Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Estive a fazer umas simulações e cheguei à conclusão que a grande maioria dos fundos aqui apresentados, dispõem de um factor de correlação, entre eles, acima de 0.9. Isto significa uma correlação muito forte, mesmo entre fundos de classes diferentes. Posto isto, a diversidade aqui não será ilusória? Utilizei as rentabilidades anuais de 2006 ate hoje, para fazer o calculo.

Mais logo posso por aqui o quadro que contem esses dados.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava a pensar investir no Fundo da água (1000€)

Estou-me a iniciar neste mundo dos fundos, pelo que espero que não meta a pata na poça.

Será que este fundo vale a pena ? Provavelmente no Verão poderá ser uma boa altura de vender (deve subir a cotação)

Também estava a pensar por uns 1000€ no

BNY Mellon Lg-Trm Global Equity A EUR Acc

O que me dizem ?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

http://www.bloomberg.com/quote/ESOBREU:PL

Mas parece um pouco desactualizado (o gestor do fundo por exemplo não corresponde), não deve ter sido aqui então.

O gestor que aparece na ESAF é o Vasco Teles, deve ser esse :) raramente olho pra os nomes dos gestores...

Geralmente a bloomberg é mais rápida a actualizar que na morningstar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava a pensar investir no Fundo da água (1000€)

Estou-me a iniciar neste mundo dos fundos, pelo que espero que não meta a pata na poça.

Será que este fundo vale a pena ? Provavelmente no Verão poderá ser uma boa altura de vender (deve subir a cotação)

Também estava a pensar por uns 1000€ no

BNY Mellon Lg-Trm Global Equity A EUR Acc

O que me dizem ?

Jé leste tudo sobre fundos? na 1ª página tens várias explicações, podes ler também atentamente este tópico, se não estás familiarizado com os fundos não sei se será uma boa ideia entrar assim num fundo de acções, se tens estómago e estás disposto a ver o fundo a perder...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, sei que estes fundos são de alto risco, de acções.

Estive a ver melhor o gráfico do Fundo de água e é um pouco instável, parece-me estar num ponto alto, por outro reparei que no ano passado em agosto começou a perder.

Se bem que o meu investimento era mais a longo prazo 1000€ de 20.000€ k tenho disponiveis.

A minha ideia é 15k (DP), 5k (c/ risco)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Como sabes a essas horas que o Obrigações europa esta a recuperar? Na Morningstar só atualizam aquilo de madrugada e não é sempre. Podes por aqui o site direto? Thanks

Se reparares nas maiores posições do fundo e se durante o dia essas mesmas posições estiverem a subir então de certeza que o fundo vai subir.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Já la tens um de Acções Europa não é? acho que fica bem um de acções mais virado para a Améria sim, entre os dois eu pendo mais para o Eurizon...

Sim, tenho um de Acções Europa (Vontobel). A minha ideia seria reforçar com os dois, um mais virado para a América (Pioneer) e outro para os bens de consumo (Eurizon).

Mas se calhar, mais vale esperar mais uns tempinhos, não? Agora os fundos de acções devem estar em queda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, tenho um de Acções Europa (Vontobel). A minha ideia seria reforçar com os dois, um mais virado para a América (Pioneer) e outro para os bens de consumo (Eurizon).

Mas se calhar, mais vale esperar mais uns tempinhos, não? Agora os fundos de acções devem estar em queda.

Só se deve esperar quando não se tem capital, quando se tem é avançar sem olhar para trás :) :) se estás á espera do melhor momento esse momento não existe, dizes que os fundos de acções estão em queda, dizes isso num dia em que esse Eurizon subiu +0,83%... :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Só se deve esperar quando não se tem capital, quando se tem é avançar sem olhar para trás :) :) se estás á espera do melhor momento esse momento não existe, dizes que os fundos de acções estão em queda, dizes isso num dia em que esse Eurizon subiu +0,83%... :)

Realmente... só disse isto por causa do que li aqui no post relacionado com a situação do Chipre.

Mas achas que é uma boa diversificação? Ou mais vale apostar noutro tipo de obrigações / acções?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei disso, o que quiz dizer é que muita poderação faz co que se perca por vezes o comboio :) é verdade que o caso do Chipre está a ter um impacto negativo nas bolsas, mas como te disse o Eurizon subiu ontem 0.83% e hoje subiu mais 0.21%, portanto o que interessa é a carteira dos fundos e não tanto por vezes os seus indices de referência...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou também lançar-me nos fundos :)

Mas como ainda não tenho conta no Best. Estava a pensar investir no BIG para já até porque o que tenho para investir são apenas 2k mas pretendia investir em 1 ou 2 fundos com um risco médio/alto estava a pensar em fundos de acções.

Se o fundo não for nacional temos de descontar os 28% para o estado certo?

O que acham deste Pictet Water-R EUR,?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vou também lançar-me nos fundos :)

Mas como ainda não tenho conta no Best. Estava a pensar investir no BIG para já até porque o que tenho para investir são apenas 2k mas pretendia investir em 1 ou 2 fundos com um risco médio/alto estava a pensar em fundos de acções.

Se o fundo não for nacional temos de descontar os 28% para o estado certo?

O que acham deste Pictet Water-R EUR,?

Todos os fundos pagam 28% de IRS, a diferenca é que nos portugueses esses 2/% já estão descontados na rentabilidade, nos estrangeiros só quando há o resgate :)

Digo o mesmo que disse anteriormente, quem não está familiarizado com os fundos entras assim de repente em fundos bastante voláteis de acções não será o mais aconselhável... eu se não gostasse desse fundo não estaria no TOP, e agora até o Best anda a recomendar hehe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todos os fundos pagam 28% de IRS, a diferenca é que nos portugueses esses 2/% já estão descontados na rentabilidade, nos estrangeiros só quando há o resgate :)

Digo o mesmo que disse anteriormente, quem não está familiarizado com os fundos entras assim de repente em fundos bastante voláteis de acções não será o mais aconselhável... eu se não gostasse desse fundo não estaria no TOP, e agora até o Best anda a recomendar hehe.

Por acaso sabes se:

1. Ao pedir o englobamento de rendimentos de capitais para depósitos a prazo, tenho também de declarar qualquer resgate que tenha feito a Fundos de Investimento?

2. Se existe algum regime de englobamento de capitais obtidos por resgate de FI.

Pergunto isto porque costumo pedir englobamento de rendimentos de capitais por causa dos meus DPS (estou isenta de IRS pelo que costumo receber reembolso dos juros retidos à taxa liberatória) mas não sei se inclui FI.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Por acaso sabes se:

1. Ao pedir o englobamento de rendimentos de capitais para depósitos a prazo, tenho também de declarar qualquer resgate que tenha feito a Fundos de Investimento?

2. Se existe algum regime de englobamento de capitais obtidos por resgate de FI.

Pergunto isto porque costumo pedir englobamento de rendimentos de capitais por causa dos meus DPS (estou isenta de IRS pelo que costumo receber reembolso dos juros retidos à taxa liberatória) mas não sei se inclui FI.

Sim, uma vez pedida a declaração para englobamento no IRS dos DPs o banco terá de enviar declarações de todos os rendmentos de capitais que tiveste, onde os fundos também entram, tens é de ter em atenção que se tens mais que um banco pedir nos vários bancos as mesmas, coisa que era até dia 31 de Janeiro :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Sim, uma vez pedida a declaração para englobamento no IRS dos DPs o banco terá de enviar declarações de todos os rendmentos de capitais que tiveste, onde os fundos também entram, tens é de ter em atenção que se tens mais que um banco pedir nos vários bancos as mesmas, coisa que era até dia 31 de Janeiro :P

Obrigada.

Pois se é igual aos DPs então sei os prazos, que é uma por cada banco e que nem sempre é fácil obter a declaração.

Até agora para mim tem sido difícil pedir estas coisas aos bancos porque "nunca ninguém pediu, não sei o que é isso" é a resposta tipica que se obtém. A CGD então... :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada.

Pois se é igual aos DPs então sei os prazos, que é uma por cada banco e que nem sempre é fácil obter a declaração.

Até agora para mim tem sido difícil pedir estas coisas aos bancos porque "nunca ninguém pediu, não sei o que é isso" é a resposta tipica que se obtém. A CGD então... :P

Compreendo, no BiG costumo utilizar uma carta que envio por mail, no Best é preenchido um formulário, nos restantes não sei como funciona, mas em bancos tipo CGD já ouvi dizer que não é fácil, sei de um caso em que lhe queriam entregar um papel escrito á mão com os valores :) :) isso qualquer um faz hehe.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atenção que os certificados de aforro também devem ser englobados mesmo que não tenha havido resgate (pois o que conta são as mais valias de incremento patrimonial ganhos nesse ano).

O pedido pode ser feito nos CTT (redigindo um pedido - sem formulário), que os CTT mandam por carta registada (sem custos) ao IGCP. Em cerca de 10 dias úteis a declaração segue então para a morada indicada.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigada.

Tal qual, num balcão da CGD nos arrebaldes de Lisboa andaram literalmente aos papéis para tentar encontrar o formulário. A Sra. até me pediu que lhe explicasse como funciona e quais as vantagens.

Nos CTT também foi caricato, só a funcionária mais antiga da casa se lembrava de ter recebido um pedido desses há coisa de 6 anos. Uma vez mais tive de explicar em que circunstâncias compensava, etc

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )