Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

http://www.bloomberg.com/quote/SCHCHOB:LX

E quanto à China, será que estamos no formar de uma nova bolha? Anyway, decidi sair, just in case. Na bolha chinesa precedente, arrisquei ingenuamente em ficar demasiado tempo na crista da onda e depois esbardalhei-me. Como fiquei escaldado, desta vez prefiro sair enquanto estou a ganhar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho divergências no IRS de 2015 e a razão está associada a fazer o englobamento e não preenchimentos de fundos nos Quadros correctos.

Estou a tentar corrigir mas se não optar pelo englobamento talvez seja mais fácil, ainda assim tenho dúvidas nos códigos para preencher no Anexo J de fundos estrangeiros.

Desde já obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, antoniobento said:

Tenho divergências no IRS de 2015 e a razão está associada a fazer o englobamento e não preenchimentos de fundos nos Quadros correctos.

Estou a tentar corrigir mas se não optar pelo englobamento talvez seja mais fácil, ainda assim tenho dúvidas nos códigos para preencher no Anexo J de fundos estrangeiros.

Desde já obrigado.

já leste algumas dezenas d epaginas atrás quando todos perguntaram sobre o IRS?

Mas ainda andas envolvido com o IRS em Agosto?! As finanças vao multar-te?!??!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, antoniobento disse:

Desde já obrigado.

Boa noite antoniobento!

Qual é a tua dúvida no preenchimento do anexo j em concreto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 minutos, Zezito disse:

Boa noite antoniobento!

Qual é a tua dúvida no preenchimento do anexo j em concreto?

Desde já obrigado pela sua disponibilidade.

Alienei  vários fundos estrangeiros, como exemplo Nordea 1 Stable Retur que foi adquirido no BEST.

Sou obrigado a declarar em irs, tenhauma mais ou menos valia. Pergunto-lhe qual é nº do quadro e qual é o nº do código que devo utilizar,  no preenchimento do anexo J?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 16 minutos, antoniobento disse:

Alienei  vários fundos estrangeiros, como exemplo Nordea 1 Stable Retur que foi adquirido no BEST.

Sou obrigado a declarar em irs, tenhauma mais ou menos valia. Pergunto-lhe qual é nº do quadro e qual é o nº do código que devo utilizar,  no preenchimento do anexo J?

A melhor ajuda que te podem dar visto que estamos em Agosto é esta: (A multa vai ser jeitosa...).

Liga para as finanças e pede ajuda! Tanto por telefone como na própria repartição.

Faço uma sugestão a ti (e não só)...se acham que não sabem fazer ñ inventem, sai mais caro e perdem muito tempo. Paguem a um contabilista.

Ñ chega só investir é preciso saber as obrigações fiscais e podes te ir preparando que para o ano cais em controlo (novamente).

Boa Sorte!

Editado por Cardoso24
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    9 hours ago, antoniobento said:

Concordo que o mais seguro é contactar as finanças ou um contabilista, mas tendo em conta a "rapidez" com que as finanças normalmente respondem posso transmitir o que eu usei na minha declaração: anexo J, quadro 9.2.A, código G20.

Repito: isto foi o que eu usei para declarar os movimentos que fiz com fundos de investimento sediados no estrangeiro, não sei se serve para o seu caso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Na 1ª página está um link de um mini guia fiscal da Deloitte/BiG, pelo que sei não houve problemas quem seguiu o recomendado pelo mesmo.

Quando há divergências ou erros centrais, existe depois 1 mês para solucionar o caso penso que sem multa...

Número de participantes em Fundos de Investimento em máximos

Parabéns a quem ganha dinheiro em fundos :D

Editado por D@vid
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, Jaymz disse:

Concordo que o mais seguro é contactar as finanças ou um contabilista, mas tendo em conta a "rapidez" com que as finanças normalmente respondem posso transmitir o que eu usei na minha declaração: anexo J, quadro 9.2.A, código G20.

Repito: isto foi o que eu usei para declarar os movimentos que fiz com fundos de investimento sediados no estrangeiro, não sei se serve para o seu caso.

Obrigado pela sua ajuda e disponibilidade em indicar o quadro e o código, porque no forum há pessoas que têm fundos estrangeiros e já têm as suas declarações

validadas, podiam ter ajudado, como o Sr. ajudou.

Ontem procedi como está a indicar e hoje já tenho a declaração validada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, antoniobento disse:

O quadro que tens de preencher é o 9.2A.

O código é o G20, correspondente a - Alienação de unidades de participação ou liquidação de fundos de investimento- depois deves indicar o código do país da entidade emitente ( a maior parte está sediada no Luxemburgo ) e indicar ou não a opção pelo englobamento. parece complicado mas quando começares a fazer sai tudo bem. Nos fundos aplica-se o princípio FIFO, os primeiros que são comprados são a data que se vai colocar na aquisição.

Saúde!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, antoniobento disse:

podiam ter ajudado, como o Sr. ajudou.

E o Sr também podia ter ido ler umas páginas atrás deste tópico onde encontraria a resposta para as suas duvidas, tal como lhe foi indicado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, Zezito disse:

O quadro que tens de preencher é o 9.2A.

O código é o G20, correspondente a - Alienação de unidades de participação ou liquidação de fundos de investimento- depois deves indicar o código do país da entidade emitente ( a maior parte está sediada no Luxemburgo ) e indicar ou não a opção pelo englobamento. parece complicado mas quando começares a fazer sai tudo bem. Nos fundos aplica-se o princípio FIFO, os primeiros que são comprados são a data que se vai colocar na aquisição.

Saúde!

Muito obrigado pela sua ajuda. Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 27 minutos, 5coroas disse:

E o Sr também podia ter ido ler umas páginas atrás deste tópico onde encontraria a resposta para as suas duvidas, tal como lhe foi indicado.

E li. Mas fiquei com dúvidas no Quadro e no  Código. O sr. nunca teve dúvidas?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, antoniobento disse:

E li. Mas fiquei com dúvidas no Quadro e no  Código. O sr. nunca teve dúvidas?

Com certeza que sim; mas não fico desagradado com aqueles que "podiam ter ajudado" e não o fizeram, uma vez que não têm qualquer obrigação de o fazer. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, 5coroas disse:

Com certeza que sim; mas não fico desagradado com aqueles que "podiam ter ajudado" e não o fizeram, uma vez que não têm qualquer obrigação de o fazer. 

E pior...

Na primeira página deste tópico está lá um guia fiscal do BIG, com tudo explicado... é só ler.

Em vez de o fazer, prefere vir para aqui mandar remoques.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, atlas disse:

E pior...

Na primeira página deste tópico está lá um guia fiscal do BIG, com tudo explicado... é só ler.

Em vez de o fazer, prefere vir para aqui mandar remoques.

Pior o meu comentário passou completamente ao lado...

Se as pessoas ñ sabem, ñ inventem. Paguem a alguém que perceba. Depois admiram se...

É a coima e o facto de ficar marcada para o ano.

Pela primeira vez concordo com o 5coroas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 hours ago, Cardoso24 said:

Pior o meu comentário passou completamente ao lado...

Se as pessoas ñ sabem, ñ inventem. Paguem a alguém que perceba. Depois admiram se...

É a coima e o facto de ficar marcada para o ano.

Pela primeira vez concordo com o 5coroas.

quem quer ser um bom investidor deve saber tratar de todos os assuntos relacionados com os investimentos, incluindo os impostos.

Para aprender não há outro caminho senão a prática e aprender com os erros.

Não vão na conversa do se não sabes, paga a outro para o fazer. Se querem ganhar dinheiro devem ser o mais auto-suficientes possível

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, aligatorsword disse:

quem quer ser um bom investidor deve saber tratar de todos os assuntos relacionados com os investimentos, incluindo os impostos.

Para aprender não há outro caminho senão a prática e aprender com os erros.

Não vão na conversa do se não sabes, paga a outro para o fazer. Se querem ganhar dinheiro devem ser o mais auto-suficientes possível

Se leu o meu comentário anterior (rapidamente perceberia o que quis transmitir nesse comentário).

Eu disse que não chega só investir é preciso saber as suas obrigações fiscais. 

Não concordo nada com esse pensamento...."ser um bom investidor e saber tratar da parte fiscal", eu sei o que é a parte fiscal (e não vou divulgar mais...)e sei que existem sempre bastantes alterações e não chega só ler! Um bom investidor não é necessariamente alguém que sabe preencher o seu IRS, são duas coisas completamente distintas.

Se tivéssemos a falar de valores absurdos (até concordaria) agora se não tem ideia quanto é que um contabilista (ou neste caso TOC) pode levar pela entrega do IRS... no final a pessoa poupa tempo e PROBLEMAS com as finanças (ficando marcado para o ano seguinte). 

Vamos então fazer uma "simulação" e se um bom investidor não prefere pagar a alguém que saiba em vez de perder dinheiro e tempo.

Vamos fazer as contas a 25€. O contribuinte entrega logo no inicio de Maio e vai receber o IRS no mês de Junho.

O contribuinte quer fazer por si, não entrega a tempo ou entrega com erros, tem de corrigir e continua passado 1 mês ou mais, sem conseguir resolver as divergências, resultado, paga quanto de coima? Perdeu quanto tempo? Qual foi o nível de stress? 

Moral da história: um bom investidor deve saber quais são as suas capacidades e limitações, se uns conseguem aprender por si próprios, outros não. Por isso é que disse se não sabem, não inventem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )