Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 14 horas, NovoNestasCoisas disse:

Bom dia a todos,

Já à algum tempo que sigo o fórum mas só hoje tomei a iniciativa de me subscrever pois gostaria de colocar uma questão aos entendidos e não queria fazê-lo como visitante sem login.

Alguém me pode explicar se é viável fazer Buy-and-hold com fundos de obrigações? Gostava de investir no PIMCO TOTAL RETURN BOND E EUR HDG como complemento para as minhas poupanças. Os fundos de ações no longo prazo tendem (ou não!!!) a subir, no entanto, os de obrigações não consigo compreender a sua evolução. Alguém me dá umas luzes sobre o assunto? Para um prazo, digamos 30 ou 40 anos é aconselhável este tipo de fundo?

Depende, se me disseres que queres investir apenas num fundo para 30/40 anos, então não posso "recomendar" um fundo de obrigações e muito menos um fundo "defensivo" como o exemplo que dás, teria de falar sempre num fundo de acções, não é que no longo prazo o fundo não suba ( na tal estratégia de buy and hold ), ele vai é subir menos que um fundo de acções, isto na teoria...

Numa carteira diversificada, esse fundo pode lá estar, no meio de outros de obrigações, acções e mistos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

NovoNestasCoisas

Bushy e David,

Obrigado pelas respostas.

De facto era isso que eu estava a tentar perceber. Estive a ler este tópico desde inicio e não consegui compreender se em complemento com um fundo de ações globais poderia usar também um fundo de obrigações, neste caso o PIMCO TR. Estou a falar para o longo prazo. Funcionaria como proteção/liquidez para a parte acionista.

Ao ler o tópico fiquei com a ideia de que os fundos de obrigações são bons mas para prazos de 5 a 10 anos. Foi a sensação com que fiquei, mas não está escrito em lado nenhum!!

Obviamente que estamos a falar teoricamente. Ninguém sabe o dia de amanha. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, rmesq disse:

@Cardoso24 falaste em 30k, o índice da ìndia não é o NIFTY que anda a rondar os 8.9k ? Que índice segues?

O BSE

Hoje voltou a mostrar força (como se pode ver pelo gráfico - gap up) e está em máximos de 52 semanas (vou deixar rolar). 

Os máximos históricos estão a +- 1.8%, por isso nessa zona é que vamos ver. Como a subida já vai longa, vou vender nesse valor.

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

http://pt.fundspeople.com/news/nordea-encerra-o-nordea-1-stable-return-a-novas-subscricoes

No mail enviado pelo meu PFA de manhã, fala que o Best continua a receber ordens, e que em Outubro é que poderá passar a hard closed.

Isto quer dizer que quem está lá dentro pode continuar a reforçar e quem quer entrar de novo "fica à porta"?

Em relação a outubro passar a hard closed... o que significa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, FoxNinja disse:

Isto quer dizer que quem está lá dentro pode continuar a reforçar e quem quer entrar de novo "fica à porta"?

Em relação a outubro passar a hard closed... o que significa?

Segundo o mail encontra-se disponível para actuais e para novos "clientes", porque o fundo segundo o Best está em soft closed ( limitado a um determinado volume de subscrições ), poderá passar a Hard Closed ( totalmente fechado a novas subscriçõe se reforços ) a partir de Outubro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    6 hours ago, D@vid said:

http://pt.fundspeople.com/news/nordea-encerra-o-nordea-1-stable-return-a-novas-subscricoes

No mail enviado pelo meu PFA de manhã, fala que o Best continua a receber ordens, e que em Outubro é que poderá passar a hard closed.

É pena. :(

Ficamos então com o MFS Global Total Return e o MFS Prudent Wealth como fundos mistos a investir nesse caso...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, D@vid disse:

Segundo o mail encontra-se disponível para actuais e para novos "clientes", porque o fundo segundo o Best está em soft closed ( limitado a um determinado volume de subscrições ), poderá passar a Hard Closed ( totalmente fechado a novas subscriçõe se reforços ) a partir de Outubro.

Que impacto tem para os subscritores? Eu tenho o fundo subscrito...

Segundo percebi o fundo cresceu demasiado e a entidade gestora espera com este encerramento por a casa em ordem e eficiente em termos de performance depois mais tarde poderá abrir novamente a novos subscritores.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, FoxNinja disse:

Que impacto tem para os subscritores? Eu tenho o fundo subscrito...

Segundo percebi o fundo cresceu demasiado e a entidade gestora espera com este encerramento por a casa em ordem e eficiente em termos de performance depois mais tarde poderá abrir novamente a novos subscritores.

É o procedimento normal das gestoras, tivemos o caso recente também do Marshall, quando há correrias ás subscrições as gestoras tentam cortar para que não haja uma sobre aquecimento do fundo, para os subscritores não tem qualquer impacto, só o facto de não se poder reforçar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/08/2016 at 00:38, Cardoso24 disse:

uma resposta que foi contra a tua ideia ficas tão nervosinho, o que dirá deste texto...(puxa pelo teu bom humor e percecerás ;)) Se estás a fazer deducões de comportamento, aqui num

Então é reforçar antes de Outubro. Devo dizer que o Nordea Stable Return é daqueles fundos em que vale a pena ter em carteira.

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atingi o meu stop-gain na Russia (25%) B); quero reinvestir esses ganhos mas não estou a ver por agora algum sector que esteja em saldos e com perspectivas de boas subidas para breve. A China e a India não me inspiram confiança (neste momento parece-me que estou a assistir a um deja-vu do ano passado: rápida e grande subida mas imediatamente seguida de rápida e grande queda). Alguém tem por aí alguma sugestão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, 5coroas said:

Atingi o meu stop-gain na Russia (25%) B); quero reinvestir esses ganhos mas não estou a ver por agora algum sector que esteja em saldos e com perspectivas de boas subidas para breve. A China e a India não me inspiram confiança (neste momento parece-me que estou a assistir a um deja-vu do ano passado: rápida e grande subida mas imediatamente seguida de rápida e grande queda). Alguém tem por aí alguma sugestão?

Porque não apostar na queda da China e India nesse caso?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

S achas isso tudo fica quieto, para que ter a ganancia de investir

E porque achas que a russia nao sobe mais, onde te fundamentas

Editado por Bushy
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Bushy disse:

S achas isso tudo fica quieto, para que ter a ganancia de investir

E porque achas que a russia nao sobe mais, onde te fundamentas

Eu até acho que a Russia ainda pode subir mais (quando o preço do petroleo subir mais). Saí apenas por uma questão de precaução (considerei que os 25% já eram suficientemente bons e respeitei o stop gain fixado). Talvez seja cauteloso em demasia ou insuficientemente ganacioso.  

Também é verdade que fiquei um pouco escaldado por ter entrado tarde em foguetões  no ano passado e ter sofrido prejuizos (China e India). Mas tb é verdade que quem não arrisca...pouco ou nada ganha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, 5coroas disse:

Eu até acho que a Russia ainda pode subir mais (quando o preço do petroleo subir mais). Saí apenas por uma questão de precaução (considerei que os 25% já eram suficientemente bons e respeitei o stop gain fixado). Talvez seja cauteloso em demasia ou insuficientemente ganacioso.  

Também é verdade que fiquei um pouco escaldado por ter entrado tarde em foguetões  no ano passado e ter sofrido prejuizos (China e India). Mas tb é verdade que quem não arrisca...pouco ou nada ganha.

Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda. O que não faltam são foguetões nos mercados...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Cardoso24 disse:

Mais vale perder um ganho do que ganhar uma perda. O que não faltam são foguetões nos mercados...

Certissimo!! o meu problema é na gostar de ter dinheiro parado. Mas vou forçar-me a aguentar e esperar por boas oportunidades  que possam surgir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, 5coroas disse:

Certissimo!! o meu problema é na gostar de ter dinheiro parado. Mas vou forçar-me a aguentar e esperar por boas oportunidades  que possam surgir.

Eu percebo mas acredita que estar fora do mercado é muitas vezes a melhor opção posição a tomar (estar sempre dentro dos mercados, não é bom e pode correr mal).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Javier_Zanetti disse:

Que notícias são estas, as de hoje, sobre o mercado de obrigações poder vir a sofrer uma grande contracção nos próximos tempos?

Alguém quer trocar por miúdos?

Porque em Outubro vai haver revisao das expectativas do ranking dos paises, e para Portugal é o Diabo que pode vir ai como dizia o Bunny steps, so que o homem enganou-se no mes

Editado por Bushy
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )