Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Pessoal,

Li aqui no fórum, falarem de uma opção que são os produtos Unit-linked.

Ainda consideram uma boa opção? Entre o do Best e o do Big, o que pensam melhor? (nao sou cliente Best, mas isso e fácil resolver)

Outra questão rápida, sou de momento residente no estrangeiro. Sera que o acesso ou finalidade destes produtos (unit-linked, fundos e alocacoes) se modificam?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 37 minutos, pauloaguia disse:

@atlas só uma nota: a versão do CIRS que copiaste para aqui está desatualizada. Os prazos agora são outros, por exemplo (meados de Março a meados de Abril; meados de Abril a meados de Maio).

No entanto, como é do conhecimento público, no início deste ano o Governo adiou vários prazos relacionados com o IRS (Despacho 18/2016). Por acaso coincidem com os prazos que puseste na legislação que indicaste :) Mas é só para o Jaymz não correr o risco de chegar lá com uma coisa e lhe dizerem que afinal aquilo já está desatualizado...

Paulo, 

Obrigado pela correção. 

Eu não trabalho com o CIRS no dia a dia. Copiei da net, mas realmente não fui verificar se estava atualizado.

Mais uma vez, obrigado.

há 46 minutos, futsal78 disse:

Eu esqueci completamente que tinha feito resgate em 2015 e submeti em abril sem declarar, o que é certo é que a AT nada disse e fui reembolsado...

Shiiiiiuuuuuu... tá caladinho... não resgataste nada... ninguém viu...  :D

Editado por atlas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, Jaymz disse:

Para quem não acompanha os outros tópicos, há mais alguém daqui que tenha declarado mais-valias de fundos no anexo J na segunda-fase de entrega do IRS e que tenha recebido uma coima de 25€ por, supostamente, ter entregue o IRS fora do prazo?

Tanto eu como o Filip€ recebemos. No meu caso entreguei a 26 de Maio, a declaração já foi dada como certa, mas não os impediu de me enviarem a coima para casa.

Já liguei para o serviço de finanças da minha zona (não consegui ser atendido no numero de atendimento geral das Finanças) e a senhora que me atendeu disse-me que não tinha a certeza que o anexo J com mais-valias fosse para entregar na 2a fase. Agora tenho de lá ir presencialmente para esclarecer a questão e, caso eu tenha razão, pedir a anulação da multa.

Eu também recebi a coima.

Já conversei com um amigo que trabalha nas finanças e podes ficar descansado, foi um erro e já saíu dentro da AT um email sobre o mesmo. Não faças nada. E não pagues naturalmente.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/07/2016 at 13:04, BL disse:

O UBS fundiu "UBS (Lux) Equity Fund - Infrastructure (EUR) P-acc" com o "UBS (Lux) Key Selection SICAV - Global Equities (USD) P EUR" [LU0161942635 ] :blink:

O BEST não comercializa este fundo, logo não consigo descarregar automaticamente o CSV/EXCEL com as cotações do fundo.

Alguém me sabe indicar onde posso descarregar as cotações deste fundo (e mais alguns q ainda tenho em carteira e não estão disponíveis atráves do site do BEST)?

Preferia que o site permitsse fazer o download de forma automática, mas qq sítio que dê para exportar os valores serve.

Obrigado

:rolleyes:

Subiu 1,45% numa semana, o que nem é assim tão mau :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, mega_neo disse:

Pessoal,

Li aqui no fórum, falarem de uma opção que são os produtos Unit-linked.

Ainda consideram uma boa opção? Entre o do Best e o do Big, o que pensam melhor? (nao sou cliente Best, mas isso e fácil resolver)

Outra questão rápida, sou de momento residente no estrangeiro. Sera que o acesso ou finalidade destes produtos (unit-linked, fundos e alocacoes) se modificam?

obrigado

Depende...tens de estudar bem o assunto, por exemplo no best que é o banco que melhor conheço uma vez que no BiG já não faço nada, tens actualmente 2 tipos de Unit Linkeds, o serviço de gestão de carteiras, carteiras pré definidas onde tens como activos acções, fundos, obrigações, depósitos etc, e o Escolha Livre, que são só fundos escolhidos pelo investidor, no BiG também há coisas parecidas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 hours ago, lelo1520 said:

Eu também recebi a coima.

Já conversei com um amigo que trabalha nas finanças e podes ficar descansado, foi um erro e já saíu dentro da AT um email sobre o mesmo. Não faças nada. E não pagues naturalmente.

A coima já desapareceu do portal das finanças, e para confirmar fui hoje à repartição da minha zona onde a senhora não sabia do erro mas confirmou que a coima tinha sido anulada. Agora venha o reembolso, que eu quero ir de férias :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, futsal78 disse:

Eu esqueci completamente que tinha feito resgate em 2015 e submeti em abril sem declarar, o que é certo é que a AT nada disse e fui reembolsado...

Conheço quem tenha submetido na 1a fase sem anexo J.

Depois na 2a fase com o anexo J.

E já recebeu o reembolso da 1a fase, enquanto decorre o acerto da declaração da 2a fase.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, zzzpt disse:

Conheço quem tenha submetido na 1a fase sem anexo J.

Depois na 2a fase com o anexo J.

E já recebeu o reembolso da 1a fase, enquanto decorre o acerto da declaração da 2a fase.

Mas eu nem na 2 fase submeti ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 11-7-2016 at 10:04 PM, D@vid said:

Depende...tens de estudar bem o assunto, por exemplo no best que é o banco que melhor conheço uma vez que no BiG já não faço nada, tens actualmente 2 tipos de Unit Linkeds, o serviço de gestão de carteiras, carteiras pré definidas onde tens como activos acções, fundos, obrigações, depósitos etc, e o Escolha Livre, que são só fundos escolhidos pelo investidor, no BiG também há coisas parecidas.

Obrigado D@vid pela opinião.
    Ja agora, achas um bom produto como opção a uma carteira de fundos? (óbvio sempre para longo prazo)
    ou e preferível estar fora e fazer os nossos investimentos sem o controlo do produto unit linked?

Ja me tentei informar o que e verdadeiramente unit linked, mas fiquei com a impressão que nao percebi efetivamente o que li e quais os seus possíveis impactos nos nossos investimentos. Por isso estou um bocadinho sem saber como comparar relativamente aos outros produtos por aqui se fala.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, mega_neo disse:

Obrigado D@vid pela opinião.
    Ja agora, achas um bom produto como opção a uma carteira de fundos? (óbvio sempre para longo prazo)
    ou e preferível estar fora e fazer os nossos investimentos sem o controlo do produto unit linked?

Ja me tentei informar o que e verdadeiramente unit linked, mas fiquei com a impressão que nao percebi efetivamente o que li e quais os seus possíveis impactos nos nossos investimentos. Por isso estou um bocadinho sem saber como comparar relativamente aos outros produtos por aqui se fala.

Unit Linkeds são aplicações de seguradoras em que a carteira é conhecida do investidor ( por exemplo os seguros de capitalização nunca se sabe muito bem a carteira ).

MAs como disse há vários tipos, em comparação com os fundos, vamos a ver, imagina que tens uma carteira ou pretendes fazer uma carteira de 100 000€ em fundos, é melhor fazer a carteira fora ou fazer por exemplo um Unit Linked que o Best tem que se chama Escolha lIvre? eu até diria que era melhor fazer o Unit Linked, porque o produto é um seguro logo tens eficiência fiscal num resgate futuro da apólice porque o IRS é mais baixo a partir dos 5 anos do contrato, podes escolher na mesma os fundos que queres ( apesar que penso que apenas seja possivel cerca de 100 fundos á escolha ), e tudo o que se fizer dentro da apólice, resgates, novas subscrições etc, não paga imposto.

Se for em comparação, e mais uma vez vou falar do Best porque é o que conheço melhor, com os Serviços de Gestão de Carteiras, funciona da mesma forma, no entanto as carteiras são mais diversificadas uma vez que não só têm fundos como também têm acções, obrigações etc, e é gerida activamente por gestores e não por nós.

Há virtudes nas 3 opções, como disse, é só ver o que melhor se encaixa ao objectivo de cada um.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Muito obrigado D@vid pelos esclarecimentos.

Ajudou bastante.
    Pode ser que considere uma percentagem do património a investir num destes produtos.

Tenho ainda de conseguir aprender a analisar e fazer a decisão sobre os fundos. Ja chega de estar sempre a espera do "melhor"

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Devido a um acidente (sem feridos, felizmente), vejo-me obrigado a trocar de carro num muito curto espaço de tempo. É para estas coisas que servem aqueles euros do fundo de emergência, mas como o tenho aplicado em 3 depósitos a prazo no banco Invest que têm uma taxa ainda interessante (um a 3.25% e os outros a 2%) mas só vencem em fevereiro de 2017 vou antes optar por resgatar a minha carteira de fundos, fazer a tomada de mais valias, deixar a poeira assentar aqui por casa e depois voltar a constituir nova carteira lá mais para o final do ano.

Vou tratar dos resgates durante esta semana e depois coloco aqui os resultados destes 7 meses em que a carteira sobreviveu às fortes quedas do início de 2016 e ao Brexit.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Que triste noticia.
    Espero que tudo se resolva rapidamente e da melhor maneira.

E agradeço de antemão o facto de colocares aqui os resultados da carteira :) Vai dar mt jeito
    (se possível, e tiveres paciência, alguma opinião da tua parte sobre o que farias diferente ou q acreditas que fizeste boa escolha também seria bem vindo)

Ja agora aproveito para perguntar se o pessoal daqui esta a par com o problema do Deutsche Bank, e se a coisa correr mal, como pensam reagir?
    Sera que as carteiras vao levar um grande impacto por isso? Visto ser uma grande parte do PIB alemão representado pelo DB e por ser uma empresa com grande risco sistemico.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, mega_neo disse:

Ja agora aproveito para perguntar se o pessoal daqui esta a par com o problema do Deutsche Bank, e se a coisa correr mal, como pensam reagir?
    .

Se os índices começarem a deslizar, gradualmente: canalizar os reforços para outras áreas geográficas fora da Europa.

Se houver uma queda repentina e brutal dos índices europeus: arrebanhar toda a liquidez que tiver, resgatar tudo o que tiver com mais valias e apostar tudo o que puder na Europa, especialmente no Dax alemão.

É assim que eu penso reagir se a "coisa correr mal" com o Deutsche Bank.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jose Carro

@Jaymz

Se fores cliente BEST, vê o credito colateral, onde consegues um credito no valor da tua carteira de fundos, sem ter que levantar os mesmos... Pode ser mais interessante que levantar os fundos e depois investir novamente....

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Jaymz disse:

Devido a um acidente (sem feridos, felizmente), vejo-me obrigado a trocar de carro num muito curto espaço de tempo. É para estas coisas que servem aqueles euros do fundo de emergência, mas como o tenho aplicado em 3 depósitos a prazo no banco Invest que têm uma taxa ainda interessante (um a 3.25% e os outros a 2%) mas só vencem em fevereiro de 2017 vou antes optar por resgatar a minha carteira de fundos, fazer a tomada de mais valias, deixar a poeira assentar aqui por casa e depois voltar a constituir nova carteira lá mais para o final do ano.

Vou tratar dos resgates durante esta semana e depois coloco aqui os resultados destes 7 meses em que a carteira sobreviveu às fortes quedas do início de 2016 e ao Brexit.

Antes de mais espero que tudo se resolva da melhor maneira.

Agora uma questão... o tal chamado fundo de emergência não deveria estar numa aplicação de fácil mobilização?

Tendo o fundo de emergência em depósitos a prazo não é muito indicado o exemplo disso é a situação que estás a passar neste momento.

No meu caso prefiro ter o fundo de emergência aplicado num fundo de investimento com baixa volatilidade.

há 1 hora, atlas disse:

Se os índices começarem a deslizar, gradualmente: canalizar os reforços para outras áreas geográficas fora da Europa.

Se houver uma queda repentina e brutal dos índices europeus: arrebanhar toda a liquidez que tiver, resgatar tudo o que tiver com mais valias e apostar tudo o que puder na Europa, especialmente no Dax alemão.

É assim que eu penso reagir se a "coisa correr mal" com o Deutsche Bank.

Se a coisa correr mal com o Deutsche Bank o meu Pictet Europa deve vir por aí a baixo... a meu ver é esperar e reforçar quando se achar que é o momento certo.

Nas estratégias de longo prazo resgatar fundos está fora de questão certo? por isso é aguentar e reforçar...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, FoxNinja disse:

Se a coisa correr mal com o Deutsche Bank o meu Pictet Europa deve vir por aí a baixo... a meu ver é esperar e reforçar quando se achar que é o momento certo.

Nas estratégias de longo prazo resgatar fundos está fora de questão certo? por isso é aguentar e reforçar...

Foxninja,

Se os índices caírem abruptamente, quase irracionalmente, concordo totalmente contigo.

Mas, e se os índices deslizarem gradualmente, irás reforçar? Não tens receio que suceda o mesmo que no Japão (o Nikkei esteve mais de 20 anos em estado comatoso - de 1990 a 2012, ver gráfico abaixo)?

300px-Nikkei_225(1970-).svg.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    36 minutes ago, FoxNinja said:

Agora uma questão... o tal chamado fundo de emergência não deveria estar numa aplicação de fácil mobilização?

Tendo o fundo de emergência em depósitos a prazo não é muito indicado o exemplo disso é a situação que estás a passar neste momento.

No meu caso prefiro ter o fundo de emergência aplicado num fundo de investimento com baixa volatilidade.

Sim, sem dúvida que afinal o fundo de emergência não estava bem planeado. O que irei fazer no futuro será muito provavelmente isso: colocar algum dinheiro num fundo de tesouraria ou misto defensivo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, atlas disse:

Foxninja,

Se os índices caírem abruptamente, quase irracionalmente, concordo totalmente contigo.

Mas, e se os índices deslizarem gradualmente, irás reforçar? Não tens receio que suceda o mesmo que no Japão (o Nikkei esteve mais de 20 anos em estado comatoso - de 1990 a 2012, ver gráfico abaixo)?

300px-Nikkei_225(1970-).svg.png

Posso estar a dizer uma grande asneira mas se o indicie cair gradualmente e se formos reforçando ao longo do tempo esses reforços depois não acabam de certa maneira por atenuar e compensar as quedas? 

há 1 hora, Jaymz disse:

Sim, sem dúvida que afinal o fundo de emergência não estava bem planeado. O que irei fazer no futuro será muito provavelmente isso: colocar algum dinheiro num fundo de tesouraria ou misto defensivo.

Eu recentemente meti o meu fundo de emergência no Nordea-1 Stable Return Fund E EUR... espero que dê resultado :)

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Visitante Jose Carro disse:

@Jaymz

Se fores cliente BEST, vê o credito colateral, onde consegues um credito no valor da tua carteira de fundos, sem ter que levantar os mesmos... Pode ser mais interessante que levantar os fundos e depois investir novamente....

Jaymz olha que não é mal pensado o que disse o Visitante Carro, só tem a chatice do capital ficar cativo, mas pode ser uma solução, não te descapitalizas de repente, os fundos continuam como estão, só tens de pagar juros anualmente e o capital vais abatendo quando poderes, e estamos a falar em juros que rondam os 2%/3% penso eu, informa-te bem sobre isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, D@vid said:

Jaymz olha que não é mal pensado o que disse o Visitante Carro, só tem a chatice do capital ficar cativo, mas pode ser uma solução, não te descapitalizas de repente, os fundos continuam como estão, só tens de pagar juros anualmente e o capital vais abatendo quando poderes, e estamos a falar em juros que rondam os 2%/3% penso eu, informa-te bem sobre isso.

Não tinha pensado nisso, mas realmente, com juros nesses valores parece-me interessante. Amanhã já vou ligar ao meu PFA.

Obrigado pelas sugestões

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 18/07/2016 at 14:56, FoxNinja disse:

Posso estar a dizer uma grande asneira mas se o indicie cair gradualmente e se formos reforçando ao longo do tempo esses reforços depois não acabam de certa maneira por atenuar e compensar as quedas? 

Estás certo. Em especial se existir uma componente de obrigações, da mesma moeda, no portefólio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )