Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Eu fico com a impressão que há malta por aqui que são como uns abutres que só estão à espera (desejam e satisfazem-se com a desgraça dos outros)  que as profecias da desgraça se confirmem para depois virem para aqui afagarem o Ego, dizendo para eles mesmos " eu é que fui esperto por ter saído antes da desgraça"" eu é que fiz bem preferir ganhar uns reles 1%  do que arriscar e ganhar 10% e agora os aventureiros estão a perder 20%", "é bem-feito, por serem ambiciosos""eu é que tinha razão" eu,eu,eu....etc ...não faltam por aí velhos do Restelo.:angry:

Carissimos, se não têm tomates psicologicos para aguentar o risco inerente aos fundos, não se metam neste barco, mas ao menos deixem os que estão dispostos a navegar enfrentando tormentas e mares perigosos em paz. Quem pode, pode. Quem não pode... arreia. 

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Nos últimos dias recuperei cerca de 4%.

Nunca tinha feito um x-ray ao portfólio porque está em mais que uma instituição e porque todos os meses acrescento pequenos montantes, mas aproveitei agora para o fazer e tenho isto:

- 60% acções

- 15% mistos

- 25% obrigações

Os que apresentaram melhor desempenho nestes meses voláteis foram precisamente os mistos - Nordea Stable Return e MFS Prudent Wealth - sendo que o Nordea consegue estar positivo a 3 meses, mesmo com as perdas brutais do início do ano (+0.5% desde inícios de novembro, fantástico). Nem as obrigações tiveram tão bom comportamento como estes fundos.

Os fundos que comprei em Fevereiro estão todos no verde... excepto obrigações... :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu fico com a impressão que há malta por aqui que são como uns abutres que só estão à espera (desejam e satisfazem-se com a desgraça dos outros)  que as profecias da desgraça se confirmem para depois virem para aqui afagarem o Ego, dizendo para eles mesmos " eu é que fui esperto por ter saído antes da desgraça"" eu é que fiz bem preferir ganhar uns reles 1%  do que arriscar e ganhar 10% e agora os aventureiros estão a perder 20%", "é bem-feito, por serem ambiciosos""eu é que tinha razão" eu,eu,eu....etc ...velhos do Restelo.:angry:

Carissimos, se não têm tomates psicologicos para aguentar o risco inerente aos fundos, não se metam neste barco, mas ao menos deixem os que estão dispostos a navegar enfrentando tormentas e mares perigosos em paz. Quem pode, pode. Quem não pode... arreia. 

Que interessa o que os outros dizem? E se dissessem que deverias investir e que a tua estratégia era a melhor, a tua opinião, sobre eles, mudava?

Eu por acaso até tenho opinião contrária. Gosto muito daqueles que anunciam a catástrofe. Gosto do medo e do pânico generalizado. A euforia é que me mete medo... 

Editado por atlas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nos ultimos 3 dias  recuperei  10%  das minhas perdas (1100euros);) e os mercados continuam, por agora, no bom caminho, pelo que nada impossibilita que esses dantescos 15,16, 18% sejam alcançados brevemente.

11 000€ euros de perdas??? Ai valente, isso a mim dava para perder o sono...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

1 100€!!! :D:D:D, mas eu não me importava de estar a perder 11 000€!!!

Fiquei confuso, pensei que 1100€ fossem 10% das perdas.

Isso pode ser interpretado de duas formas, ou estas a perder bastante mais, ou se estiveres como eu, nao te importavas de perder isso porque era sinal que tinhas uma carteira bem mais recheada.:D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Fiquei confuso, pensei que 1100€ fossem 10% das perdas.

Isso pode ser interpretado de duas formas, ou estas a perder bastante mais, ou se estiveres como eu, nao te importavas de perder isso porque era sinal que tinhas uma carteira bem mais recheada.:D

Estava a perder 23% relativamente ao total investido. Recuperei 10% desses 23%, passando para 13% de perdas. Esses 10% recuperados corresponderam a 1100 euros.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava a perder 23% relativamente ao total investido. Recuperei 10% desses 23%, passando para 13% de perdas. Esses 10% recuperados corresponderam a 1100 euros.

Eu estava com perdas de 3% relativamente ao total do dinheiro investido e ja me estava a torcer todo.

Embora talvez tenhamos diferentes opinioes do que sao investimentos, porques esses 3% inclui "cash reserves" e certificados de aforro por exemplo. Basicamente 3% do patrimonio. 

O que mais custou foi ver ganhos de varios anos se evaporarem em poucos meses.

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu estava com perdas de 3% relativamente ao total do dinheiro investido e ja me estava a torcer todo.

Embora talvez tenhamos diferentes opinioes do que sao investimentos, porques esses 3% inclui "cash reserves" e certificados de aforro por exemplo. Basicamente 3% do patrimonio. 

O facto de eu e a Maria5coroas termos empregos relativamente seguros, uma familia que nos pode deitar a mão num aperto, de sermos frugais (eu mais), de ver o dinheiro como um meio e não um fim em si (não sou entesourador/coleccionador de dinheiro), de saber que consigo ser feliz mesmo possuindo pouco, e de estar plenamente ciente das particularidades naturalmente inerentes aos fundos de investimento, dão-me a serenidade necessária para aguentar estoicamente sem perder preciosas horas de sono que me fazem tanta falta. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com 3% estavas a torcer-te todo?

Então bem podes tratar de fazer contorcionismo, pois bem vais precisar neste tipo de investimentos :D:lol:

Quem na última semana voltou a colocar ou juntou mais carne no assador, teve boas brasas em 4 dias, mas agora a chama começa a fraquejar e carne pode ficar mal passada. :D:ph34r:

Eu paguei para ver, pois nada indicava que a recuperação estava de volta aos mercados.

Bons investimentos e bom fim de semana.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

O facto de eu e a Maria5coroas termos empregos relativamente seguros, uma familia que nos pode deitar a mão num aperto, de sermos frugais (eu mais), de ver o dinheiro como um meio e não um fim em si (não sou entesourador/coleccionador de dinheiro), de saber que consigo ser feliz mesmo possuindo pouco, e de estar plenamente ciente das particularidades naturalmente inerentes aos fundos de investimento, dão-me a serenidade necessária para aguentar estoicamente sem perder preciosas horas de sono que me fazem tanta falta. 

Já aqui refletimos sobre este assunto, que é mais do foro "idiossincrático" do que financeiro. É curioso verificarmos, perante uma mesma realidade, como reagem as pessoas. Por exemplo, vemos aqui um Helder "a torcer-se todo" e um 5coroas cheio de "serenidade"... Sem dúvida que a diversidade do espírito humano é a sua principal riqueza. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acredito que nao escreveu isso, para me ofender. Mas deixa no ar, que eu por me contorcer sou oposto de si, ou seja entesourador.

A razao do meu contorcer, nao foram 3% de perdas. Mas sim quase 15% de perdas pico a pico. O que até pode nem parecer muito, mas quando construi a minha carteira , fiz-lo com a conciencia que poderia um dia perder até 20% do capital. Mas uma coisa é saber ao que me estava a expor, outra é sentir pela primeira vez o dinheiro a desaparecer. 

A principal razao para o meu contorcer é a mesma razao porque um criança chora quando lhe tiram um chupa-chupa que lhe acabaram de dar. A criança começa e acaba sem o chupa-chupa, por isso nao esta nem pior nem melhor do que quando começou. Mas o facto de lhe terem tirado o chupa-chupa que  lhe tinham oferecido deixa-a angustiada. Tal como eu que perdi os ganhos de  2014 e 2015. 

Nao quero com isto que pensem que nao li bastante e nao me preparei para os investimentos que fiz. Apenas senti mais as perdas do que esperava, Talvez seja   mais delicado ou apenas uma flor de estufa. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acredito que nao escreveu isso, para me ofender. Mas deixa no ar, que eu por me contorcer sou oposto de si, ou seja entesourador.

A razao do meu contorcer, nao foram 3% de perdas. Mas sim quase 15% de perdas pico a pico. O que até pode nem parecer muito, mas quando construi a minha carteira , fiz-lo com a conciencia que poderia um dia perder até 20% do capital. Mas uma coisa é saber ao que me estava a expor, outra é sentir pela primeira vez o dinheiro a desaparecer. 

A principal razao para o meu contorcer é a mesma razao porque um criança chora quando lhe tiram um chupa-chupa que lhe acabaram de dar. A criança começa e acaba sem o chupa-chupa, por isso nao esta nem pior nem melhor do que quando começou. Mas o facto de lhe terem tirado o chupa-chupa que  lhe tinham oferecido deixa-a angustiada. Tal como eu que perdi os ganhos de  2014 e 2015. 

Nao quero com isto que pensem que nao li bastante e nao me preparei para os investimentos que fiz. Apenas senti mais as perdas do que esperava, Talvez seja   mais delicado ou apenas uma flor de estufa. :D

Quando me referi ao entesouramento não me estava a dirigir especificamente a si ou a alguém em concreto; apenas mencionei essa qualidade porque é uma das que nos podem mais angustiar por causa do dinheiro. É muito fácil cair no vicio da avareza, e como qualquer vicio, a perda (mesmo que temporária ) do objecto desejado, gera um tremendo sofrimento.

Compreendo totalmente o seu contorcionismo; é perfeitamente natural e humano sentir esse tipo de emoções visto que surgem independentemente da nossa vontade face a um perigo, perda ou ameaça real ou imaginário; a questão central é como lidamos com elas. Penso que com este tipo de experiências negativas, ou aprendemos a resistir impondo a razão às emoções (saber dominar as emoções é uma arte que requer permanente esforço mental), ou capitulamos, reconhecendo humildemente que este tipo de incerteza e angustia não é para nós. Embora já seja um chavão, concordo com a expressão "aquilo que não me mata, torna-me mais forte" do Nietzsche, ou seja retirar força, animo e resiliência das experiências mais dolorosas em vez de fraquejarmos perante o infortúnio.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que eu aprendi com o passar do tempo, nisto dos investimentos, é que os sentimentos nao sao nada simétricos. Uma perda de 1000€ tem um impacto psicologico muito superior  um ganho de 1000€.

Chama-se a isto aversao à perda, e nao se aplica apenas a mim, é um fenomeno bem documentado.

Algo dificil de explicar e que temos em comum com os macacos (experiencias ja realizadas) é que somos bastante irracionais a analizar perdas. Esta é uma das  razoes porque uma grande parte da populaçao prefere produtos de baixo rendimento a investimentos,  porque preferem pequenos ganhos a ter uma possivel perda, mesmo que para isso abram mao da possibilidade de maiores ganhos.  Algo que é irracional do ponto de vista analitico, mas para muita gente faz todo o sentido nao investir porque existe risco de perda.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que eu aprendi com o passar do tempo, nisto dos investimentos, é que os sentimentos nao sao nada simétricos. Uma perda de 1000€ tem um impacto psicologico muito superior  um ganho de 1000€.

Chama-se a isto aversao à perda, e nao se aplica apenas a mim, é um fenomeno bem documentado.

Algo dificil de explicar e que temos em comum com os macacos (experiencias ja realizadas) é que somos bastante irracionais a analizar perdas. Esta é uma das  razoes porque uma grande parte da populaçao prefere produtos de baixo rendimento a investimentos,  porque preferem pequenos ganhos a ter uma possivel perda, mesmo que para isso abram mao da possibilidade de maiores ganhos.  Algo que é irracional do ponto de vista analitico, mas para muita gente faz todo o sentido nao investir porque existe risco de perda.

Penso que o objetivo final de todos é aumentar o património. Logo é normal que momentos em que se perde valor, mesmo que temporáriamente, causem uma certa frustração e sensação de retrocesso.

Não invisto em fundos e outros ativos que não me permitam determinar à partida quantoquando irei ganhar, exatamente por isso. Gosto de ver o património em constante subida e saber quando os investimentos terminam. Não é tanto pela questão do risco, pois tenho certificados do tesouro e obrigações para manter até à maturidade.

Isto é apenas o meu ponto de vista, não uma crítica ou regozijo com as desvalorizações que alguns colegas enfrentam no momento. Desejo-vos coragem e sorte.

Editado por JRJordao
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

.

Se fores um investidor de longo prazo, não ganhaste nem perdeste nada até ao momento. Na altura do resgate, logo se vê.

Se estás a fazer market timming e resgataste, então aí tens de repensar a tua estratégia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se fores um investidor de longo prazo, não ganhaste nem perdeste nada até ao momento. Na altura do resgate, logo se vê.

Se estás a fazer market timming e resgataste, então aí tens de repensar a tua estratégia.

Eu nao partilho desse ponto de vista. Tudo tem um valor, e quando as coisas perdem valor, eu perco dinheiro. Isso seria o mesmo que dizer que o meu carro nao perdeu valor desde que o comprei, porque ainda nao decidi vende-lo. 

Um colega meu investiu no BCP no seu auge e viu o seu dinheiro ser vaporisado. Eu nao acredito que ele olhe para as poucas centenas  de euros que restam dos milhares investidos e pense que ainda nao perdeu porque so vai perder quando vender.

Sao diferentes perspectivas sobre os investimentos, e eu preferia ter a sua e conseguir ignorar estas flutuaçoes de 20% dos mercados.

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu nao partilho desse ponto de vista. Tudo tem um valor, e quando as coisas perdem valor, eu perco dinheiro. Isso seria o mesmo que dizer que o meu carro nao perdeu valor desde que o comprei, porque ainda nao decidi vende-lo. 

Um colega meu investiu no BCP no seu auge e viu o seu dinheiro ser vaporisado. Eu nao acredito que ele olhe para as poucas centenas  de euros que restam dos milhares investidos e pense que ainda nao perdeu porque so vai perder quando vender.

Sao diferentes perspectivas sobre os investimentos, e eu preferia ter a sua e conseguir ignorar estas flutuaçoes de 20% dos mercados.

O que se está a falar é em materializar as perdas ou os ganhos.

Tu não perdes efetivamente algo se não venderes.

O carro é um bem que desvaloriza é certo mas tu só vais materializar a perda se o venderes, se não fizeres nada não perdes nem ganhas. O mesmo com uma casa só vais ganhar ou perder dinheiro quando a venderes.

Os investimentos é a mesma coisa, só perdes ou ganhas mesmo quando resgatas entretanto são ganhos e perdas virtuais.

Muita gente diz "estou a perder x% nem consigo dormir" eu acho que esse pensamento só vem porque existe um medo ou incerteza interior que mais cedo ou mais tarde se pode a vir a precisar do dinheiro. Se houvesse 100% a certeza que não se iria precisar do dinheiro acho que esse desconforto iria desaparecer.

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hélder Silva mas há uma diferença entre um carro e um investimento, neste caso fundos, um caro desvaloriza SEMPRE, a não ser que seja algum carro exclusivo e se mantenham até aos 20 anos para se tornar um clássico, e aí talvez ainda valha alguma coisa, um fundo no entanto a qualquer momento valoriza.

pauloguia, mas há diferenças substanciais entre acções e fundos, verdade que os fundos, como é óbvio, seguem os mercados, mas foram concebidos para caírem menos e subirem menos que as acções, concordaria contigo na perspectiva nas acções, se o dinheiro não me faz falta atirá-lo pela janela ou investir em acções é igual, em fundos não penso dessa forma, a bolsa por vezes não deixa de ser um jogo onde somos intervenientes directos, um fundo não, temos alguém a gerir o mesmo por nós, que mesmo ganhando rios de dinheiro de comissões não quererá de todo que os clientes percam dinheiro e o fundo acabe, as acções são sempre investimentos de risco, não existe á partida uma acção mais defensiva ou agressiva, nos fundos podes escolher onde queres estar, em que categoria, com exposição Y ou X, e o risco que queres incorrer.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O meu objetivo final é viver a vida... ter dinheiro para o fazer é (ou devia ser) só um meio :)

Pessoalmente, todo o dinheiro que invisto em ações, fundos, etc, penso sempre da mesma maneira - se eu atirar este dinheiro pela janela fora, faz-me falta?

Claro. Referia-me ao objectivo dos investimentos, não da vida. :)

Algum dia que decidas atirar dinheiro pela janela, avisa! ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O que se está a falar é em materializar as perdas ou os ganhos.

Tu não perdes efetivamente algo se não venderes.

O carro é um bem que desvaloriza é certo mas tu só vais materializar a perda se o venderes, se não fizeres nada não perdes nem ganhas. O mesmo com uma casa só vais ganhar ou perder dinheiro quando a venderes.

Os investimentos é a mesma coisa, só perdes ou ganhas mesmo quando resgatas entretanto são ganhos e perdas virtuais.

Muita gente diz "estou a perder x% nem consigo dormir" eu acho que esse pensamento só vem porque existe um medo ou incerteza interior que mais cedo ou mais tarde se pode a vir a precisar do dinheiro. Se houvesse 100% a certeza que não se iria precisar do dinheiro acho que esse desconforto iria desaparecer.

Eu gosto de exemplos exagerados mas claros. Se eu tiver  um acidente de carro com culpa e o  nao tiver seguro contra danos proprios, tenho que pagar a reparaçao do meu carro. Perdi, dinheiro, quer repare o carro ou nao. Nao é no momento de pagar o reparo que eu perco dinheiro, é sim no momento em que tive o acidente, porque foi ai que a viatura perdeu valor.

Com os fundos é a mesma coisa, eu perco dinheiro quando um fundo desce em valor e ganho dinheiro quando ele sobe. Nao é quando se vende que as perdas ocorrem, mas sim quando as quedas ocorrem. Ou acha que os acionistas do BCP ainda acham que as perdas sao virtuais?

Sao diferentes perspectivas. Em relaçao aos investidores de longo prazo nao se precisarem de preocupar muito com as oscilaçoes do mercado, se fizerem testes historicos vao reparar que quem investe e apanha grandes quedas nos primeiros anos, têm retornos muito menores que quem apanha 3 ou 4 anos fantasticos no inicio. Por isso, estas quedas abruptas terao efeitos bem reais nos retornos. Podem nao ser perdas reais, mas sao bem possivelmente retornos menores, mesmo num futuro longinquo.

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )