Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 11 horas, futsal78 disse:
    há 11 horas, futsal78 disse:

Boa noite!

Que fundo recomendam no Activobank, com uma subscrição pelos 500€ (pode ser um pouco mais), que seja possível reforçar com quantias pequenas?
    É para colocar dinheiro do rebento e ir reforçando com as prendas, será para longo prazo....

Boa noite!

Que fundo recomendam no Activobank, com uma subscrição pelos 500€ (pode ser um pouco mais), que seja possível reforçar com quantias pequenas?
    É para colocar dinheiro do rebento e ir reforçando com as prendas, será para longo prazo....

No ActivoBank e para pequenos montantes, tenho gostado bastante do desempenho do Invesco Euro Bond [LU0115144304]. Podes reforçar com qualquer montante na ordem dos 10 €, o que é muito bom para alocar essa pequenas prendas aos pequenos (é o que tenho feito no meu caso).

A volatilidade tem sido similar à do Nordea Stable Return, sendo marginalmente superior no Invesco (o retorno também é marginalmente superior).

Rácio de Sharpe 1.30 (Invesco) vs. 1.38 (Nordea).

Ambos têm 5 estrelas Morningstar.

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04K7L

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR067EZ

No virar do ano, com a crise chinesa e do petróleo, o Nordea foi o que melhor comportamento teve no meu portfólio todo, mas o Invesco foi o 2.º fundo com melhor resistência naquela volatilidade toda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Para o médio prazo eu pensaria em algo um pouco mais dinâmico. Ainda dentro da família dos mistos iria para o Fidelity Moderate Growth http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06W8V

Ou, caso, te consigas abstrair da volatilidade, e quisesses o melhor retorno para o longo prazo, seria apostar no ativo que históricamente traz maior retorno para maiores horizontes temporais: acções globais. Por exemplo o MFS Global Equity http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04E6R

Não faço ideia se estes FIs estão disponíveis na oferta do AtivoBank.

abraço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Obrigados  pelas dicas 
    Eu já tenho conta no activo, estava a pensar abrir uma em nome do rebento (activokid), mas pelos vistos depois não se pode investir em fundos de investimento, sendo ele menor e o titular :shock:

O que acham deste;

LU0078046520 | CS (Lux) Portfolio Fund Reddito EUR B

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Ainda relativamente a alguns fundos mistos, deixo abaixo um gráfico com a performance dos mesmos desde 2 de Julho de 2007 (para mim qualquer análise deve começar nessa data, uma vez que o pico antes da crise começou mais ou menos por essa altura).

Imagem

Inclui também um ETF que replica o S&P 500 (apenas porque serve de proxy ao índice em EUROS, mas poderão tentar fazer idêntica análise com um FIGA de acções exclusivas norte-americanas).

De certa forma, por aqui se prova que, no L/P, de facto os fundos accionistas terão potencialmente um melhor retorno, mesmo que sofram de valentes DD (o índice em EUROS perdeu cerca de 45% logo no início, mas depois atingiu uma valorização superior a 200% desde 2007).

Já agora, achei também curioso a correlação entre o índice e o MFS, ainda que este último seja um pouco menos volátil.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    15 minutes ago, superkinas said:

uma pergunta indireta

queria ver gráficos de cada fundo numa versão mais iterativa, tipo ver só 1mes, ver 3 meses etc...que sites recomendam

Eu costumo usar o Morningstar.es (a versão portuguesa não tem essa possibilidade :blink: ).

Por vezes, também uso a versão alemã, uma vez que a versão espanhola não tem alguns dos ETFs que gosto de comparar.

Para criar carteiras e depois ir acompanhando ao longo do tempo, penso que o melhor seja o Bloomberg (aqui terá de se procurar pelo ticker e não pelo ISIN, mas o google costuma ajudar nisso).

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 6 minutos, Mouro Emprestado disse:

Ainda relativamente a alguns fundos mistos, deixo abaixo um gráfico com a performance dos mesmos desde 2 de Julho de 2007 (para mim qualquer análise deve começar nessa data, uma vez que o pico antes da crise começou mais ou menos por essa altura).

Imagem

Inclui também um ETF que replica o S&P 500 (apenas porque serve de proxy ao índice em EUROS, mas poderão tentar fazer idêntica análise com um FIGA de acções exclusivas norte-americanas).

De certa forma, por aqui se prova que, no L/P, de facto os fundos accionistas terão potencialmente um melhor retorno, mesmo que sofram de valentes DD (o índice em EUROS perdeu cerca de 45% logo no início, mas depois atingiu uma valorização superior a 200% desde 2007).

Já agora, achei também curioso a correlação entre o índice e o MFS, ainda que este último seja um pouco menos volátil.

Começo a pensar que o Buffett é que tem razão: 90% no SP500, 10% divida curto prazo qualidade e siga para bingo.

Mas que é preciso MUITO estômago, lá isso é....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    5 minutes ago, maj.lraep said:

Começo a pensar que o Buffett é que tem razão: 90% no SP500, 10% divida curto prazo qualidade e siga para bingo.

O curioso é que na américa, há quem defenda que uma carteira 60/40 (acções/treasuries de m/p) tem tido, historicamente, melhores retornos que carteiras com um peso ainda maior em acções.

Bem, no final do dia, independentemente do tipo de carteira ou estratégia seguida (activa, passiva, who cares), acho que o pior inimigo de cada investidor será ele próprio.

Editado por Mouro Emprestado
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

obrigado

a pergunta sempre difícil

será esta uma boa altura para entrar neste Nordea Stable Return  e no invest AR ppr ou é melhor esperar um pouco e entrar só quando os mercados estão em queda e consequentemente estes fundos

Editado por superkinas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, superkinas disse:

obrigado

será esta uma boa altura para entrar neste Nordea Stable Return  e no invest AR ppr ou é melhor esperar um pouco e entrar só quando os mercados estão em queda e consequentemente estes fundos

Nunca se sabe, quando é a maior queda para entrares(não se adivinha o futuro), como já disseram várias vezes aqui no forum, isso seria mais market timing, e para fundos fazer market timing é dificil.

Se é para deixares esses fundos vários anos, acho que não interessa muito, desde que no final, tenhas mais valias. Agora para quando entrar isso só depende da pessoas.

Cumps

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, maj.lraep disse:

Esses 10% só se for para usar como fundo de emergência; caso contrário, na minha opinião, será para o investidor de longo prazo, um desperdicio de recursos. Quanto aos 90% concordo (o meu objectivo é chegar aos 80% USA e 20% sectoriais e resto do mundo. Na Europa, só vale a pena, na minha opinião, após um forte crash ou usando intensivamente o DCA.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 11 horas, superkinas disse:

obrigado

Apesar de se desconhecer o que vai acontecer no futuro (com excepção da Maia, do professor Bambo e dos cientologos da AT), face aos constantes altos e baixos que os mercados têm de à 1 ano para cá sofrido, e desconhecendo-se se essa fase conturbada já terminou, talvez valha a pena esperar mais uma semana ou duas, para ver no que isto dá. Mas como diz o Scapy, para longo prazo, esperar ou não esperar umas semanas para entrar é irrelevante nos resultados finais (embora seja psicologicamente gratificante acertar num bom momento de entrada).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Dos meu 22 fundos, tenho um impate neste momento, 11 estão vermelhos, 11 estão verdes. O melhor é o Nordea Brazilian com +25,52% e o pior é o FT Biotech com -9,92%.

As minhas apostas para curto prazo e market timing têm-se  saído bem por enquanto:

Russia +15,08%

BGF Gold +4,78%

Indonesia +3%

Global energy +5,50%

Tailandia +5,36%

Turquia +9,38%

Japão +3,69%

ações globais +3,69%

Infelizmente estão investidos nestes apenas pequenos montantes :(; o grosso está investido nos USA para longo prazo, sendo que destes apenas o Vontobel está a verde com +2,02%, mas os restantes estão próximos de tb ficarem positivos ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    27 minutes ago, 5coroas said:

esperar ou não esperar umas semanas para entrar é irrelevante nos resultados finais (embora seja psicologicamente gratificante acertar num bom momento de entrada).

Eu não concordo com isto.

Se olharmos para os primeiros 20 dias do ano de 2016, entrar no dia 20 num fundo de Acções Globais, face a entrar no dia 2, representa em média começar com -10%. 

Senão vejam aqui a diferença, entre entradas com cerca de duas semanas de diferença, assumindo um ganho médio de 5% ao ano.
    6gKx0vu.jpg

Eu acho que faz mossa, e bastante! Aquela malta que entrou no verão de 2015, ainda hoje está a tentar recuperar das perdas, quase 1 ano depois.

Editado por Patanisca
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Patanisca disse:

Se olharmos para os primeiros 20 dias do ano de 2016, entrar no dia 20 num fundo de Acções Globais, face a entrar no dia 2, representa em média começar com -10%. 

Senão vejam aqui a diferença, entre entradas com cerca de duas semanas de diferença.
    6gKx0vu.jpg

Eu acho que faz mossa, e bastante! Aquela malta que entrou no verão de 2015, ainda hoje está a tentar recuperar das perdas, quase 1 ano depois.

Tens razão no que dizes; contudo quando considerei "irrelevante" para o longo prazo, estava a incluir a estratégia dos reforços constantes (Dollar cost averaging) e aí sim entrar a ganhar ou a perder 10%, daqui a 20/30 anos é irrelevante nos resultados. Agora se for uma "lump sum" o momento da entrada é obviamente relevante, mas como é tão difícil de acertar, eu prefiro apostar mais no DCA, injectando mais capital sempre que esteja disponível.. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 24 minutos, Patanisca disse:

Senão vejam aqui a diferença, entre entradas com cerca de duas semanas de diferença, assumindo um ganho médio de 5% ao ano.
    6gKx0vu.jpg

Alguém chamou? :o

Por outro lado, os reforços que fiz em janeiro e - essencialmente - fevereiro estão com rendibilidades fantásticas... :D

Neste momento estou a rebalancear o portfólio, o início do ano foi muito bom para eu testar o meu conforto/desconforto com a volatilidade que se verificou e estou a resgatar activos de maior risco e a recolocá-los em fundos mistos de baixa volatilidade, como o Nordea Stable Return. A ideia será ficar com apenas 50% de acções e os outros 50% repartidos por fundos de obrigações e fundos mistos. Aos poucos, à medida que vão chegando ao verde, tenho estado a trocar umas fichas por outras, vamos ver se faço bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, 5coroas disse:

Esses 10% só se for para usar como fundo de emergência; caso contrário, na minha opinião, será para o investidor de longo prazo, um desperdicio de recursos. Quanto aos 90% concordo (o meu objectivo é chegar aos 80% USA e 20% sectoriais e resto do mundo. Na Europa, só vale a pena, na minha opinião, após um forte crash ou usando intensivamente o DCA.

Eu concordo que do ponto vista psicológico é melhor entrar depois de uma descida pré-estipulada. -20% por exemplo. Se descer isto eu reforço, senão deixo correr e não faço nada.

E há quem pergunta: e se depois de descer -20%, volta a descer -20%? Eu volto a reforçar mais um pouco.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, maj.lraep disse:

Eu concordo que do ponto vista psicológico é melhor entrar depois de uma descida pré-estipulada. -20% por exemplo. Se descer isto eu reforço, senão deixo correr e não faço nada.

E o que fazer quando determinado mercado está durante anos sem descer esses tais -20%? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 34 minutos, 5coroas disse:

E o que fazer quando determinado mercado está durante anos sem descer esses tais -20%? 

Em acções tens sempre descidas. Se tens muito dinheiro de parte, podes ajustar o teu sistema e colocar dinheiro em descidas de -10%. Nem no maior dos bull markets estás isento de experimentar descidas de 10% nas acções (seja IWDA, ou SP500, ou outro)

Claro que há quem se sinta mais à vontade em colocar dinheiro num dia específico do ano, independentemente do mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Uma dúvida que me atormenta. Tenho subscrito dois fundos no deutsche banck  e do deutsche banck um obrigações

e outro de acções .Se o banco entrar em insolvência o que acontece aos fundos? Uma situação é o banco comercializar fundos caso BEST outra é próprio banco criar os seus  fundos e também comercializar. Daí a minha dúvida. Alguém me pode esclarecer?

Desde já obrigado. 

LU0145652649

LU0145652649

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 19 minutos, ruicarlov disse:

Em principio ou os fundos são transferidos (vendidos) para outra gestora ou então há a liquidiação do fundo, isto é, os activos são vendidos e nós recebemos o dinheiro correspondente ao preço da venda.

Obrigado. Foi assim que se passou no BES?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 minutes ago, antoniobento said:

Obrigado. Foi assim que se passou no BES?

Os fundos do BES passaram para o  Novo Banco. Agora a entidae gestora é GNB.

Acho que quem esteve por detras da mudança de nome costumava ver How I met your mother. O banco ficticio GNB aparece varias vezes na série.

Editado por Helder Silva
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )