Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 14 minutos, master-chief disse:

eu nao consigo perceber estas perguntas... e é a serio

Entao voces nao preparam mentalmente qual o vosso limite de perdas? Quanto estariam dispostos a perder neste tipo de situação?

Cada um que lê este topico provavelmente irá ter uma opiniao distinta sobre sair ou nao do Acções Portugal

Presumo pelo post acima que tenhas o mesmo fundo que eu subscrevi

Estou a perder uns 11%.

Perguntas-me José, vou sair do fundo?

A minha resposta é: não, e não porque

A- posso continuar a suportar estas perdas... tenho capacidade para aguentar

B- como diziam os outros uma laranja podre nao contamina as restantes

C- até poderá ser uma optima altura para o reforçar, olhando para a segunda imagem... percebo que desde o inicio do ano têm sido sempre a cair e nao sendo nenhuma analista de fundos, acho que uma opçao seria deixar cair mais um pouco até à linha horizontal vermelha que marquei e reforçar o fundo. Sinceramente nao acredito que chegue a valores de 2008... mas como existe uma % elevada de exposição ao Reino Unido e o referendo está para breve sobre se permanecem na UE ou não, este fundo até poderá ser uma aventura interessante... digo eu que não estou dentro dos mercados como alguns dos presentes no forum ;)

Mar. 15 18.54.jpg

Mar. 15 18.58.jpg

Eu tenho o Santander Ações Portugal, a última vez que vi estava muito negativo, só quero que fica verde para resgatar, se calhar até já está :)

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

No dia 17-12-2015 a cotação desse fundo era de 46.24 , ao dia 14-03-2016 é de 44.45.

Não sei se falas no dia 17 como data de subscrição ou de liquidação, se for de liquidação, portanto se foi mesmo nesse dia que o fundo entrou na carteira, estarás com menos valias de -3,87%.

Agora reparem só na diferença de apenas alguns dias:

Cotação ao dia 14-12-2015: 44.19

Cotação ao dia 14-03-2016: 44.45

Rentabilidade de +0,59% a 3 meses.

Do dia 14-12 a 17-12 subiu de 44.16 para 46.24...

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 9 minutos, D@vid disse:

No dia 17-12-2015 a cotação desse fundo era de 46.24 , ao dia 14-03-2016 é de 44.45.

Não sei se falas no dia 17 como data de subscrição ou de liquidação, se for de liquidação, portanto se foi mesmo nesse dia que o fundo entrou na carteira, estarás com menos valias de -3,87%.

Agora reparem só na diferença de apenas alguns dias:

Cotação ao dia 14-12-2015: 44.19

Cotação ao dia 14-03-2016: 44.45

Rentabilidade de +0,59% a 3 meses.

Do dia 14-12 a 17-12 subiu de 44.16 para 46.24...

Obrigada

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 15 horas, master-chief disse:

eu nao consigo perceber estas perguntas... e é a serio

Entao voces nao preparam mentalmente qual o vosso limite de perdas? Quanto estariam dispostos a perder neste tipo de situação?

Cada um que lê este topico provavelmente irá ter uma opiniao distinta sobre sair ou nao do Acções Portugal

Presumo pelo post acima que tenhas o mesmo fundo que eu subscrevi

Estou a perder uns 11%.

Perguntas-me José, vou sair do fundo?

A minha resposta é: não, e não porque

A- posso continuar a suportar estas perdas... tenho capacidade para aguentar

B- como diziam os outros uma laranja podre nao contamina as restantes

C- até poderá ser uma optima altura para o reforçar, olhando para a segunda imagem... percebo que desde o inicio do ano têm sido sempre a cair e nao sendo nenhuma analista de fundos, acho que uma opçao seria deixar cair mais um pouco até à linha horizontal vermelha que marquei e reforçar o fundo. Sinceramente nao acredito que chegue a valores de 2008... mas como existe uma % elevada de exposição ao Reino Unido e o referendo está para breve sobre se permanecem na UE ou não, este fundo até poderá ser uma aventura interessante... digo eu que não estou dentro dos mercados como alguns dos presentes no forum ;)

Mar. 15 18.54.jpg

Mar. 15 18.58.jpg

Bons dias Master, agradeço a sua opinião.

É normal cada investidor ter uma visão diferente para cada investimento e por isso é sempre bom a meu ver a troca de opiniões para ver em qual delas nós nos enquadramos mais e assim também desenvolver a melhor a nossa posição perante o investimento X.

*A imagem que apresenta é de outro fundo que tb tenho, mas estavamos a falar o ESportugal.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O problema do "esperar que suba" é que possivelmente bem pode esperar sentado. As perspectivas atuais da bolsa portuguesa não são as melhores, estando ainda em terreno urso. O melhor é compra/vender de acordo com uma estratégia e alocações alvo. Se pretender mudar de estratégia, então vende-se o fundo quer ele esteja a ganhar ou perder. 

Em relação ao outros fundos, eu normalmente sigo fundos de índice ou ETFs. Para os que estão na sua carteira que não se enquandram nesta categoria há pessoas mais indicadas para dar a sua opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 minutos, ruicarlov disse:

O problema do "esperar que suba" é que possivelmente bem pode esperar sentado. As perspectivas atuais da bolsa portuguesa não são as melhores, estando ainda em terreno urso. O melhor é compra/vender de acordo com uma estratégia e alocações alvo. Se pretender mudar de estratégia, então vende-se o fundo quer ele esteja a ganhar ou perder. 

Em relação ao outros fundos, eu normalmente sigo fundos de índice ou ETFs. Para os que estão na sua carteira que não se enquandram nesta categoria há pessoas mais indicadas para dar a sua opinião.

Que fundos de indice é que segue? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não me exprimi bem. O que eu quis dizer é que a minha filosofia de investimento é alocar recursos a fundos de índice ou ETFs (fundos de índice negociados em bolsa). No presente ainda estou unicamente em ETFs, pois a oferta de fundos de índice em Portugal ainda não dá bem para o que eu quero, mas estou alerta para modificações nesse panorama.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boas!
    Hoje tive que ver a carteira :shock: 

DWS Biotech (28-01-2015) -29.69
    Santander Ações Portugal (10-07-2014 e 26-03-2015) -14.99
    Franklin European Growth Fund N(acc)EUR (15-01-2014 e 26-03-2015) -9.42
    Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR (20-04-2015) -6.60

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 1 hora, futsal78 disse:

Boas!
    Hoje tive que ver a carteira :shock: 

DWS Biotech (28-01-2015) -29.69
    Santander Ações Portugal (10-07-2014 e 26-03-2015) -14.99
    Franklin European Growth Fund N(acc)EUR (15-01-2014 e 26-03-2015) -9.42
    Fidelity Funds - FPS Moderate Growth Fund A-Acc-EUR (20-04-2015) -6.60

Se tivesses feito o DWS há 3 anos, hoje tinhas +74% :D:D os fundos são tramados ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ontem o SP 500 subiu 0,66%; Ontem o Pictet index USA desceu 1,50%. Como é que uma diferença tão grande é possível num fundo que replica o indice? Assim não há market timing que aguente.:blink:

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    3 minutes ago, 5coroas said:

Ontem o SP 500 subiu 0,66%; Ontem o Pictet index USA desceu 1,50%. Como é que uma diferença tão grande é possível num fundo que replica o indice? 

Simples.

O par USD-EUR pode ter desvalorizado muito mais do que a valorização do índice.

É o mesmo quando se põe a dizer que "este ou aquele" índice subiu 10%.

De que serve ter subido 10%, se depois a moeda local desvalorizou 15%?

(Atenção que se existir hedge cambial, o que exponho acima deixa de fazer sentido, naturalmente).

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 2 minutos, Mouro Emprestado disse:

Simples.

O par USD-EUR pode ter desvalorizado muito mais do que a valorização do índice.

É o mesmo quando se põe a dizer que "este ou aquele" índice subiu 10%.

De que serve ter subido 10%, se depois a moeda local desvalorizou 15%?

(Atenção que se existir hedge cambial, o que exponho acima deixa de fazer sentido, naturalmente).

Era o que eu supunha, obrigado.:)

Os meus fundos em USD têm estado a levar umas valentes cacetadas  por causa do par USD-EUR. É mais um factor a complicar as contas e que torna o investimento a curto prazo um autentico jogo de fortuna ou azar.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A morningstar em espanha agora tem um novo rating. O de Sostenibilidad.

Cómo funciona el Rating

El Rating de Sostenibilidad Morningstar es una medida de lo bien que las empresas incluidas en un fondo están manejando sus riesgos y oportunidades de ESG en comparación con fondos similares. Utilizamos los datos de ESG (Environmental, Social and Governance - medio ambiente, social y gobierno corporativo) a nivel de empresa de Sustainalytics, un proveedor líder de ratings y análisis de ESG, para el cálculo del rating (vea nota 1 a continuación). Todos los fondos con al menos el 50 % de sus activos en empresas con una calificación ESG por parte de Sustainalytics recibirán un rating.

O Nordea-1 Stable Return tem 3 estrelas por exemplo.

Editado por daniel__
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    58 minutes ago, superkinas said:

aconselham o flexivel Nordea-1 Stable Return.

foi-me proposto pelo invest assim como o AR PPR

Tenho esse fundo já há algum tempo e estou satisfeito. Especialmente com o comportamento dele desde o início deste ano, é dos poucos que tenho a verde.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite!

Que fundo recomendam no Activobank, com uma subscrição pelos 500€ (pode ser um pouco mais), que seja possível reforçar com quantias pequenas?
    É para colocar dinheiro do rebento e ir reforçando com as prendas, será para longo prazo....

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 10 minutos, futsal78 disse:

Boa noite!

Que fundo recomendam no Activobank, com uma subscrição pelos 500€ (pode ser um pouco mais), que seja possível reforçar com quantias pequenas?
    É para colocar dinheiro do rebento e ir reforçando com as prendas, será para longo prazo....

Eu iria para o Nordea-1 Stable Return. Outros dirão algo mais arriscado!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, USD disse:

Eu iria para o Nordea-1 Stable Return. Outros dirão algo mais arriscado!

USD, esse fundo é excelente, a tua recomendação é ótima, mas o Activo não o disponibiliza... Eu tenho-o mas é através do Big.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado
    1 hour ago, atlas said:

USD, esse fundo é excelente, a tua recomendação é ótima, mas o Activo não o disponibiliza... Eu tenho-o mas é através do Big.

Melhor seria se pudessemos ter acesso às classes institucionais, que têm comissões de gestão inferiores (para valores acima de € 75k, não chega a 1%).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )