Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Que bela semana!

Meus ganhos:

FI ações

Europa +2,86

USA +4,11

Biotech +5,49

Suiça +4

Espanha +2,43

Russia +17,03

Tailandia +6,98

turquia +4,35

Japão +6,24

Só a Malásia e a Indonésia é que me estão a deixar mal visto -8,53 e -2,91:(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 56 minutos, 5coroas disse:

Que bela semana!

Meus ganhos:

FI ações

Europa +2,86

USA +4,11

Biotech +5,49

Suiça +4

Espanha +2,43

Russia +17,03

Tailandia +6,98

turquia +4,35

Japão +6,24

Só a Malásia e a Indonésia é que me estão a deixar mal visto -8,53 e -2,91:(

Tenho conta no BIG. têm entidades gestoras que diversificam por estes países? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Agora mesmo, antoniobento disse:

Tenho conta no BIG. têm entidades gestoras que diversificam por estes países? 

No Best tem Fundos para todos estes paises/sectores e ainda mais alguns. Infelizmente, alguns dos melhores (Fidelity) são caros (torna-se dificil manter o DCA).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Só um apontamento para reflexão. Talvez por falta de alternativas, sinto que estou a concentrar (em demasia?) as minhas poupanças em Fundos de Investimento internacionais. De vez em quando, ainda entro num ou noutro estruturado (neste momento tenho posições em três deles, mas confesso que o meu histórico em estruturados não tem sido muito rentável), contudo, verifico que há uma unicidade nas recomendações dos bancos de investimento: propõem Fundos de Investimento e pouco mais.

Não são da mesma opinião? Não faltará "oferta"? Quem pretenda diversificar - lei básica de quem está nesta área das aplicações financeiras - que opções encontra para além dos tradicionais/mainstream DP, CA/CTPM, seguros de capitalização; unit liked, fundos, etc

Atendendo ao contexto actual de baixas taxas de juro. não haverá outro tipo de produtos que suscitem interesse dos investidores? 

Ainda há dias, em conversa com um profissional da bolsa, ele falava-me que há (grandes) investidores que pagam - literalmente - para ficarem com obrigações alemãs, isto é, sabem que daqui a 2 ou 3 anos vão receber menos dinheiro (um pouco menos) do que agora aplicaram, mas que só o facto de terem a "garantia/certeza" do acesso ao capital nesse prazo lhes é suficiente. No fundo, é como se pagassem o aluguer de um cofre-forte - foi essa a imagem que me transmitiram - só que com uma "taxa de aluguer" mais baixa.

Isto deixa-me a pensar nas particularidades, muito próprias, do mundo em que vivemos actualmente...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, Eurico, o presbítero said:

Atendendo ao contexto actual de baixas taxas de juro. não haverá outro tipo de produtos que suscitem interesse dos investidores? 

Imobiliário, carros clássicos (restauro), LEGO, coleccionismo Star Wars, startups (Venture Capital). Assim de repente lembro-me disto. 

O que não falta por aí é onde investir.

Os fundos são o mais "fácil" de diversificar o investimento, pois a sua estrutura é já ela diversificada e gerida por outrém, o que transmite uma certa tranquilidade, além de não se perder tempo a gerir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 1 hora, Patanisca disse:

Imobiliário, carros clássicos (restauro), LEGO, coleccionismo Star Wars, startups (Venture Capital). Assim de repente lembro-me disto. 

O que não falta por aí é onde investir.

Os fundos são o mais "fácil" de diversificar o investimento, pois a sua estrutura é já ela diversificada e gerida por outrém, o que transmite uma certa tranquilidade, além de não se perder tempo a gerir.

Do que cita, apenas o imobiliário me diz alguma coisa. No entanto, no momento presente, tenho sérias dúvidas que seja recomendável. O mercado de arrendamento continua incerto e este aumento do IMI para os "multiproprietários" de que se ouve falar também não pronuncia nada de bom. Não é sector onde eu invista um centavo, pelo menos diretamente, isto é, comprar para alugar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Eurico, o presbítero disse:

Do que cita, apenas o imobiliário me diz alguma coisa. No entanto, no momento presente, tenho sérias dúvidas que seja recomendável. O mercado de arrendamento continua incerto e este aumento do IMI para os "multiproprietários" de que se ouve falar também não pronuncia nada de bom. Não é sector onde eu invista um centavo, pelo menos diretamente, isto é, comprar para alugar.

Não é o tópico certo, mas já que se fala nisto, gostaria de deixar aqui uma outra questão que raramente tenho visto ser analisada: a demografia.

Quem investe no imobiliário sabe que demorarão muitos anos até obter a totalidade do retorno do capital investido. Uma expetativa realista é pensar em 20 anos até recuperar a totalidade do capital investido. 

Ora Portugal, atualmente, tem cerca de 10 milhões de habitantes. Em 2050, segundo as projeções da ONU, terá cerca de 9 milhões. Por outro lado, segundo os Census de 2011 (os últimos) Portugal tinha, já em 2011, cerca de 700.000 casas fechadas, sem moradores.

Portanto, por um lado, aumento do número de casas disponíveis e, por outro, diminuição da população, só pode ter como consequência a diminuição acentuada do valor das rendas ou do preço das casas. Só assim não será nas casas que estejam particularmente bem situadas. Não é por acaso que, em alguns subúrbios, habitações que há 20 anos foram compradas por 16.000 contos (€80.000,00), hoje em dia estão à venda por 6000 contos (€30.000,00).

No futuro, as casas que não irão perder valor serão apenas as que estejam particularmente bem situadas. Mas essas, já hoje, estão a um preço proibitivo. Para um investidor, pagar casas a um preço proibitivo significa menor rentabilidade. E então já não será esperar 20 anos pelo retorno, mas talvez 40.

Por tudo isto, considero que o investimento em imobiliário é muito arriscado. Eu também tenho um apartamento arrendado, mas foi uma pechincha e está maravilhosamente situado, o que me oferece garantias para o futuro. Caso contrário... eu também não arriscaria. 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 11 minutos, atlas disse:

(...)

Quem investe no imobiliário sabe que demorarão muitos anos até obter a totalidade do retorno do capital investido. Uma expetativa realista é pensar em 20 anos até recuperar a totalidade do capital investido.  (...)

Partilho integralmente o seu ponto de vista, Atlas. Eu apenas acrescentava ao elenco dos pontos negativos, o facto da legislação portuguesa, apesar das sucessivas mudanças, não apoiar, de todo, o mercado de arrendamento. Mas como o amigo muito bem diz, este não é assunto para este tópico. Só o trouxe à colação porque foi referido por um colega deste fórum como uma alternativa de investimento. Será para esse nosso amigo, mas para mim não o é, claramente. Disso não tenho dúvida, até por experiência própria. Sou também proprietário e a minha experiência tem sido má, quer em termos de rendimento (diria melhor, prejuízo...) quer chatices com inquilinos incumpridores. Muito teria para contar, de casos que comigo se passaram ou, de amigos, que acompanhei de perto. Mas deixemos a discussão deste assunto para um outro local mais apropriado. 

Falemos, pois, de fundos de investimento...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para quem tem dúvidas sobre que impacto terão as subidas da taxa de juro da FED nas stocks:

Historically though, the initial moves in rate increases by the Fed is pursued to get rates back to a more normal level. As a result, when interest rates are increased from a level below 5% stocks tend to rise. In short, below the 5% level there is a positive correlation between interest rates and stocks.

correlation-rates-market.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

bom dia, o que acham deste fundo?

Oddo Haut Rendement 2021 DR-EUR FR0012476364 paga um dividendo fixo de 3,5% durante 5 anos e meio, o fundo termina em Dezembro de 2021, as high yields têm sido uma das estrelas nas rentabilidades este ano como disse e bem o D@vid há uns posts atrás.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Javier_Zanetti

Apesar de ser off-topic e apenas porque se falou no imobiliário, vou deixar os meus 5 cêntimos da parte de quem vive por dentro do mercado.

Apesar de tudo o que foi dito acima ser verdade, sobre a evolução demográfica e sobre o excesso de oferta de imobiliário que ainda perdura no mercado, li no outro dia que os bancos começam a diminuir novamente os rácios para quem procura crédito habitação e sei por experiência própria que, em determinados locais (zona de Coimbra) há novamente imobiliário a ser comprado em fase de obra. E conheço construtores que nesta fase de crash do imobiliário foram sempre construindo e até hoje têm vendido todas as obras da urbanização que fizeram, no caso com cerca de 12/15 moradias, tudo com valores mais próximos dos 200 mil que dos 150 mil.

Resumindo, eu também não olho para o imobiliário como grande investimento nesta altura do campeonato, mas as coisas andam a fazer-se.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, Javier_Zanetti said:

Apesar de ser off-topic e apenas porque se falou no imobiliário, vou deixar os meus 5 cêntimos da parte de quem vive por dentro do mercado.

Apesar de tudo o que foi dito acima ser verdade, sobre a evolução demográfica e sobre o excesso de oferta de imobiliário que ainda perdura no mercado, li no outro dia que os bancos começam a diminuir novamente os rácios para quem procura crédito habitação e sei por experiência própria que, em determinados locais (zona de Coimbra) há novamente imobiliário a ser comprado em fase de obra. E conheço construtores que nesta fase de crash do imobiliário foram sempre construindo e até hoje têm vendido todas as obras da urbanização que fizeram, no caso com cerca de 12/15 moradias, tudo com valores mais próximos dos 200 mil que dos 150 mil.

Resumindo, eu também não olho para o imobiliário como grande investimento nesta altura do campeonato, mas as coisas andam a fazer-se.

Qual é o espanto? As pessoas precisam de sítio para morar. Á volta de Coimbra não há emprego, é natural que exista uma migração das pessoas para a zona mais urbana. Para habitação própria, não para comprar e depois meter a render.

Coimbra não é só estudantes. E a habitação de investimento (arrendamento a estudantes) só existe na cidade, onde existem linhas de autocarros.

Eu continuo a achar que o mercado imobiliário, como investimento com objectivo de obter uma renda mensal, compensa apenas para quem herdou habitação. Agora estar a dar 200k por um apartamento para o arrendar, acho isso um péssimo movimento.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Javier_Zanetti
    há 23 minutos, Patanisca disse:

Qual é o espanto? As pessoas precisam de sítio para morar. Á volta de Coimbra não há emprego, é natural que exista uma migração das pessoas para a zona mais urbana. Para habitação própria, não para comprar e depois meter a render.

Coimbra não é só estudantes. E a habitação de investimento (arrendamento a estudantes) só existe na cidade, onde existem linhas de autocarros.

Eu continuo a achar que o mercado imobiliário, como investimento com objectivo de obter uma renda mensal, compensa apenas para quem herdou habitação. Agora estar a dar 200k por um apartamento para o arrendar, acho isso um péssimo movimento.

Mas há outras formas de investimento para lá do arrendamento, nem mercado que supostamente estaria morto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

MAIO:

O mês de Maio, muito á semelhança do mês de Abril, foi um mês de ganhos, tanto nas Obrigações como nas Acções, olhando na diagonal os fundos da 1ª página, apenas o Nordea Stable Return apresenta performance negativa a 1 mês ( ainda falta as cotações de hoje no entanto não vai alterar muito ), não houve ao que parece nenhum sector em grande destaque pela positiva, pela negativa parece que desta vez foi mesmo o ouro, depois das fortes subidas nos 4 meses anteriores, o High Yield manteve-se estável.

O mês que se segue irá ser marcado, como em todos os meses, pela FED ( embora pessoalmente ache que só se irão pronunciar em Julho ) e desta vez pelo referendo no Reino Unido, dependendo das sondagens que irão sair os mercados poderão reagir ás mesmas.

A pouco e pouco os fundos de acções Europa e USA vão-se aproximando do break even...será que será em Junho? :rolleyes:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 30/05/2016 at 12:17, Josefernando disse:

bom dia, o que acham deste fundo?

Oddo Haut Rendement 2021 DR-EUR FR0012476364 paga um dividendo fixo de 3,5% durante 5 anos e meio, o fundo termina em Dezembro de 2021, as high yields têm sido uma das estrelas nas rentabilidades este ano como disse e bem o D@vid há uns posts atrás.

Depende do objectivo, os fundos de distribuição tiveram um certo boom devido a serem fundos que proporcionam um rendimento periódico ao investidor ( á semelhança do que se está habituado em depósitos a prazo por exemplo ), o fundo em questão, não tenho grande conhecimento do mesmo, sei que se encontra em subscrição privada no Best, é um fundo que ao contrário de outros o cupão penso que é mesmo fixo, aposta em empresas de High Hield e é um fundo target, tem uma maturidade fixa.

Das duas uma, ou aproveita-se o fundo durante 5 anos com um ganho fixo a rondar os 17%/18% nos 5 anos, ou pode-se sempre vender antes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Tenho andado ausente, o herdeiro assim o exige, mas hoje fui ver a carteira e deixo aqui os negativos, com as 2 ovelhas negras ainda longe do que tenciono para resgatar :)

Franklin European Growth N Acc -4.77%

N.B. Obrigações Europa -0.95%

DWS Biotech - 21.12%

Santander Ações Portugal -15.49%

FPS Moderate Growth FUND A-Acc EUR -4.44%

Pimco Global Fund E Acc EUR -0.50%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    On 5/28/2016 at 9:57 AM, atlas said:

Quem investe no imobiliário sabe que demorarão muitos anos até obter a totalidade do retorno do capital investido. Uma expetativa realista é pensar em 20 anos até recuperar a totalidade do capital investido. 

Nao posso concordar com essa afirmacao... quando compras casa recorrendo a credito, o capital que investes é apenas o da entrada, o resto quem suporta é o banco.

No UK é uma tecnica muito usada ( e acredito que em Portugal também, apenas o mercado no UK tem outra dimensao), basicamente precisas juntar o valor da entrada (normalmente 10%) o resto nao é capital teu. Dou um exemplo... Em Manchester uma casa de 150.000£ (precisas de investir 15.000£) a pagar a 30 anos, da um valor mensal de cerca de 550£. Mais 150£ para despesas de condominio, seguros e outros ficas a pagar 700£. Na area em que me refiro a casa (localizada numa zona central da cidade com muita procura) é alugada no mesmo dia em que é colocada no mercado, logo nao sera espectavel perdas por falta de ocupacao. Um valor de 950£ sera razoavel para o apartamento em questao, fazes assim um "lucro" de 250£/mes, pagas o investimento em 5 anos. Isto claro para além do facto que a casa ao fim de 30 anos é tua ou a qualquer momento a podes tentar vender com potencial lucro.

A partir daqui o "truque" é ir juntado o valor de entrada e fazendo este "truque" as vezes necessarias para criar o valor mensal desejado. Ao fim de 4 casas já se consegue um rendimento de 1000£ mensal ou com 8, 2000£. E isto é um exemplo real e para um apartamento pronto a habitar. Para os mais corajosos existem ainda melhores negocios se forem á procura de casa em leiloes e que necessitem de ser restauradas, ou se quiserem ter o trabalho de alugar ao quarto em vez de a casa toda o que irá potenciar bastante os rendimentos. Mas a ideia será a mesma... 

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, PedroPinto disse:

Nao posso concordar com essa afirmacao... quando compras casa recorrendo a credito, o capital que investes é apenas o da entrada, o resto quem suporta é o banco.

No UK é uma tecnica muito usada ( e acredito que em Portugal também, apenas o mercado no UK tem outra dimensao), basicamente precisas juntar o valor da entrada (normalmente 10%) o resto nao é capital teu. Dou um exemplo... Em Manchester uma casa de 150.000£ (precisas de investir 15.000£) a pagar a 30 anos, da um valor mensal de cerca de 550£. Mais 150£ para despesas de condominio, seguros e outros ficas a pagar 700£. Na area em que me refiro a casa (localizada numa zona central da cidade com muita procura) é alugada no mesmo dia em que é colocada no mercado, logo nao sera espectavel perdas por falta de ocupacao. Um valor de 950£ sera razoavel para o apartamento em questao, fazes assim um "lucro" de 250£/mes, pagas o investimento em 5 anos. Isto claro para além do facto que a casa ao fim de 30 anos é tua ou a qualquer momento a podes tentar vender com potencial lucro.

A partir daqui o "truque" é ir juntado o valor de entrada e fazendo este "truque" as vezes necessarias para criar o valor mensal desejado. Ao fim de 4 casas já se consegue um rendimento de 1000£ mensal ou com 8, 2000£. E isto é um exemplo real e para um apartamento pronto a habitar. Para os mais corajosos existem ainda melhores negocios se forem á procura de casa em leiloes e que necessitem de ser restauradas, ou se quiserem ter o trabalho de alugar ao quarto em vez de a casa toda o que irá potenciar bastante os rendimentos. Mas a ideia será a mesma... 

Pedro, o seguro que falas dentro das 150£, é seguro que cobre exactamente o quê? por exemplo em Portugal tens o seguro normal de uma casa, que cobre incêndios, inundações, etc. Mas uma grande lacuna é existir um seguro para senhorios (que protejam de problemas propositados ou não, causados pelo inquilino, ex. rebentar com equipamento, marcar o chão, quebrar um vidro, etc..) Isso tem aí? ou o seguro já engloba tudo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas, nao tenho conhecimento profundo do mercado de arrendamento em Portugal, mas o exemplo que dei aqui no UK é real e tive sempre a ser conservador. Também fiquei com a ideia que o mercado de arrendamento esta muito mais desenvolvido e muito mais forte que em Portugal, mas nada te impede (ou aq uem esteja interessado) de investir no UK. Mas de qualquer forma sei de areas em Portugal onde casas que custam 70/80k se pede de renda 400/500€!

Outro ponto que referes, se náo conseguires pagar um credito habitacao ninguem te vai penhorar bens ou rendimentos. Ok o banco fica-te com a casa, mas apenas isso. Para isso é que se exige um valor de entrada, apenas para garantir que em caso de falha na capacidade de pagar o banco consegue vender e recuperar (pelo menos) o valor em divida. Por exemplo uma casa de 100.000, imaginemos que ao fim de x anos ja tinhas pago 50% e que deixavas de conseguir pagar a casa. O banco ficava-te com a casa e imaginemos que a vendia por 80.000, o banco ficava com os 50.000 da divida (mais possiveis gastos do processo de venda) e os restantes ~30.000 eram-te devolvidos. Portanto a tua perda em caso de incumprimento é no maximo igual ao valor da divida que já saldaste.

p.s.-tive a ver na net e parece que em Portugal nao é bem assim, o que me parece algo ridiculo, pois um credito habitacao persupoe uma aceitacao dos riscos inerentes por parte do banco (entre os quais se inclui a incapacidade do cliente saldar a divida) e o proprio banco aceita o valor da casa como suficiente para cobrir o valor do emprestimo.

maj.Iraep, as 150£ inlcui condominio e seguro "normal" (como referiste). Para danos causados pelo inquilino tens que fazer um seguro extra, mas também para essas situacoes servem as caucoes de 1 ou 2 meses. Claro que facilmente te fazem um prejuizo maior do que 1000 ou 2000 € mas legalmente o inquilino é responsavel por pagar os estragos que faca. Claro que do que é a lei ao que realmente acontece por vezes vai alguma distancia, mas isso já é parte do risco inerente a este tipo de investimento.

Editado por PedroPinto
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )