Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Eurico, o presbítero

EU só colocaria 25k num fundo se o meu património fosse de facto elevado, qualquer variação pequena tem grande impacto, -10%/+10% traduz-se em 2 500€ de queda ou subida, não era preferivel diversificar por mais 2 fundos pelo menos?

Isso não seria problema, assim o fundo seja estavel e de^ solidas garantias de ser bem gerido.. 

A gestora do BPI apenas me apresentou este fundo que eu referi. Não me apresentou qualquer outra alternativa de investimento.

Quais seriam os 2 fundos do BPI que me recomendaria?

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Não tenho um profundo conhecimento dos fundos BPI, tenho lá conta mas é só para pagar a prestação da casa e comissões de manutenção :angry:, nem conhecia esse fundo, penso até que nem aparece na oferta online, e pelo valor mínimo deve ser para um determinado tipo cliente.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Não tenho um profundo conhecimento dos fundos BPI, tenho lá conta mas é só para pagar a prestação da casa e comissões de manutenção :angry:, nem conhecia esse fundo, penso até que nem aparece na oferta online, e pelo valor mínimo deve ser para um determinado tipo cliente.

A minha conta no BPI esta' num centro de negocios ou de investment nao sei como lhe chamam. No presente, nao tenho grande posicao no BPI (no tempo do BPI Brasil a situacao era diferente), mas gostava de permanecer com a conta viva, pois e' de la' que eu procedo a pagamentos pessoais todos os meses ai' em Portugal. 

Repito, nao me importava de colocar essa importancia no fundo "iberico" do BPI que me indicaram. Agora, como e' evidente, preciso de ter alguma perspectiva se o fundo, tecnicamente, esta' sendo tem gerido e apresenta boas perspectivas de valorizacao num espaco de 2 ou 3 anos. Nao estamos aqui para por dinheiro fora, naturalmente. Ainda pra mais quando a politica, na peninsula iberica, esta' tao ma'. Sim, porque se Portugal vai mal, a Espanha não esta' melhor... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha conta no BPI esta' num centro de negocios ou de investment nao sei como lhe chamam. No presente, nao tenho grande posicao no BPI (no tempo do BPI Brasil a situacao era diferente), mas gostava de permanecer com a conta viva, pois e' de la' que eu procedo a pagamentos pessoais todos os meses ai' em Portugal. 

Repito, nao me importava de colocar essa importancia no fundo "iberico" do BPI que me indicaram. Agora, como e' evidente, preciso de ter alguma perspectiva se o fundo, tecnicamente, esta' sendo tem gerido e apresenta boas perspectivas de valorizacao num espaco de 2 ou 3 anos. Nao estamos aqui para por dinheiro fora, naturalmente. Ainda pra mais quando a politica, na peninsula iberica, esta' tao ma'. Sim, porque se Portugal vai mal, a Espanha não esta' melhor... 

Um fundo long/short normalmente é independe do desempenho do mercado, o PSI 20 pode cair a pique e esse fundo pode ter retornos positivos. Pode compreender um pouco melhor o que o gestor desse fundo faz nos bastidores ao ler este artigo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Long_%26_Short

No entanto, neste fundo em particular o gestor pode também investir em 3 indices com posiçoes longas, o PSI20, IBEX35 e do Dax, o que nos diz que se o gestor assim o entender, pode acompanhar as valorizaçoes e desvalorizaçoes do mercado. 

Este é um fundo considerado alternativo, e pode acontecer portugal e espanha entrarem em crises profundas e o fundo ter rentabilidades espantosas, como o oposto é também possivel.

Se quiser "apostar" na economia iberica directamente, tem o BPI Iberia. Mas ai expoem-se à volatilidade do mercado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Um fundo long/short normalmente é independe do desempenho do mercado, o PSI 20 pode cair a pique e esse fundo pode ter retornos positivos. Pode compreender um pouco melhor o que o gestor desse fundo faz nos bastidores ao ler este artigo:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Long_%26_Short

No entanto, neste fundo em particular o gestor pode também investir em 3 indices com posiçoes longas, o PSI20, IBEX35 e do Dax, o que nos diz que se o gestor assim o entender, pode acompanhar as valorizaçoes e desvalorizaçoes do mercado. 

Este é um fundo considerado alternativo, e pode acontecer portugal e espanha entrarem em crises profundas e o fundo ter rentabilidades espantosas, como o oposto é também possivel.

Se quiser "apostar" na economia iberica directamente, tem o BPI Iberia. Mas ai expoem-se à volatilidade do mercado.

Ja' li o artigo. Obrigado.

Por aquilo que os amigos afirmam, este fundo do BPI pode ser, de facto, interessante numa base de diversificacao da minha carteira de aplicações. Achei, contudo, os custos de gestao deste fundo bastante puxados, mas se calhar e' caracteristica do BPI.

Vou reflectir este fim de semana e, se chegar a uma decisao, dou a ordem na segunda-feira.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Temos até 17 de Maio para resgatar ou as UPs do Pictet Brazil index e Pictet Latam index irão ser absorvidas no Pictet Emerging markets index. 

Interessante a partilha.

Afinal aquelas teorias "absolutas" de nunca resgatar a perder, de reforçar para baixar médias e essas coisas para longo prazo, e no fim de contas, uma pessoa é obrigada a assumir perdas por motivos externos... e se não as assumir, assume o gestor encerrando o fundo. 

Um bom exemplo para quem acha que tem sempre tudo sob "controlo". Resta a fé. ;) 

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interessante a partilha.

Afinal aquelas teorias "absolutas" de nunca resgatar a perder, de reforçar para baixar médias e essas coisas para longo prazo, e no fim de contas, uma pessoa é obrigada a assumir perdas por motivos externos... e se não as assumir, assume o gestor encerrando o fundo. 

Um bom exemplo para quem acha que tem sempre tudo sob "controlo". Resta a fé. ;) 

1.º o fundo não vai ser pura e simplemente fechado, obrigando a resgate; vai ser fundido;

2.º os fundos vão ser absorvidos, ou seja não se perde nada, se não se resgatar estando a perder; as perdas ou os ganhos vão ser transferidos para o outro fundo;

3.º mantenho-me fiel à teoria de não resgatar a perder, etc, etc e mantenho a minha "fé".-_-

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1.º o fundo não vai ser pura e simplemente fechado, obrigando a resgate; vai ser fundido;

2.º os fundos vão ser absorvidos, ou seja não se perde nada, se não se resgatar estando a perder; as perdas ou os ganhos vão ser transferidos para o outro fundo;

O gestor vai assumir as perdas quer voce queira quer não. As suas acções da Petrobras vão ser liquidadas. Qual é a parte que não percebe? O que o gestor faz é aplicar a liquidez restante desse fundo noutro, que no caso é o que se afigura mais proximo no segmento. 

Há aqui uma ignorancia que ate assusta. Quanto muito mantem posições e pesos proporcionais das empresas que representem o brasil no respectivo indice MSCI EM 

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O gestor vai assumir as perdas quer voce queira quer não. As suas acções da Petrobras vão ser liquidadas. Qual é a parte que não percebe? O que o gestor faz é aplicar a liquidez restante desse fundo noutro, que no caso é o que se afigura mais proximo no segmento. 

Há aqui uma ignorancia que ate assusta.

Os activos e passivos de cada Subfundo Absorvido serão transferidos para o Subfundo Absorvente na Data Efectiva. Em troca das respectivas acções de cada Subfundo Absorvido, serão atribuídas automaticamente aos accionistas acções da mesma categoria do Subfundo Absorvente. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

3.º mantenho-me fiel à teoria de não resgatar a perder, etc, etc e mantenho a minha "fé".-_-

Se não fizeres nada (não resgatares) o que é que acontece com as perdas do fundo do Brasil?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Os activos e passivos de cada Subfundo Absorvido serão transferidos para o Subfundo Absorvente na Data Efectiva. Em troca das respectivas acções de cada Subfundo Absorvido, serão atribuídas automaticamente aos accionistas acções da mesma categoria do Subfundo Absorvente. 

Entenda por troca, como liquidação. Fecho de posição. Encerrar posição. Chame-lhe o que quiser. As posições absorvidas serão as que tiverem representação no indice MSCI EM.

No fundo, resta saber a liquidez com que o fundo fica na hora da absorção, e ver o que da para manter aberto ou fechar de acordo com o peso do brasil no MSCI EM, ate porque o proprio Pictet Emerging markets index vai ter de ser reequilibrado. Como é obvio se o fundo absorvente vai ter um aumento exponencial na exposição ao brasil, vai ter de fechar posições para equilibrar nas restates, de forma a manter o peso e a não ter uma sobre ponderação ao brasil.

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não fizeres nada (não resgatares) o que é que acontece com as perdas do fundo do Brasil?

O que acontece é que apenas cerca de 8% do capital do 5Coroas é mantido no brasil, que é o peso do brasil no MSCI EM. O resto é assumido as perdas pelo gestor, transformado em liquidez e vai ser usado para reequilibrar o Pictet Emerging markets index.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entenda por troca, como liquidação. Fecho de posição. Encerrar posição. Chame-lhe o que quiser. As posições absorvidas serão as que tiverem representação no indice MSCI EM.

Alguém falou em troca? é transferência, conversão, fusão, absorção..no comunicado nada referem quanto a fecho de posições (podem com certeza estarem a mentir (omitindo) mas até prova em contrário, resta-me acreditar no conteudo do comunicado).

Esquece-se porventura que o Pictet EM index, não replica plenamente o MSCI EM; este subfundo tem como objectivo oferecer aos investidores a possibilidade de participar no crescimento dos mercados emergentes, reflectindo a evolução do índice MSCI Emerging Markets, investindo no mínimo dois terços dos seus activos líquidos em títulos que façam parte deste índice.

Assim nada obsta que as posições que não se encontram no MSCI EM, não possam ser transferidas para o Pictet EM index, sendo que muito provavelmente a maioria, se não mesmo todas, das posições do MSCI Brazil já existam no MASCI EM, e talvez seja mesmo por isso que a Pictet não tenha grandes problemas em fundir estes fundos. Penso que no ano passado ou em 2014, já o tinha feito com fundos indexados da zona do Pacifico. Não vejo, porque a Pictet quereria melindrar e afuguentar a clientela com fusões desastrosas face à imensa concorrência existente.

O gestor vai assumir as perdas quer voce queira quer não.

E se estiver com ganhos na altura da fusão? Para onde vão esses ganhos?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interessante a partilha.

Zero, 

Não percebi. Eu não estou investido no Brasil. Mas vamos imaginar que estava.

Então se: 

- eu tivesse investido 5000 no Pictet Brasil; 

- e agora só tivesse 4000 (queda de 20%);

- liquidassem o fundo,

- e me dessem os mesmos 4000 no pictet emerging markets,

eu teria perdido exatamente o quê? Afinal de contas "Que perdas é que eu teria de assumir"?

É que me parece que o valor da carteira fica a ser exatamente o mesmo. Nem sequer terei de declarar nenhuma menos valia, porque eu nada resgatei e dinheiro nenhum me foi creditado na conta à ordem. Ou não é assim? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que acontece é que apenas cerca de 8% do capital do 5Coroas é mantido no brasil, que é o peso do brasil no MSCI EM. O resto é assumido as perdas pelo gestor, transformado em liquidez e vai ser usado para reequilibrar o Pictet Emerging markets index.

Lá está, o Pictet EM não é o MSCI EM - o peso do Brasil no Pictet EM é de 5,4% e não de 8%.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tudo se processa como se, desde o início, tivesses subscrito o Pictet Emerging Markets e o Pictet Brasil não existisse. Se no momento da liquidação do fundo tinhas €2000, ficarás com os mesmos €2000 no novo fundo. Se depois resgatares, logo se vê: se, no momento do resgate, estiveres a ganhar (considerando o valor que investiste ainda no tempo do Pictet Brasil), tens mais valias; se estiveres a perder, tens menos valias.

Ainda não entendi qual é o drama. Aliás, acho até que o Pictet Emerging Markets index será menos volátil  que o Pictet Index Brasil.

Também ainda não percebi de que forma é que isto poderá ser um argumento contra, ou a favor, do Buy and Hold. Eu até acho que o Pictet Brasil (aliás, como todos os emergentes e periféricos) são inapropriados para o Buy and hold e são muito mais eficazes numa estratégia de market timming (tenho uma opinião exatamente ao contrário no que respeita aos mercados desenvolvidos, em que considero que o Buy and hold é muito mais apropriado).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Esquece-se porventura que o Pictet EM index, não replica plenamente o MSCI EM; 

E se estiver com ganhos na altura da fusão? Para onde vão esses ganhos?

Replica em 98.81% das vezes para ser mais exacto... Os ganhos seriam aplicados na mesma ordem % no novo fundo.

Zero, 

Não percebi. Eu não estou investido no Brasil. Mas vamos imaginar que estava.

É que me parece que o valor da carteira fica a ser exatamente o mesmo. Nem sequer terei de declarar nenhuma menos valia, porque eu nada resgatei e dinheiro nenhum me foi creditado na conta à ordem. Ou não é assim? 

As perdas/ganhos são assumidas quando se abre uma posiçao e se fecha a mesma de um determinado ativo. Num fundo ha alguem que faz isso por nós, até porque estes fundos indice são de replicação fisica. Tão simples quanto isso. Na pratica subscrever um fundo é isso, dar autorização para o homem, homens ou maquinas tomarem essa decisão. O momento do resgate é apenas o acumular de todas essas micro decisões que nos materializa esses ganhos ou perdas.

Em linguagem simples e usando o preciosismo do 5 coroas. O gestor vai manter a posição no brasil de 5,4% do Pictet brasil e o restante liquidado e distribuido equitativamente no Pictet EM  como forma de rebalanceamento e assim replicar o indice. Aka o gestor vai assumir as perdas de 94.6% dos activos do Pictet brasil. 

Para quem não liga a nada do que se passa under the hood, é ignorar isto tudo e ser feliz e acreditar na tal .

Lá está, o Pictet EM não é o MSCI EM - o peso do Brasil no Pictet EM é de 5,4% e não de 8%.

Enganei-me o MSCI EM tem 5.46%... o Pictet EM tem 5,4% ... Arredondaste? :D

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Replica em 98.81% das vezes para ser mais exacto... Os ganhos seriam aplicados na mesma ordem % no novo fundo.

As perdas/ganhos são assumidas quando se abre uma posiçao e se fecha a mesma de um determinado ativo. Num fundo ha alguem que faz isso por nós, até porque estes fundos indice são de replicação fisica. Tão simples quanto isso. Na pratica subscrever um fundo é isso, dar autorização para o homem, homens ou maquinas tomarem essa decisão. O momento do resgate é apenas o acumular de todas essas micro decisões que nos materializa esses ganhos ou perdas.

Em linguagem simples e usando o preciosismo do 5 coroas. O gestor vai manter a posição no brasil de 5,4% do Pictet brasil e o restante liquidado e distribuido equitativamente no Pictet EM  como forma de rebalanceamento e assim replicar o indice. Aka o gestor vai assumir as perdas de 94.6% dos activos do Pictet brasil. 

Para quem não liga a nada do que se passa under the hood, é ignorar isto tudo e ser feliz e acreditar na tal .

Resumindo, caso o Zero tenha razão, se não resgatar e estiver com perdas, vou perder dinheiro com a fusão?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Mouro Emprestado

Já sofri na pele a fusão dum ETF do SP 500, noutro ETF igual mas que tinha outro ISIN e estava cotado noutra bolsa.

Mais ou menos-valias? Zerinho.

Tinha uma determinada posição num produto, passei a ter a mesma posição (em valor) noutro produto. É como se nada se tivesse passado.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tinha uma determinada posição num produto, passei a ter a mesma posição (em valor) noutro produto. É como se nada se tivesse passado.

Ok; assim sendo, e mesmo que o Zero esteja certo quanto ao modo como a fusão se dará, não vejo motivos para por em causa o que defendo com receio das consequências das fusões, até porque estas minhas incursões no Brasil, Tailandia, Indonésia, etc, são apenas para market timming, com baixos montantes.

Neste caso, até acho que me vai ser favorável para uma saída mais rápida do esgoto do brasil (ou não, visto que uma eventual saída da Presidenta, subida do petroleo e os Jogos Dopimpicos poderiam acelerar os ganhos)

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pergunto: para o investidor, que relevância tem isto? Não é isto que sucede em todos os fundos de gestão ativa?

Toda a gente sabe que eu, regularmente, faço market timming com o fundo BPI Portugal (por acaso agora não estou investido, mas lá voltarei um dia). Se num determinado dia o gestor do fundo vender as ações todas do BCP, assumindo eventuais menos valias, eu, investidor no BPI Portugal vou-me importar com isso?

Eu quero é saber do valor das Up's! Porque eu, investidor, resgato Up's, não vendo ações! É o valor das Up's que me dá mais ou menos valias! Só indiretamente é que eu poderei beneficiar das mais ou menos valias que o próprio fundo obtém quando vende as ações. Se as outras ações que estão no fundo valorizarem nesse mesmo momento, as Up's do fundo até podem subir de valor apesar das menos valias obtidas com as ações do BCP; e vice versa. 

Por isso, o que é que interessa ao investidor que tenha 5000 euros em UP's do Pictet Brasil e que passe a ter 5000 euros em Up do Emerging markets? Os 5000 euros não valem exatamente o mesmo - 5000 euros? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Enquanto não resgatares, nem perdes, nem ganhas. Não tens menos valias, nem mais valias.  Pelo menos é o que me parece. 

Eu quero é saber do valor das Up's! Porque eu, investidor, resgato Up's, não vendo ações!

Eu disse que tinhas? Eu disse que o fundo vai te-las, e a subscrição de ativos no fundo que vai absorver vai depender do montante liquidado no brasil. Ou seja, o numero de UPs atribuidas do Pictet EM vai ser o resultante da liquidação do Pictet brasil. O que me parece é que para o investidor não interessa nada. Tanto faz se é brasil, se é BPI, ou se é batatas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )