Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 11 horas, D@vid disse:

Isso agora do englobamento ( rendimentos de capitais anexo E) é só para os fundos que paguem dividendos ( na parte desses rendimentos ) ou aqueles que tiverem a retenção na fonte de 28%, agora os restantes casos passam a ser rendimentos de mais/menos valias e vão para o anexo G.

Nesse caso do BiG, fundos que foram comprados em 2014, foram vendidos quando? eram fundos portugueses ou estrangeiros?

Este ano senão contratarem um contabilista estão tramados :D, ou façam como eu, não mexam nos fundos, assim não têm de declarar nada :lol:.

Olá D@vid!

Então nunca lucraste com os FI?

Tens apenas lucro virtual?!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

No início da próxima da próxima semana vou resgatar os fundos que tenho no Santander e no Novo Banco.

O dinheiro seguirá para o Best.

Os fundos em causa são estes:

- PTYSASHE0015 (Santander)

- PTYSAZHE0016 (Santander)

- PTYEVHHM0001 (Novo Banco)

Ao fazer este resgate em Março de 2016, como devo fazer relativamente à declaração de IRS?

Creio que os fundos em causa são nacionais. Não sabendo se é relevante, os fundos do Santander foram adquiridos em Fev 2015 e estão no Vermelho. O Fundo do NB teve início em Novembro 2013  e foi reforçado em 2014 e 2015. A sugestão acima do David é interessante (não mexer nos fundos), mas eu pretendia utilizar o Banco Best especialmente em matéria dos Fundos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 horas, USD disse:

No início da próxima da próxima semana vou resgatar os fundos que tenho no Santander e no Novo Banco.

Ao fazer este resgate em Março de 2016, como devo fazer relativamente à declaração de IRS?

Creio que os fundos em causa são nacionais. Não sabendo se é relevante, os fundos do Santander foram adquiridos em Fev 2015 e estão no Vermelho. O Fundo do NB teve início em Novembro 2013  e foi reforçado em 2014 e 2015. A sugestão acima do David é interessante (não mexer nos fundos), mas eu pretendia utilizar o Banco Best especialmente em matéria dos Fundos.

Penso que pelo isin  "PT" são todos sediados em Portugal, como tal ao resgatare vais ver que os que estão no verde vão ficar logo à  cabeça com 28% retido, por isso não tens que declarar nada em IRS, salvo se te for vantajoso fazer o englobamento em sede IRS.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A 24/03/2016 at 08:57, lúcia_né disse:

Olá D@vid!

Nunca não, em 2015 sim, não fiz nenhum resgate.

A 24/03/2016 at 09:13, USD disse:

Fundos Portugueses não se declaram, dantes não era cobrado IRS, depois passaram a ter retenção de IRS, mas mesmo neste caso só declara quem quiser como rendimentos de capitais e não como mais/menos valias.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 horas, D@vid disse:

Fundos Portugueses não se declaram, dantes não era cobrado IRS, depois passaram a ter retenção de IRS, mas mesmo neste caso só declara quem quiser como rendimentos de capitais e não como mais/menos valias.

Bom dia!

Como assim, lucraste sem resgate?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

https://www.publico.pt/economia/noticia/aversao-ao-risco-dos-particulares-faz-aplicacoes-em-fundos-descer-para-niveis-historicos-1727300

O valor das unidades de participação (UP) de fundos de investimento detido por particulares está em queda há um ano e meio, e bateu no valor mais baixo em 16 anos, ao contrário das aplicações de depósitos e produtos de poupança do Estado, que lhes estão a ganhar terreno e a crescer de mês para mês.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, daniel__ disse:

https://www.publico.pt/economia/noticia/aversao-ao-risco-dos-particulares-faz-aplicacoes-em-fundos-descer-para-niveis-historicos-1727300

O valor das unidades de participação (UP) de fundos de investimento detido por particulares está em queda há um ano e meio, e bateu no valor mais baixo em 16 anos, ao contrário das aplicações de depósitos e produtos de poupança do Estado, que lhes estão a ganhar terreno e a crescer de mês para mês.

Fazem logo uma boa comparação, dívida e risco de crédito com FI... 

Mas depois há outras noticias interessantes, como a que diz que em 2015 as subscrições em FI de Acções subiu, em toda a Europa foram mais de 395 mil milhões...vai-se lá saber haha.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, lúcia_né disse:

Então qual o teu objetivo com os FI?

Num DP recebesse o Lucro, em FI vês só o que rende, o lucro virtual?

O objectivo principal é ter um investimento de longo prazo, uma espécie de PPR, claro que em cerca de 10 anos...acho que já mais... de investimento em fundos, já resgatei várias vezes, principalmente por necessidade, agora o que estavamos  falar era de 2015, ora em 2015 não resgatei nada, apenas isso.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 22 minutos, D@vid disse:

O objectivo principal é ter um investimento de longo prazo, uma espécie de PPR, claro que em cerca de 10 anos...acho que já mais... de investimento em fundos, já resgatei várias vezes, principalmente por necessidade, agora o que estavamos  falar era de 2015, ora em 2015 não resgatei nada, apenas isso.

Julguei que falavas desde sempre :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 4 horas, lúcia_né disse:

Julguei que falavas desde sempre :)

A 24/03/2016 at 08:57, lúcia_né disse:

Olá D@vid!

Pensei que tivesse sido claro quando disse "Nunca não " :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Tenho um depósito a prazo que venceu recentemente e pretendia investir esse dinheiro. Apesar da crise que se vive nos mercados, e como já tenho certificados do tesouro, a opção mais viável penso que passa por fundos de investimento.

Depois de pesquisar pensei na seguinte carteira com aproximadamente 60% Obrigações e 40% Ações. O que pensam desta carteira? Que sugestões dariam?

ISIN Fundo Tipo Risco Alocação (%)
    LU0119438611 Pioneer Funds - Emerging Markets Bond C EUR ND  Obrigações Emergentes Globais 4 5
    LU0596127604 T. Rowe Price European High Yield Bond A EUR  Obrigações Alto Rend. Europa 3 7.5
    LU0569864480 UBAM - Global High Yield Solution RC Obrigações Alto Rend. Global 4 7.5
    IE00B11XZ103 PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc EUR (Hdg)  Obrigações Globais 3 12.5
    LU0251660279 AXA World Funds Euro 5-7 E Capitalisation EUR  Obrigações Diversificado 3 10
    LU0459992896 The Jupiter Global Fund - Jupiter Dynamic Bond Class L EUR Q Inc  Obrigações Flexíveis Global 3 10
    LU0227385266 Nordea-1 Stable Return Fund E EUR Misto Moderado (60%A/40%O) 3 10
    LU0583242994 MFS® Meridian Prudent Wealth A1 EUR  Misto Agressivo (60%A/40L) 4 10
    LU0333227550 Merrill Lynch Investment Solutions - Marshall Wace Tops UCITS Fund Alt - Market Neutral Ações 4 7.5
    LU0155230690 Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R  Ações Sector Bens de Consumo 5 5
    LU0267985314 Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity E Ações Globais 5 5
    LU0137005913 Vontobel Fund - US Equity C Ações EUA 5 5
    LU0125951151 MFS® Meridian Funds European Value Fund A1 EUR Acc  Ações Europa 5 5
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 7 horas, lodigos disse:

Acabei de receber um email do banco BEST a informar que o fundo  NB Global Bond irá ser fundido com o  NB Euro Bond com efeito no próximo dia 22 de abril de 2016.

O comunicado pode ser lido aqui: https://www.bancobest.pt/ptg/bestsite/best_docs/20160328_Comunicado_GNB_international2.pdf

Obrigado lodigos.

Apesar de á 1ª vista parecer estranho, a verdade é que até são fundos parecidos na sua carteira, o Global Bond acaba por ter alguma exposição aos EUA...

O que me parece é que os invesidores ficarão mais limitados na sua diversificação, parece-me que terão de procurar alternativas nesse sentido.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, rapior disse:

Boa tarde.

Tenho um depósito a prazo que venceu recentemente e pretendia investir esse dinheiro. Apesar da crise que se vive nos mercados, e como já tenho certificados do tesouro, a opção mais viável penso que passa por fundos de investimento.

Depois de pesquisar pensei na seguinte carteira com aproximadamente 60% Obrigações e 40% Ações. O que pensam desta carteira? Que sugestões dariam?

ISIN Fundo Tipo Risco Alocação (%)
    LU0119438611 Pioneer Funds - Emerging Markets Bond C EUR ND  Obrigações Emergentes Globais 4 5
    LU0596127604 T. Rowe Price European High Yield Bond A EUR  Obrigações Alto Rend. Europa 3 7.5
    LU0569864480 UBAM - Global High Yield Solution RC Obrigações Alto Rend. Global 4 7.5
    IE00B11XZ103 PIMCO Funds: Global Investors Series plc Global Bond Fund E Acc EUR (Hdg)  Obrigações Globais 3 12.5
    LU0251660279 AXA World Funds Euro 5-7 E Capitalisation EUR  Obrigações Diversificado 3 10
    LU0459992896 The Jupiter Global Fund - Jupiter Dynamic Bond Class L EUR Q Inc  Obrigações Flexíveis Global 3 10
    LU0227385266 Nordea-1 Stable Return Fund E EUR Misto Moderado (60%A/40%O) 3 10
    LU0583242994 MFS® Meridian Prudent Wealth A1 EUR  Misto Agressivo (60%A/40L) 4 10
    LU0333227550 Merrill Lynch Investment Solutions - Marshall Wace Tops UCITS Fund Alt - Market Neutral Ações 4 7.5
    LU0155230690 Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R  Ações Sector Bens de Consumo 5 5
    LU0267985314 Invesco Funds - Invesco Global Structured Equity E Ações Globais 5 5
    LU0137005913 Vontobel Fund - US Equity C Ações EUA 5 5
    LU0125951151 MFS® Meridian Funds European Value Fund A1 EUR Acc  Ações Europa 5 5

Conseguiste apanhar praticamente todas as categorias, não será por falta de diversificação que a coisa irá correr mal :)

Esse High Yield Global está em USD certo? vejo que o fundo não tem grante performance este ano, ao contrário da maioria dos casos dos fundos High Yield, vê se realmente é esse que queres, assim como esse Jupiter que é Inc, existe a versão Acc...

Agora o peso em cada um depende do teu horizonte temporal assim como teu perfil e idade...se o horizonte temporal é alargado, acima dos 10 anos por exemplo, se tens menos de 40/45 anos, se podes "arriscar" um pouco mais, então talvez devesses inverter o rácio de 60%Ob-40%Ac para 60%Ac-40%Ob.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!

Com as prendas da páscoa o rebento "juntou" 650€ e vou aplicar em FI no activobank, como faz hoje 2 mesinhos será para longo prazo e com ajuda do pessoal, estão estes fundos para escolher:

Credit Suisse (Lux) Portfolio Fund Reddito EUR B
    UBS (Lux) Strategy Fund - Yield (EUR) N-acc
    Nordea-1 Stable Return Fund E EUR
    JPMorgan Investment Funds – Global Macro Opportunities Fund D (acc) - EUR
    Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-EUR
    MFS® Meridian Funds - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc
    Invesco Euro Bond [LU0115144304]

Com os 650€ como colocariam e quais escolhiam?
    obrigados

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

@futsal78 o Nordea tem tipo um comportamento bastante consistente, a longo prazo pode ser uma boa aposta. Tens um DP1a,3a,5a sempre nos 4% a rendibilidade também é interessante e é claramente uma boa oportunidade a longo prazo para ganhos consistentes > que os DP.

Quanto aos outros vou deixar para outros utilizadores que conheçam melhor os seus comportamentos para opinarem.

Cumprimentos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, rmesq disse:

@futsal78 o Nordea tem tipo um comportamento bastante consistente, a longo prazo pode ser uma boa aposta. Tens um DP1a,3a,5a sempre nos 4% a rendibilidade também é interessante e é claramente uma boa oportunidade a longo prazo para ganhos consistentes > que os DP.

Quanto aos outros vou deixar para outros utilizadores que conheçam melhor os seus comportamentos para opinarem.

Cumprimentos.

Como eu já disse, num post anterior: o ativobank não disponibiliza o Nordea. Não aparece na plataforma. Se o futsal quer aplicar o dinheiro num fundo do ativo, não poderá ser nesse.

Os outros nem vi... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    13 hours ago, futsal78 said:

Boas!

Com as prendas da páscoa o rebento "juntou" 650€ e vou aplicar em FI no activobank, como faz hoje 2 mesinhos será para longo prazo e com ajuda do pessoal, estão estes fundos para escolher:

Credit Suisse (Lux) Portfolio Fund Reddito EUR B
    UBS (Lux) Strategy Fund - Yield (EUR) N-acc
    Nordea-1 Stable Return Fund E EUR
    JPMorgan Investment Funds – Global Macro Opportunities Fund D (acc) - EUR
    Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-EUR
    MFS® Meridian Funds - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc
    Invesco Euro Bond [LU0115144304]

Com os 650€ como colocariam e quais escolhiam?
    obrigados

Olá, também uso o activobank e como já referiram, fundos da Nordea não existem no activo.

Pelas fichas de cada um, analisando a rentabilidade, o fundo mais fraquinho que aí apresentas é o UBS (Lux) SF Yield (EUR) N-acc, os melhores são o JPM Global Macro Opps D (acc) EURMFS Meridian Glbl Total Return A1 EURInvesco Euro Bond E Acc.

Quanto à divisão dos 650€, acho que depende da tua estratégia, se queres ter maior percentagem alocada a obrigações ou a mistos. De salientar que o fundo da JPM é caro, 142€ a UP, os outros dois são bem mais acessíveis.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

No que diz respeito ao ActivoBank, no próprio site do banco, eles têm informação de aconselhamento quanto a Fundos (http://www.activobank.pt/pt/public/investir/pages/investir.aspx), nomeadamente o Ranking dos fundos com melhores rendibilidades e uma lista de "oportunidades" (fundos que estarão, hipoteticamente, a preços baixos e com potencial de subida). Talvez o amigo "Futsal" se possa guiar por aí.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )