Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Boas, 

Em Janeiro a Franklin Templeton fundiu o fundo Franklin US Focus Fund N Acc €-H1 - LU1329005158, com o novo fundo Franklin US Equity N EUR-H1 Acc, que mantêm o ISIN do anterior.

Este novo fundo, está YTD positiva, mas a mesma aparece-me no meu dossier no Best como negativa.

Alguém que tivesse este fundo e que tenha acontecido a mesma coisa? 

Cumps

Este fundo, nem na Morningstar aparece (só da Lituania), mas no site do FT aparece - http://funds.ft.com/uk/Tearsheet/Summary?s=LU1329005158:EUR

Editado por scapy
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Eurico, o presbítero

Falaram-me há dias de um fundo ligado ao imobiliario/"real estates" que, pelo que me afirmaram e dada a conjuntura, podera' estar "barato" e ser uma boa opção de entrada neste momento.

Trata-se do MS INVF European Property B ( LU0078114898 )

Qual é a percepção dos amigos sobre este fundo?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@Eurico, o presbítero qual foi a razão de lhe terem dado esse fundo e dizerem que estava barato para entrar?

Se formos a ver, estão todos baratos, todos estão com YTD negativos :D

A meu ver, penso que igual o fundo CS (Lux) European Property Equity B EUR é melhor. Não é que seja muito melhor, mas a meu ver replica melhor o Benchmark.

Mas também não domino totalmente a maneira de ver se um fundo é melhor que outro, mas pelo menos pode ver ambos e comparar.

Mas ambos têm praticamente as mesmas posições, mas em % diferentes.

Cumps, 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 50 minutos, scapy disse:

@Eurico, o presbítero qual foi a razão de lhe terem dado esse fundo e dizerem que estava barato para entrar?

"Barato" foi uma expressão minha para justificar, de certa maneira, a sugestão que me foi dada. Eu tenho alguns "anti-corpos" relativamente ao imobiliário, por isso estranhei/fiquei surpreendido com esta dica que me deram e daí vir aqui perguntar a vossa opinião. Fará sentido, na conjuntura actual, ter uma exposição (5% da carteira) ao sector "real estates"?

Editado por Eurico, o presbítero
    erro escrita
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 horas, D@vid disse:

Conseguiste apanhar praticamente todas as categorias, não será por falta de diversificação que a coisa irá correr mal :)

Esse High Yield Global está em USD certo? vejo que o fundo não tem grante performance este ano, ao contrário da maioria dos casos dos fundos High Yield, vê se realmente é esse que queres, assim como esse Jupiter que é Inc, existe a versão Acc...

Agora o peso em cada um depende do teu horizonte temporal assim como teu perfil e idade...se o horizonte temporal é alargado, acima dos 10 anos por exemplo, se tens menos de 40/45 anos, se podes "arriscar" um pouco mais, então talvez devesses inverter o rácio de 60%Ob-40%Ac para 60%Ac-40%Ob.

Obrigado pela sua opinião e comentários construtivos.

O Júpiter será a versão Acc, foi engano. Relativamente ao high yield é em USD, porém pensava que tinha uma preocupação de proteção cambial, porém estive a ver novamente o relatório da morningstar e afinal não tem. Devo ter confundido com outro, pelo que em principio o vou substituir pelo LU0170293632 Candriam Bonds Global High Yield N Acc EUR

Relativamente à composição da carteira de momento parece-me que o mercado de ações está muito mais em queda que o de obrigações, e que ainda não inverteu essa tendência de queda. Por isso estou a ponderar em constituir esta carteira com 75% do capital disponível, aguardar mais algum tempo e depois investir o restante e equilibrar carteira com 50-50, pois a minha aversão de risco não me permite ultrapassar os 50% de ações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, a_silva89 disse:

Olá, também uso o activobank e como já referiram, fundos da Nordea não existem no activo.

Pelas fichas de cada um, analisando a rentabilidade, o fundo mais fraquinho que aí apresentas é o UBS (Lux) SF Yield (EUR) N-acc, os melhores são o JPM Global Macro Opps D (acc) EURMFS Meridian Glbl Total Return A1 EURInvesco Euro Bond E Acc.

Quanto à divisão dos 650€, acho que depende da tua estratégia, se queres ter maior percentagem alocada a obrigações ou a mistos. De salientar que o fundo da JPM é caro, 142€ a UP, os outros dois são bem mais acessíveis.

obrigados

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 horas, Eurico, o presbítero disse:

Falaram-me há dias de um fundo ligado ao imobiliario/"real estates" que, pelo que me afirmaram e dada a conjuntura, podera' estar "barato" e ser uma boa opção de entrada neste momento.

Trata-se do MS INVF European Property B ( LU0078114898 )

Qual é a percepção dos amigos sobre este fundo?

Se fores á 1º página tens lá um de longe bem melhor, não só em rentabilidade como em rácios.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero
    há 5 minutos, D@vid disse:

Se fores á 1º página tens lá um de longe bem melhor, não só em rentabilidade como em rácios.

Embora tivesse procurado com atenção, não me saltou à vista esse fundo. Podes indicar.mo p.f.? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, seffar disse:

Boa noite pessoal,

Em que anexo e em que quadro declaramos os fundos estrageiros resgatados em 2015? 

Dá isso ao contabilista :D:D...deve ser anexo G, o quadro tem de ser onde dirá Alienação de Bens Mobiliários, não estou a ver o anexo e confesso que me vou abstrair desse assunto, se eu tivesse este ano fundos a declarar entregava um contabilista, era menos uma mariscada que eu comia mas ao menos não dava calinada e não tinha de pagar multas depois :lol:.

há 1 hora, futsal78 disse:

Abri hoje a conta para o rebento no activobank, agora vou tratar de colocar os 650€ em FI para longo prazo....

D@vid, que fundo ou fundos escolhias?

Não sei mas á partida se é para o rebento fazia 1 de acções e pronto, se é para levantar só daqui a 18 ou mais anos...olha um assim tipo o Eurizon que está na 1ª página, um sector desse tipo, mais defensivo mas com uma excelente performance, ou algo tipo infraestruturas, água... entendes a ideia? mas não estou a ver mínimos nem sei o que o Activo tem nesses sectores..

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, D@vid disse:

Dá isso ao contabilista :D:D...deve ser anexo G, o quadro tem de ser onde dirá Alienação de Bens Mobiliários, não estou a ver o anexo e confesso que me vou abstrair desse assunto, se eu tivesse este ano fundos a declarar entregava um contabilista, era menos uma mariscada que eu comia mas ao menos não dava calinada e não tinha de pagar multas depois :lol:.

hehe...é um caso a pensar :P. Mas o anexo G está disponível nesta fase? É que não consigo adicioná-lo...

Edit: Acho que já descobri: será no anexo J quadro 9.2 A código G20 ...a preencher apenas na 2ª fase. Mas posso estar errado

Editado por seffar
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 17 horas, seffar disse:

hehe...é um caso a pensar :P. Mas o anexo G está disponível nesta fase? É que não consigo adicioná-lo...

Edit: Acho que já descobri: será no anexo J quadro 9.2 A código G20 ...a preencher apenas na 2ª fase. Mas posso estar errado

Óbvio que não é nesta fase, é na entrega da segunda fase em Maio.

Tenho ideia que o anexo J pode ser para fundos mas quando os mesmo são adquiridos em entidades com sede fora de Portugal, o que não deverá ser o caso...mas como digo deixo isso para quem melhor souber informar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Anexo G.

Se virem a salgalhada que vai ser por exemplo o que vi do impresso só tem nif valor de entrada,saída, imaginem discriminar n saídas do mesmo fundo. Ainda por cima o nif é sempre o mesmo. Vou tentar saber nas finanças o que receberam dos bancos porque um passarinho disse-me que os bancos mandaram a mesma coisa de 2014 das mais/menos valias dos fundos apenas valor total. Sinceramente apetece não preencher os fundos e que as finanças faça as contas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 21 horas, D@vid disse:

Não sei mas á partida se é para o rebento fazia 1 de acções e pronto, se é para levantar só daqui a 18 ou mais anos...olha um assim tipo o Eurizon que está na 1ª página, um sector desse tipo, mais defensivo mas com uma excelente performance, ou algo tipo infraestruturas, água... entendes a ideia? mas não estou a ver mínimos nem sei o que o Activo tem nesses sectores..

Sim D@vid, é para 18 anos +/-, se calhar é uma boa  ideia apostar num Fundo de um setor desse tipo...

Vou ver o que tem o AB...

obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 3 horas, Guest disse:

Anexo G.

Se virem a salgalhada que vai ser por exemplo o que vi do impresso só tem nif valor de entrada,saída, imaginem discriminar n saídas do mesmo fundo. Ainda por cima o nif é sempre o mesmo. Vou tentar saber nas finanças o que receberam dos bancos porque um passarinho disse-me que os bancos mandaram a mesma coisa de 2014 das mais/menos valias dos fundos apenas valor total. Sinceramente apetece não preencher os fundos e que as finanças faça as contas.

Ainda não li as instruções de preenchimento deste ano mas nas de anos anteriores era referido que se podia condensar várias linhas numa (e, por ter muitos movimentos, era justamente o que eu acabava por fazer muitas vezes - na prática, o que interessa, é o valor total das vendas e o valor total das compras correspondentes, por cada nif).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, pauloaguia disse:

Ainda não li as instruções de preenchimento deste ano mas nas de anos anteriores era referido que se podia condensar várias linhas numa (e, por ter muitos movimentos, era justamente o que eu acabava por fazer muitas vezes - na prática, o que interessa, é o valor total das vendas e o valor total das compras correspondentes, por cada nif).

Então não é necessário estarmos nós a calcular o valor exacto das mais e das menos valias obtidas por cada fundo? Basta colocar-mos a quantidade de UPs e respectivo valor nas saídas e nas entradas, tal como vem mencionado no extracto que o banco enviou?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 44 minutos, 5coroas disse:

Então não é necessário estarmos nós a calcular o valor exacto das mais e das menos valias obtidas por cada fundo? Basta colocar-mos a quantidade de UPs e respectivo valor nas saídas e nas entradas, tal como vem mencionado no extracto que o banco enviou?

Não, porque não há onde indicar o número de UPs :)

Mas é mais ou menos isso, sim - tens de indicar o valor de realização, o valor de aquisição das unidades correspondentes e o valor dos encargos. Os cálculos é a AT que faz...

Começa a ficar confuso é quando há reforços ou resgates parciais de títulos - aí a um resgate podem corresponder várias linhas por causa dos preços de aquisição diferentes ; ou vice versa... Se houver muitos movimentos, rapidamente se fica sem linhas... mas como no fim do dia o que interessa é a soma das realizações e a soma das aquisições, no limite até se podia condensar tudo numa linha só (que foi o que acabei por fazer num dos anos).

De qualquer forma, é como diz o D@vid - às vezes mais vale passar a tarefa para um contabilista do que começar a meter os pés pelas mãos...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sinceramente tem que ser um contabilista muita bom, percebem mais vocês do que muitos que conheço. Pior conhecendo as finanças não estou a ver as contas baterem todas certas dum lado e do outro. Continuo sem saber o que os bancos e que formato (parciais etc) entregaram 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    investidorPT
    há 2 horas, pauloaguia disse:

Não, porque não há onde indicar o número de UPs :)

Mas é mais ou menos isso, sim - tens de indicar o valor de realização, o valor de aquisição das unidades correspondentes e o valor dos encargos. Os cálculos é a AT que faz...

Se assim não fosse, registar 145 movimentos que fiz em 2015 era uma tarefa ingrata :blink:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, USD disse:

Eu preferia pagar logo os 28% de IRS e assunto resolvido.

x2

Já que o banco comunica os movimentos às finanças, deveria haver um modo simplista de pré-preenchimento das mais-valias. Isto porque, se formos nós a tentar "adivinhar" o preenchimento, pode levantar questões dúbias e explicações desnecessárias.

O que vale, é que vai passar mais um ano sem declarar nada. Por um lado, não preciso, por outro, estaria tudo no vermelho...<_<

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Penso que mais tarde ou mais cedo já virá pré preenchido...assim se espera...

pualoaguia isso era nas acções correcto? penso que se podia e se pode, colocar a compra mais antiga e a venda mais recente e agregar tudo numa linha, recordo que isso dava para fazer nas acções, nos fundos talvez também dê, várias subscrições e resgates do mesmo fundo...deve se dar para fazer algo parecido...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )