Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 10 minutos, Patanisca disse:

Diz o que interessa. Que é que interessa se fulano ganhou 10€ ou 10000€, se não sabes à partida o montante investido? O que importa para avaliar a performance dos fundos é a %, e nada mais.

Ia dizer precisamente a mesma coisa...

Dois investidores podem dizer ganhei 1% no fundo x... e os ganhos serem completamente diferentes visto que o montante investido foi completamente diferente.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Helder Silva
    1 hour ago, AndreAtomic said:

E já agora, e só por desabafo, aqui ninguém fala em valores reais? Nunca ninguém diz, ganhei em 2010, 200 euros neste fundo ou naquele...falam só percentagens! O que nem sempre diz muito...

Se alguem disser quanto ganhou e onde tem investido o dinheiro, é facil saber-se quanto é que essa pessoa tem investido. E comos deves como deves compreender, nem toda a gente se sente confortavel ao partilhar esse tipo de informaçao.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, AndreAtomic disse:

Qual é a diversificação correta pessoal?

Não estou a perguntar no sentido de meter X na Europa ou X nos States, estou a perguntar as quantidades de fundos que devemos ter na nossa carteira...

É muito giro termos muitos fundos variados, mas e as comissões anuais que se paga por isso? Não fará mais sentido comprar poucos fundos que tenham tido boa performance e que tenham custos baixos? I.e, Fundos de indicie...

Tenho mais 1000K para investir este mes e estou a pensar pesadamente se quero diversificar assim tanto ou não.

E já agora, e só por desabafo, aqui ninguém fala em valores reais? Nunca ninguém diz, ganhei em 2010, 200 euros neste fundo ou naquele...falam só percentagens! O que nem sempre diz muito...

Mas ainda não entendeste como funcionam as comissões...

A quantidade de fundos depende não só da capacidade financeira como do objectivo, há quem tenha 50 fundos, entre várias carteiras, uma principal onde nunca mexe e outras satélites, e há quem tenha 2 ou 3 fundos, o número ideal para mim são entre 8 a 10, mas como disse, depende de cada um.

A última questão já te responderam e bem... eu dizer que tenho uma mais valia ( não gosto das palavras ganhar e perder nos fundos ), de 5 000€ num fundo o ano passado para ti vale zero, se investi 5 000€ então tenho uma mais valia de 100%, se investi 1 000 000€ tenho uma mais valia de 0,50%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Por questões conjunturais da minha vida pessoal e também fiel à velha máxima "sell in May and go away", realizei algumas mais-valias que pretendo agora "estacionar" até Setembro (o meu mês de férias). Nessa altura verei "em que param as modas" e regressarei às compras.

A minha pergunta é a seguinte: qual é, presentemente, o produto financeiro de curto prazo (3 ou 4 meses) mais rentável para "parquear" este dinheiro? Pensei imediatamente num fundo de liquidez, mas desconheço, actualmente, qual é o que dá melhores perspetivas de rentabilidade. Qual aconselham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    48 minutes ago, Eurico, o presbítero said:

Por questões conjunturais da minha vida pessoal e também fiel à velha máxima "sell in May and go away", realizei algumas mais-valias que pretendo agora "estacionar" até Setembro (o meu mês de férias). Nessa altura verei "em que param as modas" e regressarei às compras.

A minha pergunta é a seguinte: qual é, presentemente, o produto financeiro de curto prazo (3 ou 4 meses) mais rentável para "parquear" este dinheiro? Pensei imediatamente num fundo de liquidez, mas desconheço, actualmente, qual é o que dá melhores perspetivas de rentabilidade. Qual aconselham?

Alguns fundos nacionais de liquidez deram retornos entre 0.1% e 0.2% no ultimo ano. O que eu aconselho é colocar o dinheiro directamente num deposito a prazo, por exemplo no activo consegue 0.6%  ano num deposito a 91 dias.

Os certificados de aforro dao um pouco mais e sao mobilizaveis ao fim de 3 meses. Mas o ideal é abrir conta nova num outro banco e tirar proveito dos depositos para novos clientes, e ai pode conseguir mais de 2% ano ano num deposito a 3 meses.

Editado por Helder Silva
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 46 minutos, Helder Silva disse:

Alguns fundos nacionais de liquidez deram retornos entre 0.1% e 0.2% no ultimo ano. O que eu aconselho é colocar o dinheiro directamente num deposito a prazo, por exemplo no activo consegue 0.6%  ano num deposito a 91 dias.

Os certificados de aforro dao um pouco mais e sao mobilizaveis ao fim de 3 meses. Mas o ideal é abrir conta nova num outro banco e tirar proveito dos depositos para novos clientes, e ai pode conseguir mais de 2% ano ano num deposito a 3 meses.

Sim, também me lembrei dos Certificados de Aforro pela razão de ser por um período de 3 meses. O facto de eu ter falado em fundos de tesouraria/liquidez, prende-se com a situação de eu ter o dinheiro disponível no banco Best e ser mais prático, pela internet, aplicar (mobilizar/desmobilizar) o dinheiro se este tiver aplicado num fundo, comparativamente com os CA. Mas é uma opção, com certeza.

Obrigado. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, Eurico, o presbítero disse:

Logo agora que ia tudo começar a subir!!:D:P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, Eurico, o presbítero disse:

Sim, também me lembrei dos Certificados de Aforro pela razão de ser por um período de 3 meses. O facto de eu ter falado em fundos de tesouraria/liquidez, prende-se com a situação de eu ter o dinheiro disponível no banco Best e ser mais prático, pela internet, aplicar (mobilizar/desmobilizar) o dinheiro se este tiver aplicado num fundo, comparativamente com os CA. Mas é uma opção, com certeza.

Obrigado. 

Para fundo de liquidez ( puro ) mais vale mesmo depósito a prazo, no Best a 3 meses ainda dão 0,50%TANB, se fosse um prazo mais longo tipo 1 ano, eles têm um que dá 1%.

Parece que o Sell in May está tão enraizado na mente das pessoas que se resgata só porque sim :D, pode ter tudo caído brutalmente desde Janeiro a Março, mas se é para resgatar que seja em Maio porque está na "moda" <_<.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, Eurico, o presbítero disse:

Obrigado. 

Leilões de depósitos a prazo no Best... consegues facilmente 0.75% TANB a 30 ou 60 dias

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 2 minutos, hucruz disse:

Leilões de depósitos a prazo no Best... consegues facilmente 0.75% TANB a 30 ou 60 dias

Não conhecia essa possibilidade. Vou procurar, no site do Best.

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Javier_Zanetti

O BIG tem um depósito promocional para novas adesões ao cartão VISA Unicre/BIG. 2.2% a 3 meses.

A minha conta tem 2 titulares, já aderi ao cartão com a minha esposa, agora vou tentar aderir em meu nome, sempre são 6 meses a 2.2%. E se não tiverem conta no BIG, há ainda os depósitos promocionais de boas vindas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

pessoal desculpem postar aqui em offtopic mas é o único tópico que frequento e os outros parecem-me pouco ativos.

Recebi o meu reembolso de IRS e recebi muito menos do que dizia a simulação... e recebi menos até do que aquilo que me dizia no e-faturas, então só com os 250 de despesas familiares e com o que fui buscar em faturas de restauração dava-me mais do que aquilo que fui buscar, entrando todos os outros fatores devia ter disparado isto.

Alguém faz ideia do que se possa ter passado? A simulação dava-me um valor ridiculamente mais alto, estou a falar de mais 200%

Ou aquilo do e-faturas ainda vai cair depois, na declaração não me lembro de ver lá em lado nenhum a parte correspondente a esse valor.

Editado por quirino
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, quirino disse:

Recebi o meu reembolso de IRS e recebi muito menos do que dizia a simulação... e recebi menos até do que aquilo que me dizia no e-faturas, então só com os 250 de despesas familiares e com o que fui buscar em faturas de restauração dava-me mais do que aquilo que fui buscar, entrando todos os outros fatores devia ter disparado isto.

Alguém faz ideia do que se possa ter passado? A simulação dava-me um valor ridiculamente mais alto, estou a falar de mais 200%

Ou aquilo do e-faturas ainda vai cair depois, na declaração não me lembro de ver lá em lado nenhum a parte correspondente a esse valor.

Resumidamente (porque é offtopic)os valores apresentados pelo eFatura são de deduções à coleta - não são necessariamente valores que vais receber. Por um lado é preciso que haja coleta onde os deduzir e, por outro, se a coleta for muito alta, mesmo com as deduções podes ter valores a pagar... Quanto às diferenças para a simulação, tem havido relatos de vários problemas com a mesma... até agora, no entanto, acho que ainda não ouvi ninguém a queixar-se de a demonstração de liquidação efetiva estar errada, só do simulador...

há 9 horas, quirino disse:

pessoal desculpem postar aqui em offtopic mas é o único tópico que frequento e os outros parecem-me pouco ativos.

Não estás à espera que os tópicos sobre o IRS deste ano tenham 400 páginas como este que já dura há vários anos, pois não? :) Além de que me parece um pouco gozar com as muitas pessoas que seguem o fórum todo e todos os dias têm respondido a montes de questões sobre o IRS que vão sendo colocadas... 

Se a resposta anterior não foi suficiente para te esclarecer, coloca a demonstração de liquidação num tópico novo ou num dos vários que já existem sobre o assunto que só com os dados que dás não dá para dar uma resposta muito melhor...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 29/04/2016 at 08:52, D@vid disse:

De facto é uma decisão que também me irá afectar, gosto do sector e em particular do fundo, estou a pensar em aguardar para ver depois a evolução da fusão e o comportamento do fundo fundido, mas qualquer das maneiras, penso em ver outra alternativa para o mesmo sector que esteja disponível no Best.

David, sempre conseguiu encontrar outra alternativa?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )