Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Cardoso, por curiosidade podias indicar +/- quanto leva um contabilista para preencher o IRS? Ou os 25 que referes é mais ou menos o que eles levam! 

Eu continuo a dizer que o IRS deveria ser sucinto o suficiente para ser preenchido por um leigo, se nao o é, algo esta errado! Se se opta por um contabilista por uma questao de tempo é uma coisa, mas nunca por nao se ser capaz de preencher.

E aqui acho que nem se coloca a questao de ser bom ou mau investidor por se saber preencher o IRS. O preenchimento do IRS é obrigatorio para investidores ou nao-investidores, logo tem que estar ao alcance de todos. Provavelmente o bom investidor até é o que paga ao contabilista para o fazer, pois tem tantos rendimentos e tantos investimentos que o seu tempo/paciencia vale mais que o preco que leva o contabilista.

E outra coisa que volto a insistir! As financas nao sao aquele bicho papao que muita gente pinta! Um erro ou ser chamado a clarificar algo, nao implica (obrigatoriamente) multa. Já me aconteceu, corrigi o erro e nao tive que pagar nada, provavelmente atrasou o reembolso uns dias/semanas mas foi apenas isso! Penso que normalmente coima/multa é em situacoes em que a pessoa claramente tentou "enganar" as financas, penso que se for um erro aceitavel como colocar valores no campo errado, nao ha lugar a multa.

Editado por PedroPinto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    18 hours ago, D@vid said:

Análise à ‘clientela’ dos fundos de investimento nacionais

Olhando na diagonal parece que o pessoal aposta nos PPR em forma de fundos...

Como é que tiraste essa conclusao? Nao referem a que percentagem do total de PPR's correspondem esses fundos de poupanca reforma... 100% de pouco pode ser menos que 50% de muito.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 21/08/2016 at 13:12, aligatorsword disse:

vantagens de fazer o meu irs
    - poupo dinheiro este ano e os próximos- não acredito que alguem fizesse por 25€ o meu irs com 100 linhas de venda de fundos e etfs que demorei 1 dia inteiro a fazer
    - aprendo a optimizar os investimentos de maneira a pagar menos impostos
    - elimino o risco de problemas devido a engano de terceiros - não é qualquer contabilista que esta habituado a lidar com investimentos. A maioria das pessoas so tem depositos a prazo, o que facilita muinto o irs.
    - posso fazer o irs de familiares
    - não perco tempo a procurar um contabilista
    - menos pessoas conhecem o meu património

desvantagens
    - se me enganar arrisco-me a pagar multas e a ter problemas
    - preciso de tempo disponivel

quem deve mandar fazer o irs:
     - quem tem algo mais rentável onde usar o tempo
     - quem tem alguem de confiança que perceba disto e faça barato ou de graça

mesmo assim quem manda fazer deve dar uma vista de olhos para pelo menos ter uma ideia do que está a declarar
    toda a gente tem capacidade se não for preguissoso

Se eu tiver que somar as horas necessárias a ler e absorver a legislação fiscal necessária à elaboração do IRS, não faço ideia de quantas horas preciso, mas certamente não é uma nem duas.

Aquilo que paguei para me fazerem o IRS sai-me mais barato do que investir o meu tempo, porque teria que começar do zero.

Sei o que tenho a fazer em termos de resgates para optimizar o rendimento dos fundos e basicamente é isso para mim.

O nosso tempo também vale dinheiro. E se 25 € é dinheiro, somando as horas que precisaria para dominar a matéria, continuo a achar que no meu caso sai mais barato pagar a terceiros para o fazerem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas nao é necessario absorver legislacao fiscal nenhuma! O sistema de entrega do IRS foi criado para ser feito por qualquer cidadao! Se é verdade que ter conhecimento basico ou mesmo avancado de legislacao fiscal podera facilitar um pouco, o mesmo tem instrucoes claras (ou pelo menos deveriam ser), que permitem que qualquer leigo facilmente o preencha. 

Outra questao é, o preenchimento do IRS online demora-me 30 min (máximo) o que demora (várias) horas é somar dezenas/centenas de facturas de saude, educacao, etc. e tenho (quase) a certeza que nenhum contabilista te faz esse trabalho por 25 euros! Quase que aposto que por esse valor tens que levar a papinha toda feita e o contabilista limita-se a colocar os valores nos campos corretos e a submeter a declaracao!

Ja agora tens varios guias fiscais online quase em jeito de check list para teres a certeza que nao te estas a esquecer de incluir nada que te possa beneficiar e le-se bem em poucos minutos e normalmente estao escritos em "portugues" sem grandes termos tecnicos! 

Editado por PedroPinto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, PedroPinto said:

Outra questao é, o preenchimento do IRS online demora-me 30 min (máximo) o que demora (várias) horas é somar dezenas/centenas de facturas de saude, educacao, etc. e tenho (quase) a certeza que nenhum contabilista te faz esse trabalho por 25 euros! Quase que aposto que por esse valor tens que levar a papinha toda feita e o contabilista limita-se a colocar os valores nos campos corretos e a submeter a declaracao!

Este ano já não vai ser preciso somar nada das despesas de saúde e educação. Ou essas faturas estão no e-fatura ou não contam. O que por um lado é uma chatice pois há ainda muito comércio que ainda não se ajustou bem às novas regras, mas por outro lado diminui o nosso trabalho (excepto verificar que elas estão lá inseridas)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 8/22/2016 at 09:59, FoxNinja disse:

É o que tenho feito, comprar comprar e nada de vender... :D

É este ponto que me tem feito alguma confusão, talvez provocada por muitas postas que se lêm.

Se eu apenas comprar fundos / ETF (capitalizáveis), tenho de declarar a compra / aquisição / subscrição dos mesmos no IRS?

Eu sei que esta questão já deve ser bem batida, mas quando leio sobre o assunto, acaba-se sempre a falar das mais/menos valias e não é a mesma questão. 

Cumps.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Thanks Rui, é o que faz nao entregar IRS há dois anos... nao estava a par dessa inovacao

Ricardo, apenas tens que declarar mais/menos valias, logo quando compras/subscreves um fundo ou ETF nao tens nada a declarar, apenas quando resgatas(vendes) esses fundos/ETF é que declaras mais/menos valias obtidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, PedroPinto disse:

Thanks Rui, é o que faz nao entregar IRS há dois anos... nao estava a par dessa inovacao

Ricardo, apenas tens que declarar mais/menos valias, logo quando compras/subscreves um fundo ou ETF nao tens nada a declarar, apenas quando resgatas(vendes) esses fundos/ETF é que declaras mais/menos valias obtidas.

Obrigado Pedro. Esclarecido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/08/2016 at 16:15, PedroPinto disse:

Como é que tiraste essa conclusao? Nao referem a que percentagem do total de PPR's correspondem esses fundos de poupanca reforma... 100% de pouco pode ser menos que 50% de muito.

Olhando pra o gráfico, a maior fatia investida pelos investidores singulares é nos FPR... e eles referem:

"No último relatório anual elaborado pelo regulador, indicam, em primeira análise, que os fundos poupança reforma são os menos heterogéneos em termos de participantes, pois, naturalmente, apenas contam, na sua grande maioria, com participantes singulares, como se pode verificar no gráfico abaixo"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, ricardomcm disse:

É este ponto que me tem feito alguma confusão, talvez provocada por muitas postas que se lêm.

Se eu apenas comprar fundos / ETF (capitalizáveis), tenho de declarar a compra / aquisição / subscrição dos mesmos no IRS?

Eu sei que esta questão já deve ser bem batida, mas quando leio sobre o assunto, acaba-se sempre a falar das mais/menos valias e não é a mesma questão. 

Cumps.

Apenas tens que declarar quando fazes algum resgate...

Quando fazes subscrição dos fundos não tens que declarar nada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde 

criei recentemente uma carteira de 7 fundos e gostava de saber se vocês usam algum site ou aplicação para seguir a valorização da carteira?

por exemplo para o ETF que tenho vou a App da bloomberg no iPhone e vejo logo como correu o dia e se estou a ganhar ou a perder, mas a bloomberg não tem os fundos de investimentos todos. 

o que queria era uma forma fácil de ver a valorização sem ter de abrir o site do banco e se possível com aplicação para IOS. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, elitegroup disse:

Qual é o fundo que te falta na bloomberg? Vai a este site mete o ISIN do fundo e ele dá-te o ticker da bloomberg....

https://www.openfigi.com/?utm_medium=BSYM&utm_campaign=Figi&utm_source=Website

Era isto mesmo que faltava, consegui encontrar todos os fundos e construir a carteira na App

muito obrigado 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    18 hours ago, rmesq said:

O Sr Soros shortou o SP500. O que têm a dizer sobre isto? Vão balancear os vossos portfolios? Este homem fez o mesmo em 2007 

isto.

You can choose to be long and ride the trend or you can choose to be in cash if you can't stomach being long at all-time highs. But please, don't be short hoping and praying for a crash because some guru said so, these same gurus have cost you 15% already this year keeping you out of the market.

Só um leigo na matéria ainda não percebeu que nos EUA estamos em Bull e com fundamentais fortes e recentemente com a técnica também a suportar. Na Europa, é mais do mesmo, "meh", nem anda nem desanda.

On 27/08/2016 at 9:05 AM, FoxNinja said:

Só vi a mensagem hoje... podes elaborar? :) ando um pouco fora do assunto.

Ainda vou a tempo para dar ordem para reforçar? :D

Não é pra reforçar, é para ir reforçando. Vai estando atento e aprende a filtrar notícias boas para o teu dinheiro e notícias boas para o dinheiro de outrém.

Tudo requer tempo e dedicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Patanisca e eu ainda estou a aprender, gosto de saber a opinião de quem sabe mais do que eu. E o facto de haverem eleições não te põe pensativo? Sempre que há eleições num espaço de 2 meses entra-se num mercado BEAR lixado...

Eu só quero ter um backup plan :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Um mercado para entrar em Bear tem que ter fundamentais negativos que o suporte, como crescimento do PIB negativo, o que é exactamente o contrário do que se passa agora nos EUA. Além disso tem que exceder um drop de 20% ou mais, durante mais de 2 meses. (Definição).

O que pode haver é uma correcção, que manda os índices para valores de suporte e abre oportunidades de compra.

As eleições causam volatilidade mas será uma coisa passageira. Não são actos inesperados, como a falência de um grande banco como o Lehman Brothers. Seja Hillary ou Trump, qualquer um dos dois vai assustar os mercados durante uns dias, mas depois passa, porque seja um ou outro, será ele o próximo a liderar a maior economia do mundo durante os próximos anos e nenhum dos dois tem intenções de mandar aquilo tudo pró charco. Ou seja, indo por caminho A ou B, o que interessa é chegar a C.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, rmesq disse:

@Patanisca e eu ainda estou a aprender, gosto de saber a opinião de quem sabe mais do que eu. E o facto de haverem eleições não te põe pensativo? Sempre que há eleições num espaço de 2 meses entra-se num mercado BEAR lixado...

Eu só quero ter um backup plan :)

Para um investidor em FI a longo prazo, as visitas dos bears que inevitavelmente irão acontecer, não o devem por "pensativo". É algo que se espera que aconteça, mais cedo ou mais tarde, seja por causa do Trump, dos chineses, dos gregos ou dos pokemons. Esta é a normalidade e o investidor de longo prazo conforma-se com esta normalidade sem entrar em histerias, Sabe que está a seguir o melhor plano disponível, apesar de também neste plano existirem riscos inerentes (há risco em tudo o que fazemos e mesmo no que deixamos de fazer). 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Patanisca disse:

isto.

Só um leigo na matéria ainda não percebeu que nos EUA estamos em Bull e com fundamentais fortes e recentemente com a técnica também a suportar. Na Europa, é mais do mesmo, "meh", nem anda nem desanda.

---> Que os EUA estão bull disso ñ há dúvida, quanto aos fundamentais estarem fortes, aconselho te a pesquisares noutras fontes, sobretudo em Inglês

----> O Sr. Soros tb shortou numa altura em que só se pensava no céu, altura em que isto levou um grande abanão. Eu dava crédito até porque as eleições estão à porta e o Sr. Costuma antecipar se. Quem sabe senão temos Mr Trump a vencer (eu até quero que ele vença).

Não é pra reforçar, é para ir reforçando. Vai estando atento e aprende a filtrar notícias boas para o teu dinheiro e notícias boas para o dinheiro de outrém.

Tudo requer tempo e dedicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )