Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, USD disse:

Foi concelho do gestor e por isso estava a pedir opinião?

O grau de risco é altíssimo.

Eu acho que foi um bom conselho. Eu também estou nesse fundo. Eu não acredito que o preço do petroleo se mantenha baixo ad eternum; pode demorar alguns meses ou até anos, mas estou convencido que um dia, irá subir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 3 horas, 5coroas disse:

Eu acho que foi um bom conselho. Eu também estou nesse fundo. Eu não acredito que o preço do petroleo se mantenha baixo ad eternum; pode demorar alguns meses ou até anos, mas estou convencido que um dia, irá subir.

ÚLTIMAS NO NEGÓCIOS.PT

G20 preocupado com riscos de liquidez nos fundos
    11/04/2016 12:12

A indústria de fundos de investimento está na mira do Grupo das 20 maiores economias do mundo. O Conselho de Estabilidade Financeira do G20 considera que é necessário manter a vigilância sobre a gestão de activos, realçando que uma crise de liquidez é a principal preocupação na indústria.
    Na última reunião de Conselho de Estabilidade Financeira, liderado pelo governador do Banco de Inglaterra, Mark Carney, os membros deste organismo identificaram aqueles que consideram ser os pontos débeis da indústria e elaboraram uma conjunto de recomendações regulatórias para a indústria, segundo um comunicado citado pela Expánsion.
    O objectivo é que, depois de ir a consulta pública junto do sector, o documento com as recomendações esteja pronto para que, a partir daí o supervisor de cada país possa acelerar a sua aplicação.
    A liquidez surge no topo das preocupações. Ou seja, a dificuldade que as gestoras possam ter em reembolsar clientes e as consequências que isto pode ter para a estabilidade financeira mundial.
    O Conselho de Estabilidade Financeira defende mesmo a necessidade de realizar testes de stress junto das gestoras, para "determinar a capacidade individual e colectiva dos fundos de investimento para responder a reembolsos de clientes em condições de tensão dos mercados", refere o documento publicado esta segunda-feira, 11 de Março.
    Já antes do G20 ter alertado para os riscos na indústria de gestão de activos, também o Fundo Monetário Internacional (FMI) tinha referido eventuais problemas no sector, nomeadamente em fundos que investem em activos menos líquidos, como dívida de empresas.
    Ainda assim, o organismo do G20 não adiantou quais as medidas que recomenda para o sector, mas, segundo o jornal espanhol, algumas gestoras apostam na implementação de comissões de saída mais elevadas que desincentivem elevadas ondas de resgate em activos com menor liquidez.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 04/04/2016 at 13:43, Patanisca disse:

Não. Apenas fiz vendas de fundos no 1º trimestre e 2015 e compras no restante do ano. Não sei se foi por causa disso. Ou seja, não tenho nada a declarar no IRS.

Não foi por causa disso. Como eu ainda não tinha recebido a  declaração anual de rendimentos onde figuram as mais e menos valias apuradas dos FI, desloquei-me a uma agência da CGD, que me informaram que só entregam a referida declaração a quem a pedir. 

Pelo que depreendi, o que terei que declarar no anexo G, quanto aos FI nacionais subscritos antes de 30 de Junho de 2015 e resgatados após essa data é o valor da UP em 01 de Julho de 2015 e o seu valor à data do resgate, correcto?

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 09/04/2016 at 15:27, USD disse:

Gostaria de ler a vossa opinião sobre este fundo :

Schroder ISF Global Energy B
    LU0256331561

A % que vou entrar será sempre baixa relativamente à carteira. Colocarei 2,5% ou 5% do total da carteira. Ainda assim gostava de ter uma opinião.

Cumprimentos.

Se a reunião no dia 17 no Qatar estabelecer um congelamento na produção o petróleo vai subir que nem um louco :D.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, D@vid disse:

Se a reunião no dia 17 no Qatar estabelecer um congelamento na produção o petróleo vai subir que nem um louco :D.

Acabei adquirindo esse fundo representando 1,8% da carteira. O meu perfil não dá para muito mais. Caso contrário começo a dormir mal. :-(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Recebi à pouco tempo a declaração anual do Best

Está é igual à do ano passado só tem as subscrições e resgates.

Para efeitos de IRS teremos então de, para os resgates, descobrir os valores de subscrição? O que fazer se forem várias subscrições e um resgate? Devemos fazer o FIFO (first in first out) contabilizar as mais e menos valias para cada subscrição?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    35 minutes ago, zzzpt said:

Para efeitos de IRS teremos então de, para os resgates, descobrir os valores de subscrição? O que fazer se forem várias subscrições e um resgate? Devemos fazer o FIFO (first in first out) contabilizar as mais e menos valias para cada subscrição?

Pois, tenho as mesmas dúvidas (e por favor não me digam para entregar isso a um contabilista... quero aprender, e não empurrar o trabalho para outra pessoa).

Recebi também a do banco Invest, e essa vem toda bonitinha, já com um quadro de resumo de como deve ficar no impresso do IRS e tudo.

Já a do Best é "toma lá o extrato, desenrasca-te".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    54 minutes ago, zzzpt said:

se puderes omitir a tua informação pessoal e partilhar aqui um scan desse papel seria útil... gostava de ver

;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

mas paulo, e vou falar do activobank, sempre que vou ver os fundos que tenho lá essa info está la presente

Nao vejo grande necessidade neste caso claro, de ter um ficheiro extra com essa info, apenas iria-se estar a duplicar os dados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No preenchimento do Modelo 3 - Anexo J que o Jaymz apresenta verifico que bastou apenas uma linha para os 2 fundos.

Será porque prevalece o mês de alienação e não tem qualquer importancia o mês de aquisição?

Os 2 fundos foram adquiridos em meses e anos distintos mas alienados no mesmo dia e mês, ou seja, deveremos organizar o preenchimento de acordo com os meses de alienação de fundos e na coluna "aquisição" o mês do fundo mais antigo.

Estou correcto?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 minutos, master-chief disse:

mas paulo, e vou falar do activobank, sempre que vou ver os fundos que tenho lá essa info está la presente

Nao vejo grande necessidade neste caso claro, de ter um ficheiro extra com essa info, apenas iria-se estar a duplicar os dados.

O ficheiro de Excel era sugestão para o problema do zzzpt, que tem uma declaração só com subscrições e resgates desse ano. Nesses casos compensa ir mantendo um registo histórico do que andar depois a navegar entre as declarações todas dos anos anteriores à procura de quando é que determinado título foi subscrito...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, Mr_Burns disse:

No preenchimento do Modelo 3 - Anexo J que o Jaymz apresenta verifico que bastou apenas uma linha para os 2 fundos.

Será porque prevalece o mês de alienação e não tem qualquer importancia o mês de aquisição?

Os 2 fundos foram adquiridos em meses e anos distintos mas alienados no mesmo dia e mês, ou seja, deveremos organizar o preenchimento de acordo com os meses de alienação de fundos e na coluna "aquisição" o mês do fundo mais antigo.

As datas de aquisição e resgate são irrelevantes - o que conta é quanto dinheiro se gastou e quanto dinheiro se resgatou para apuramento das mais valias.

Creio que são resquícios da altura em que os títulos detidos durante menos de um ano estavam isentos de tributação (aí sim, fazia diferença saber quando tinham sido comprados e vendidos para saber se se estava a declarar no sítio certo) e simplesmente ninguém se lembrou de tirar esses campos do formulário quando a lei mudou.
    Creio que as instruções de preenchimento dizem qual o critério a seguir para escolha das datas, e que é isso que dizes - pôr na aquisição o mês mais antigo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, a_silva89 disse:

É só a mim que este fundo não parece uma boa opção... ? pelo menos a 10 anos é tudo negativo:

Fund Performance-Total Returns-Schroder ISF Global Energy B-ISIN-LU0256331561 2016-04-12 16-18-09.jpg

Não é (eventualmente) una boa opção para buy and hold, i.e. para longo prazo; mas pode ser uma boa opção para se por a jeito para a futura subida do preço do petróleo. Ou seja entrar agora que está barato e depois sair antes que volte a afundar. By the way, o Brent já está neste momento nos 44 dls. Esse fundo está com uma YTD de +3,51. Eu estou a ganhar nele +3,43.;)

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, Jaymz disse:

Claro, aqui estão, aparentemente com a "papinha toda feita":

Invest1.png

Invest2.png

Banco Best sempre a inovar pelo bom serviço prestado! Eles que se ponham a dormir à sombra da bananeira e que vejam a clientela ficar descontente impávidos e serenos .. <_<

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho informação via PFA que o Best vai enviar via msg no site um ficheiro com os dados mais pormenorizados dos fundos nos finais de Abril inícios de Maio, nomeadamente as datas de subscrição.

lelo1520, é já mesmo por causa de eles enviarem as declarações assim meio parvas que vou já fechar conta e passar tudo para o BiG :D:D ( estou a ironizar ).

Ainda não percebi porque tem de ser anexo J e não Anexo G... :blink: até porque no anexo J nem existe o código G22, o G22 só existe no anexo G...mal a mal seria G20...

Editado por D@vid
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )