Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 minutos, 5coroas disse:

Pois, mas imagina que alguém andou 30 anos a trabalhar  e a poupar como um doido, talvez até tenha tido que emigrar, e arriscou investindo, para acumular 1 milhão, e digamos com ideias de se reformar aos 50 anos vivendo das suas mais valias...e depois vêem os comunistas com a sua politica de nivelamento por baixo a aplicar taxas ridiculamente altas à tua grande fortuna, para depois a repartirem por muitos que nunca arriscaram nem nunca se esforçaram por saírem da pobreza. Isto é castrador. É triste é ainda o povo ignorante acreditar na utopia comunista (do bom operário vs o diabólico capitalista), mesmo após o descalabro económico sofrido por quase todos os países que enveredaram por esse caminho. 

Olha que não é fácil acumular 1M...quem tem hoje em dia 1M, para além de ter trabalhado ( ou não ), teve de ter tido rendimentos digamos por fora, heranças, ou muita visão empresarial em certos negócios, eu trabalho que nem um doido como dizes desde os meus 18 anos e onde anda o meu 1M? ou os 500k? e tenho uma vida perfeitamente normal, um apartamento a pagar ao banco e um carro que já o paguei mas já vai com quase 10 anos :D.

As taxas sobre a riqueza são aplicas em muitos países e que eu saiba não são comunistas, são apenas mais uma forma dos estados irem buscar mais receitas, e prefiro que vão buscar receitas a quem tem patrimónios grandes do que a alguns que também trabalham que nem doidos, que também tiveram de emigrar, mas que infelizmente são os 90% que não acumularam 1M.

Sabes qual a percentagem em Portugal de famílias que têm 1M de património? e de onde veio o dinheiro?

Bem mas politicas á parte, volto a dizer que me parece que este não é um "problema" nosso, mas admito que haja aqui alguém com patrimónios altos, mas de 1M sou capaz de duvidar que haja.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 57 minutos, D@vid disse:

e tenho uma vida perfeitamente normal,

Pois, com uma vida perfeitamente normal não se vai lá...é preciso sair dessa normalidade e viver muito frugalmente, mas evidentemente não é fácil sairmos da normalidade. Há um blog de um americano que conseguiu o early retirement (1milhão de dolares) bastante cedo mas fartou-se de comer durante muito tempo lentilhas...poucos são os que estão dispostos a isso, sobretudo quando ainda por cima temos a pairar sobre nós a ameaça do Estado perseguidor das grandes fortunas.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Olha que não é fácil acumular 1M...quem tem hoje em dia 1M, para além de ter trabalhado ( ou não ), teve de ter tido rendimentos digamos por fora, heranças, ou muita visão empresarial em certos negócios, eu trabalho que nem um doido como dizes desde os meus 18 anos e onde anda o meu 1M? ou os 500k? e tenho uma vida perfeitamente normal, um apartamento a pagar ao banco e um carro que já o paguei mas já vai com quase 10 anos :D.

Olha que nesta coisa do Banif entrevistaram um dono de uma mercearia que ficou a arder com 500k... um dono de uma mercearia! 

Acho que o tipo disse que até o filho ficou zangado com ele porque ele (pai) nunca tinha partilhado a informação que tinha assim tanto dinheiro. Queria mostrar ao filho que tinha que lutar para conseguir as coisas... Infelizmente o homem acabou por ver o esforço do seu trabalho evaporar com o problema do banco.

Por vezes quem menos se espera são os que têm mais dinheiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 29 minutos, FoxNinja disse:

Olha que nesta coisa do Banif entrevistaram um dono de uma mercearia que ficou a arder com 500k... um dono de uma mercearia! 

Acho que o tipo disse que até o filho ficou zangado com ele porque ele (pai) nunca tinha partilhado a informação que tinha assim tanto dinheiro. Queria mostrar ao filho que tinha que lutar para conseguir as coisas... Infelizmente o homem acabou por ver o esforço do seu trabalho evaporar com o problema do banco.

concordo contigo, há muita gente por aí (agricultores, comerciantes, feirantes,  etc) que aparentam não ter um tostão e depois têm contas chorudas nos bancos. A malta mais jovem é que quer ir gozando a vida (o que se calhar não é uma má opção) e evidentemente não conseguem amealhar nada.

Também qualquer emigrante dos das velha guarda, mesmo nas obras ou nas limpezas (i.e. dos que não estouram tudo em vivendas e carros para meter inveja e subirem a auto-estima) consegue juntar esse tipo de montantes. 

E se esta gente tivesse maior literacia financeira, mais depressa o conseguiriam.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, pfonseca disse:

Utilizando o simulador do todoscontam.pt , poupando 465,66 euros por mês, durante 40 anos, aplicado a uma taxa de juro anual de 5%, com 28% de IRS (dá um taxa de juro líquida de 3,6%), chega-se aos 500.000 euros, assumindo a capitalização dos juros.

E esses 28% de IRS seriam a aplicar anualmente sobre os juros ou apenas aquando do resgate como no caso dos FI?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, 5coroas disse:

E esses 28% de IRS seriam a aplicar anualmente sobre os juros ou apenas aquando do resgate como no caso dos FI?

Boa pergunta. O simulador não explica mas penso que será apenas na altura do resgate, uma vez que o cálculo é feito com a capitalização dos juros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, pfonseca disse:

Boa pergunta. O simulador não explica mas penso que será apenas na altura do resgate, uma vez que o cálculo é feito com a capitalização dos juros.

Era importante saber isso pois a diferença é enorme. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, FoxNinja disse:

Eu vi, e como diz o 5coroas há muitos agricultores também com muito dinheiro, uns podem não aparentar mas outros há com grandes casas e herdades :D, e posso garantir que é uma das "classes" onde há mais ricos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, pfonseca disse:

Utilizando o simulador do todoscontam.pt , poupando 465,66 euros por mês, durante 40 anos, aplicado a uma taxa de juro anual de 5%, com 28% de IRS (dá um taxa de juro líquida de 3,6%), chega-se aos 500.000 euros, assumindo a capitalização dos juros.

Pois...praticamente o ordenado mínimo nacional, se alguém quiser levar a tal vida normal de que falei, trabalhar as 40h por semana, ter uma casa, um carro, e pouco mais, é difícil poupar quase 500€ por mês, e ter de esperar 40 anos para ter 500k, se para 500k é difícil então para o dobro teria-se de poupar quase 1000€/mês, e estamos a falar numa taxa de juro de 5%, e como sabemos é uma taxa que nos próximos anos é impossível de se obter nas aplicações mais conservadoras.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, pfonseca said:

Juro de 5% neste momento é difícil encontrar em algo "seguro". Mas ainda em 2012 haviam Certificados de Tesouro 7,10% a 10 anos (logo, até 2022).

Por outro lado, um casal com curso superior numa área de boa remuneração (ex: informática), muito empenho e alguma sorte consegue poupar mais que isso mensalmente. Mais ainda depois de pagar a casa. Com filhos será concerteza mais complicado.

Editado por JRJordao
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 16/09/2016 at 16:32, 5coroas disse:

Era importante saber isso pois a diferença é enorme. 

Fiz uma simulação para juntar 10.000 euros ao fim de 5 anos, com uma contribuição anual de 1.796,42 euros, para concluir como é que o simulador faz os cálculos:

poupança    juros    acumulado        juros acc c/ desc de 28%                   juros acc s/ desconto
    1.796,42    64,67    1.862,09                                           64,67                                           89,82
    3.592,84    196,34    3.789,18                                       196,34                                         273,95
    5.389,26    397,42    5.786,68                                       397,42                                         557,11 
    7.185,68    670,41    7.856,09                                       670,41                                        944,25 
    8.982,10    1.017,90    10.000,00                               1.017,90                                     1.440,57 

Conclusão: O simulador do todoscontam.pt desconta os 28% de IRS nos juros em cada ano e depois faz o re-investimento.

Se não descontasse, ou seja, se capitalizasse a totalidade dos juros, no fim teríamos um desconto nos juros (as mais valias) de 28%, e receberiamos 8.982,10 + 1.440,57 x 0,72 = 10.019,31 euros. O simulador do todoscontam.pt faz os cálculos para o pior caso.

A 16/09/2016 at 19:23, JRJordao disse:

Juro de 5% neste momento é difícil encontrar em algo "seguro". Mas ainda em 2012 haviam Certificados de Tesouro 7,10% a 10 anos (logo, até 2022).

Pois, terá de ser um investimento de risco, como uma carteira de FI.

Editado por pfonseca
    Os juros acumulados sem descontar os 28% estavam mal calculados, obrigado 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@pfonseca Qual foi o objetivo dessa simulação? Foi para ver que, metendo 150€ de lado todos os meses durante 5 anos, ao final do período se conseguem 10k?

Fazer contas a taxas sem IRS é inútil. O papão dos 28% fará sempre parte das nossas vidas, e enquanto não subir, andamos menos mal.

Não é difícil orientar 500k. Um casal da classe média com curso superior, que viva numa Lisboa ou Porto, se não tiver filhos, em pouco tempo (<20 anos) consegue-o. Claro que se trocarem o C250 ou 320D de 4 em 4 anos já é mais difícil. :)

Mas quem tem filhos, esqueça a poupança. São os mais fofinhos sorvedores de dinheiro. :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 13 horas, 5coroas disse:

Pois, mas imagina que alguém andou 30 anos a trabalhar  e a poupar como um doido, talvez até tenha tido que emigrar, e arriscou investindo, para acumular 1 milhão, e digamos com ideias de se reformar aos 50 anos vivendo das suas mais valias...e depois vêem os comunistas com a sua politica de nivelamento por baixo a aplicar taxas ridiculamente altas à tua grande fortuna, para depois a repartirem por muitos que nunca arriscaram nem nunca se esforçaram por saírem da pobreza. Isto é castrador. É triste é ainda o povo ignorante acreditar na utopia comunista (do bom operário vs o diabólico capitalista), mesmo após o descalabro económico sofrido por quase todos os países que enveredaram por esse caminho. 

As suas palavras, 5coroas, tocaram-me muito porque eu sou um dos portugueses que teve de emigrar para conseguir melhores condicoes de vida. Nao faco comentarios politicos, mas custa-me muito ver quem governa Portugal, seja de que partido for, a lancar mao sempre da mesma receita: sobrecarregar os portugueses de mais e mais impostos. Ate' se chega ao ridiculo, segundo li aqui, de irem taxar as casas pelas vistas, exposicao solar e sei la' mais que. E pelo que vejo, este ir ao bolso dos portugueses não para mais. Em vez de fazerem reformas, de podem o Estado a gastar menos, de gerirem melhor o dinheiro dos contribuintes, os politicos portugueses continuam a sugar o dinheiro de quem trabalha, de quem faz sacrificios, de quem poupa e aplica o que conseguiu amealhar com o seu trabalho. Se estivessem a gerir uma empresa privada, onde os recursos sao limitados e ha' apertado controlo orcamental e muita exigencia, eu queria ver estes políticos...

O pior e' que ja' sabemos como a historia vai acabar. A imprensa inglesa ja' fala abertamente num segundo bailout para Portugal e nao tardara' muito, quando o dinheiro para o "pao e circo" terminar, la' estaremos novamente de mao estendida a pedir a esmola da Europa e do mundo. Sera' que nao aprendemos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 17/09/2016 at 00:13, Patanisca disse:

@pfonseca Qual foi o objetivo dessa simulação? Foi para ver que, metendo 150€ de lado todos os meses durante 5 anos, ao final do período se conseguem 10k?

Fazer contas a taxas sem IRS é inútil. O papão dos 28% fará sempre parte das nossas vidas, e enquanto não subir, andamos menos mal.

O objectivo dessa simulação foi verificar como é que o simulador do todoscontam.pt descontava os 28% do IRS, uma dúvida levantada pelo "5 coroas" na simulação dos 500.000 euros (ver que valor seria necessário poupar mensalmente para obter 500.000 euros ao fim de 40 anos).

A conclusão foi que o simulador desconta os 28% nos juros, anualmente. A outra conclusão foi que, se não tivesse descontado, e descontasse os 28% só ao fim dos 40 anos, o valor líquido recebido era maior. Talvez seja óbvio para quem saiba mais destes cálculos mas para mim não era.

Concordo, fazer cálculos sem os descontos não vale a pena. O simulador do todoscontam.pt permite colocar a taxa de desconto do IRS. Aliás a taxa por defeito é 26.5%.

Editado por pfonseca
    Juros mal calculados e conclusão errada.
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Eurico, o presbítero disse:

As suas palavras, 5coroas, tocaram-me muito porque eu sou um dos portugueses que teve de emigrar para conseguir melhores condicoes de vida. Nao faco comentarios politicos, mas custa-me muito ver quem governa Portugal, seja de que partido for, a lancar mao sempre da mesma receita: sobrecarregar os portugueses de mais e mais impostos. Ate' se chega ao ridiculo, segundo li aqui, de irem taxar as casas pelas vistas, exposicao solar e sei la' mais que. E pelo que vejo, este ir ao bolso dos portugueses não para mais. Em vez de fazerem reformas, de podem o Estado a gastar menos, de gerirem melhor o dinheiro dos contribuintes, os politicos portugueses continuam a sugar o dinheiro de quem trabalha, de quem faz sacrificios, de quem poupa e aplica o que conseguiu amealhar com o seu trabalho. Se estivessem a gerir uma empresa privada, onde os recursos sao limitados e ha' apertado controlo orcamental e muita exigencia, eu queria ver estes políticos...

O pior e' que ja' sabemos como a historia vai acabar. A imprensa inglesa ja' fala abertamente num segundo bailout para Portugal e nao tardara' muito, quando o dinheiro para o "pao e circo" terminar, la' estaremos novamente de mao estendida a pedir a esmola da Europa e do mundo. Sera' que nao aprendemos?

Sr. Eurico, 

Todos estão sempre de acordo com os cortes, desde que não os afetem. O senhor estaria, por exemplo, de acordo com um corte profundo na sua pensão de reforma?

(é uma despesa do Estado; há que cortar as despesas do Estado; começamos já por aqui...)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 1 hora, atlas disse:

Sr. Eurico, 

Todos estão sempre de acordo com os cortes, desde que não os afetem. O senhor estaria, por exemplo, de acordo com um corte profundo na sua pensão de reforma?

(é uma despesa do Estado; há que cortar as despesas do Estado; começamos já por aqui...)

Ja' que me faz a pergunta directamente, respondo-lhe: desde ha' muito que deixei de contar com a "pensao de reforma" que, eventualmente, venha a receber do Estado portugues, Com sacrificio e renuncias ao consumo presente (mudar de carro com mais frequencia, viagens, no supermercado, etc), tive o cuidado de poupar e assim conseguir efetuar e manter um plano alternativo ao do Estado português. Quem tem de trabalhar fora do seu pais, sabe dar valor ao dinheiro, porque sabe quanto custa ganha-lo.

Mas lendo as suas palavras, Atlas, fico com a ideia de que a situacao por que o nosso pais passa e' uma fatalidade, que nada pode ser feito. Será assim? Será que unica solucao para Portugal e' o "deixa andar" e esta avida e permanente subida de impostos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 50 minutos, Eurico, o presbítero disse:

Ja' que me faz a pergunta directamente, respondo-lhe: desde ha' muito que deixei de contar com a "pensao de reforma" que, eventualmente, venha a receber do Estado portugues, Com sacrificio e renuncias ao consumo presente (mudar de carro com mais frequencia, viagens, no supermercado, etc), tive o cuidado de poupar e assim conseguir efetuar e manter um plano alternativo ao do Estado português. Quem tem de trabalhar fora do seu pais, sabe dar valor ao dinheiro, porque sabe quanto custa ganha-lo.

Mas lendo as suas palavras, Atlas, fico com a ideia de que a situacao por que o nosso pais passa e' uma fatalidade, que nada pode ser feito. Será assim? Será que unica solucao para Portugal e' o "deixa andar" e esta avida e permanente subida de impostos?

Sr. Eurico, 

Se o senhor acha que é mais do que os outros apenas porque emigrou, dou-lhe uma novidade: não é. Se o senhor fez sacrifícios, outros também o fizeram e fazem aqui, dentro de portas. Portanto, guarde a sobranceria de emigrante para si, porque o seu sacrifício não é nem melhor, nem pior, do que o dos outros.

No que respeita à fatalidade que enuncia, existe uma fatalidade: pagarmos pelos erros do passado, que nos levou a esta dívida. Há muitas estradas que foram feitas que não deveriam ter sido. Houve benefícios fiscais para compras de habitação que não deveriam ter sido atribuídos. Há muitos pensionistas que recebem uma reforma com um valor muito superior ao que deveriam receber, em função dos descontos que efetuaram. Há muita gente que beneficiou de um apoio escolar que não deveria ter direito. E assim sucessivamente.

A forma de o fazer, não sei qual é. Mas de certeza que terá de envolver sacrifícios para todos. Seja com impostos. Seja com cortes. Corte nos salários da função pública. Cortes no valor das pensões futuras e nas que estão em pagamento. Corte nos apoios sociais. Cortes na educação, na saúde e nas pensões.

E eu agora só gostaria de lhe perguntar é em qual destas componentes o senhor gostaria de se integrar. Qual era mesmo o sacrifício que o senhor, a título pessoal, estaria na disposição de suportar para pagar a dívida existente? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Nao compreendo a sua agressividade. "Sobranceria de emigrante"?? Onde foi buscar isso? Nao fui indelicado para com ninguem muito menos disse que sou melhor ou pior do que seja quem for. Neste registo, muito sinceramente, nao estou interessado em continuar o debate. Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, FoxNinja disse:

Atlas, neste caso o Eurico tem razão... não notei demonstração de superioridade nos comentários do Eurico

Resposta:

há 1 hora, Eurico, o presbítero disse:

Quem tem de trabalhar fora do seu pais, sabe dar valor ao dinheiro, porque sabe quanto custa ganha-lo.

À contrário... quem não tem de trabalhar fora do seu pais...

Eu ainda sei ler as indiretas.

Cumprimentos,

Editado por atlas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    1 hour ago, lúcia_né said:

Olá a todos!

Após 1 ano, estes FI continuam bem negativos :(

JPM US Select Equity D (acc) – EUR (hedged)  

Pictet – Japanese Equity Selection HR EUR  

BGF EUROPEAN FOCUS E2 EUR 

Bom fim de semana!

MHO, esse fundo da JPM não tem grande razão de ser. Ficará melhor servida com o Pictet USA Index, já que é muito difícil (ou impossível) os FIGA's terem melhores rendimentos que os FI que seguem os índices.

Quanto ao resto, penso que não vale muito a pena estar apenas a ver os rendimentos a 1 ano deste ou daquele fundo.

Contudo, a partir das suas observações, penso que ficaria melhor servida com apenas um fundo misto (tipo o Nordea Stable Return ou o MFS Global Total Return), dado que deixaria de andar tão preocupado porque este ou aquele fundo andam negativos (nota: é normal que haja mercados mais negativos/positivos do que outros).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Mouro Emprestado disse:

MHO, esse fundo da JPM não tem grande razão de ser. Ficará melhor servida com o Pictet USA Index, já que é muito difícil (ou impossível) os FIGA's terem melhores rendimentos que os FI que seguem os índices.

Quanto ao resto, penso que não vale muito a pena estar apenas a ver os rendimentos a 1 ano deste ou daquele fundo.

Contudo, a partir das suas observações, penso que ficaria melhor servida com apenas um fundo misto (tipo o Nordea Stable Return ou o MFS Global Total Return), dado que deixaria de andar tão preocupado porque este ou aquele fundo andam negativos (nota: é normal que haja mercados mais negativos/positivos do que outros).

Obrigado pelo seu comentário.

Agora vou deixar estar, porque perdia muito dinheiro...

Como analiso o x-ray do best? Serve para ver se vale a pena ter vários fundos, certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )