Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A 06/05/2016 at 09:17, Visitante 5coroas disse:

A papinha toda feita não, pois continua a vir apenas tudo num unico titular, sendo que a minha conta têm 2.

Como vou fazer declaração conjunta (para me facilitar a vida de declarante), vou apenas declarar os rendimentos dos FI como unico titular. Depois se a AT não gostar que diga. Mas como a eles apenas lhe interessa o dinheiro dos impostos, e esse esta declarado, julgo que não me vão chatear.
    Na declaração (Papinha feita do Best) em alguns fundos que tinha feito reforços em datas diferentes, mas que o Best contabiliza apenas numa linha de resgate unico, tive de fazer estimativa do valor de regate por cada data de aquisição (reforço) do fundo, já que o anexo J quadro9.2A  exige que se indiquem mês de aquisição e de resgate.
    Os arredondamentos do Excell enviado pelo Best são outra "complicação"..... por vezes o numero de decimais das UPs resgatadas não dão valor correcto indicado na soma das aquisções (na aquisição e no resgate, idem para os valores eur)

Editado por botelho
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, D@vid disse:

Rendimentos no anexo J nunca deram para simular, experimentem a fazer simulação no simulador aqui do blog do Pedro.

No simulador, não dá para introduzir FI através do no anexo J, apenas no anexo G. 

Experimentei no G, e ao valor que ia receber sem introduzir mais valias de FI, foi subtraído 28% das mais valias que realizei. Lógico. Uma subtração directa.

Pensei que pudesse haver uma outra forma de cálculo involvida, mas não, pagamos os 28% das mais valias de forma directa. Nada que enganar.

Editado por lelo1520
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, superkinas disse:

o quadro imposto pago no estrangeiro é a diferença entre aquisição e realização ou é para deixar a zero ?

Deixar a zero, não há pagamentos de imposto no estrangeiro penso eu!

há 1 hora, lelo1520 disse:

No simulador, não dá para introduzir FI através do no anexo J, apenas no anexo G. 

Experimentei no G, e ao valor que ia receber sem introduzir mais valias de FI, foi subtraído 28% das mais valias que realizei. Lógico. Uma subtração directa.

Pensei que pudesse haver uma outra forma de cálculo involvida, mas não, pagamos os 28% das mais valias de forma directa. Nada que enganar.

A nova fiscalidade não mais do que fez do que transferir o imposto ( 28% ) que era pago á cabeça e saía da conta á ordem, para a declaração de IRS, a tributação é feita autonomamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Caros,

Vejo que está clara a questão de onde declarar, em sede de IRS, os FI internacionais. Apenas uma confirmação:

No quadro 9.2 do anexo J temos apena uma linha para cada FI, correcto? 

Entendo que devemos colocar o valor total em subscrições/resgates, para cada FI, em cada linha. Caso existam reforços o montante a declarar será o valor total subscrito. Caso existam resgates parciais o valor a colocar no quadro será o valor total resgatado. No caso das subscrições conta a data da primeira subscrição. No caso dos resgates a data do último.

Será assim?

Abraços e bons investimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acabei de entregar a declaração de substituição.

Optei por não englobar os rendimentos dos dp, pois parece que também tinha que declarar os fundos nacionais. Além do mais, ao declarar no anexo G, estava-me a dar erros de preenchimento, bem como erros dos NIF

Só declarei os fundos internacionais no anexo J. Acho que para mim chega;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 07/05/2016 at 18:31, superman disse:

Caros,

Vejo que está clara a questão de onde declarar, em sede de IRS, os FI internacionais. Apenas uma confirmação:

No quadro 9.2 do anexo J temos apena uma linha para cada FI, correcto? 

Entendo que devemos colocar o valor total em subscrições/resgates, para cada FI, em cada linha. Caso existam reforços o montante a declarar será o valor total subscrito. Caso existam resgates parciais o valor a colocar no quadro será o valor total resgatado. No caso das subscrições conta a data da primeira subscrição. No caso dos resgates a data do último.

Será assim?

Abraços e bons investimentos.

Também segui essa abordagem, como não queria englobar decidi preencher:

Nacionais: Anexo G - Quadro 9, codigo G22

G22

Alienação onerosa de unidades de participação em fundos de investimento mobiliário ou de participações sociais em sociedades de investimento mobiliário

Usei o NIF: 501882618

• NB Rendimento - Fundo de Investimento Mobiliiário Alternativo Aberto
    • NB Tesouraria Ativa - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto

Avisar que o NIF não vem no EXCEL mas na declaração de movimentos enviada por carta

Depois no Quadro 15 - dizer não quero englobar

Internacionais: Anexo J - Quadro 9.2A

Depois no 9.2C - dizer não quero englobar

Editado por zzzpt
    Tinha tudo mal, enganei-me nao era no 9.1A , mas sim 9.2A
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT
    há 2 horas, zzzpt disse:

Também segui essa abordagem, como não queria englobar decidi preencher:

Nacionais: Anexo G - Quadro 9, codigo G22

G22

Alienação onerosa de unidades de participação em fundos de investimento mobiliário ou de participações sociais em sociedades de investimento mobiliário

Usei o NIF: 501882618

• NB Rendimento - Fundo de Investimento Mobiliiário Alternativo Aberto
    • NB Tesouraria Ativa - Fundo de Investimento Mobiliário Aberto

Avisar que o NIF não vem no EXCEL mas na declaração de movimentos enviada por carta

Depois no Quadro 15 - dizer não quero englobar

Depois no 9.2C - dizer não quero englobar

Código G20, verdade???

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 05/05/2016 at 00:24, Eurico, o presbítero disse:

Numa entrevista à Antena 1, João Salgueiro disse que há mais 3 bancos na linha para serem resgatados: o BCP, a CGD e ... "outro banco mais modesto".

Alguém sabe qual é esse terceiro banco (o tal "mais modesto")?

Será o BIC? segundo o Expresso  
    O Banco de Portugal arrasa gestão do BIC
    >Relatório de inspeção detetou falhas graves nos sistemas de controlo de risco do banco angolano em Portugal 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia,

Nestes ultimos dias, tenho lido tanta coisa que estou confuso no que toca à entrega da declaração de IRS 2015.

Em 2015 subscrevi vários fundos, sendo que resgatei os fundos PT antes de Junho (antes da alteração da legislação). Entreguei o IRS em Abril, na 1ª fase, pois estava convencido que não tinha nada a declarar no que diz respeito aos fundos PT e Estrangeiros.

Alguém me consegue esclarecer esta dúvida, as mais valias obtidas de fundos PT resgatados antes de 01.06.2015 devem estar presentes no anexo G do IRS?

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, hucruz disse:

Alguém me consegue esclarecer esta dúvida, as mais valias obtidas de fundos PT resgatados antes de 01.06.2015 devem estar presentes no anexo G do IRS?

Só terias de os declarar se quisesses optar pelo englobamento (e isso, mesmo que o fundo tenha sido resgatado depois dessa data, uma vez que neste caso também já pagou imposto que foi retido na fonte).

Os fundos estrangeiros é que são de declaração obrigatória, uma vez que ainda não foram taxados...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, pauloaguia disse:

Só terias de os declarar se quisesses optar pelo englobamento (e isso, mesmo que o fundo tenha sido resgatado depois dessa data, uma vez que neste caso também já pagou imposto que foi retido na fonte).

Os fundos estrangeiros é que são de declaração obrigatória, uma vez que ainda não foram taxados...

;) Obrigado. Sendo assim, fiz bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 minutos, GAC disse:

E para quem por esquecimento meteu o IRS em abril, com mais e menos valias, mesmo que sendo de valores muito pequenos!?

Até já caiu na conta hoje o reembolso...

Mais e menos valias vindas de onde?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, pauloaguia disse:

FI nacionais ou internacionais?

Internacionais...

Já li que nacionais, resgatados antes de junho não era preciso...

Foram antes de junho, mas como são internacionais, não sei se vou ter problemas....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, GAC disse:

E para quem por esquecimento meteu o IRS em abril, com mais e menos valias, mesmo que sendo de valores muito pequenos!?

Até já caiu na conta hoje o reembolso...

há 1 hora, GAC disse:

3 Fundos de investimento, 1 com mais valia de 30€, os outros 2 com menos valias (30€ e 18€)....

há 7 minutos, GAC disse:

Internacionais...

Já li que nacionais, resgatados antes de junho não era preciso...

Foram antes de junho, mas como são internacionais, não sei se vou ter problemas....

Nesse caso creio que devias de os ter declarado sim. Não altera nada, dado que tiveste menos valias, mas na dúvida...

Se ainda não tiverem passado 30 dias desde a última declaração podes meter uma declaração de substituição sem problemas. Se já tiverem passado mais de 30 dias, então aí já é capaz de haver uma coima a pagar, não sei...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, pauloaguia disse:

Nesse caso creio que devias de os ter declarado sim. Não altera nada, dado que tiveste menos valias, mas na dúvida...

Se ainda não tiverem passado 30 dias desde a última declaração podes meter uma declaração de substituição sem problemas. Se já tiverem passado mais de 30 dias, então aí já é capaz de haver uma coima a pagar, não sei...

Submeti no dia 01/04 e já fui reembolsado hoje....

Podem na mesma enviar coima ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual é a diversificação correta pessoal?

Não estou a perguntar no sentido de meter X na Europa ou X nos States, estou a perguntar as quantidades de fundos que devemos ter na nossa carteira...

É muito giro termos muitos fundos variados, mas e as comissões anuais que se paga por isso? Não fará mais sentido comprar poucos fundos que tenham tido boa performance e que tenham custos baixos? I.e, Fundos de indicie...

Tenho mais 1000K para investir este mes e estou a pensar pesadamente se quero diversificar assim tanto ou não.

E já agora, e só por desabafo, aqui ninguém fala em valores reais? Nunca ninguém diz, ganhei em 2010, 200 euros neste fundo ou naquele...falam só percentagens! O que nem sempre diz muito...

Editado por AndreAtomic
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    16 minutes ago, AndreAtomic said:

Tenho mais 1000K para investir este mes

Eu com 1000K euros não estava em fóruns. Estava a escolher o meu próximo iate, e tinha que ter espaço para um helicóptero e dois Bugatti Chiron. :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    18 minutes ago, AndreAtomic said:

aqui ninguém fala em valores reais? Nunca ninguém diz, ganhei em 2010, 200 euros neste fundo ou naquele...falam só percentagens! O que nem sempre diz muito...

Diz o que interessa. Que é que interessa se fulano ganhou 10€ ou 10000€, se não sabes à partida o montante investido? O que importa para avaliar a performance dos fundos é a %, e nada mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )