Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Porque preferes esse David?

É mais algo pessoal do que outra coisa, são fundos diferentes mas com performances parecidas, mesmo em termos de rácios, mas gosto mais do Eurizon porque é um fundo que aposta em empresas grandes de consumo, o Pionner mais virado para as tecnologias, e eu penso sempre que as pessoas precisam de comer... :) como vês o fundos têm também todo o seu lado pessoal :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho uma visão mais conservadora e ainda me estou a iniciar no mundo dos fundos mas para já estava a distribuir por estes 3 fundos:

Espírito Santo Obrigações Europa

Millennium Liquidez FI Aberto Tesouraria

Amundi F Equity Thailand SU (neste está apenas uma pequeníssima parte, estou a pensar trocar por um fundo de acções europeias)

A minha questão é, devo tentar equilibrar as coisas e investir em 3 fundos diferentes (tesouraria, obrigações e acções em igual modo de forma a tentar reduzir o risco) ou devo ter outro tipo de abordagem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

quem aguenta(que remédio) com o Gaspar aguenta tudo. LoooL

Ainda bem que não me expus em maior % de acções na última semana e optei por cautelismo.

Obrigado David

E hoje as bolsas negoceiam em alta...são sempre decisões complicadas :) :) como disse atrás o Obrigações Europa perdeu perto de 2% em 2 dias, mais do que alguns fundos de acções que estão na 1ª página...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu tenho uma visão mais conservadora e ainda me estou a iniciar no mundo dos fundos mas para já estava a distribuir por estes 3 fundos:

Espírito Santo Obrigações Europa

Millennium Liquidez FI Aberto Tesouraria

Amundi F Equity Thailand SU (este está apenas uma pequeníssima parte, estou a pensar trocar por um fundo de acções europeias)

A minha questão é, devo tentar equilibrar as coisas e investir em 3 fundos diferentes (tesouraria, obrigações e acções em igual modo de forma a tentar reduzir o risco) ou devo ter outro tipo de abordagem?

É uma estratégia, estar exposto a 3 categorias diferentes em 3 fundos, agora é veres aquele em que queres perder menos, não é o que queres ganhar mais :) e colocares um peso maior nesse, colocar o mesmo peso em todos talvez não seja uma boa ideia...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É uma estratégia, estar exposto a 3 categorias diferentes em 3 fundos, agora é veres aquele em que queres perder menos, não é o que queres ganhar mais :) e colocares um peso maior nesse, colocar o mesmo peso em todos talvez não seja uma boa ideia...

Obrigado pela resposta. Sendo mais conservador então vou distribuir de forma a ter a maior percentagem no fundo de tesouraria e a menor no fundo de acções. (Algo tipo 60%-30%-10%)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

De todos de obrigaçoes quais aconselham mais que arrisque mais um pouco ? precisava de uns 2/3 para entrar agora ... e talvez um de acções o que aconselham entrar agora? Biotecnologia nada? dentro da biotecnologia qual aconselham mais?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para relembrar para quem possa andar distraido:  ;D

Um fundo pode ir à falência?  No que respeita aos fundos é necessário ter em conta dois aspetos bastante diferentes. Por um lado, os fundos de investimento tal como existem não podem falir. Por outro, existe o risco de o investidor não obter o rendimento esperado, podendo até perder uma parte considerável do capital investido.

Quanto ao primeiro tipo de risco, as normas estabelecidas para o funcionamento dos fundos são muito restritivas, de forma a precaver situações que possam pôr em risco o dinheiro dos subscritores.

• Os fundos de investimento possuem um património autónomo, que pertence aos subscritores das unidades de participação. Isto significa que o dinheiro investido não pode ser utilizado, em caso algum, para pagar dívidas da sociedade gestora.
    • Quando uma empresa abre falência, isso significa que não conseguiu pagar as suas dívidas. No caso dos fundos, a lei condiciona bastante o endividamento. Um fundo só pode endividar-se temporariamente e, mesmo assim, não o pode fazer em montantes superiores a 10% do valor global do fundo, no caso de fundos abertos, e de 20%, para os fechados.
    • Os fundos não podem garantir empréstimos de terceiros. Portanto, nenhum fundo pode comprometer-se a pagar dívidas de empresas.
    • Os fundos não podem fazer vendas a descoberto, ou seja, vender títulos que, na realidade, não possuem.
    • Os títulos adquiridos pelo fundo são depositados normalmente num banco, que tem a missão de controlar o desenrolar das operações. Os gestores, por exemplo, serão impedidos de registar, em seu nome, títulos do fundo.
    • Apesar de altamente improvável, mesmo que haja falência do depositário e o investidor não consiga reaver o dinheiro investido, existe ainda o Sistema de Indemnização ao Investidor que protege o património aplicado em fundos até ao valor máximo de 25 000 euros.

Pela sua natureza, a sociedade gestora ou o banco depositário podem falir, mas nunca o próprio fundo. Mas isso não significa que o fundo não possa perder valor e que, por esse motivo, o investidor se arrisque a perder parte do dinheiro aplicado. Ao investirem em depósitos, ações, obrigações, unidades de participação de outros fundos, etc., os fundos estão sujeitos às flutuações de valor dessas aplicações. Por exemplo, um fundo de ações tem muito maior probabilidade de ganhar/perder valor do que um fundo monetário euro, cuja política de investimento dá preferência aos depósitos.

in DECO PRO TESTE INVEST

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E hoje as bolsas negoceiam em alta...são sempre decisões complicadas :) :)  como disse atrás o Obrigações Europa perdeu perto de 2% em 2 dias, mais do que alguns fundos de acções que estão na 1ª página...

Qual o motivo aparente para tal queda? Chipre?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual o motivo aparente para tal queda? Chipre?

Eu acho que tem haver com Chipre que meteu "os mercados" muito nervosos e fez disparar os juros das obrigações de Tesouro de vários países (como Portugal e Grécia, p.ex.). Em todo o caso os fundos de Obrigações são investimentos a longo prazo e ainda é cedo para "panicar" com estas quebras de rendimento, na minha opinião.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para relembrar para quem possa andar distraido:  ;D

Um fundo pode ir à falência?  No que respeita aos fundos é necessário ter em conta dois aspetos bastante diferentes. Por um lado, os fundos de investimento tal como existem não podem falir. Por outro, existe o risco de o investidor não obter o rendimento esperado, podendo até perder uma parte considerável do capital investido.

Quanto ao primeiro tipo de risco, as normas estabelecidas para o funcionamento dos fundos são muito restritivas, de forma a precaver situações que possam pôr em risco o dinheiro dos subscritores.

• Os fundos de investimento possuem um património autónomo, que pertence aos subscritores das unidades de participação. Isto significa que o dinheiro investido não pode ser utilizado, em caso algum, para pagar dívidas da sociedade gestora.
    • Quando uma empresa abre falência, isso significa que não conseguiu pagar as suas dívidas. No caso dos fundos, a lei condiciona bastante o endividamento. Um fundo só pode endividar-se temporariamente e, mesmo assim, não o pode fazer em montantes superiores a 10% do valor global do fundo, no caso de fundos abertos, e de 20%, para os fechados.
    • Os fundos não podem garantir empréstimos de terceiros. Portanto, nenhum fundo pode comprometer-se a pagar dívidas de empresas.
    • Os fundos não podem fazer vendas a descoberto, ou seja, vender títulos que, na realidade, não possuem.
    • Os títulos adquiridos pelo fundo são depositados normalmente num banco, que tem a missão de controlar o desenrolar das operações. Os gestores, por exemplo, serão impedidos de registar, em seu nome, títulos do fundo.
    • Apesar de altamente improvável, mesmo que haja falência do depositário e o investidor não consiga reaver o dinheiro investido, existe ainda o Sistema de Indemnização ao Investidor que protege o património aplicado em fundos até ao valor máximo de 25 000 euros.

Pela sua natureza, a sociedade gestora ou o banco depositário podem falir, mas nunca o próprio fundo. Mas isso não significa que o fundo não possa perder valor e que, por esse motivo, o investidor se arrisque a perder parte do dinheiro aplicado. Ao investirem em depósitos, ações, obrigações, unidades de participação de outros fundos, etc., os fundos estão sujeitos às flutuações de valor dessas aplicações. Por exemplo, um fundo de ações tem muito maior probabilidade de ganhar/perder valor do que um fundo monetário euro, cuja política de investimento dá preferência aos depósitos.

in DECO PRO TESTE INVEST

Quer isso dizer que na prática existe garantia de liquidez até 25 000 euros por investidor? Como nos depósitos existe (será? :) ) o Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) que garante 100 000 euros por depositante e por banco. Não sei se esse mecanismo funcionaria na prática até porque o próprio FGD não funciona assim tão bem (caso BPN, poucos são os que conseguiram reaver os seus depósitos).

Portanto é correcto pensar que os Fundos de Investimento acabam por ser mais seguros que um depósito a prazo visto que estes últimos dependem do banco (se falir, bye bye dinheiro mesmo com FGD) e os FI serem independentes do banco? Isto no que toca a falência de bancos.

No que diz respeito a rendimentos os FIs têm os riscos conhecidos mas também é fácil resgatar o dinheiro se acharmos que perdemos mais que o que pretendíamos e que a evolução do fundo não é favorável.

Estarei a pensar bem?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quer isso dizer que na prática existe garantia de liquidez até 25 000 euros por investidor? Como nos depósitos existe (será? :) ) o Fundo de Garantia de Depósitos (FGD) que garante 100 000 euros por depositante e por banco. Não sei se esse mecanismo funcionaria na prática até porque o próprio FGD não funciona assim tão bem (caso BPN, poucos são os que conseguiram reaver os seus depósitos).

Portanto é correcto pensar que os Fundos de Investimento acabam por ser mais seguros que um depósito a prazo visto que estes últimos dependem do banco (se falir, bye bye dinheiro mesmo com FGD) e os FI serem independentes do banco? Isto no que toca a falência de bancos.

No que diz respeito a rendimentos os FIs têm os riscos conhecidos mas também é fácil resgatar o dinheiro se acharmos que perdemos mais que o que pretendíamos e que a evolução do fundo não é favorável.

Estarei a pensar bem?

É quase a minha opinião, sei que é dificil de dizer assim de caras que um fundo é mais seguro que um DP, eu apenas sei que ter dinheiro em DPs posso perder todo o capital se o banco for á falência, um DP é um empréstimo ao banco, existe o FGD sim senhor, mas...e parece que com isto do Chipre ficou provado que a qualquer momento podem vir a dizer "agora o meu amigo fica com menos 10% que tem no DP", algo que num fundo não sei se será possivel, um fundo é autónomo, onde participamos ( dai o nome Unidades de Participação) num bolo que é nosso, a fatia desse bolo é nosso, e com todas as restrições existentes nesse bolo apenas a padaria e o pasteleiro podem falir ou ir-se embora :) e isso a acontecer basta transferir para outra padaria, num DP, como é um produto balanço de banco, a coisa é bem mais complicada.

A questão dos 25 000€, o objectivo é funcionar como o FGD, mas tem algumas restrições, convém ler :) mas preocupa-me mais os 100 000€ do FGD dos que estes 25 000€ :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David não consideras haver melhores fundos investidos em água ... este não está muito abaixo do que alguns deles têm conseguido? Abraço

Não vejo nenhum melhor que este, queres especificar? pelo menos falo na oferta do banco Best, é o único sitio onde vejo os fundos...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tb recebi o email e hoje estive a reforçar a carteira e tive mesmo para acrescentar este mas não acrescentei fica para a próxima ...

O Obrigacoes Europa já está a recuperar no dia de hoje, mas não se pode estar a contar com a promoção de 2012 ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )