Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Bem grande informação off record que eu tive ahah, já recebi mensagem na caixa de mensagens da alteração :D.

5coroas, isso acho difícil, mas nunca se sabe, a mim disseram-me em tempos que no Deutsche paga-se ou chegou-se a pagar por exemplo nos Pimcos...não sei se era verdade ou não.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

On 6/30/2016 at 9:37 AM, 5coroas said:

Também estava à espera de um maior hecatombe generalizado. De qualquer modo, sempre consegui entrar baixando o custo médio das UPs de quase todos os meus fundos.

Foi bom também constatar que, neste episódio de crise europeia, os mercados asiáticos resistiram serenamente ao pânico e alguns até deram um pulo. Venha a próxima oportunidade.

Calma.... ainda nao houve brexit nenhum... o que se passou foi a resposta dos mercados á opiniao popular ser favoravel á saida. Depois o que se viu foi as principais figuras que defenderam o "Leave" a bater com a porta e/ou a dizer que isto da saida é para ir com calma! Ou seja toda a gente percebeu que isto do brexit nao será para amanha.

Espera pelos resultados da eleicao do novo lider dos tories ou pelo anuncio da invocacao do artigo 50 e ai entao, provavelmente ja se vera algo mais proximo de uma hecatombe... Penso que novas oportunidades de investimento irao surgir brevemente, a nao ser que afinal ninguem vá sair de lado nenhum, ou fique tudo na mesma como parece se estar tudo a preparar...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Javier Zanetti
    há 5 horas, D@vid disse:

Pessoal, obtive aqui uma informação off record para já no Best que é importante referir, e para não deixar dúvidas vou meter em letra grande e em bold :D

A partir de Setembro, os fundos de investimento que não estejam na oferta do banco, passam a pagar uma comissão de subscrição, basicamente estamos a falar naqueles fundos de subscrição privada que o banco consegue fazer mas que não estão na oferta do banco, as comissões vão de 0,50% a 2,00%, consoante sejam fundos de tesouraria a fundos de acções.

De referir que vamos receber esta informação via caixa de mensagens na próxima semana salvo erro.

Já recebi hoje.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/07/2016 at 16:42, PedroPinto disse:

Calma.... ainda nao houve brexit nenhum... o que se passou foi a resposta dos mercados á opiniao popular ser favoravel á saida. Depois o que se viu foi as principais figuras que defenderam o "Leave" a bater com a porta e/ou a dizer que isto da saida é para ir com calma! Ou seja toda a gente percebeu que isto do brexit nao será para amanha.

Espera pelos resultados da eleicao do novo lider dos tories ou pelo anuncio da invocacao do artigo 50 e ai entao, provavelmente ja se vera algo mais proximo de uma hecatombe... Penso que novas oportunidades de investimento irao surgir brevemente, a nao ser que afinal ninguem vá sair de lado nenhum, ou fique tudo na mesma como parece se estar tudo a preparar...

Tens razão.

Parece que já estamos a atravessar a 2.ª vaga de consequências do Brexit; como as coisas andam, é capaz de não vir uma unica grande hecatombe, mas várias pequenas crises em conformidade com as noticias dos jornais que forem surgindo. Vou continuar a reforçar a Europa, com pequenos montantes, sempre que as bolsas afundarem. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 06/07/2016 at 13:32, Duracellpt disse:

O impacto no imobiliário poderá ser brutal e seguindo a manada que nestas ocasiões ocorrem a resgatar tudo as gestoras têm de garantir o máximo de liquidez possível, daí a suspensão, não vejo que tal possa vir sequer a acontecer em fundos mobiliários.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em relação ao Nordea-1 Stable Return Fund E EUR alguém me consegue confirmar a identificação na Bloomberg?

Eu encontrei este XE67:GR mas está identificado como Nordea 1 SICAV - Stable Return Fund será este?

Digo isto porque já juntei o fundo à minha carteira e os valores não me dão correctos em relação à carteira do Best...

Os Pictet estão certos este não está... será que adicionei o fundo errado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, FoxNinja disse:

Em relação ao Nordea-1 Stable Return Fund E EUR alguém me consegue confirmar a identificação na Bloomberg?

Eu encontrei este XE67:GR mas está identificado como Nordea 1 SICAV - Stable Return Fund será este?

Digo isto porque já juntei o fundo à minha carteira e os valores não me dão correctos em relação à carteira do Best...

Os Pictet estão certos este não está... será que adicionei o fundo errado?

NABSREE:LX

Neste site mete o ISIN e ele dá-te o Ticker da bloomberg... https://www.openfigi.com/

Editado por elitegroup
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 horas, Visitante PEDRO disse:

Ppl.

Desculpem meter no meio, mas em termos de irs já receberam reembolso com o quadro j do resgate das unidades de participação preenchido ?

Obrigado

Aqueles que tenho conhecimento ainda não receberam, mas também há contribuintes de Abril que não receberam.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/07/2016 at 22:14, D@vid disse:

O impacto no imobiliário poderá ser brutal e seguindo a manada que nestas ocasiões ocorrem a resgatar tudo as gestoras têm de garantir o máximo de liquidez possível, daí a suspensão, não vejo que tal possa vir sequer a acontecer em fundos mobiliários.

Têm a ver com o imobiliário comercial, onde se começa a verificar a redução na procura dos espaços comerciais e escritórios.

http://economico.sapo.pt/noticias/panico-imobiliario-no-reino-unido-faz-soar-alarmes-na-banca-e-sguradoras_254151.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O UBS fundiu "UBS (Lux) Equity Fund - Infrastructure (EUR) P-acc" com o "UBS (Lux) Key Selection SICAV - Global Equities (USD) P EUR" [LU0161942635 ] :blink:

O BEST não comercializa este fundo, logo não consigo descarregar automaticamente o CSV/EXCEL com as cotações do fundo.

Alguém me sabe indicar onde posso descarregar as cotações deste fundo (e mais alguns q ainda tenho em carteira e não estão disponíveis atráves do site do BEST)?

Preferia que o site permitsse fazer o download de forma automática, mas qq sítio que dê para exportar os valores serve.

Obrigado

:rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigado,

entretanto tinha descoberto esta página com algum código python para fazer download da Bloomberg: http://freeconnection.blogspot.de/2013/09/correlation-of-investment-founds-python.html

O ticker do fundo da UBS é "UBSKGEE:LX" caso alguém esteja interessado.

Não gosto nada de resgatar fundos (entro sempre numa perspectiva long-term) mas este fundo "novo" da UBS tem uma performance decepcionante.:wacko:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não querendo ser off-topic...o que é que acham do pessoal que está reformado graças ás suas poupanças e aos seus investimentos?

Não conheço nenhum caso portugues mas americanos não faltam: Mr. Money Mustache, J L Collins, thepowerofthrift, lacking ambition, etc.

É o vosso objectivo máximo?

Falando por mim, a médio prazo queria comprar um apartamento, mas a longo prazo não posso dizer que não gostaria de fazer algo similar. Trabalhar ate as 65 para estragar o corpo e curtir só (com sorte!!) mais 20 anos não me diz nada. Já para nem falar se vamos ter SS nessa altura. Agora, reformar-me 35/40, e aproveitar o resto, isso sim. Mas lá está, estes exemplos tinham salários gordos, bem gordos :P Não sei como funciona com baixos salários.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, AndreAtomic disse:

Não querendo ser off-topic...o que é que acham do pessoal que está reformado graças ás suas poupanças e aos seus investimentos?

Não conheço nenhum caso portugues mas americanos não faltam: Mr. Money Mustache, J L Collins, thepowerofthrift, lacking ambition, etc.

É o vosso objectivo máximo?

Falando por mim, a médio prazo queria comprar um apartamento, mas a longo prazo não posso dizer que não gostaria de fazer algo similar. Trabalhar ate as 65 para estragar o corpo e curtir só (com sorte!!) mais 20 anos não me diz nada. Já para nem falar se vamos ter SS nessa altura. Agora, reformar-me 35/40, e aproveitar o resto, isso sim. Mas lá está, estes exemplos tinham salários gordos, bem gordos :P Não sei como funciona com baixos salários.

Esse tema já foi discutido neste tópico: http://www.forumfinancas.pt/topic/7390-montante-necessário-para-deixar-de-trabalhar-e-viver-dos-juros/?page=1

Em todo o caso, com baixos salários não funciona (no sentido de poder deixar de trabalhar antes dos 65). É que nem sequer conseguirás financiamento bancário que te permita alavancar os investimentos.

Com baixos salários só estou a ver duas hipóteses: ganhares uma herança; ou ganhares o Euromilhões. :D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, AndreAtomic disse:

Se já leu o que está nesses sites, já tem a resposta: decidir o valor que pretende receber anualmente e multiplicar por 25 (o que dá 4%). Para o caso português, que não tem maneira de diminuir os impostos com contas especiais de poupança e reforma, tem que contar com os 28% de impostos de mais valias. No máximo teria de multiplicar por 25 e dividir por 0,72 (contando que tudo é mais valias). Para poupar também não é segredo nenhum: poupança = recebido - gasto :) Se se recebe pouco poupa-se pouco, mas a ideia é por sempre uma parte de lado e deixar a "magia do juro composto" funcionar durante 25 ou mais anos. Claro que é mais fácil dizer do que fazer (a começar por mim próprio) :) e não é garantido que o rendimento futuro seja igual ao do passado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, Patanisca disse:

Tens uma terceira, que em Portugal resulta muito bem, crime de colarinho branco.

Para poder praticar crimes de colarinho branco é necessário que ele ocupe um cargo ou uma posição superior dentro de uma organização empresarial (de certeza que o porteiro numa empresa não irá conseguir provocar um desfalque...). E se ocupa um cargo destes, também já não terá, à partida, um baixo salário. O que fará com que não seja uma opção enquadrável na hipótese em análise.

Mas há ainda uma terceira opção que só agora me ocorreu: casar com uma mulher rica :D

há 32 minutos, pfonseca disse:

Se já leu o que está nesses sites, já tem a resposta: decidir o valor que pretende receber anualmente e multiplicar por 25 (o que dá 4%). Para o caso português, que não tem maneira de diminuir os impostos com contas especiais de poupança e reforma, tem que contar com os 28% de impostos de mais valias. No máximo teria de multiplicar por 25 e dividir por 0,72 (contando que tudo é mais valias). Para poupar também não é segredo nenhum: poupança = recebido - gasto :) Se se recebe pouco poupa-se pouco, mas a ideia é por sempre uma parte de lado e deixar a "magia do juro composto" funcionar durante 25 ou mais anos. Claro que é mais fácil dizer do que fazer (a começar por mim próprio) :) e não é garantido que o rendimento futuro seja igual ao do passado.

Pois, tudo certo, se o @AndreAtomic quisesse trabalhar até aos 60. Mas como ele pretende deixar de trabalhar, no máximo, aos 40 anos (nas palavras dele "reformar-me 35/40, e aproveitar o resto"...) não estou a ver como é que 22 anos de capitalização (se iniciar o trabalho aos 18) e com baixos salários conseguirá tal proeza.

A "magia do juro composto", só é uma verdadeira magia relevante a partir de um determinado montante de capital. E quando ele finalmente consegue reunir algum capital é quando pretende deixar de trabalhar. E se juntarmos a isto o facto dele pretender, a par das poupanças, comprar ainda um apartamento, então creio estarem reunidos todos os requisitos para que se possa afirmar que o sonho dele, com estes pressupostos, é irrealizável.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem não acompanha os outros tópicos, há mais alguém daqui que tenha declarado mais-valias de fundos no anexo J na segunda-fase de entrega do IRS e que tenha recebido uma coima de 25€ por, supostamente, ter entregue o IRS fora do prazo?

Tanto eu como o Filip€ recebemos. No meu caso entreguei a 26 de Maio, a declaração já foi dada como certa, mas não os impediu de me enviarem a coima para casa.

Já liguei para o serviço de finanças da minha zona (não consegui ser atendido no numero de atendimento geral das Finanças) e a senhora que me atendeu disse-me que não tinha a certeza que o anexo J com mais-valias fosse para entregar na 2a fase. Agora tenho de lá ir presencialmente para esclarecer a questão e, caso eu tenha razão, pedir a anulação da multa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Jaymz disse:

Para quem não acompanha os outros tópicos, há mais alguém daqui que tenha declarado mais-valias de fundos no anexo J na segunda-fase de entrega do IRS e que tenha recebido uma coima de 25€ por, supostamente, ter entregue o IRS fora do prazo?

Tanto eu como o Filip€ recebemos. No meu caso entreguei a 26 de Maio, a declaração já foi dada como certa, mas não os impediu de me enviarem a coima para casa.

Já liguei para o serviço de finanças da minha zona (não consegui ser atendido no numero de atendimento geral das Finanças) e a senhora que me atendeu disse-me que não tinha a certeza que o anexo J com mais-valias fosse para entregar na 2a fase. Agora tenho de lá ir presencialmente para esclarecer a questão e, caso eu tenha razão, pedir a anulação da multa.

Jaymz, 

Não percebo.

De grosso modo, durante o mês de abril procedia-se à entrega das declarações daqueles que apenas tivessem rendimentos, basicamente, de trabalho por conta de outrem ou de pensões (artº 60º do CIRS, 2º e 11º do CIRS - categorias A e H). Durante o mês de Maio procedia-se à entrega das declarações daqueles que tivessem rendimentos de outra qualquer proveniência (independentemente de também poderem, ou não, ter das categorias A e H).

O anexo J servia para a declaração de rendimentos internacionais. Se a pessoa recebia apenas rendimentos de trabalho por conta de outrem ou de pensões e esses rendimentos tivessem proveniência no estrangeiro, então faria sentido que entregasse o anexo J no mês de Abril, preenchendo os campos 4 e 5 do anexo.

Mas se a pessoa teve mais valias de resgate de FI, não vejo como possível que a entrega do anexo J se processasse em Abril. Isto porque, a pessoa beneficiou de rendimentos da categoria G e não apenas das categorias A e H.

O que me espanta é a funcionária ter dúvidas quanto a isto.

Deixo aqui ficar o quadro legal.

Artigo 60.º (do Código do IRS)
    Prazo de entrega da declaração

1 - A declaração a que se refere o n.º 1 do artigo 57.º é entregue: 
    (Redacção dada pelo DL 198/2001, de 3 de Julho)

(...)

B) Por transmissão electrónica de dados: 

i) Durante o mês de Abril, quando os sujeitos passivos apenas hajam recebido ou tenham sido colocados à sua disposição rendimentos das categorias A e H; (Redacção dada pela  Lei n.º 3-B/2010-28/04)
    ii) Durante o mês de Maio, nos restantes casos. (Redacção dada pela  Lei n.º 3-B/2010-28/04)

E o que são rendimentos de categoria A?

Artigo 2.º (do Código do IRS)
    Rendimentos da categoria A 

1 - Consideram-se rendimentos do trabalho dependente todas as remunerações pagas ou postas à disposição do seu titular provenientes de:

a) Trabalho por conta de outrem prestado ao abrigo de contrato individual de trabalho ou de outro a ele legalmente equiparado;

B) Trabalho prestado ao abrigo de contrato de aquisição de serviços ou outro de idêntica natureza, sob a autoridade e a direção da pessoa ou entidade que ocupa a posição de sujeito ativo na relação jurídica dele resultante;

c) Exercício de função, serviço ou cargo públicos;

d) Situações de pré-reforma, pré-aposentação ou reserva, com ou sem prestação de trabalho, bem como de prestações atribuídas, não importa a que título, antes de verificados os requisitos exigidos nos regimes obrigatórios de segurança social aplicáveis para a passagem à situação de reforma, ou, mesmo que não subsista o contrato de trabalho, se mostrem subordinadas à condição de serem devidas até que tais requisitos se verifiquem, ainda que, em qualquer dos casos anteriormente previstos, sejam devidas por fundos de pensões ou outras entidades, que se substituam à entidade originariamente devedora.

2 - As remunerações referidas no número anterior compreendem, designadamente, ordenados, salários, vencimentos, gratificações, percentagens, comissões, participações, subsídios ou prémios, senhas de presença, emolumentos, participações em multas e outras remunerações acessórias, ainda que periódicas, fixas ou variáveis, de natureza contratual ou não.

(...)

"Artigo 11.º (do Código do IRS)
    Rendimentos da categoria H 

1 - Consideram-se pensões:

a) As prestações devidas a título de pensões de aposentação ou de reforma, velhice, invalidez ou sobrevivência, bem como outras de idêntica natureza, incluindo os rendimentos referidos no n.º 2 do artigo 2.º-A, e ainda as pensões de alimentos;

B) As prestações a cargo de companhias de seguros, fundos de pensões, ou quaisquer outras entidades, devidas no âmbito de regimes complementares de segurança social em razão de contribuições da entidade patronal, e que não sejam consideradas rendimentos do trabalho dependente;

c) As pensões e subvenções não compreendidas nas alíneas anteriores;

d) As rendas temporárias ou vitalícias;

e) As indemnizações que visem compensar perdas de rendimentos desta categoria.

Artigo 9.º
    Rendimentos da categoria G 

1 - Constituem incrementos patrimoniais, desde que não considerados rendimentos de outras categorias:

a) As mais-valias, tal como definidas no artigo seguinte;

Artigo 10.º
    Mais-valias 

1 - Constituem mais-valias os ganhos obtidos que, não sendo considerados rendimentos empresariais e profissionais, de capitais ou prediais, resultem de:

(...)

5) O resgate de unidades de participação em fundos de investimento e a liquidação destes fundos;

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, atlas said:

Mas se a pessoa teve mais valias de resgate de FI, não vejo como possível que a entrega do anexo J se processasse em Abril. Isto porque, a pessoa beneficiou de rendimentos da categoria G e não apenas das categorias A e H.

Concordo a 100%, tanto que, para descargo de consciência, tentei ver o anexo J na primeira fase, e não tinha lá os quadros dos fundos, só os de rendimentos obtidos por conta de outrém no estrangeiro. Amanhã vou às finanças esclarecer tudo, depois coloco aqui as conclusões. E obrigado pelo enquandramento legal, ;) vai dar jeito

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )