Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Penso que também depende da situacao em concreto. No exemplo dado se olharmos para o grafico, ele andou um pouco no sobe e desce (com tendencia negativa), logo neste caso se tiveres a "sorte" de os reforcos serem efectuados (na maioria das vezes) antes das subidas, estes reforcos irao atenuar e muito as perdas, por outro lado se tiveres o azar de ir reforcando quando o grafico estava num "topo" e voltava a cair entao ai os reforcos irao ainda agravar mais as perdas.

Claro que no longo termo e numa hipotetica recuperacao qualquer reforco ira contribuir positivamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Nao sei se percebi bem a pergunta... mas um reforco é uma subscricao normal de um fundo! Logo quando reforcas (ou se preferires, compras participacoes de um fundo que ja tens em carteira) o preco de subscricao é o do dia de subscricao que podes verificar na informacao do fundo em questao (normalmente no dia util seguinte, dependendo da hora a que fazes a subscricao).

Para ficar ainda mais claro, por vezes há quem crie uma nova carteira quando reforca um fundo que ja tenha em carteira para nao baralhar as contas dos ganhos, apesar de no final o resultado ser o mesmo, neste caso fica ainda mais claro que um reforco é uma subscricao normal como outra qualquer, apenas se chama de reforco por esse fundo já existir na tua carteira...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O "meu" Pictet-USA Index R EUR também não está nada mau... está a animar bem a minha carteira... Net Gain +9.21% (referente ao Pictet USA)
    https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe?SWECmd=GotoView&SWEView=BEST+MyBank+FundDetail+NS+View&MSCode=F00000MIC1

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Subscrevi nordea 1 stable return com reforço em duas datas diferentes, e o que o banco fez foi todo o capital ficar sujeito ao mesmo preço de subscrição que foi a média das duas subscrições.

è assim que se processa ou varia de banco para banco ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, superkinas disse:

Subscrevi nordea 1 stable return com reforço em duas datas diferentes, e o que o banco fez foi todo o capital ficar sujeito ao mesmo preço de subscrição que foi a média das duas subscrições.

Então mas é assim que funciona...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    15 hours ago, Cardoso24 said:

Então mas é assim que funciona...

Depende. Na CGD, o dia do valor da UP é o do dia útil seguinte ao do pedido de subscrição, e cada pedido é independente. Ou seja se faço pedido de subscrição #1 às 10h00 de segunda-feira e outro pedido #2 às 10h00 de terça-feira, o pedido #1 é efectivado com o valor da UP de terça-feira e o #2 com o de quarta-feira.

Isso de juntar e fazer a média, tipo quando o "senhor que faz as subscrições" pega na papelada toda de determinado cliente, parece-me um bocado parvo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Para o meu primeiro comentário no fórum, ficam aqui os fundos que tenho investidos neste momento.

PIMCO Global Investors Income Fund
    Invesco Euro Bond
    Nordea 1 Stable Return Fund
    Invesco Funds - Euro Corporate Bond Fund
    Pioneer Fund Global Equity Target Income
    Pictet EUR ShortTerm High Yield
    Mirae Global Emerging Opportunities Bond
    Invesco Global Targeted Returns

O que acham?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/07/2016 at 12:57, superkinas disse:

Não, não é assim que se processa e, certamente, não foi assim que se processou. Cada subscrição tem um preço próprio, não é pela média.

Mesmo que agora te apareça assim na plataforma, quando resgatares verás que aparece tudo como deve ser, ou seja, cada subscrição com o seu preço.

Se fosse feito pela média, o banco estaria a violar o regulamento do fundo e a praticar uma contraordenação por violação do dever de defesa do mercado. Por outro lado, em caso de resgate parcial, o sistema da subscrição pela média colocaria em causa o método FIFO, o que constituiria também uma infração fiscal.

Só assim não será se todas as subscrições ocorrerem com a mesma data ou se, por coincidência, o preço for o mesmo, apesar da subscrição ocorrer em dias diferentes. Mas isto também já nada teria a ver com o preço médio.

Editado por atlas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Conforme prometido, ficam aqui os resultados do resgate não planeado da minha carteira principal de fundos. Apesar das sugestões de fazer um crédito para adquirir a viatura que preciso com a carteira como colateral, optei, por uma questão de princípio, por resgatar os fundos, comprar a viatura e começar a planear nova carteira e uma alocação do fundo de emergência mais bem pensada, em vez de ser em depósitos a prazo como está agora.

Relembro que esta carteira foi constituída a 4 de Janeiro, mesmo no início das fortes quedas do início do ano. Cheguei a estar a "perder" quase 10%, mas nunca mexi na carteira e eventualmente, mais ou menos 5 meses depois, voltou ao positivo apenas para voltar ao vermelho na sequência do Brexit. No entanto voltou a recuperar, e bem, e fiz os resgates ao fim de 197 dias com 2.57% de ganhos. Nada mau, tendo em conta que estes 2.57% foram obtidos em pouco mais de 2 semanas! Foi por isto que optei por resgatar, para fazer a tomada destas mais valias em vez de perder os juros dos DPs em que tenho o fundo de emergência.

Os resultados individuais foram:

ISIN Nome Valorização   Tipo   Peso
    LU0256839860 Allianz Europe Equity Growth CT EUR -0.95%   Acções Europa Cap. Grande 25.00%
    LU0267985314 Invesco Global Structured Eq E 0.97%   Acções Global Moeda Hedged 10.00%
    LU0217390813 JPMorgan Japan Equity D (acc) EUR 4.59%   Acções Japão Cap. Grande 5.00%
    LU0546917427 NN (L) Renta Fd Euro Long Dur X EUR Acc 12.61%   Obrigações Longo Prazo EUR 10.00%
    LU0347184318 Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 0.98%   Acções EUA Cap. Grande 20.00%
    LU0227385266 Nordea-1 Stable Return E EUR 6.73%   Mistos Moderados EUR - Global 10.00%
    LU0251660279 AXA WF Euro 5-7 E-C EUR 2.77%   Obrigações Diversificado EUR 10.00%
    PTYESRLM0008 NB Obrigações Europa Euro FIAO TF 0.72%   Obrigações Europa Diversificado 10.00%

Como podem vez, só o Allianz não chegou ao verde (chegou a estar a quase -7%), tudo o resto ganhou dinheiro. Destaques óbvios para o NN Renta Long e o Nordea-1 Stable Return e claro, para a surpresa, o JPMorgan Japan. 

Agora o plano é então adquirir a viatura que preciso no imediato com a ajuda dos fundos resgatados e deixar as coisas acalmar e começar a planear nova carteira mais para o final do ano. Será muito mais magrinha que esta, mas grão a grão...

Editado por Jaymz
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, investing2016 disse:

Boa tarde,

Para o meu primeiro comentário no fórum, ficam aqui os fundos que tenho investidos neste momento.

PIMCO Global Investors Income Fund
    Invesco Euro Bond
    Nordea 1 Stable Return Fund
    Invesco Funds - Euro Corporate Bond Fund
    Pioneer Fund Global Equity Target Income
    Pictet EUR ShortTerm High Yield
    Mirae Global Emerging Opportunities Bond
    Invesco Global Targeted Returns

O que acham?

Obrigado.

Qual é a distribuição que tens em percentagem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 23/07/2016 at 11:57, superkinas disse:

Na posição global aparece a média, mas se entrares mesmo no fundo vais ver as várias subscrições feitas e cada uma com a sua rentabilidade, isto se estivermos a falar no Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, FoxNinja disse:

Qual é a distribuição que tens em percentagem?

Aqui está

PIMCO Global Investors Income Fund		15,00%
    Invesco Euro Bond				15,00%
    Nordea 1 Stable Return Fund			10,00%
    Invesco Funds - Euro Corporate Bond Fund	15,00%
    Pioneer Fund Global Equity Target Income	15,00%
    Pictet EUR ShortTerm High Yield			15,00%
    Mirae Global Emerging Opportunities Bond	5,00%
    Invesco Global Targeted Returns			10,00%

Editado por investing2016
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ok obrigado pelos esclarecimentos.

Já agora mais uma questão de iniciante

no fim do ano a unica coisa que temos pagar é os 28% do IRS ou no banco ou npo IRS ? Estou perguntar porque por exemplo o nordea em questão tem

• TAXA GLOBAL CUSTOS
    • 2,65 %
    • COMISSÃO GESTÃO
    • 1,50 %

ou ao valor do ano ainda é retirado estas comissões ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    17 minutes ago, superkinas said:

Ok obrigado pelos esclarecimentos.

Já agora mais uma questão de iniciante

no fim do ano a unica coisa que temos pagar é os 28% do IRS ou no banco ou npo IRS ? Estou perguntar porque por exemplo o nordea em questão tem

• TAXA GLOBAL CUSTOS
    • 2,65 %
    • COMISSÃO GESTÃO
    • 1,50 %

ou ao valor do ano ainda é retirado estas comissões ?

Os montantes que vemos em carteira num determinado momento e no momento do resgate são líquidos dessas comissões, podemos esquecê-las porque são automaticamente descontadas no valor das unidades de participação.

Em relação aos 28% são descontados no banco caso sejam fundos sediados em Portugal, ou são para declarar no IRS do ano seguinte caso sejam fundos internacionais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ainda faltam 3 dias de mercado, mas se nada de significativo fazer alterar as coisas, este mês será brutal!!!

Curioso é ver a maior parte dos fundos de obrigações com performances, que a manterem-se assim até ap final do ano, podem bater o 2º melhor ano na maioria deles que foi o ano de 2012, sendo só superados ( ou não vamos ver ), pelo ano de 2009.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/07/2016 at 14:56, FoxNinja disse:

Posso estar a dizer uma grande asneira mas se o indicie cair gradualmente e se formos reforçando ao longo do tempo esses reforços depois não acabam de certa maneira por atenuar e compensar as quedas? 

Não posso falar por experiência própria, pois ainda estou na fase de "aprender antes de investir". Numa descida, o reforço ao longo do tempo (DCA), junto com o re-investimento dos dividendos, ajuda a recuperação do valor do portfólio, como diz este artigo:

It Did Not Take 25 Years for the Stock Market to Recover from the Peak of the 1929 Crash - Joshua Kennon

Mas este artigo diz que, no geral, o DCA só é melhor por motivos emocionais

Dollar-Cost Averaging: Does It Produce Better Results? - LARRY SWEDROE

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde!
    Tenho andado ausente, ter um filho pequeno e ficar de licença retira muito tempo :lol: 
    Tive que entrar no site do BEST e lá olhei para a minha carteira e até que nem está muito mal, apenas 4 negativos, espero alguma melhoria do Biotech e Santander para os resgatar, os outros são para longo prazo...
    Bons Investimentos

Fidelity Funds - SMART Global Defensive Fund A-Acc-EUR -5.05%
    Franklin European Growth Fund N(acc)EUR -5.63%
    DWS BIOTECH -19.32%
    SANTANDER ACÇÕES PORTUGAL -22.31%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 26/07/2016 at 10:16 PM, D@vid said:

Ainda faltam 3 dias de mercado, mas se nada de significativo fazer alterar as coisas, este mês será brutal!!!

Curioso é ver a maior parte dos fundos de obrigações com performances, que a manterem-se assim até ap final do ano, podem bater o 2º melhor ano na maioria deles que foi o ano de 2012, sendo só superados ( ou não vamos ver ), pelo ano de 2009.

E o bom é que a aversão ao risco fez com que os fundos de bonds tenham sido muito beneficiados, mas o apetite por stocks voltou nas últimas semanas, particularmente nos EUA, o que aliado à subida expressiva do USD/EUR, tem ajudado bastante as carteiras clássicas mistas de X/Y stock/bonds.

Mas este boost nas bonds vai abrandar, com as yields de longo prazo a aproximarem-se de valores muito baixinhos, não podem estar assim toda a vida. :)
    Mas vamos ver, eu estou em níveis de valorização record actualmente, depois de estar com níveis de prejuizo record em Fevereiro. Não correram mal as apostas que fiz no mercado do tio Sam, no entretanto.

E não pensem que o SP500 pára por aqui. Aposto que chegaremos ao final do ano acima dos 2200pts.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )