Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

há 1 hora, antoniobento disse:

Obrigado. Foi assim que se passou no BES?

Não, neste caso é diferente, a gestora de fundos pertencente ao grupo ( ESAF ), foi transferida aquando da resolução para o NB, mudou de nome para GNB Gestora de Activos, ficando tudo normal.

No entanto, a mesma será vendida, ou á parte ou junto ao NB, deve de mudar de nome outra vez mas tudo continuará normalmente á partida.

Num caso de insolvência de um banco, a verdade é que a gestora de fundos é uma entidade á parte, e não responde pelas dividas ou problemas do banco, pelo que muita coisa pode acontecer, entre não acontecer nada, como também o que o ruicarlov disse.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, D@vid disse:

Não, neste caso é diferente, a gestora de fundos pertencente ao grupo ( ESAF ), foi transferida aquando da resolução para o NB, mudou de nome para GNB Gestora de Activos, ficando tudo normal.

No entanto, a mesma será vendida, ou á parte ou junto ao NB, deve de mudar de nome outra vez mas tudo continuará normalmente á partida.

Num caso de insolvência de um banco, a verdade é que a gestora de fundos é uma entidade á parte, e não responde pelas dividas ou problemas do banco, pelo que muita coisa pode acontecer, entre não acontecer nada, como também o que o ruicarlov disse.

Obrigado. O Banco BEST  tem ou tinha participação do BES. Para os fundos que comercializam, a situação será semelhante ou igual.

Editado por antoniobento
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 13 minutos, antoniobento disse:

Obrigado. O Banco BEST  tem ou tinha participação do BES. Para os fundos que comercializam, a situação será semelhante ou igual.

O Best é detido em 100% pelo NB.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 18 horas, Patanisca disse:

Está barato, está. É comprar antes que esgote!

Mas está caro? comparativamente com as linhas que se vêm no gráfico ou como reflexo da realidade económica actual? há muita gente que anda a  dizer que está caro à uma data de anos; pergunto eu, então mas nestes ultimos anos a economia em termos gerais não progrediu? tirando os paises que vivem quase exclusivamente do petroleo, eu acredito que a maioria das economias valorizou efetivamente nos ultimos anos, logo o preço das ações em geral também valorizaram. 

Obviamente se olhares para o gráfico, está caro comparativamente com os dips alcançados após os crashs; mas têm em consideração quais foram as verdadeiras causas dos crashs antes de extrapolares que agora o SP500 está caro. Lembra-te que não foi a má performance da economia que causou os ultimos crashs; a economia é que afundou como consequência do panico generalizado provocado por um determinado sector. Mas se calhar o preço do SP500 antes das quedas de 2008 era o justo, tal como será o preço justo o que existe neste momento.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas,

Visto estarem a falar do fundo "NORDEA 1 STABLE RETURN FUND" apercebi-me que ele está em dois bancos que tenho conta (BIG e Invest):
    http://www.bancoinvest.pt/Publico/ProdutosServicos/AplicacoesInvestimentos/FundosInvestimento/FundosInvestimentoMS.aspx?objectId=LU0227385266

https://www.big.pt/Reports/FundInfoDetails?sCodFundo=LU0227385266

Como podem ver o valor min. de subscrição são bem diferentes. A minha questão é a seguinte:

Acham que este fundo funciona melhor num modelo de PPR com reforços (mensais?) ou como apenas como um fundo a médio longo prazo (3-5anos).

Fico a aguardar os vossos sábios conselhos.

Abraço

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 hour ago, 5coroas said:

Mas está caro? comparativamente com as linhas que se vêm no gráfico ou como reflexo da realidade económica actual? há muita gente que anda a  dizer que está caro à uma data de anos; pergunto eu, então mas nestes ultimos anos a economia em termos gerais não progrediu? tirando os paises que vivem quase exclusivamente do petroleo, eu acredito que a maioria das economias valorizou efetivamente nos ultimos anos, logo o preço das ações em geral também valorizaram. 

Obviamente se olhares para o gráfico, está caro comparativamente com os dips alcançados após os crashs; mas têm em consideração quais foram as verdadeiras causas dos crashs antes de extrapolares que agora o SP500 está caro. Lembra-te que não foi a má performance da economia que causou os ultimos crashs; a economia é que afundou como consequência do panico generalizado provocado por um determinado sector. Mas se calhar o preço do SP500 antes das quedas de 2008 era o justo, tal como será o preço justo o que existe neste momento.

O Índice Preço/Lucro (P/E ratio) que é um dos indicadores mais utilizados para analisar o custo de uma acçao ou indice esta substancialmente acima da média historica. (19-20) 
    Isto nao quer dizer que o mercado va crashar. Mas assim que os juros começarem a subir eu espero ver o SP500 a voltar a negociar com um PE de 15-16

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 33 minutos, joaofernandes disse:

Acham que este fundo funciona melhor num modelo de PPR com reforços (mensais?) ou como apenas como um fundo a médio longo prazo (3-5anos).

Não percebo a questão. Queres saber se é melhor usar este fundo, entrado com todo o capital presentemente disponível numa unica entrada ou se é melhor em vez disso, entrar com um pequeno montante e ir reforçando mensalmente?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, 5coroas said:

Não percebo a questão. Queres saber se é melhor usar este fundo, entrado com todo o capital presentemente disponível numa unica entrada ou se é melhor em vez disso, entrar com um pequeno montante e ir reforçando mensalmente?

certo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 52 minutos, Helder Silva disse:

O Índice Preço/Lucro (P/E ratio) que é um dos indicadores mais utilizados para analisar o custo de uma acçao ou indice esta substancialmente acima da média historica. (19-20) 
    Isto nao quer dizer que o mercado va crashar. Mas assim que os juros começarem a subir eu espero ver o SP500 a voltar a negociar com um PE de 15-16

é verdade, mas repara que se fosse tido em conta o periodo dos ultimos 20 anos, até estava abaixo da média. E a mim parece-me que esse periodo é mais relevante e "realista" do que toda média historica. Repara também que mesmo com as ultimas crashs, o PE não baixou muito abaixo da média, nessas alturas. Por isso para aqueles que estão com o dinheiro "parado" à espera de entrarem com um PE baixo, podem ter que esperar eventualmente uma eternidade. 

há 17 minutos, joaofernandes disse:

certo

Se entrares agora com todo o capital, ficas sem hipótese de continuar a poder reforçar daqui para a frente? é muito capital? Tens outro capital de reserva (fundo de emergência)? 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

4 minutes ago, 5coroas said:

Se entrares agora com todo o capital, ficas sem hipótese de continuar a poder reforçar daqui para a frente? é muito capital? Tens outro capital de reserva (fundo de emergência)? 

voces consideram os DP fundo de emergencia? se sim, entao tenho fundo de emergencia.

até poderia subscrever 1000€ deste fundo, mas sendo este o valor min., os reforços ja seriam mais complicados. entao talvez a melhor estratégia seja aderir ao do BIG na mesma com este montante e reforçar quando este fundo estiver em queda n (mas com valores mais baixos)?

estou a ponderar subscrever também os seguintes:
    https://www.big.pt/Reports/FundInfoDetails/Index/LU0267985314
    https://www.big.pt/Reports/FundInfoDetails/Index/LU0115144304

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, joaofernandes disse:

voces consideram os DP fundo de emergencia? se sim, entao tenho fundo de emergencia.

até poderia subscrever 1000€ deste fundo, mas sendo este o valor min., os reforços ja seriam mais complicados. entao talvez a melhor estratégia seja aderir ao do BIG na mesma com este montante e reforçar quando este fundo estiver em queda n (mas com valores mais baixos)?

estou a ponderar subscrever também os seguintes:
    https://www.big.pt/Reports/FundInfoDetails/Index/LU0267985314
    https://www.big.pt/Reports/FundInfoDetails/Index/LU0115144304

Entrar com tudo ou esperar com algum para ir reforçando periodicamente são decisões que têm ambas vantagens e desvantagens, e só no final do jogo é que conseguimos apurar se a nossa escolha foi ou não a melhor.

opção 1 - entrar com todo o capital

Se escolher entrar com tudo e tendo a sorte de entrar em periodo de subidas, foi a melhor opção.

Se escolher entrar com tudo e não tendo a sorte de entrar em periodo de subidas, foi a pior opção.

opção 2 - entrar com algum e ir reforçando

poderá ser a melhor opção caso tenha entrado em periodo de descidas , mas a pior se tiver entrado em periodo de subidas, pois haverá dinheiro de fora que não aproveitará as subidas.

Pessoalmente, prefiro juntar as 2 opções, entrar com tudo e depois ir reforçando sempre que me for possível. Mas se tivesse a oportunidade de poder entrar com elevados montantes, talvez não arriscasse a entrar de uma unica vez.

Resumindo, ambas as opções são válidas, mas os resultados são sempre imprevisíveis quer se escolha uma ou outra..

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 39 minutos, joaofernandes disse:

A mim parece-me que para um "pobre" investidor de longo prazo, investir em fundos de obrigações é um luxo (desperdício de recursos escassos) que não se pode permitir (nomeadamente tendo um fundo de emergência).

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    2 minutes ago, 5coroas said:

A mim parece-me que para um "pobre" investidor de longo prazo, investir em fundos de obrigações é um luxo (desperdício de recursos escassos) que não se pode permitir.

A ideia seria diversificar a carteira de fundos. Vou informar-me melhor sobre isto.

Obrigado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 12 minutos, joaofernandes disse:

A ideia seria diversificar a carteira de fundos. Vou informar-me melhor sobre isto.

Obrigado!

O Nordea já têm obrigações e está bem diversificado. Obrigações eventualmente diminuem-lhe o risco, mas reduzem-lhe eventualmente os ganhos a longo prazo. Você é que sabe como quer ou pode jogar. A decisão deve ser analisada tendo em conta a sua vida em particular (profissão, familia, idade, recursos, capacidades, etc) e a sua personalidade (aversão ao risco vs ambição).

A maioria julgo que prefee ter fundos de obrigações nas suas carteiras e é uma decisão que pode ser boa e respeito isso; eu é que acho que no meu caso fundos de obrigações não me levam a poder alcançar aquilo que eu pretendo ao investir.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    10 minutes ago, 5coroas said:

O Nordea já têm obrigações e está bem diversificado. Obrigações eventualmente diminuem-lhe o risco, mas reduzem-lhe eventualmente os ganhos a longo prazo. Você é que sabe como quer ou pode jogar. A decisão deve ser analisada tendo em conta a sua vida em particular (profissão, familia, idade, recursos, capacidades, etc) e a sua personalidade (aversão ao risco vs ambição).

A maioria julgo que prefer ter fundos de obrigações e é uma decisão que pode ser boa e respeito isso; eu é que acho que no meu caso fundos de obrigações não me levam a poder alcançar aquilo que eu pretendo ao investir.

Obrigado pelo excelente feedback. 
    Relativamente ao outro fundo que fiz referencia (https://www.big.pt/Reports/FundInfoDetails/Index/LU0267985314) seria mais "o teu perfil"?

Sempre pensei que fosse boa estratégia ter um mix de fundos de obrigações e acções, daí ter falado nestes dois.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, joaofernandes disse:

Obrigado pelo excelente feedback. 
    Relativamente ao outro fundo que fiz referencia (https://www.big.pt/Reports/FundInfoDetails/Index/LU0267985314) seria mais "o teu perfil"?

Sim, no entanto não o tenho porque no Best exige 500 euros como minimo para reforço. Prefiro usar o MFS® Meridian Funds Global Equity A1 EUR Acc, precisamente por causa disso. Mas gosto mais do Invesco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva

eu sei que me vão bater, mas procurei e procurei e no ano passado percebia a questão do englobamento.

Agora este ano ao submeter o irs referente a 2015 vou ter que declarar todas as entradas e saídas das minhas unidades de participação ?

O banco ao submeter não deveria a mesma já vir preenchida como nos PPR por exemplo ?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    5 hours ago, 5coroas said:

Não estava a ser sarcástico. :) O P/E está mesmo apetecível, ainda pra mais com os dados macro dos EUA positivos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Povo Nos anos anteriores percebia a questão do englobamento ou não (fazia sentido em rendimentos globais de 7000 euros)

A pergunta é simples no ano de 2015 fiz o resgate de unidades de participação e agora tenho que as declarar no IRS deste ano ?

Supostamente não eram taxadas a 28 % ?  Por exemplo uns foram comprados em 2014 e na declaração do big não aparece o valor de entrada só de saída

Que confusão complicaram ainda mais

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 horas, Guest disse:

Povo Nos anos anteriores percebia a questão do englobamento ou não (fazia sentido em rendimentos globais de 7000 euros)

A pergunta é simples no ano de 2015 fiz o resgate de unidades de participação e agora tenho que as declarar no IRS deste ano ?

Supostamente não eram taxadas a 28 % ?  Por exemplo uns foram comprados em 2014 e na declaração do big não aparece o valor de entrada só de saída

Que confusão complicaram ainda mais

Isso agora do englobamento ( rendimentos de capitais anexo E) é só para os fundos que paguem dividendos ( na parte desses rendimentos ) ou aqueles que tiverem a retenção na fonte de 28%, agora os restantes casos passam a ser rendimentos de mais/menos valias e vão para o anexo G.

Nesse caso do BiG, fundos que foram comprados em 2014, foram vendidos quando? eram fundos portugueses ou estrangeiros?

Este ano senão contratarem um contabilista estão tramados :D, ou façam como eu, não mexam nos fundos, assim não têm de declarar nada :lol:.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )