Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Como disse anteriormente estou a pensar resgatar o meu fundo de emergência que neste momento está no CaixaGest Funto Monetário e colocá-lo no Nordea-1 Stable Return.

A última subscrição que fiz no CaixaGest Funto Monetário foi em Janeiro de 2015... em termos de IRS não terei que declarar o resgate visto já fui tributado certo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia

Tenho a carteira em baixo desde o início de 2015 e não tenho olhado muito para ela, mas gostava de ter a vossa opinião sobre a manutenção de alguns fundos, troca de outros ou reforçar:

fundos.png

Obg

Editado por garfield
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, 5coroas said:

Grande recuperação está a ter hoje a Europa; só espero que os meus reforços feitos na quinta-feira, surjam com os valores de sexta-feira ou de segunda-feira e não com os de hoje. 

Não lês as FIN dos fundos que subscreves? Tem lá essa informação sobre os intervalos de tempo de subscrição diário. Pelo menos nos da CGD tem. Ordens dadas até ás 16h30 do dia, são efectivadas no dia útil seguinte.

28 minutes ago, FoxNinja said:

A última subscrição que fiz no CaixaGest Funto Monetário foi em Janeiro de 2015... em termos de IRS não terei que declarar o resgate visto já fui tributado certo?

Certo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 minutos, Patanisca disse:

Não lês as FIN dos fundos que subscreves? Tem lá essa informação sobre os intervalos de tempo de subscrição diário. Pelo menos nos da CGD tem. Ordens dadas até ás 16h30 do dia, são efectivadas no dia útil seguinte.

Isto não é assim tão linear.

Por exemplo este MFS® Meridian Funds European Value Fund A1 EUR Acc, a Data-Valor da Subscrição é de 3 dias, contudo, reforcei-o na quinta-feira e foi subscrito com o valor de sexta-feira, ou seja apenas 1 dia depois.

Já o MFS® Meridian Funds - European Smaller Companies Fund Class A1 EUR Acc, cuja data-valor da subscrição é também de 3 dias, só foi subscrito com a data de segunda-feira.

Tenho verificado muitas variações em diversos FI (com excepção dos FI da CGD).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, 5coroas disse:

Por exemplo este MFS® Meridian Funds European Value Fund A1 EUR Acc, a Data-Valor da Subscrição é de 3 dias, contudo, reforcei-o na quinta-feira e foi subscrito com o valor de sexta-feira, ou seja apenas 1 dia depois.

Já o MFS® Meridian Funds - European Smaller Companies Fund Class A1 EUR Acc, cuja data-valor da subscrição é também de 3 dias, só foi subscrito com a data de segunda-feira.

Se foi no best esses 2 fundos têm as mesmas características, se subscreveste antes das 14h (Cutoff Time) a cotação é a do próprio dia porque a Data de Cotação para Subscrições é 0 dias, se foi depois das 14h é do dia a seguir. A data valor de subscrição 3 dias é quando o fundo fica na tua carteira...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 minutos, elitegroup disse:

Se foi no best esses 2 fundos têm as mesmas características, se subscreveste antes das 14h (Cutoff Time) a cotação é a do próprio dia porque a Data de Cotação para Subscrições é 0 dias, se foi depois das 14h é do dia a seguir. A data valor de subscrição 3 dias é quando o fundo fica na tua carteira...

Tens razão. Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    26 minutes ago, 5coroas said:

E não consegues descobri o motivo dessa variação? Tem que haver uma regra horária qualquer, escrita nalgum lado.

Não tinha lido a resposta do @elitegroup. Portanto cutoff às 14h00 e antes disso ainda apanhas o valor da UP do dia anterior. Subscrições depois das 14h00 apanham o valor do dia seguinte.

Parece-me que faz mais sentido fazer ordens depois das 14h00, uma vez que os mercados europeus só fecham às 16h30 e os do EUA só abrem às 14h30.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, FoxNinja disse:

Como disse anteriormente estou a pensar resgatar o meu fundo de emergência que neste momento está no CaixaGest Funto Monetário e colocá-lo no Nordea-1 Stable Return.

Porque não poes no MFS® Meridian Funds - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc?

É igualmente misto na carteira, com rentabilidades similares, mas mais barato que o Nordea.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, elitegroup said:

É a do próprio dia, se subscreveres neste momento apanhas a cotação do fecho de hoje..

Ah, ok então é igual à CGD, só que a CGD tem cutoff às 16h30. 

Subscrevendo antes das 16h30, fica com o valor da UP do final do dia, definido às 17h00.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, elitegroup disse:

É a do próprio dia, se subscreveres neste momento apanhas a cotação do fecho de hoje..

Em todos os Fundos?

E se for subscrito à tarde, e por exemplo, amanhã for feriado nesse mercado, a cotação será a do dia seguinte ao feriado?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 minutos, Patanisca disse:

Ah, ok então é igual à CGD, só que a CGD tem cutoff às 16h30. 

Subscrevendo antes das 16h30, fica com o valor da UP do final do dia, definido às 17h00.

Se na CGD a Data de Cotação para Subscrições é 0 dias sim...

cutof.jpg

Editado por elitegroup
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, 5coroas disse:

Em todos os Fundos?

E se for subscrito à tarde, e por exemplo, amanhã for feriado nesse mercado, a cotação será a do dia seguinte ao feriado?

Depende dos fundos, a maior parte é 1 dia, tens que ver nas condições do fundo e varia de banco para banco...Sim um feriado conta como seja fim de semana. Nestes 2 casos, se comprares antes das 14h a cotação é de hoje, se comprares depois das 14h e amanhã for feriado conta a cotação de quinta...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, elitegroup disse:

Depende dos fundos, a maior parte é 1 dia, tens que ver nas condições do fundo e varia de banco para banco...Sim um feriado conta como seja fim de semana. Nestes 2 casos, se comprares antes das 14h a cotação é de hoje, se comprares depois das 14h e amanhã for feriado conta a cotação de quinta...

Estive sempre convencido que era a data-valor da subscrição que contava, vá-se lá saber porquê. Talvez porque com os FI de alguns paises manhosos as condições de subscrição são mais variadas e por vezes há periodos festivos em que as Bolsas estão encerradas, bem como por vezes os bancos demoram a efetuar as operações, etc e fiz confusão. Obrigado mais uma vez. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 minutes ago, elitegroup said:

se comprares antes das 14h a cotação é de hoje

De hoje, salvo seja, é a que será definida hoje, no fecho do dia, por volta das 17h00. Por isso é que se diz que a subscrição é sempre feita a valor desconhecido. O valor da UP de agora (11h54) é o valor de hoje, mas a ordem só será efectivada ao valor de amanhã.

Pelo menos na CGD é assim.

Ou seja, se hoje a UP vale 5€, se deres ordem antes das 16h30, não é garantido que compres a 5€. Vais comprar ao valor que ela encerrar hoje no final do dia. Ou seja, ao valor com que ela arranca amanhã de manhã.

EDIT: Isto é assim nos fundos CGD. Mas pelo que percebo, nesse do Best como é de 0 dias, se compras antes das 14h00, compras ao valor que está disponível no momento da subscrição. É portanto diferente.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    13 minutes ago, elitegroup said:

No best os fundos que têm data da cotação para subscrições 0 dias e compres antes da hora do cutoff é do fecho do próprio dia...

Ah, é do fecho de dia, então não é garantido que compres ao preço que estava às 14h00. Sendo assim também compras a preço desconhecido. E o facto de terem cut-off às 14h00 até acaba por ser algo limitativo, quando muita coisa pode acontecer durante a tarde (as bolsas nos EUA abrem às 14h30).

Mas estamos a falar de fundos, acaba por não ser muito importante. Lá estamos nós a tentar fazer trading com fundos... Noobs!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Patanisca disse:

Mas estamos a falar de fundos, acaba por não ser muito importante. Lá estamos nós a tentar fazer trading com fundos... Noobs!

Certo, mas não deixa de ser divertido tentar entrar ou sair nos melhores momentos, mesmo que a longo prazo seja pouco importante.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Patanisca disse:

Ah, é do fecho de dia, então não é garantido que compres ao preço que estava às 14h00. Sendo assim também compras a preço desconhecido. E o facto de terem cut-off às 14h00 até acaba por ser algo limitativo, quando muita coisa pode acontecer durante a tarde (as bolsas nos EUA abrem às 14h30).

Sim fecho do dia. Trading não, mas na derrocada do Brexit com índices a cair 10% não deixa de ser uma oportunidade entrar num dia desses...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, AndreAtomic disse:

Porque não poes no MFS® Meridian Funds - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc?

É igualmente misto na carteira, com rentabilidades similares, mas mais barato que o Nordea.

Estive a dar uma vista de olhos no X-Ray e eles são bastante semelhantes, o MFS se não me engano tem mais exposição ao UK coisa que agora não é muito "positiva".

No estilo de obrigações é onde existe uma estratégia diferente.
    O Meridian investe em obrigações de médio longo prazo.
    O Nordea investe em obrigações de meio curto prazo.

Embora o Meridian tenha uma valorização maior pela leitura que faço no gráfico é também mais inconstante, o que pode ser um pouco perigoso quando se quer alojar o fundo de emergência. O Nordea é como o nome dele indica Stable Return, não oscila tanto e talvez seja melhor mas estacionar o fundo de emergência.

Alguém quer dar a sua opinião?

Captura de ecrã 2016-06-28, às 20.20.35.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, FoxNinja disse:

Se é fundo Português nunca se declara, só por iniciativa do investidor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )