Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

há 1 hora, quim disse:

Eu ontem estava a ter o mesmo problema, mas depois desapareceu. Creio que tem a ver com a atualização do fórum para a versão mais recente que o Pedro fez... Tenta ver se usando outro browser ou limpando a cache do que usas o problema fica resolvido.

Como não consegues escrever aqui no fórum, vou-te enviar uma mensagem com o mail do Pedro, para que possas ajudá-lo a diagnosticar o problema, se não te conseguires livrar dele...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

O stoxx50 bate em +3.1% e vai-me fechar em -1.6%. Eu a pensar que hoje já orientava dinheiro para as férias, afinal ainda perdi. 

Mas a sessão de hoje foi trading puro e duro. Houve gente que viu oportunidade de ganhar dinheiro e assim fizeram! 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 26 minutos, Patanisca disse:

O stoxx50 bate em +3.1% e vai-me fechar em -1.6%. Eu a pensar que hoje já orientava dinheiro para as férias, afinal ainda perdi. 

Mas a sessão de hoje foi trading puro e duro. Houve gente que viu oportunidade de ganhar dinheiro e assim fizeram! 

há 50 minutos, pauloaguia disse:

Eu ontem estava a ter o mesmo problema, mas depois desapareceu. Creio que tem a ver com a atualização do fórum para a versão mais recente que o Pedro fez... Tenta ver se usando outro browser ou limpando a cache do que usas o problema fica resolvido.

Como não consegues escrever aqui no fórum, vou-te enviar uma mensagem com o mail do Pedro, para que possas ajudá-lo a diagnosticar o problema, se não te conseguires livrar dele...

assunto resolvido..novo  browser ...obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Abençoado Lulagate!!!

Já estou a ganhar no Nordea Brasil 21,70% e no Pictet Brasil a perder -6,97% (já estive a perder trinta e tais).

A Russia, o Japão, a Turquia, a Tailandia, a Indonesia também se estão a portar bem.

Reforcei as Health e as Bio...qualquer dia recomeçarão a escalada.Há que ter fé e paciência. O deus Pluto nos ajude. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 5 horas, 5coroas disse:

Abençoado Lulagate!!!

Já estou a ganhar no Nordea Brasil 21,70% e no Pictet Brasil a perder -6,97% (já estive a perder trinta e tais).

A Russia, o Japão, a Turquia, a Tailandia, a Indonesia também se estão a portar bem.

Reforcei as Health e as Bio...qualquer dia recomeçarão a escalada.Há que ter fé e paciência. O deus Pluto nos ajude. 

Estás de parabéns. Até porque tiveste nervos de aço e paciência para aguardares, mesmo com uma queda superior a 30%. 

Sempre gostaria de ver o que é que os defensores "dos resgates apressados" dos fundos (momentaneamente) perdedores têm a dizer, perante este exemplo... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    4 hours ago, atlas said:

Sempre gostaria de ver o que é que os defensores "dos resgates apressados" dos fundos (momentaneamente) perdedores têm a dizer, perante este exemplo... 

Embora seja investidor de longo prazo e nao salte fora, consigo ver as vantagens de ambas os estilos de investimento.

O que um investidor quer é o maior retorno possivel com o minimo de risco. E saltar fora quando desce e entrar quando sobe, também conhecido como "momentum investing", melhora o binomio risco/retorno.

Isto pode ser visto fazendo alguns testes historicos utilizando por exemplo uma média movel de 200dias como sinal de venda/compra, e facilmente se vê que a volatilidade do investimento desce consideravelmente para uma pequena perda de retorno. Por isso, nao é assim tao descabido quanto isso saltar fora quando os ventos nao sopram a favor.

Eu nao critico nenhuma das duas estratégias, so é importante é que as decisoes sejam tomadas de forma racional, e nao por medo ou receio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 8 horas, Helder Silva disse:

Embora seja investidor de longo prazo e nao salte fora, consigo ver as vantagens de ambas os estilos de investimento.

O que um investidor quer é o maior retorno possivel com o minimo de risco. E saltar fora quando desce e entrar quando sobe, também conhecido como "momentum investing", melhora o binomio risco/retorno.

Isto pode ser visto fazendo alguns testes historicos utilizando por exemplo uma média movel de 200dias como sinal de venda/compra, e facilmente se vê que a volatilidade do investimento desce consideravelmente para uma pequena perda de retorno. Por isso, nao é assim tao descabido quanto isso saltar fora quando os ventos nao sopram a favor.

Eu nao critico nenhuma das duas estratégias, so é importante é que as decisoes sejam tomadas de forma racional, e nao por medo ou receio.

Vamos por partes: eu também não critico ninguém pelas decisões que toma relativamente ao seu dinheiro. Apenas defendo uma filosofia de investimento. E os outros têm o direito de ter as deles. Apenas estamos a trocar opiniões e o respeito mútuo tem de ser indelével.

Posto isto, sobre a questão de "saltar fora" usando a MM200: devo então concluir que no período de Junho de 2015 a Fevereiro deste ano, resgataste todos os fundos de ações que tinhas na Europa? Eu não fiz as contas, mas tenho a ideia que a MM200 deve ter rebentado em todos eles, com as quedas de 15% a 20%... 

O momentum investing (uma das modalidades do market timming) é muito bonito no papel. Mas depois de sair, quando é que se volta a entrar? Quando é que existe um sinal para o arranque? Como saber que não é um mero Bull Trap? E como adivinhar o momento preciso para a subida?  Se isto é assim nos mercados desenvolvidos, o que dizer nos emergentes... Por exemplo, quem é que adivinhava que, nas anteriores eleições do Brasil, i) um avião de um candidato ia cair, e com isso iria ascender uma nova candidata chamada Marina,  ii) que por sua vez iria iria gerar esperança na deposição da Dilma iii) e com isso iria fazer subir o ibovespa? Como saber que um determinado episódio, que nada tema ver com o mercado, terá um impacto destes? Quando o investidor finalmente se apercebe, já perdeu a oportunidade de entrada...  A seguir ao cataclismo de 2008, quem é que adivinhava o melhor momento para entrar nos EUA? 

E essa do "as decisões sejam tomadas de forma racional, não por medo", pergunto: então o investidor que salta fora por causa de uma queda, salta fora porquê? Obviamente que é sempre por medo que continue a descer e que, pelo menos no médio prazo (ou nunca mais...) não recupere destas quedas.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Javier Zanetti
    há 44 minutos, D@vid disse:

A rentabilidade a 1 mês na generalidade dos fundos é algo de abissal, há fundos que subiram 13% num mês :blink: , uma forte recuperação.

Era o caso do FT Technology que tinha, a entrada que tinha em Fevereiro estava com 13% positivos na semana passada, o suficiente para anular as perdas que tinha nas entradas anteriores...

Entretanto, a nível global, as entradas todas que fiz em 2016 já estão globalmente positivas, se analisadas como um todo. O que investi em NOV e DEZ 2015 é que ainda está muito mau, ainda estou com perdas globais de -10% e -6%. Podia ter investido mais em acções em 2016, mas estava escaldado com quedas tão abruptas e apostei mais em fundos mistos de baixa volatilidade (tipo Nordea Stable Return) e paulatinamente tenho diminuído as perdas, com oscilações mais pequenas. O próximo passo vai ser reorganizar o que tenho investido em obrigações, tenho montantes muito pequenos dispersos aqui e ali e vou tentar consolidar melhor esse segmento.

Os fundos de índice de acções norte-americanas que comprei em SET 2015 já estão no break even - nada mau para quem teve tantos momentos de perda importantes em 6 meses. Já a parte europeia ainda tem muito que andar para chegar ao mesmo ponto.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    3 hours ago, atlas said:

Vamos por partes: eu também não critico ninguém pelas decisões que toma relativamente ao seu dinheiro. Apenas defendo uma filosofia de investimento. E os outros têm o direito de ter as deles. Apenas estamos a trocar opiniões e o respeito mútuo tem de ser indelével.

Posto isto, sobre a questão de "saltar fora" usando a MM200: devo então concluir que no período de Junho de 2015 a Fevereiro deste ano, resgataste todos os fundos de ações que tinhas na Europa? Eu não fiz as contas, mas tenho a ideia que a MM200 deve ter rebentado em todos eles, com as quedas de 15% a 20%... 

O momentum investing (uma das modalidades do market timming) é muito bonito no papel. Mas depois de sair, quando é que se volta a entrar? Quando é que existe um sinal para o arranque? Como saber que não é um mero Bull Trap? E como adivinhar o momento preciso para a subida?  Se isto é assim nos mercados desenvolvidos, o que dizer nos emergentes... Por exemplo, quem é que adivinhava que, nas anteriores eleições do Brasil, i) um avião de um candidato ia cair, e com isso iria ascender uma nova candidata chamada Marina,  ii) que por sua vez iria iria gerar esperança na deposição da Dilma iii) e com isso iria fazer subir o ibovespa? Como saber que um determinado episódio, que nada tema ver com o mercado, terá um impacto destes? Quando o investidor finalmente se apercebe, já perdeu a oportunidade de entrada...  A seguir ao cataclismo de 2008, quem é que adivinhava o melhor momento para entrar nos EUA? 

E essa do "as decisões sejam tomadas de forma racional, não por medo", pergunto: então o investidor que salta fora por causa de uma queda, salta fora porquê? Obviamente que é sempre por medo que continue a descer e que, pelo menos no médio prazo (ou nunca mais...) não recupere destas quedas.

Momentum investing baseado na média movel é apenas um conjunto de regras e apenas tem em conta o valor do indice. As noticias e as razoes por detras das variaçoes dos mercados nao entram na equaçao.
    Em relaçao ao sinal de compra venda, funciona da seguinte maneira, quando o indice desce e passa a negociar abaixo da média dos umtimos 200 dias vende-se. Caso o preço do indice suba e volte a negociar acima da média volta-se a comprar.
    Aplicando isto nos ultimos 15 anos ao Down Jones, o resultado seria um retorno de 128% do indice comparado com 93.3% para esta estratégia. Mas enquanto o indice teve uma queda maxima de 52% durante este periodo, o investimento baseado na média movel apenas caiu 28%.

Como disse, ficar firme e hirto pode dar maiores retornos, mas o risco é também superior.

O medo e a aversao ao risco estao intimamente ligadas, mas nao sao exactamente a mesma coisa. Um investidor com uma carteira de apenas 20% de acçoes tem aversao ao risco, mas pode nao ter medo de perder 50% desses 20%. Por outro lado, um investidor mais arriscado, com 80% em acçoes pode nem conseguir dormir com quedas de 10%.

Eu nao estou a dizer que esta estratégia é melhor ou pior, porque tal como tu, eu estou sempre dentro do mercado quer faça chuva ou faça sol.

Editado por Helder Silva
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    1 minute ago, Bushy said:

Tecnicas existem muitas e todas elas estão certas depende como são usadas e onde, sejam elas tecnicas ou fundamentais

Nem mais, e cada investidor tem que escolher a estratégia que mais se adequa à sua personalidade. Ha pessoas que nem em obrigaçoes investem porque sao 'coisas complicadas e os bancos levam sempre a melhor'. Outros por outro lado gostam deespecular na direçao dos mercados comprando produtos derivados.

Como disse cada um decide por si, e depois tem que se viver com as consequencias. O que nao se deve fazer é investir so porque o vizinho disse que era "fixe e esta a dar dinheiro para caraças".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    A ‎09‎-‎03‎-‎2016 at 12:25, D@vid disse:

Já foi explicado que é um fundo com uma política neutra de mercado, pelo que não se consegue aferir bem porque sobe ou cai, devem ter posições longas e curtas, algum long/short e basta estarem a apostar numa queda e os mercados subirem, como aconteceu, para a coisa correr mal...

A mim o que interessa, neste e em outros fundos, é o seu comportamento ao longo do ano, vamos com 2 meses do ano...

Vou manter. Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto às estratégias a usar, pessoalmente muito embora prefira o buy-and-hold+DCA e faça desta estratégia a minha principal opção; uma vez que com os fundos não há custos associados a resgates/subscrições (excepto os 28%  do saque Estatal), com uma parte dos meus recursos e sobretudo porque é divertido e desafiante, tenho apostado numa especie de momentum investing, escolhendo alguns fundos que se tem portado melhor ultimamente e mantenho-me com os mesmos no minimo por 1 mês e depois sai-o deles se tiverem sido ultrapassados por outros. De qualquer modo nunca fico de fora com o capital a ganhar teias de aranha aguardando o momento perfeito para entrar.Não acredito muito na cientificidade/infalibilidade desta estratégia, mas tenho-me divertido muito com estas jogadas e isso no que me diz respeito também tem o seu valor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa tarde gostaria de ter a vossa opinião acerca da seguinte carteira:

NB Portugal Ações FIMAA

23

NB Rendimento Plus FIMAA

16

NB Obrigações Europa FIMAO

14

NB Ações Europa FIMAA

12

Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND

5

Pictet-Russia Index R EUR

5

Pioneer Fds European Potential C EUR ND

4

Pictet-USA Index R EUR

3

Nordea-1 European Cross Credit E EUR

3

Invesco Global Structured Eq E

3

* Tenho esta carteira acerca de 2 anos, na v/ opinião devo fazer alterações ou devo aguentar?

Obrigado,

José

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    15 minutes ago, lúcia_né said:

Olá!

Subscrevi em 17/12/2015 este fundo e na morninsgstar desde à 6 meses para cá que está positivo, como aparece negativo? Sei que sou leida na matéria, mas ....

FIDELITY GLOB CONSUMER INDUSTRIES A EUR

deves estar a ganhar qualquer coisa como esse valor?

Mar. 15 15.29.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    há 23 horas, ruicarlov disse:

Tenho algumas dúvidas se ter o núcleo da parte accionista da carteria centrada em Portugal será muito boa ideia. Compreendo que muita gente se sinta atraída por investir na nossa bolsa (tanto mais não seja por algum sentido patriótico). Mas do ponto de vista de investimentos (relação risco/retorno) não me parece algo muito adequado a ser a base de uma carteira.

Se eu estivesse no seu lugar, optava por uma distribuição geográfica com menos peso em Portugal e mais no resto do Mundo.

Boa tarde Rui, obrigado pela sua opinião.

Mas acha que devo assumir as perdas no AçõesPortugal neste momento ou será melhor aguardar que suba + um pouco e depois então resgatar e distribuir por outros fundos?

Já agora em relação aos restantes fundos qual é a sua opinião?

Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu nao consigo perceber estas perguntas... e é a serio

Entao voces nao preparam mentalmente qual o vosso limite de perdas? Quanto estariam dispostos a perder neste tipo de situação?

Cada um que lê este topico provavelmente irá ter uma opiniao distinta sobre sair ou nao do Acções Portugal

Presumo pelo post acima que tenhas o mesmo fundo que eu subscrevi

Estou a perder uns 11%.

Perguntas-me José, vou sair do fundo?

A minha resposta é: não, e não porque

A- posso continuar a suportar estas perdas... tenho capacidade para aguentar

B- como diziam os outros uma laranja podre nao contamina as restantes

C- até poderá ser uma optima altura para o reforçar, olhando para a segunda imagem... percebo que desde o inicio do ano têm sido sempre a cair e nao sendo nenhuma analista de fundos, acho que uma opçao seria deixar cair mais um pouco até à linha horizontal vermelha que marquei e reforçar o fundo. Sinceramente nao acredito que chegue a valores de 2008... mas como existe uma % elevada de exposição ao Reino Unido e o referendo está para breve sobre se permanecem na UE ou não, este fundo até poderá ser uma aventura interessante... digo eu que não estou dentro dos mercados como alguns dos presentes no forum ;)

Mar. 15 18.54.jpg

Mar. 15 18.58.jpg

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )