Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Dow Jones a pouco mais de 1% dos máximos históricos

"Depois do péssimo arranque de ano nas praças europeias e americanas, parecia que estávamos perto do fim do mundo nas bolsas, recordam-se? Com efeito, o início de 2016 nas bolsas foi o pior da história de Wall Street e do Velho Continente, que se recorde. Como acontece sempre que as bolsas caem, não tardaram a aparecer os agoirentos de serviço e os que prognosticavam o fim do ciclo altista nas bolsas norte-americanas e o início de um novo ciclo de quedas. Não restam dúvidas que as quedas vão acabar por acontecer, pois nada sobe (nem desce) indefinidamente, mas quando será isso? Nem recordo as inúmeras vezes nos últimos anos que tenho escutado que estamos às portas de um ‘crash’ em Wall Street, para depois isso nunca chegar a acontecer. Conforme já referimos muitas vezes, ‘reverter uma tendência é uma tarefa complicada’. Durante toda a fase de correcção, sublinhámos sempre que o único índice que tinha perfurado o nível de suporte que apresentava nos mínimos de Agosto passado (no pior momento da crise na China, que se espelhou nos mercados accionistas) era o S&P 500, sem ser acompanhado pelo Dow Jones nem pelo Nasdaq 100. E como já dissemos anteriormente, a Teoria Dow advertia-nos para o facto de não podermos fiar-nos na perfuração de suportes de os restantes índices não confirmassem também esse movimento. Tão pouco a Apple, que é o título director do sector tecnológico, perfurou os mínimos de Agosto. De momento, tal como já referimos inúmeras vezes, mantemos a nossa ideia de que a queda do S&P 500 até aos 1.810 pontos poderia encaixar no final da ‘onda c’ de um ‘abc’ correctivo. Agora está para ver se nas próximas semanas os três grandes índices são capazes de situar-se em ‘subida livre’ pela enésima vez. De momento, o Dow Jones é o índice que está a negociar mais perto dos máximos históricos (está a pouco mais de 1%) de 18.351 pontos."

Commerzbank
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ruffer entra em Portugal

"A gestora britânica Ruffer é a mais recente casa de investimento a entrar no nosso país. Representada pela MCH Investment Strategies cujo Head of Portugal é Vasco Nuno Jesus, a entidade inglesa disponibiliza, através do Banco Best, o fundo Ruffer Total Return International."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Nuno Tavares Lopes

Boa tarde,

sou médico e vou iniciar a minha actividade laboral nos USA.

Vou deixar de fazer descontos em Portugal e gostava de saber qual a melhor opção para iniciar um PPR ou algo que se possa parecer com isso possa ter vantagens com um risco mínimo, pensando num ordenado na ordem dos 9000 euros por mês.

Obrigado.

Cumprimentos,

NTL

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas tardes,

Recebi um e-mail do Banco Best, não sei se algum membro daqui do fórum o recebeu também. Diz o seguinte:

" Informamos que o UBS (Lux) Equity Fund decidiu fundir o fundo UBS (Lux) Equity Fund – Infrastructure (EUR) com o fundo UBS (Lux) Key Selection SICAV – Global Equities (USD) com efeito no próximo dia 23 de maio de 2016. "

Ora bem, o primeiro investe em infra-estruturas, o outro tem em carteira coisas muito mais diversificadas. Eu investi no de infra-estruturas precisamente para ter algo desse sector dentro da minha carteira que, no geral, está bastante diversificada. Não precisava agora de uma fusão assim. De resto, o fundo com o qual se vai fazer a fusão parece muito menos interessante em termos de comportamento nos últimos anos (risco e rentabilidade). Como reagiriam? Resgatariam para arranjar outro fundo de infra-estruturas (temos até 17 de Maio para resgatar, se não concordarmos com a fusão)? Manteriam assim aceitando a fusão?

Cumprs

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/04/2016 at 16:55, jmnp disse:

Boas tardes,

Recebi um e-mail do Banco Best, não sei se algum membro daqui do fórum o recebeu também. Diz o seguinte:

" Informamos que o UBS (Lux) Equity Fund decidiu fundir o fundo UBS (Lux) Equity Fund – Infrastructure (EUR) com o fundo UBS (Lux) Key Selection SICAV – Global Equities (USD) com efeito no próximo dia 23 de maio de 2016. "

Ora bem, o primeiro investe em infra-estruturas, o outro tem em carteira coisas muito mais diversificadas. Eu investi no de infra-estruturas precisamente para ter algo desse sector dentro da minha carteira que, no geral, está bastante diversificada. Não precisava agora de uma fusão assim. De resto, o fundo com o qual se vai fazer a fusão parece muito menos interessante em termos de comportamento nos últimos anos (risco e rentabilidade). Como reagiriam? Resgatariam para arranjar outro fundo de infra-estruturas (temos até 17 de Maio para resgatar, se não concordarmos com a fusão)? Manteriam assim aceitando a fusão?

Cumprs

Também recebi e tenho o UBS Infrastructure...

Acham que se deve manter?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A segunda-feira, 25 de Abril de 2016 at 22:34, superkinas disse:

porque é que o nordea stable return (LU0227385266) é um excelente fundo, em que é que investe ?

na ultima semana desceu 0.58

Boas!

O Nordea Stable Return é um fundo misto muito bem gerido. E como fundo misto, não é daqueles fundos que sobem ou descem desmesuradamente; é muito certinho e dos mais subscritos no Best ou no Big. Pessoalmente, posso dizer-te que quando acabei com os DP's dos miúdos subscrevi parte do resgate em UP's deste fundo e não me queixo...enfim é muito certinho...excelente para quem investe a longo prazo e não quer andar com o coração nas mãos ;)

Abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 27/04/2016 at 16:55, jmnp disse:

Boas tardes,

Cumprs

De facto é uma decisão que também me irá afectar, gosto do sector e em particular do fundo, estou a pensar em aguardar para ver depois a evolução da fusão e o comportamento do fundo fundido, mas qualquer das maneiras, penso em ver outra alternativa para o mesmo sector que esteja disponível no Best.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cuidado com os "agentes" em quem confiam

Uma ex-bancária, suspeita de ter desviado 20 milhões de euros dos depositantes, está a ser procurada pela polícia judiciária. A mulher, que foi agente do Banco Best e tinha escritório na Rua Castilho em Lisboa, terá ficado com dinheiro de investidores a quem prometia juros de 2% ao mês.

http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-04-27-PJ-procura-ex-bancaria-suspeita-de-desviar-20-milhoes-de-euros

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

ABRIL:

Este mês de Abril trouxe alguma folga importante á maioria das carteiras, apesar do dia de hoje bastante negativo, tivemos finalmente a generalidade dos fundos a subir, tanto a nivel de obrigações como de acções, mesmo assim a grande estrela parece que continua a ser o ouro, com alguns fundos ligados ao sector com performances a rondar os 60% YTD!!!!

Outros sctores a brilhar em Abril foram os High Yied e os Emergentes em termos de obrigações, e Europa em termos de Acções.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Chegou finalmente o dia D do preenchimento da Declaração do IRS com os dados dos nossos queridos e irascíveis Fundos de Investimento. 

Agradecia aos mais veteranos nestas andanças, que nos esclarecessem qual é o quadro do Anexo G ou Anexo J onde deveremos registar os resgates dos FI efetuados em 2015? A mim parece-me o Código G20 do quadro 9.2A do anexo J...

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Também já estive a dar uma vista de olhos, mas como é a primeira vez que preencho o anexo G, fiquei com umas dúvidas.

É o quadro 11 que temos que preencher?  Mas pede o NIF, e o Best apenas indica o NIF dos fundos sediados em Portugal...

Se alguém der uma mão, agradecia, pois penso que para muita gente será a primeira vez que irão preencher este anexo e terão a mesma, ou outras dúvidas

Um bom resto de fim de semana

Edit: Desconfio que afinal é o anexo J, pois como são fundos estrangeiros, serão rendimentos obtidos no estrangeiro

Editado por SABRE
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 16 minutos, SABRE disse:

Também já estive a dar uma vista de olhos, mas como é a primeira vez que preencho o anexo G, fiquei com umas dúvidas.

É o quadro 11 que temos que preencher?  Mas pede o NIF, e o Best apenas indica o NIF dos fundos sediados em Portugal...

Se alguém der uma mão, agradecia, pois penso que para muita gente será a primeira vez que irão preencher este anexo e terão a mesma, ou outras dúvidas

Um bom resto de fim de semana

Edit: Desconfio que afinal é o anexo J, pois como são fundos estrangeiros, serão rendimentos obtidos no estrangeiro

Sobre esse assunto ainda ontem estive ao telefone com a minha gestora no Best e ela disse-me para continuar a fazer o que tenho feito até aqui: declarar no Anexo G usando o NIF do Best. 

Se é essa a recomendação do banco, quem sou eu para os contrariar... Alega que os rendimentos foram obtidos através de aplicações realizadas em território português através de uma instituição bancária portuguesa (o meu dinheiro não está no estrangeiro...).  Aliás, como será pelo NIF do Best que a AT irá verificar esses movimentos, faz sentido apresentá-lo na declaração. 

Mas admito que possa haver diversas interpretações. Aqui convinha que a AT, de uma vez por todos - e até junto dos bancos(!) - esclarecesse este assunto. O que eu li de "oficial" pouco me esclarece:  http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/74FDEA62-4932-4282-81D5-C7488D4B2BE0/0/Oficio_Circulado_20187_2016.pdf

Enfim, o importante, julgo eu, é declarar as vendas dos FI e as mais e menos valias obtidas. Agora se é no anexo G ou J, muito sinceramente, para a AT penso que vai dar no mesmo. 

Mas talvez os amigos deste fórum possam dar uma opinião mais abalizada. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 minuto, Eurico, o presbítero disse:

Sobre esse assunto ainda ontem estive ao telefone com a minha gestora no Best e ela disse-me para continuar a fazer o que tenho feito até aqui: declarar no Anexo G usando o NIF do Best. 

Se é essa a recomendação do banco, quem sou eu para os contrariar... Alega que os rendimentos foram obtidos através de aplicações realizadas em território português através de uma instituição bancária portuguesa (o meu dinheiro não está no estrangeiro...).  Aliás, como será pelo NIF do Best que a AT irá verificar esses movimentos, faz sentido apresentá-lo na declaração. 

Mas admito que possa haver diversas interpretações. Aqui convinha que a AT, de uma vez por todos - e até junto dos bancos(!) - esclarecesse este assunto. O que eu li de "oficial" pouco me esclarece:  http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/74FDEA62-4932-4282-81D5-C7488D4B2BE0/0/Oficio_Circulado_20187_2016.pdf

Enfim, o importante, julgo eu, é declarar as vendas dos FI e as mais e menos valias obtidas. Agora se é no anexo G ou J, muito sinceramente, para a AT penso que vai dar no mesmo. 

Mas talvez os amigos deste fórum possam dar uma opinião mais abalizada. 

E ela disse-lhe qual o campo e código do anexo G a usar (caso não se opte por englobamento)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 21 minutos, 5coroas disse:

E ela disse-lhe qual o campo e código do anexo G a usar (caso não se opte por englobamento)?

Eu opto pelo NÃO englobamento e quanto ao preenchimento estou a contar fazer igual ao do ano passado (na rubrica 8, salvo erro, que diz "... e outros valores mobiliários"). Mas é como disse, este contacto foi pelo telefone e foi só "conversa". Tenho já marcada uma reunião pessoal, só para tratar deste assunto. É que ao longo de 2015 fiz diversas transações e quero tudo "posto em papel", nomeadamente preços/datas de compra, venda e custos das operações. É habitual, todos os anos no início de Maio, termos esta reunião "fiscal" onde me é fornecida toda a papelada e então aí sim, confrontarei a PFA com este dilema entre anexos G e J.

Mas foi como disse, no ano passado disseram-me para colocar no G (e assim fiz) e este ano, pela conversava telefónica que tive na sexta, parece que as indicações do banco vão no mesmo sentido. Veremos...

Nos outros bancos/agências, que indicação vos deram?

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 minutos, 5coroas disse:

Eu estou a tentar usar o quadro 9, código G22, no anexo G, depois no quadro 15, digo Não no englobamento. Não consigo passar a fase da validação, pois diz-me:

• 377G : Por favor preencha o campo 01 do quadro 15

o que é estranho pois tenho isso preenchido.

Se alguém tiver alguma dica fico muito agradecido.

vdu

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Coloquei na 1ª página há dias um mini guia fiscal da Deloite/BiG, podem seguir ou não as recomendações desse guia, eu na minha opinião o melhor seria perguntarem no e-balcão as dúvidas e depois gravarem as respostas, caso houvesse algum problema teriam como se defenderem...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 minutos, D@vid disse:

Coloquei na 1ª página há dias um mini guia fiscal da Deloite/BiG, podem seguir ou não as recomendações desse guia, eu na minha opinião o melhor seria perguntarem no e-balcão as dúvidas e depois gravarem as respostas, caso houvesse algum problema teriam como se defenderem...

Vou mesmo seguir as indicações desse guia, pois já tentei validar com o anexo G quadro 9, código g22, e dá-me sempre erro se eu opto no campo 15 pelo não englobamento. obg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Eurico, o presbítero disse:

O seu dinheiro não está no estrangeiro?

Então quando investe num fundo sediado no Luxemburgo o seu dinheiro não está no estrangeiro? Então está onde? Então se investir num fundo da Pimco o seu dinheiro fica em portugal ou é entregue a uma instituição que se encontra na Irlanda para que essa instituição invista?

(isto até faz lembrar a história do papel comercial do GES, que querem que seja BES porque era transacionado pelo BES).

Se eu tiver ações da Apple e as vender, as mais valias são nacionais ou internacionais? E também não são transacionadas pelos bancos e corretoras portuguesas? Por que é que no caso dos fundos a lógica seria diferente? 

No BIG a recomendação é para o anexo J. Até tenho os Nif das entidades emitentes no estrangeiro. Eu vou preencher pelo anexo J. E se depois me vierem chatear, em mostro-lhes a declaração que tenho do Big. 

Cá estamos para o que der e vier. E os Tribunal Administrativos e Fiscais também.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )