Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 10 horas, Patanisca disse:

Atenção às boas oportunidades de compra que poderão surgir esta semana.

Pareces aqueles nas redes sociais que metem " estou triste" " só me faltava mais esta", para o pessoal ir todo perguntar o porquê e o que se passou :D

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ahahahah! :D Vocês são lixados! 

Pá, basicamente: selloff de 6ª feira passada, hoje shangai e nikkei a perderem mais de 3%, agora está o Stoxx50 a ver se perde mais 2%. Tudo à conta de Brexit e FED. 

Conforme as notícias desta semana, vamos ter ou não boas oportunidades de compra a prolongarem-se até ao final da próxima.

O referendo no UK é dia 23.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O medo do Brexit já está a afundar bastante os mercados. Digam lá ao Costa/Centeno para nos libertar os reembolsos do IRS para aproveitarmos os saldos que começaram hoje.

Se o Brexit perder, os investidores que neste momento seguem em debandada, vão perder muito dinheirinho. Eu fico em jogo para ver no que dá. Se o Brexit ganhar, terei o reembolso do IRS e o subsidio de férias para meter nos FI que mais afundarem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As acções de melhor qualidade no mercado alemão estão todas fartas de levar pancadaria. Não sei é se é o Brexit. Esta porra já está a alterar coisas a mais. 

Ainda bem que guardei liquidez, não estava era à espera que fosse para torrar já. O Brexit continuar a fazer estragos assim e lá vou eu espetar com 4000€ em 5 das melhores acções alemãs e francesas. Risco a topo! E quem sabe se as portuguesas não vão ao fundo também (hoje tiveram quase em sideways o dia todo, isto é que é um mercado resiliente, ainda nos queixamos!) :) Oh boy estou ansioso! Vai ser uma época de saldos, é nestas situações que fortunas são feitas. 

PS: Em meia hora o mercado alemão recuperou as perdas TODAS do dia wtf nem me acredito.

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

EU não acredito no BREXIT mas se acontecer vem ai dias maus para o mercado, abrindo claro oportunidades de ouro para quem tem capital, eu espero que venha é a euforia das compras em peso que entro de fininho na INDIA e ganho o mês em 3 ou 4 dias, é só o que ando a espera estilo abutre.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Bushy disse:

EU não acredito no BREXIT mas se acontecer vem ai dias maus para o mercado, abrindo claro oportunidades de ouro para quem tem capital, eu espero que venha é a euforia das compras em peso que entro de fininho na INDIA e ganho o mês em 3 ou 4 dias, é só o que ando a espera estilo abutre.

Porquê na India?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

India? Porquê? As melhores acções europeias e os melhores ETFs vão estar dados... Se as coisas caírem 30% eu vou meter 15-20k em 10 acções europeias (depende das que mais caírem, mas acções tipo: E.ON, Daimler, AXA, Allianz, Nestlé, ... só que caiam 20% e vale a pena carregar. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, scpuser disse:

India? Porquê? As melhores acções europeias e os melhores ETFs vão estar dados... Se as coisas caírem 30% eu vou meter 15-20k em 10 acções europeias (depende das que mais caírem, mas acções tipo: E.ON, Daimler, AXA, Allianz, Nestlé, ... só que caiam 20% e vale a pena carregar. 

porque não um ETF com as 50 maiores da zona euro?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 minutes ago, maj.lraep said:

porque não um ETF com as 50 maiores da zona euro?

Pode ser também (eu próprio disse isso 2 posts acima), risco menor mas reward menor também. Era ser demasiadamente conservador numa oportunidade tão boa. As empresas que referi vão cá estar nos próximos 50 anos (ou se quiseres a probabilidade que não estejam é diminuta).

Eu trabalho num modelo de free cash flow, por isso para mim um ETF que não pague dividendos não é grande opção (não que não atirasse uns 20% desses 15-20k para ter alguma segurança, mas não mais). Os ETFs que eu conheço têm um yield de 3%. Eu prefiro tentar um dividendo que seja o dobro disso escolhendo stocks individuais (com 20% de saldos o dividendo aumenta consideravelmente nos dois casos, caso as empresas o mantenham em 2017).

Editado por scpuser
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 32 minutos, FoxNinja disse:

Bem, o pessoal está a prever grandes quedas... Serão assim tão severas?

Se o referendo é no dia 23 então é por esse dia que devemos esperar  até lá é o sobe e desce.

Por enquanto (hoje e ontem) é só desce. O pânico está a generalizar-se. Até ao dia do referendo, na minha opinião, vão ocorrer grandes quedas, que se acentuarão se o R.U. sair. Se continuar na UE, então teremos eventualmente um nice ressalto, mas é arriscado fiar-se nisso. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje caiu bastante porque o tablóide The Sun lançou uma sondagem que dá a vitória ao brexit.

Um tablóide.

É como o RBS há tempos quando lançou o pânico do "Vendam tudo!". Surgiram boas oportunidades nessa altura.

Eu vou ser um bocado conservador nesta questão de dia 23, porque é toda uma situação nova, imprevisível de antever o que poderá realmente acontecer. Seja como for, se o brexit se concretizar é muito provável haver uma onda de choque na Europa. Agora se os efeitos serão de curto prazo ou não, isso é a incógnita.

Estar já a antever quedas de 20% em large caps europeias acho um bocado exagerado. O UK representa 20% do mercado da Daimler, ou da Nestle? Tenho sérias dúvidas. :)Mas isto sou eu que percebo pouco destas coisas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Patanisca disse:

Hoje caiu bastante porque o tablóide The Sun lançou uma sondagem que dá a vitória ao brexit.

Um tablóide.

É como o RBS há tempos quando lançou o pânico do "Vendam tudo!". Surgiram boas oportunidades nessa altura.

Eu vou ser um bocado conservador nesta questão de dia 23, porque é toda uma situação nova, imprevisível de antever o que poderá realmente acontecer. Seja como for, se o brexit se concretizar é muito provável haver uma onda de choque na Europa. Agora se os efeitos serão de curto prazo ou não, isso é a incógnita.

Estar já a antever quedas de 20% em large caps europeias acho um bocado exagerado. O UK representa 20% do mercado da Daimler, ou da Nestle? Tenho sérias dúvidas. :)Mas isto sou eu que percebo pouco destas coisas.

As quedas não podem ser analisadas com essa racionalidade. Até pode ser incompreensível a queda de 20%, mas se os especuladores começarem a vender, até poderá ultrapassar 20%...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É tudo verdade o que vocês disseram. Se a especulação tomar conta do mercado em massa, aí não há escapatória. Embora se abram boas oportunidades para quem quiser arriscar.

Preocupa-me mais o contágio político que uma saída do UK possa representar no seio da UE, e o impacto que isso terá na sua coesão, importante para a retoma económica da zona Euro.

Ou seja, tanto pode ter um efeito que se consiga mitigar passados uns meses, depois de uma valente correção, como pode dar inicio ao fim da UE como a conhecemos, uma vez que a extrema direita, toma força cada vez mais. E neste cenário, estou a ver um motivo bem forte para se fazer uma correção global, usando isto como desculpa: Senão vejamos, FED está com poucas munições para estimular a economia dos EUA, a subida das taxas está a ser super lenta, inflação baixíssima. Desaceleração do PIB da China. Taxas de juro perto de zero, de uma forma generalizada nas maiores economias. Está aqui um cocktail interessante para os próximos tempos.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    6 hours ago, Patanisca said:

É tudo verdade o que vocês disseram. Se a especulação tomar conta do mercado em massa, aí não há escapatória. Embora se abram boas oportunidades para quem quiser arriscar.

Preocupa-me mais o contágio político que uma saída do UK possa representar no seio da UE, e o impacto que isso terá na sua coesão, importante para a retoma económica da zona Euro.

Ou seja, tanto pode ter um efeito que se consiga mitigar passados uns meses, depois de uma valente correção, como pode dar inicio ao fim da UE como a conhecemos, uma vez que a extrema direita, toma força cada vez mais. E neste cenário, estou a ver um motivo bem forte para se fazer uma correção global, usando isto como desculpa: Senão vejamos, FED está com poucas munições para estimular a economia dos EUA, a subida das taxas está a ser super lenta, inflação baixíssima. Desaceleração do PIB da China. Taxas de juro perto de zero, de uma forma generalizada nas maiores economias. Está aqui um cocktail interessante para os próximos tempos.

Eu liquidei a minha carteira há algum tempo atrás, porque previa uma correcção nos US (ainda pode tardar mais um ano ou dois, mas depois é inevitável) e porque preferi comprar um imóvel. Por isso estou preparado (e ansioso até) por uma correcção, embora só esteja a contar com maior liquidez nos próximos 2 anos.

Eu acho que quem prevê a correcção tem duas opções. Ou tem confiança nos negócios em que investiu (basicamente aí usa-se o método do Warren Buffet) e tem perspectivas de longo prazo e não se importa, ou então liquida enquanto tem a carteira bem no verde.

A minha opinião não vale nada, mas eu acredito que o UK não vai sair, os mercados vão apreciar até ao fim do próximo ano e depois sim, há uma correcção.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A coisa hoje melhorou (com a excepção do petróleo); vou aproveitar para resgatar alguns Fundos que estão positivos, para ter mais algum capital pronto para aproveitar os saldos (o reembolso do irs pode ainda demorar :angry:), se estes vierem a acontecer.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 56 minutos, 5coroas disse:

A coisa hoje melhorou (com a excepção do petróleo); vou aproveitar para resgatar alguns Fundos que estão positivos, para ter mais algum capital pronto para aproveitar os saldos (o reembolso do irs pode ainda demorar :angry:), se estes vierem a acontecer.

A minha estratégia é buy and hold... Compro e depois aguento as tempestades que vierem.

Neste momento vou apontar talvez para um reforço a entrar dia 23 que é quando os mercados vão andar na turbulência... depois dessa data vejo como os mercados reagem e se for o caso reforço novamente.

Resgatar não...

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, FoxNinja disse:

A minha estratégia é buy and hold... Compro e depois aguento as tempestades que vierem.

Neste momento vou apontar talvez para um reforço a entrar dia 23 que é quando os mercados vão andar na turbulência... depois dessa data vejo como os mercados reagem e se for o caso reforço novamente.

Resgatar não...

A minha também é essa; mas tenho alguns FI que uso para me divertir/apostar em sectores que estão baratos ou que têm grandes hipóteses de subirem muito a curto prazo. De facto poderia estar a perder muito neste momento se não fossem estes FI (ganhei mais no ultimo ano nos emergentes, energia, ouro, etc do que nos não-resgatáveis B&H (USA e Europa). Mas claro, estes FI milagrosos têm que andar com as rédeas curtas e não me deixar entusiasmar demasiado. Não gosto é de ter dinheiro cá fora a ganhar teias de aranha.  

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 20 minutos, Bushy disse:

Vejam o outlook da India e veem porque. Agora até dia 23 é de estar quieto porque o mercado está todo à espera disso. Depois que grandes oportunidades viram é de certeza. 

Vi apenas muita incerteza e uma forte possibilidade de os dados economicos estarem a ser forjados e como tal não condizerem com a realidade. Mas quanto aos efeitos do Brexit na India, não encontrei nada. Podia ser mais concreto?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A India é um país em expansão, de aposta em ensino e tecnologia e com taxas de crescimento sustentadas e a aposta dos bancos é clara, Tem uma população jovem e barata, quanto ao país tem desemprego natural, um endividamento baixo AINDA, crescimento a rondar os 8%, confiança empresarial é estável, crescimento de infraestrutura é favoravel, quanto ao mercado bolsista está em canal ascendente, logo é onde eu ando e aproveito as semanas em que o mundo sorri para entrar e sair, faço o meu e não me chateio muito, isto na parte fundamental. Na técnica olho a nivel de tendencia e volumes, e como entro sempre no mesmo fundo que tenho até à 13:15 para ver como anda o mundo, faço as minhas previsões. E como diz a AT a tendencia é tua amiga lá ando eu de mão dada com a AT e tambem a AF.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )