Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 3 horas, rmesq disse:

Obrigado a todos pelas palavras, @5coroas o meu objetivo não seria levantar tudo. Eu pedi opiniões para balanceamentos de portfolio tendo em consideração os factos acima.

@Cardoso24 podes partilhar algumas dessas fontes?

A fonte principal é o Google :) A mim sempre me ensinaram, não dês o peixe, ensina a pescar. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

@Cardoso24 Não concordo, mas respeito a opinião. Afinal se houvesse só Bulls ou só Bears, ninguém ganhava dinheiro. Afinal de contas, com os medrosos é que se costuma ganhar dinheiro.

As minhas fontes são em inglês, e não, não uso o Google. ;)
    Mas não vejo a relação entre o idioma e a alegada qualidade das fontes. Parece-me um disparate. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, Patanisca disse:

@Cardoso24 Não concordo, mas respeito a opinião. Afinal se houvesse só Bulls ou só Bears, ninguém ganhava dinheiro. Afinal de contas, com os medrosos é que se costuma ganhar dinheiro.

As minhas fontes são em inglês, e não, não uso o Google. ;)
    Mas não vejo a relação entre o idioma e a alegada qualidade das fontes. Parece-me um disparate. 

Medrosos? Alguma vez disse que estava bear, por exemplo? Eu disse que o Sr. Soros da última vez que esteva curto, o S&P ainda subiu mais algum tempo, renovando máximos mas depois, ñ me recordo o horizonte temporal isto desabou. Talvez uns 4 a 6 meses depois de ter aparecido que estava short.

Ñ consegues perceber a alegada qualidade das fontes com o idioma? Dá me la textos em PT com qualidade? Poucos, raros. Em inglês é aos pontapés.

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

:) Ai a internet e os jovens nos fóruns de discussão.

Em 1º lugar, eu nunca disse que estavas Bear nem nomeei ninguém que estivesse.

Em 2º lugar, eu nunca referi que havia textos em português de qualidade.

Em 3º lugar, como é óbvio não vou "dar-te textos em PT com qualidade", porque simplesmente não o tenho que fazer.

Relaxa, bebe um sumo de fruta e lembra-te que neste mundo há pessoas com opiniões diferentes da tua. E não tens que inventar nem tentar deturpar argumentos de outrém para parecer mais ou menos "smart", volto a dizer, num fórum de discussão... na internet. 

Agora voltando ao que realmente interessa:
    Esse Sr. Soros, nunca me cruzei com ele, não conheço. O que ele faz com o dinheiro dele, é problema dele. No início do ano o RBS também recomendou que se vendesse tudo, que isto ia desabar a qualquer momento. E eis que estamos nós a consolidar a zona de resistência acima dos 2100pts e a bater máximos históricos. Falando do SPX claro.

Vai haver uma grande correção e vamos entrar em Bear, vamos, não tenhas dúvidas. Mas para quê estar já com medo? Os que saem cedo da festa nunca vêem a parte mais fixe, que é os bêbados a dançar. :) Fixe fixe é ficar sóbrio a vê-los fazer comédia e sair quando começam à batatada uns com os outros.

Espero que entendas a metáfora, afinal, isto da internet dá aso às mais diversas e criativas interpretações. ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, Patanisca disse:

:) Ai a internet e os jovens nos fóruns de discussão.

O meu sentido de humor é excelente, por isso é que gosto de retribuir na mesma moeda :) (principalmente com quem demonstra uma excelente disposição como tu).

Não sei a tua idade mas ñ te consideres mais velho, só porque tens mais idade. Faz te mal à saúde e retira te  "loucura, vivacidade" tipica dos jovens. Se ñ fosse a internet, ñ tinhas informação, vivias fechado numa bolha.

Em 1º lugar, eu nunca disse que estavas Bear nem nomeei ninguém que estivesse.

Gosto de comentários dividos por pontos. Obrigado pela gentileza. Ñ te tenho de te agradecer mas faço-o porque sendo jovem ou ñ, com ou sem internet, dou valor às boas regras de educação.

Ainda que não o tivesses dito (mencionado quem estivesse bull ou bear). O que é que quiseste dizer com "os medrosos é que se ganha dinheiro?" Dá me uma novidade...que eu saiba existem diferentes tipos de perfis de risco...

Em 2º lugar, eu nunca referi que havia textos em português de qualidade.

Em 3º lugar, como é óbvio não vou "dar-te textos em PT com qualidade", porque simplesmente não o tenho que fazer.

Quanto a estes 2 pontos. Passo a citar a tua parte "Mas não vejo a relação entre o idioma e a alegada qualidade das fontes. Parece-me um disparate. Em que ficamos? Como ñ percebeste a alegada qualidade que existe entre eles, eu dei te uma comparação Português vs Inglês. Onde existem as maiores e melhores fontes?

Nao queres dar, não dás. Podia ser que me surpreendesses :D

Relaxa, bebe um sumo de fruta e lembra-te que neste mundo há pessoas com opiniões diferentes da tua. E não tens que inventar nem tentar deturpar argumentos de outrém para parecer mais ou menos "smart", volto a dizer, num fórum de discussão... na internet. 

Eu estou sempre relaxado, se por uma resposta que foi contra a tua ideia ficas tão nervosinho, o que dirá deste texto...(puxa pelo teu bom humor e percecerás ;)) Se estás a fazer deducões de comportamento, aqui num fórum da internet, sem me conheceres (ñ percebo o(s) motivo(s)). Quem me conhece sabe que sou super relaxado até demais. E nem imaginas como me estou a rir enquanto estou a responder ao teu comentário. Bem haja, por isso. 

A internet tem coisas boas.

Eu ñ deturpo nem invento argumentos. Faço te uma analogia, nos mercados existem BULLS e bears, cada um tem a sua visão? Já reparaste que tu tens uma e eu outra? Se tivessemos de acordo é que seria chato, ñ estava a ter este momento tão emocionante.

Agora voltando ao que realmente interessa:
    Esse Sr. Soros, nunca me cruzei com ele, não conheço. O que ele faz com o dinheiro dele, é problema dele. No início do ano o RBS também recomendou que se vendesse tudo, que isto ia desabar a qualquer momento. E eis que estamos nós a consolidar a zona de resistência acima dos 2100pts e a bater máximos históricos. Falando do SPX claro.

Agora a sério, vai ler a história desse Sr. George Soros e vais perceber o que eu digo. Quanto a isso das notícias, o que me ri ehehe Eu guio me sempre por notícias é uma regra de ouro que tenho, principalmente da Morgan Stanleyfaço sempre o contrário. Tem corrido bem (sorte de principiante :D)

Vai haver uma grande correção e vamos entrar em Bear, vamos, não tenhas dúvidas. Mas para quê estar já com medo? Os que saem cedo da festa nunca vêem a parte mais fixe, que é os bêbados a dançar. :) Fixe fixe é ficar sóbrio a vê-los fazer comédia e sair quando começam à batatada uns com os outros.

Se eu ñ estiver a dormir...acho que disse que isto abanou ou desabou. Basta comprovares aquilo que estou a dizer. Ñ falei de bear market até porque ninguém o consegue identificar antes. Eu não tenho medo, por isso é que existem formas de hedge a um portefólio (são tantos instrumentos financeiros que dá para todos os gostos).

Espero que entendas a metáfora, afinal, isto da internet dá aso às mais diversas e criativas interpretações. ;)

Percebi e gostei. Mas em termos financeiros, não se aplica totalmente. Basta que tenhas um RR muito bom para que valha a pena sair antes da festa, ninguém sai nos Topos, nem compra nos fundos. Uma, duas é possível.

Espero que leves este texto na desportiva. Gosto da tua participacao neste fórum. O que interessa no final é que se ganhe dinheiro, seja LONG ou SHORT.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até com 1 cêntimo de profit vale a pena sair. Tudo depende do perfil, claro. Na net há dados para todos os gostos e há recomendações para todos os gostos. O passo mais inteligente é apercebermo-nos do nosso perfil e adequar as informações àquilo que desejamos.

Claro que levo na desportiva, longe vão os tempos de tentar ganhar uma discussão num fórum. :) Há que saber entender sarcasmos e não pensar sempre que do outro lado está alguém que nos está a tentar deitar abaixo, para pura e simplesmente sair por cima de uma troca de argumentos com um anónimo. Já viste o sentido que isso faz? LOL Para alimentar o meu ego prefiro notas de 200€. eheh

Eu, não sendo nenhum expert, aliás muito longe disso, já passei a fase de dar importância aos media generalistas e concentro-me em duas ou três fontes que considero de qualidade. Sim, claro que são em inglês! :) Os media generalistas são máquinas de fazer dinheiro e hoje em dia o que vende é o catastrofismo, portanto se viu que no caso do Brexit a montanha pariu um rato. Em boa hora reforcei. 

com os medrosos é que se ganha dinheiro

Os medrosos são os que vão atrás de recomendações do RBS, por exemplo. Vêem uns pingos de chuva e arrumam logo a toalha de praia e vão embora, quando afinal é só uma nuvem passageira, muitas das vezes. É claro que às vezes lá vem uma trovoada do caraças e saímos da praia que nem pintos molhados. Mas é muito raro. Isto para dizer que investir a brincar é muito giro, mas quando se perde dinheiro, dinheiro que equivale a 5 ou 6 salários, em apenas 1 mês, muitos não têm o estofo para aguentar "esta triste vida" e saem, com perdas, enquanto outros, chama-lhes "gajos com sorte", arriscam e compram o dip, para depois fazer dinheiro. Eu gosto de pensar que nos mercados o dinheiro não se fabrica, apenas muda de dono. E quando alguém está a perder dinheiro, há sempre outro alguém que fica com ele. Pode não ser o que verdadeiramente acontece, mas é o que sinto, enquanto player deste jogo de sorte.

Agora quanto ao facto de não veres razões para acreditar que 2017 seja um ano bull, queres elaborar? É que eu tenho opinião contrária. Atenção, agora estou a assumir que pensas isso, com base no que disseste antes. Se não for o caso, por favor, corrige-me. Mas diz-me o que achas do estado das coisas e tenta fundamentar o teu receio com um Trump vs Hillary no comando. Isto se quiseres claro.

Vou beber o meu sumo de fruta. ;)

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, Patanisca disse:

Até com 1 cêntimo de profit vale a pena sair. Tudo depende do perfil, claro. Na net há dados para todos os gostos e há recomendações para todos os gostos. O passo mais inteligente é apercebermo-nos do nosso perfil e adequar as informações àquilo que desejamos.

Sem dúvida. Eu próprio tenho vários tipoa de carteira, especulação, long term (ou buy & hold) e dividendos.

Claro que levo na desportiva, longe vão os tempos de tentar ganhar uma discussão num fórum. :) Há que saber entender sarcasmos e não pensar sempre que do outro lado está alguém que nos está a tentar deitar abaixo, para pura e simplesmente sair por cima de uma troca de argumentos com um anónimo. Já viste o sentido que isso faz? LOL Para alimentar o meu ego prefiro notas de 200€. eheh

Já agora de 500€ eheh

Eu, não sendo nenhum expert, aliás muito longe disso, já passei a fase de dar importância aos media generalistas e concentro-me em duas ou três fontes que considero de qualidade. Sim, claro que são em inglês! :) Os media generalistas são máquinas de fazer dinheiro e hoje em dia o que vende é o catastrofismo, portanto se viu que no caso do Brexit a montanha pariu um rato. Em boa hora reforcei. 

Eu devo confessar que gosto desse tipo de notícias (fazem falta ao mercado, situações dessas para aumentar a volatilidade). O Brexit foi uma excelente oportunidade, quem soube aproveitar, fez umas férias excelentes.

Os medrosos são os que vão atrás de recomendações do RBS, por exemplo. Vêm uns pingos de chuva e arrumam logo a toalha de praia e vão embora, quando afinal é só uma nuvem passageira, muitas das vezes. É claro que às vezes lá vem uma trovoada do caraças e saímos da praia que nem pintos molhados. Mas é muito raro. Isto para dizer que investir a brincar é muito giro, mas quando se perde dinheiro, dinheiro que equivale a 5 ou 6 salários, em apenas 1 mês, muitos não têm o estofo para aguentar "esta triste vida" e saem, com perdas, enquanto outros, chama-lhes "gajos com sorte", arriscam e compram o dip, para depois fazer dinheiro. Eu gosto de pensar que nos mercados o dinheiro não se fabrica, apenas muda de dono. E quando alguém está a perder dinheiro, há sempre outro alguém que fica com ele. Pode não ser o que verdadeiramente acontece, mas é o que sinto, enquanto player deste jogo de sorte.

Até estava a gostar do que estavas a dizer mas borraste a pintura toda ao dizer "jogador" e "jogo de sorte" ñ concordo nada. Para mim os mercados funcionam como uma soma. Se pensarmos que o crescimento das "empresas ñ tem limites" podemos pensar que aí é que está a verdadeira regra de ouro. Nos mercados o dinheiro multiplica-se, basta pensarmos em "quanto é que vale a economia mundial? E o caminho qual é? Crescimento. É claro que os recursos n sao infinitos mas o homem arranjará forma de dar a volta a isto...

Agora quanto ao facto de não veres razões para acreditar que 2017 seja um ano bull, queres elaborar? É que eu tenho opinião contrária. Atenção, agora estou a assumir que pensas isso, com base no que disseste antes. Se não for o caso, por favor, corrige-me. Mas diz-me o que achas do estado das coisas e tenta fundamentar o teu receio com um Trump vs Hillary no comando. Isto se quiseres claro.

Vou ser breve (o sono está a apertar :p) teoricamente 2017 seria o último ano de bull mas tudo vai depender de como fechará 2016. Estas eleições, as subidas das taxas de juro (quando começam a subir, significa inversão de ciclo nas bolsas), temos um problema gravíssimo na Europa (banca europeia - Deutsche Bank), o problema da divida não está resolvido, entre outros. Mas as eleições vão ser um factor determinante no rumo futuro. Ñ quero, nem pretendo instalar o caos porque é notória a trend no SP, shortá lo agora é suicidio. No entanto podemos ficar atentos ao motivo que levou Mr. Soros a shortar nesta altura (pode ñ adivinhar topos mas..

Vou beber o meu sumo de fruta. ;)

Estou a precisar de um café :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não vejo o problema do Deutsche Bank como algo semelhante ao Lehman Brothers. Tem a mão da Merkl por baixo e está inserido num país que até recebe juros para alojar dinheiro (Yields negativas a 10Y). Portanto se algo acontecer a esse "banquito", não há nada que não se resolva. Até porque se isso acontecer, politicamente a Merkl trata logo de exigir esforços comuns à UE, uma vez que foi ela "coitadinha" que ajudou tanto os periféricos e os refugiados.

E ainda outro ponto que acho importante na comparação da crise nos EUA em 2008 e o que temos agora: Em 2008 as falências foram como que uma surpresa, já no caso da banca europeia, hoje existe conhecimento dos problemas reais. Os holofotes da regulação estão todos apontados à banca e é mais difícil esconder as coisas. Mas não está imune de acontecer. Por cá, o BES também estava bem de saúde, uns dias antes de rebentar.

Veremos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E quanto aos FI sector ouro? Valente queda na ultima semana! Milhares de investidores devem estar a pensar se será melhor recolher os ganhos e sair agora. Mas por outro lado os analistas continuam a pregar que o ouro continua bullish...assim é dificil chegar a milionário.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 25 minutos, Patanisca disse:

Não vejo o problema do Deutsche Bank como algo semelhante ao Lehman Brothers. Tem a mão da Merkl por baixo e está inserido num país que até recebe juros para alojar dinheiro (Yields negativas a 10Y). Portanto se algo acontecer a esse "banquito", não há nada que não se resolva. Até porque se isso acontecer, politicamente a Merkl trata logo de exigir esforços comuns à UE, uma vez que foi ela "coitadinha" que ajudou tanto os periféricos e os refugiados.

E ainda outro ponto que acho importante na comparação da crise nos EUA em 2008 e o que temos agora: Em 2008 as falências foram como que uma surpresa, já no caso da banca europeia, hoje existe conhecimento dos problemas reais. Os holofotes da regulação estão todos apontados à banca e é mais difícil esconder as coisas. Mas não está imune de acontecer. Por cá, o BES também estava bem de saúde, uns dias antes de rebentar.

Veremos.

Deixo-te um link (http://www.silverdoctors.com/gold/gold-news/jim-willie-if-deutsche-bank-goes-under-it-will-be-lehman-times-five/)

Não digas que isto é a visão do caos porque o importante é filtrar e perceber que independentemente da fonte, existe sempre informação relevante e que é útil.

Eu não tenho nada essa visão do DB até porque só teremos acesso à verdadeira informação, depois de rebentar (como aconteceu a muitos com o BES)

E depois acho deveras curioso este texto do DB´s Chief Economist (http://www.zerohedge.com/news/2016-07-10/deutsche-banks-chief-economist-calls-€150-billion-bailout-european-banks)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

AGOSTO:

O mês de Agosto não nos trouxe nada de grande destaque, costuma ser um mês com pouca liquidez e este não foi excepção.

Destaca-se nas obrigações os PIMCOs Real Return e DI a subirem entre 1% e 2,5%, os HY,  e o F&C Emerging Markets novamente ( já vai em 14,45% YTD ).

Nas acções nada de relevante, mercados lateralizados, apenas o Threadneedle Eurp Sm Cos Ret Net merece destaque com uma subida perto de 2,50%.

Está difícil para muitos fundos ( basicamente nas acções ) darem a volta ás performances negativas este ano, uns já estão á tona enquanto outros ainda estão lá bem no fundo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tive nas caraibas de carcavelos, Maldivas da piscina oceanica e nas selvagens da praia de Paço de Arcos, um espetaculo, este ano resolvi fazer ferias à turista em Lisboa, gastei pouco e divertiu-se a grande com a familia.

Quanto a Investimentos o mês de Agosto foi muito bom deu-me 6% nas Indias, sai ontem mas devo entrar de novo para a semana. All in one como eu gosto, mas com fundamento 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 01/09/2016 at 22:11, Bushy disse:

Tive nas caraibas de carcavelos, Maldivas da piscina oceanica e nas selvagens da praia de Paço de Arcos, um espetaculo, este ano resolvi fazer ferias à turista em Lisboa, gastei pouco e divertiu-se a grande com a familia.

Quanto a Investimentos o mês de Agosto foi muito bom deu-me 6% nas Indias, sai ontem mas devo entrar de novo para a semana. All in one como eu gosto, mas com fundamento 

A Índia está com força (claramente). Só vou dar ondem de venda perto dos 30k +-. Por isso dá para espremer mais um pc.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NovoNestasCoisas

Bom dia a todos,

Já à algum tempo que sigo o fórum mas só hoje tomei a iniciativa de me subscrever pois gostaria de colocar uma questão aos entendidos e não queria fazê-lo como visitante sem login.

Alguém me pode explicar se é viável fazer Buy-and-hold com fundos de obrigações? Gostava de investir no PIMCO TOTAL RETURN BOND E EUR HDG como complemento para as minhas poupanças. Os fundos de ações no longo prazo tendem (ou não!!!) a subir, no entanto, os de obrigações não consigo compreender a sua evolução. Alguém me dá umas luzes sobre o assunto? Para um prazo, digamos 30 ou 40 anos é aconselhável este tipo de fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, NovoNestasCoisas disse:

Bom dia a todos,

Já à algum tempo que sigo o fórum mas só hoje tomei a iniciativa de me subscrever pois gostaria de colocar uma questão aos entendidos e não queria fazê-lo como visitante sem login.

Alguém me pode explicar se é viável fazer Buy-and-hold com fundos de obrigações? Gostava de investir no PIMCO TOTAL RETURN BOND E EUR HDG como complemento para as minhas poupanças. Os fundos de ações no longo prazo tendem (ou não!!!) a subir, no entanto, os de obrigações não consigo compreender a sua evolução. Alguém me dá umas luzes sobre o assunto? Para um prazo, digamos 30 ou 40 anos é aconselhável este tipo de fundo?

A 30 ou 40 anos te garanto que ninguem sabe nada, 

há 2 horas, Visitante Jose Carro disse:

O da Goldman Sachs - LU0333810850

Não estou a falar do franklin India n eur devido a hora do cut off e cotaçoes

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )