Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

No meu caso são para duas pessoas diferentes e uma delas é para ser constituida no banco Big (que não disponibiliza alguns fundos)

Porque vai fazer no BIG? :) as duas estão boas parece-me, no entanto na  1ª tens 25% em acções, se o objectivo é ter uma carteira conservadora/moderada... talvez seja de mais, o que eu talvez mudasse seria retirar o Nordea, ficava só com o Invesco de mistos, e esses 5% juntava mais 5% retirados do Vontobel e com esses 10% secalhar ia para um PIMCO DI, ou juntar um AXA HY...na 2ª também acho que tens muitas acções, talvez retirasse 5% ao Pictet, é o mais volátil :) mas isso de fazer carteiras no BiG não está com nada haha, tens o Best sem custos também de conta e com muito mais variedade.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Obrigado pelos conselhos. Pois eu também prefiro o Best, sem duvida, mas neste caso, a segunda carteira tem mesmo de ser no Big :P

Após algum feedback recebido fiz umas alterações e cheguei a isto:

2eoce9x.jpg

2cygydf.jpg

Fiz também uma simulação para ver qual teria sido o comportamento destas carteiras nos ultimos anos.

Fariam mais alguma alteração tendo em conta o perfil definido (conservador/moderado)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, parece que é a minha vez :P

[table]  [tr] [td]LU0189847253(Bonds) [/td] [/tr] [tr] [td]LU0062574610(bonds)[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]LU0347184318 (USA big Cap)[/td] [/tr] [tr] [td]LU0153585210 (EU Big Cap)[/td] [/tr][/table]

Coloquei aquele fundo da tailandia para diversificar (LU0048621477) mas a minha gestora de conta, em vez disso, recomendou-me este (LU0048573645) que pertence a acções da ASEAN.

Acham que devia manter o da tailandia, ou escolher o fundo da gestora de conta?

Ainda podem recomendar outras estratégias de diversificação :)

Se quiserem, também podem comentar se é uma boa carteira de investimentos :D

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite, parece que é a minha vez :P

[table]  [tr] [td]LU0189847253(Bonds) [/td] [/tr] [tr] [td]LU0062574610(bonds)[/td] [/tr] [tr] [td]

[/td] [/tr] [tr] [td]LU0347184318 (USA big Cap)[/td] [/tr] [tr] [td]LU0153585210 (EU Big Cap)[/td] [/tr][/table]

Coloquei aquele fundo da tailandia para diversificar (LU0048621477) mas a minha gestora de conta, em vez disso, recomendou-me este (LU0048573645) que pertence a acções da ASEAN.

Acham que devia manter o da tailandia, ou escolher o fundo da gestora de conta?

Ainda podem recomendar outras estratégias de diversificação :)

Se quiserem, também podem comentar se é uma boa carteira de investimentos :D

Cumps

Com ASEAN sempre "espalhas" um pouco o risco do que fores so para a Tailandia, eu prefiro ASEAN, é a tua 1ª carteira?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com ASEAN sempre "espalhas" um pouco o risco do que fores so para a Tailandia, eu prefiro ASEAN, é a tua 1ª carteira?

Sim, é por isso que tenho algumas duvidas acerca de estar a fazer isto bem, ou não :P

Em relação aos ASEAN, realmente estou um pouco céptico em substituir, pois apesar de estar mais diversificado, prejudica-me na rentabilidade passada (fiz em excel).

As rentabilidades até são interessantes, de toda a carteira, para um risco médio de 4 (4,2 se substituir a tailandia pelo ASEAN).

Qual é a tua opinião?

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

depois do dia de hoje, acho que o medo está instalado na Europa, em minha opinião os fundos vão ter uma grande correcção nas próximas semanas.

há muita desconfiança no ar.

Correcções têm sempre, mal se assim não fosse, mas isso que dizes é muito genérico, falas num dia em que a maioria dos PIMCO subiu, o Eurizon subiu, Obrigações Europa...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva,

alguém me pode ajudar a perceber melhor como como funciona os fundos que pagam dividendos mensais? um exemplo: ISIN LU0503635038.

Fiscalmente a taxa a aplicar... os dividendos vai variando mensalmente? como obtenho essa listagem de valores?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde pessoal,

Desde já deixem.me dar os parabéns pelo excelente tópico, bastante informação e pessoal bastante empenhado em estar sempre actualizado e ajudar.

Ora bem, eu sou novo nestas andanças dos investimentos, mas como sou um pouco mais ambicioso  a minha gestora do BES apresentou-me o ES Liquidez. Apartir dai começo a tentar perceber como funciona esta coisa dos fundos de investimento, ao qual me levou a este belo forum.

Já percebi que devemos de ter uma carteira deversificada, para absorver melhor os riscos, tenho também um top para me guiar de muito bons fundos mas mesmo assim não sei bem os que obter.

Queria uma ajudinha se possível no seguinte:

Tenho actualmente

10.000€ no ES LIquidez

2500€ no ES obrigações da Europa

tenho daqui a alguns meses uma boa  fatia. Em que fundos (sei que a  responsabilidade é minha) devo eu apostar para deversificar a carteira e quantos é aconselhável ?

Pondero abrir conta no best também, actualmente tenho no BES!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa sorte nesta caminhada dos fundos hehe, olhando para a tua foto pensei que fosses um forista que já não vem aqui há imenso tempo e tinha essa foto igual hehe...vê a nossa 1a página, vê os videos para te ambientares a este tipo de aplicação.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

desde já obrigado pela sua resposta david.

Em relação ao seu conselho, já tive a oportunidade de dedicar algumas horas de leitura no tópico, mas como a informação é muita e de varias opiniões fiquei na duvida de qual a melhor opção para o meu caso.

"tenho daqui a alguns meses uma boa  fatia. Em que fundos (sei que a  responsabilidade é minha) devo eu apostar para deversificar a carteira e quantos é aconselhável" ?

tendo já os,Liquidez e obrigações da Europa, deveria deversificar para que tipo de fundos?

quantos fundos devo ter eu na carteira para iniciar?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

desde já obrigado pela sua resposta david.

Em relação ao seu conselho, já tive a oportunidade de dedicar algumas horas de leitura no tópico, mas como a informação é muita e de varias opiniões fiquei na duvida de qual a melhor opção para o meu caso.

"tenho daqui a alguns meses uma boa  fatia. Em que fundos (sei que a  responsabilidade é minha) devo eu apostar para deversificar a carteira e quantos é aconselhável" ?

tendo já os,Liquidez e obrigações da Europa, deveria deversificar para que tipo de fundos?

quantos fundos devo ter eu na carteira para iniciar?

Eu na mi ha opinião penso que plo menos 10 fundos é o numero ideal, se é que existe numero ideal, sempre dá para diversificar, claro que deoende também dos valores, porque temos fundos com minimos de 2500€, de 1000€, 500€ 1Up etc, mas penso 10 ser um número já consistente.

Qauanto aos fundos a apostar depende de muita coisa, do valor de investimento, do tempo que estás disposto a tê-los em carteira, o quanto estás disposto a perder (eu falo assim porque é sempre preferivel não criar espectativas e pergntar ao contrário do quanto estás disposto a ganhar :) ) e sobretudo o teu perfil de investidor, se és muito conservador, conservador, etc etc, chamo a atenção que no BES p que te irão propor serão fundos da ESAF e pouco mais, assim como nos "grandes" bancos que comercializam apenas fundos das gestoras deles.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

desde já parabéns a este fórum, tem tópicos muito interessantes com excelentes utilizadores, que permitem efetuar trocas de ideias e explicar aos leigos comlo isto dos investimentos funciona.

Tenho algum património investido, única e exclusivamente em DP, gostaria de começar a diversificar um pouco, em obrigações e/ou em fundos. Tenho conta na CGD e no BCP.

Qual a vossa opinião sobre os fundos disponibilizados por estes dois bancos? Quais as perspectivas futuras em relação a subidas/descidas?

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

desde já parabéns a este fórum, tem tópicos muito interessantes com excelentes utilizadores, que permitem efetuar trocas de ideias e explicar aos leigos comlo isto dos investimentos funciona.

Tenho algum património investido, única e exclusivamente em DP, gostaria de começar a diversificar um pouco, em obrigações e/ou em fundos. Tenho conta na CGD e no BCP.

Qual a vossa opinião sobre os fundos disponibilizados por estes dois bancos? Quais as perspectivas futuras em relação a subidas/descidas?

Cumprimentos

Boas, também ando por aqui há pouco tempo, sendo um utilizador mais de leitura do que de escrita.

Com certeza que os colegas mais experientes te irão dizer que o banco com mais diversidade ao nível de investimento será com certeza o BEST. Além do mais não pagas manutenção de conta.

Esses que mencionaste deverão ter pouca oferta a esse nível e comercializam maioritariamente produtos do próprio banco.

Quanto a perspetivas, o segredo pelo que tenho percebido é diversificar o mais possível, investindo conforme o teu perfil e o prazo de investimento a que te propões.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde,

Cumprimentos

Faço minhas as palavras do Axiom, passa muito por ai, 1º de tudo é perceber como isto funciona :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta "leitura" é interessante: *ttp://www.cmvm.pt/CMVM/Publicacoes/Brochuras/Documents/Recomendacoes%20aos%20Investidores.pdf

Julgo (pelo que procurei) que ainda aqui não está. Se estiver, desculpem-me... e o Delete é um grande comando

o objectivo é ajudar

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esta "leitura" é interessante: *ttp://www.cmvm.pt/CMVM/Publicacoes/Brochuras/Documents/Recomendacoes%20aos%20Investidores.pdf

Julgo (pelo que procurei) que ainda aqui não está. Se estiver, desculpem-me... e o Delete é um grande comando

o objectivo é ajudar

Sim é importante, já tinha visto, no entanto optei por não colocar na 1ª página na altura porque o documento fala na generalidades dos produtos financeiros, e não em especifico em fundos, como este é um tópico de fundos estão na 1ª página outros documentos que falam nas advertências ao investidores desta aplicação em concreto.

Obrigado botelho :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde já obrigado pelas respostas. Também sou um pouco mais de leitura do que de escrita, já conhecia este forum há já algum tempo porém só hoje é que fiz o registo. No entanto, quanto a investimentos, percebo um pouco de todos,não tão aprofundado os fundos e as obrigações,sei os básicos,até ao momento andava só a investir em DP,porque andava a amealhar digamos assim. Agora que tenho uma quantia já razoável,queria saber a vossa opinião sobre em que investir,quais os melhores produtos de momento. O meu perfil é conservador,porém disponível a correr uns riscos. O prazo pode ir dos 2 aos 5 anos.

Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já agora tenho uma questão...

Disseram-me que, caso houvesse uma situação em portugal, como houve no Chipre, os fundos de investimento estavam salvos, desde que estivessem no luxemburgo, frança, etc.

A minha questão é: E se acontecer o mesmo no Luxemburgo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Em que se basearam para dizer isso? até porque no Chipre o que está em cima da mesa é Depositos a Prazo, Obrigações e Acções, ou seja, credores e accionistas dos bancos, onde entra os fundos nessa equação?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )