e verifica se estás disposto a perder aquela percentagem (pode ou não verificar-se) para ganhar o indicado na rentabilidade (para 3 anos de investimento).

Ok, então talvez seja melhor ser mais prudente... Vou ponderar bem...

Mas também gostava de arriscar um pouco, porque seguro já tenho 75% das poupanças em DP...

Outra coisa que ainda não me entrou na cabeça é que em todo o lado leio que o melhor é diversificar... Ou seja se um perde o outro ganha... Mas assim o lucro não tende a ficar a zeros!!!  :o

Desde já obrigado pela resposta.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )