Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

7 hours ago, a_silva89 said:

Tudo preocupado com os anexos do IRS e no entretanto: 

http://www.investopedia.com/articles/investing/071515/6-factors-point-global-recession-2016.asp
    http://www.profitconfidential.com/economy/7-signs-of-a-u-s-economic-collapse-in-2016/
    http://www.cnbc.com/2016/01/15/a-recession-worse-than-2008-is-coming-commentary.html

Depois da Europa ter ido ao charco, a economia chinesa está estagnada, vai fazer 8 anos desde a última grande queda... está a bater certo:

^GSPC Interactive Stock Chart | Yahoo! Inc. Stock - Yahoo! Finance 2016-05-24 16-09-34.jpg

Tudo pronto para comprar em baixas? :D:D

Um tipo que mete links da CNBC (lol) e gráficos do Yahoo a alertar para o CRASH!!! das bolsas norte americanas.

ISSO!

Já se fala no crash desde 2010, meu caro. Aconselho-te a reveres as tuas fontes de informação, já que os media generalistas, devem ser evitados, por quem quer fazer dinheiro. Mas isto sou eu, um mero nick anónimo num fórum de internet.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, zzzpt disse:

Hoje foi a loucura tudo verdinho

E hoje, até ao momento, a coisa continua esverdeada! Parece que vamos ter um Maio atípico. 

Ultimamente só os FI das ações small caps japonesas é que me estavam a animar. Vamos ver agora se tudo o resto deixa finalmente de marcar passo.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 47 minutos, D@vid disse:

Atípico porque por força tem de ser um mês de fortes quedas com o fantasma do "Sell in May and go Away" :D

As pessoas parece que têm necessidade de acreditar nessas coisas, talvez para se sentirem mais seguras com a ilusão da previsibilidade do futuro, ou sei lá, talvez para tornarem as suas vidas mais interessantes ao crerem em fenómenos sobrenaturais...

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 minutos, zzzpt disse:

Nestes dias  é que Consulto a carteira YTD-1.15%

ainda tenho umas ovelhas negras ações pt e China

Não resgatei nada neste período, nem investi nada por medo, tenho-o parado na conta ?

Pois eu tenho estado sempre a reforçar sempre que o valor das minhas UPs baixa mais 2 ou 3%, conseguindo recuperar muitas das perdas e estando preparadissimo em outros, para começar a ganhar, caso o vento comece de novo a soprar na boa direcção. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu também continuo bullish. Se bem que nesta altura é preciso moderação, por causa da sazonalidade. 50% é para usar em reforços, seguindo a mesma estratégia do 5coroas, e os outros 50% ficam em cache até ao final de Q3, para poder apostar em grande nessa altura.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Javier_Zanetti

Eu já só estou com -2.5% no global, o que não é mau para quem entrou nisto em Agosto de 2015, antes da rebaldaria toda que houve até fim do ano.

Já consegui ir buscar rendimento positivo nalguns fundos em que fui reforçando calmamente (tipo MFS Total Return) e tudo o que comprei em 2016 está com muito boa cara, apostei mais nos mistos para diversificar e globalmente têm estado a portar-se bem, com o benefício de terem evoluções muito díspares. Assim, ao MFS fui juntando o Nordea Stable Return e há pouco tempo investi no JM Morgan Global Macro Opportunities e a carteira tem tido um desempenho muito consistente, sem grandes oscilações.

O que me está a matar são os fundos índice de acções europeias, cerca de 70% do valor que estou a perder está enterrado no Amundi Index Europe. Verdade seja dita que não reforcei nas fases de quedas, porque estava a perder tanto que não tive coragem de meter lá mais dinheiro, mas a verdade é que é lá que está o buraco. Nos fundos índice USA a coisa há já algum tempo que voltou ao verde e, mesmo sem ter crescido, por lá tem andado.

O Japão é que continua forte, Japão e Small Caps europeias. Entrei em ambas no início de 2016 e estou com +12% e +6%, respectivamente. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 35 minutos, Javier_Zanetti disse:

O Japão é que continua forte, Japão e Small Caps europeias. Entrei em ambas no início de 2016 e estou com +12% e +6%, respectivamente. :D

Qual é o small caps europeias que está com YTD +6%?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Javier_Zanetti
    há 11 minutos, 5coroas disse:

Qual é o small caps europeias que está com YTD +6%?

JP Morgan Small Caps D EUR [ LU0117859560]

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04MXQ&tab=1

Comprei em meados de janeiro a UP a 17.52 e agora já está em 18.56. :)

Uma coisa que não sei se faz sentido, mas tenho outras Small caps europeias e estão-se a portar bem, ao contrário do Euro Stoxx, quando na América é ao contrário, as empresas de grande capitalização é que parecem ter melhores dividendos... isto é assim, conjuntural, ou foi apenas uma coincidência? Ou seja, é normal os melhores rendimentos estarem na grande capitalzação nos EUA e nas PME na Europa ou foi só um fluke?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 14 minutos, Javier_Zanetti disse:

JP Morgan Small Caps D EUR [ LU0117859560]

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04MXQ&tab=1

Comprei em meados de janeiro a UP a 17.52 e agora já está em 18.56. :)

Uma coisa que não sei se faz sentido, mas tenho outras Small caps europeias e estão-se a portar bem, ao contrário do Euro Stoxx, quando na América é ao contrário, as empresas de grande capitalização é que parecem ter melhores dividendos... isto é assim, conjuntural, ou foi apenas uma coincidência? Ou seja, é normal os melhores rendimentos estarem na grande capitalzação nos EUA e nas PME na Europa ou foi só um fluke?

Teve sorte com a data da entrada. Eu tenho o MFS -European Smaller Companies Fund que até têm estado melhor que o seu YTD -0,17% e os seu -4,72% mas como entrei no ano passado só o tenho a ganhar 1%.

Depende dos Fundos, por exemplo o Pictet index USA está com YTD de -0,83%, o Vontobel USA C está com YTD +2,51% enquanto muitas small caps USA andam na roda dos +2%. Por isso, não vejo grandes desfasamentos no mercado americano. Na Europa tb não grandes divergências neste periodo. No Japão aí sim as small caps descolaram abruptamente.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    14 minutes ago, Javier_Zanetti said:

isto é assim, conjuntural, ou foi apenas uma coincidência? Ou seja, é normal os melhores rendimentos estarem na grande capitalzação nos EUA e nas PME na Europa ou foi só um fluke?

Normalmente, quando as Large Caps abrandam, a malta refugia-se nas Small Caps. Foi o que aconteceu nos 2 primeiros meses do ano.

A Europa está, a meu ver, muito pouco sedutora, prefiro os EUA, que têm mostrado dados macro e fundamentals mais animadores ao longo das semanas o que me faz crer que ainda haveremos de fechar o ano com o SP500 a roçar os 2200pts. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Finalmente a minha carteira entrou no verde, graças aos excelentes dias que tivemos esta semana (e ainda sem estar atualizada com as cotações de hoje).

Se bem se lembram constitui esta carteira a 4 de Janeiro de 2016, no primeiro dia de quedas que marcaram o início do ano.

Estive em determinada altura a "perder" quase 10%, neste momento estou com +0.18%, mas o que interessa aqui é que mesmo com o "crash" que se verificou nem chegou a demorar 6 meses a recuperar.

As joias da coroa foram sem dúvida o NN L Euro Long Duration Bond (+5.9%) e o Nordea 1 Stable Return (+4.08%).
    Pela negativa destaco o Invesco Global Structured Equity (-3.14%) e o Pioneer US Fundamental Growth (-3.07%).

O Allianz Europe Equity Growth teve uma recuperação fantástica, já só está nos -0.27%.

Moral da história: deixei-me estar quieto, não resgatei nada e menos de 6 meses depois já estou novamente a ganhar dinheiro.
    Podia ter ganho mais? Claro, se tivesse entrado na altura certa, mas isso agora é fácil de dizer.
    Ainda vai voltar ao vermelho? Provavelmente, cá estamos para contar nessa altura.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho andado ausente no que toca a acompanhar a minha carteira, talvez porque a cor que tem predominado não tem sido do meu agrado :huh:

Hoje vim ver como é que estavam as participações no fórum e reparei que no geral o pessoal estava animado por isso dei um salto à minha carteira e a cor já é outra (verde) :D

O meu Pictet - USA Índex animou bastante e tenho praticamente todos os meus reforços no verde. O Pictet - Europe Índex ainda está bastante no vermelho mas tenho um reforço feito na altura certa e esse está a valorizar bastante.

De assinalar que tenho a carteira desde Outubro de 2015 e nunca resgatei, sempre que tive disponibilidade reforcei.

No geral tenho um Total Gain de +0.39% não é muito mas já é qualquer coisa :) 

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Há uns tempos atrás, quando ocorreram as quedas severas, havia aí uns membros defendiam que se deveria efetuar, à data, os resgates, mesmo assumindo as menos valias, como forma de evitar que as menos valias se acentuassem.

Nessa altura eram fortemente críticos daqueles que, como eu, defendiam que isto é um investimento para longo prazo e que, portanto, não fazia sentido resgatar com as quedas (bem pelo contrário, o que se devia era investir ainda mais em momentos de fortes quedas).

Gostaria que agora não se escondessem. Venham cá comparar as menos valias que tiveram (porque resgataram) com aqueles que se deixaram estar sossegados e já recuperaram das quedas... :D 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, atlas disse:

Há uns tempos atrás, quando ocorreram as quedas severas, havia aí uns membros defendiam que se deveria efetuar, à data, os resgates, mesmo assumindo as menos valias, como forma de evitar que as menos valias se acentuassem.

Nessa altura eram fortemente críticos daqueles que, como eu, defendiam que isto é um investimento para longo prazo e que, portanto, não fazia sentido resgatar com as quedas (bem pelo contrário, o que se devia era investir ainda mais em momentos de fortes quedas).

Gostaria que agora não se escondessem. Venham cá comparar as menos valias que tiveram (porque resgataram) com aqueles que se deixaram estar sossegados e já recuperaram das quedas... :D 

Não sejas assim :D:D:D

Já viste se no dia 23 de Junho o Reino Unido vota a favor de um Brexit e isso ter consequências de quedas nos mercados? vêm logo a correr dizerem que tinham razão e depois tu não tens argumentos :lol::lol::lol:.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 49 minutos, D@vid disse:

Não sejas assim :D:D:D

Já viste se no dia 23 de Junho o Reino Unido vota a favor de um Brexit e isso ter consequências de quedas nos mercados? vêm logo a correr dizerem que tinham razão e depois tu não tens argumentos :lol::lol::lol:.

Ó, pois claro...!

E se não for no dia 23 de junho, será noutro dia qualquer, por outro qualquer motivo.

Entretanto existirão crises, haverá quedas nos mercados (excelentes oportunidades para se ganhar, diga-se...), haverá recessões nos mercados, bears e dias negros para os mercados, que depois recuperarão e assim sucessivamente.

Daqui a 30 anos, cá estarei para dar a cara e fazermos as contas. Se terei feito uma boa opção? Veremos. Certezas e projeções para 30 anos não é tarefa fácil. Mas há uma certeza que tenho, e já a tenho neste momento: quem resgatou com menos valias, perdeu dinheiro. Eu ainda posso vir a ganhar ou a perder, logo se vê. Mas quem resgatou a perder, já contabiliza o prejuízo. Se é para resgatar, ao menos que seja com mais valias, nunca com menos valias...

No demais, era engraçado fazermos uma análise histórica deste tópico. Já ninguém se lembra, mas não há muito tempo a preocupação eram a descida do rating da dívida dos EUA, depois vieram os emergentes, depois veio o problema da Rússia,  a depois veio a Grécia, depois passou a ser a subida das taxas de juro nos EUA, depois a China, depois o petróleo, o Brasil, os avisos do RBS  e agora é o Brexit... é só crises, desgraças e fins do mundo anunciados e boas razões para resgatar...

Mas eu contraponho: há alguém que se tenha mantido firme nos últimos 5 ou 10 anos, e que tenha aproveitado as quedas para reforçar, que se possa queixar?

Duvido. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, atlas disse:

Mas eu contraponho: há alguém que se tenha mantido firme nos últimos 5 ou 10 anos, e que tenha aproveitado as quedas para reforçar, que se possa queixar?

Duvido. 

Eu...queixo-me de não ter a disponibilidade financeira para reforçar mais... porque quanto a rentabilidades...basta verem a maior parte dos fundos na 1ª página a performance a 5 e 10 anos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 2 horas, D@vid disse:

Eu...queixo-me de não ter a disponibilidade financeira para reforçar mais... porque quanto a rentabilidades...basta verem a maior parte dos fundos na 1ª página a performance a 5 e 10 anos...

No meu caso, no inicio do mês de Maio, fiz um ajustamento significativo nas minhas carteiras. Entrei em 4 fundos numa óptica conservadora ( 3 de Obrigações: Jupiter JGF Dynamic Bd, Pictet-Short Term Em Corp Bds e Pictet EUR Short Term High Yield R e 1 de acções MLIS Marshall Wce Tps UCITS MN C EUR Acc ) e vendi todos os fundos em que tinha mais-valias expressivas (em alguns fiz down size). Como só apliquei nos ditos 4 fundos cerca de 35-40% do que realizei, optei por "estacionar" o remanescente em 2 produtos de curto prazo (3 meses) e em Setembro, quando chegar de férias, verei quais serão as oportunidades que os mercados nos oferecem.

O meu "buy and hold" é talvez menos "elástico" do que o de alguns dos nossos amigos deste fórum. Como, em fundos, os ganhos não são eternos, eu prefiro vender quando os números me agradam e realizar mais valias, do que ser "contemplativo" e atirar para o futuro, sempre imprevisível, a eventualidade da obtenção de ganhos. Assim o dinheirinho vai ficando deste lado, servindo para dar-nos algum "gosto à vida" (é para isso que ele serve, não é?) e, de certa forma, escapamos às contingências/incertezas do mundo actual. E claro, ficando algum de reserva em liquidez, estamos sempre a tempo de "entrar" logo que nos surja uma oportunidade. 

Esta tem sido a minha "filosofia" e, tirando um ou outro precalço, não me tenho dado mal.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 horas, Eurico, o presbítero disse:

No meu caso, no inicio do mês de Maio, fiz um ajustamento significativo nas minhas carteiras. Entrei em 4 fundos numa óptica conservadora ( 3 de Obrigações: Jupiter JGF Dynamic Bd, Pictet-Short Term Em Corp Bds e Pictet EUR Short Term High Yield R e 1 de acções MLIS Marshall Wce Tps UCITS MN C EUR Acc ) e vendi todos os fundos em que tinha mais-valias expressivas (em alguns fiz down size). Como só apliquei nos ditos 4 fundos cerca de 35-40% do que realizei, optei por "estacionar" o remanescente em 2 produtos de curto prazo (3 meses) e em Setembro, quando chegar de férias, verei quais serão as oportunidades que os mercados nos oferecem.

O meu "buy and hold" é talvez menos "elástico" do que o de alguns dos nossos amigos deste fórum. Como, em fundos, os ganhos não são eternos, eu prefiro vender quando os números me agradam e realizar mais valias, do que ser "contemplativo" e atirar para o futuro, sempre imprevisível, a eventualidade da obtenção de ganhos. Assim o dinheirinho vai ficando deste lado, servindo para dar-nos algum "gosto à vida" (é para isso que ele serve, não é?) e, de certa forma, escapamos às contingências/incertezas do mundo actual. E claro, ficando algum de reserva em liquidez, estamos sempre a tempo de "entrar" logo que nos surja uma oportunidade. 

Esta tem sido a minha "filosofia" e, tirando um ou outro precalço, não me tenho dado mal.

É pena que esta estratégia só resulte bem se estivermos a falar de elevadas quantias investidas, pois caso contrário, o pobre continuará pobre com esse tipo de retornos. Mas não estou a criticar. Cada caso é um caso. Eu prefiro arriscar mais pois não posso contar com futuras heranças chorudas, o euromilhões é uma miragem e as poupanças não as consigo aumentar face aos rendimentos e despesas que tenho...e como comecei a poupar/investir muito tarde, tenho que por o pé no acelerador se quero ter algumas hipoteses de alcançar os meus objectivos.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )