Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Viva,

A "papinha toda feita" do Best já chegou via Mensagem, é uma folha excel com os resgates de 2015. Agora é mesmo olhar para o Anexo de IRS e ver onde se encaixa a coisa. Não fui eu que pedi ao banco, como já alguém aqui tinha dito, o banco iria mandar e já chegou. Acho que assim está bastante claro as mais/menos valias, sem ser necessário andar a procurar nas várias declarações de anos anteriores ou mesmo das datas de aquisição de determinadas UPs.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, JorgeLeonor disse:

Viva,

A "papinha toda feita" do Best já chegou via Mensagem, é uma folha excel com os resgates de 2015. Agora é mesmo olhar para o Anexo de IRS e ver onde se encaixa a coisa. Não fui eu que pedi ao banco, como já alguém aqui tinha dito, o banco iria mandar e já chegou. Acho que assim está bastante claro as mais/menos valias, sem ser necessário andar a procurar nas várias declarações de anos anteriores ou mesmo das datas de aquisição de determinadas UPs.

Boa noite!

Tb recebi essa mensagem pelo site e nem me lembrava de ter resgatado 3 fundos em março de 2015...

1 com mais valias de 34.12€

1 com menos valias de 31.42€

1 com menos valias de 18.24€

Mas o problema é que já meti o irs em 1 de abril, será que vou ter problemas?

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 55 minutos, JorgeLeonor disse:

Viva,

Também recebi essa informação do Best. Tudo correcto, portanto.

A dúvida está agora em qual dos anexos se registam os movimentos. No resumo do Best não vejo os NIF dos fundos, portanto, isso reforça a minha ideia que será no anexo G, mas, confesso, não estou seguro que assim seja.

Enviei há dias um pedido de esclarecimento ao e-balcão da AT, mas ... ainda não me responderam. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Numa entrevista à Antena 1, João Salgueiro disse que há mais 3 bancos na linha para serem resgatados: o BCP, a CGD e ... "outro banco mais modesto".

Alguém sabe qual é esse terceiro banco (o tal "mais modesto")?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante 5coroas
    há 13 horas, JorgeLeonor disse:

Viva,

A papinha toda feita não, pois continua a vir apenas tudo num unico titular, sendo que a minha conta têm 2.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 horas, Eurico, o presbítero disse:

Também recebi essa informação do Best. Tudo correcto, portanto.

A dúvida está agora em qual dos anexos se registam os movimentos. No resumo do Best não vejo os NIF dos fundos, portanto, isso reforça a minha ideia que será no anexo G, mas, confesso, não estou seguro que assim seja.

Enviei há dias um pedido de esclarecimento ao e-balcão da AT, mas ... ainda não me responderam. 

Mas no anexo J também não exige NIF dos fundos, apenas o país onde estão sediados, por isso esse argumento em favor do anexo G não serve. Também fiz um pedido de esclarecimento no e-balcão, no sentido de saber se deverei manter o anexo J ou fazer uma correção. Aguardemos serenamente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 9 minutos, 5coroas disse:

Mas no anexo J também não exige NIF dos fundos, apenas o país onde estão sediados, por isso esse argumento em favor do anexo G não serve. Também fiz um pedido de esclarecimento no e-balcão, no sentido de saber se deverei manter o anexo J ou fazer uma correção. Aguardemos serenamente.

Está correcto. Eu tenho lido os Guias Fiscais dos escritórios de advogados que dão assessoria aos bancos (o do Best, por exemplo, é o Vieira de Almeida) e todos indicam o anexo J para as declarações de FI. A "discrepância" surgiu apenas porque uma funcionária de um banco me disse que eu podia (continuar a) declarar no Anexo G, aliás como fiz no ano passado. Como fiz também transações de acções portuguesas, fica tudo no mesmo anexo. Disse-me, basicamente, que o importante era declarar os movimentos e que usasse o NIF do Best. Mas concordo que, o correcto (fazendo fé no que dizem os peritos/advogados) é usar-se o anexo J para os Fundos internacionais.

Eu ainda não apresentei a minha declaração (vou deixar essa chatice mais para o final do mês) e, portanto, ainda não me debrucei devidamente sobre os novos campos de preenchimento da declaração. Naturalmente, se o correcto for colocar os FI no Anexo J será isso que farei.

Já agora uma dúvida. Tive perdas (menos valias) com a venda das Acções da PT/Pharol. Essas menos valias com acções entram também nos cálculos/balanço das (mais valias) do Fundos de Investimento, mesmo apresentando-se em Anexos diferentes, correcto? Como essa menos valias com as acções da PT foram elevadas, elas repercutem-se por mais de um ano ou "morrem" na declaração de 2015?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 horas, maj.lraep disse:

e os dividendos dos fundos internacionais, é para declarar? é que não aparece nesse excel.

Dividendos de fundos são rendimentos de capitais, logo, para os declarar terias de ter pedido a respectiva declaração de englobamento ao banco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esse "excel" de que falam do Best, é isto?

É que o que me enviaram a mim, já há algum tempo, não tem "a papinha toda feita", nem nada que se pareça.

Tenho resgates de fundos que foram subscritos em 2014, cuja entrada vou ter de ir ver à declaração do ano passado.

E tenho resgates parciais, agora tenho de ir fazer contas às UPs que fui comprando ao longo do ano para ver quais é que foram resgatadas.

declaracao.png

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    32 minutes ago, Jaymz said:

Esse "excel" de que falam do Best, é isto?

É que o que me enviaram a mim, já há algum tempo, não tem "a papinha toda feita", nem nada que se pareça.

Tenho resgates de fundos que foram subscritos em 2014, cuja entrada vou ter de ir ver à declaração do ano passado.

E tenho resgates parciais, agora tenho de ir fazer contas às UPs que fui comprando ao longo do ano para ver quais é que foram resgatadas.

declaracao.png

Boa tarde Jaymz não é esse documento.

Esse veio primeiro, depois chegou o outro. Eu também tenho resgates parciais e eles fizeram esse "levantamento" no segundo documento.

best.jpg

Editado por JorgeLeonor
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quando temos 3 ou 4 movimentos num mesmo FI, do tipo :

• Subscrição
    • Reforço
    • Resgate

Qual é a data que introduzimos no campo "Aquisição" ?   A de subscrição Inicial ? E o valor?  Subscrição + Reforço? 

Outra dúvida, Anexo J, Quadro 9.2A, a primeira coluna, nº de linha diz respeito a quê? Simples ordenação? Aqui começa em 951.

Obrigado

Editado por lelo1520
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, lelo1520 disse:

Quando temos 3 ou 4 movimentos num mesmo FI, do tipo :

• Subscrição
    • Reforço
    • Resgate

Qual é a data que introduzimos no campo "Aquisição" ?   A de subscrição Inicial ? E o valor?  Subscrição + Reforço? 

Da Ajuda ao Preenchimento (já perdi a conta à quantidade de vezes que disse isto - é só carregar no F1 pessoal :P)

Citação

As operações de alienação podem ser declaradas agregando os valores mobiliários por ano de aquisição. Quando o número de campos se mostre insuficiente para se poder indicar cada uma das alienações deve ser entregue declaração global, caso em que se deve indicar como data de aquisição a mais antiga e como data de realização a mais moderna

há 52 minutos, lelo1520 disse:

Outra dúvida, Anexo J, Quadro 9.2A, a primeira coluna, nº de linha diz respeito a quê? Simples ordenação? Aqui começa em 951.

Sim, é simples ordenação...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante RubenT

" A Simulação não está disponível para rendimentos auferidos no estrangeiro. "

Estou com o mesmo problema, o que nos deixa completamente à nora sobre o que nos espera! Já tentei encontrar um simulador que faça as contas tomando em conta o anexo J mas sem sucesso, alguém conhece?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Anexo G, quadro 10, código G30 resgatados antes de 30 de Junho e G31 depois dessa data. A minha duvida é como se preenche em caso de menos valias, aquilo só tem a opção rendimento e não dá para por valores negativos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Uma dúvida: declarando-se a venda de ações nacionais no Anexo G e a venda dos FI internacionais no Anexo J, como se faz o apuramento das mais/menos valias do total das transações?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )