Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Gostava de vos pedir feedback sobre a carteira 30/70 (obrigações/acções) que estou a construir.

XRay da carteira: http://mab.to/LZLIT53AD 

Parece-me bem, equilibrada e diversificada, agora depende se a colocas menos ou mais agressiva consoante o peso que vais dar a cada fundo, e dependendo da tua idade e objectivos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me bem, equilibrada e diversificada, agora depende se a colocas menos ou mais agressiva consoante o peso que vais dar a cada fundo, e dependendo da tua idade e objectivos.

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R15,00%
    Pictect Water EUR Acc9,22%
    BGF Global SmallCap E2 (EUR)12,50%
    MFS Meridian Europ Value A1 EUR7,50%
    MFS Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc12,50%
    NB Obrigações Europa FI Acc10,90%
    Nordea-1 European Cross Credit E EUR5,00%
    Nordea-1 Stable Return Fund E EUR5,00%
    MFS Meridian Funds - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc22,38%

A ideia é o médio/longo prazo, já que ainda tenho < 30.

Obrigado pelo feedback :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R15,00%
    Pictect Water EUR Acc9,22%
    BGF Global SmallCap E2 (EUR)12,50%
    MFS Meridian Europ Value A1 EUR7,50%
    MFS Meridian Glbl Equity A1 EUR Acc12,50%
    NB Obrigações Europa FI Acc10,90%
    Nordea-1 European Cross Credit E EUR5,00%
    Nordea-1 Stable Return Fund E EUR5,00%
    MFS Meridian Funds - Global Total Return Fund Class A1 EUR Acc22,38%

A ideia é o médio/longo prazo, já que ainda tenho < 30.

Obrigado pelo feedback :D

Qual o critério utilizado para escolher estes fundos de acçoes? Por exemplo, qual a razao para dar mais peso ao Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R relativamente aos outros fundos? 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nesta fase do campeonato, as percentagens foram escolhidas tendo em conta os seus mínimos de subscrição e distribuição quer geográfica quer sectorial ( aproximadamente 25 % cyclical, 25% sensitive, 50% defensive) e sendo este fundo praticamente focado em consumo: http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04EZQ&tab=3

e ter tido um bom comportamento a 10 anos (incluindo a crise de 2008) pareceu-me uma boa escolha.

Uma pormenor que reparei ao analisar os fundos de acções da minha carteira é que estou exposto (se não me engano) em 3 deles à Nestle.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Jose Carro (visitante)

Vale o que vale, tal como o RBS dizia também outras coisas menos boas no inicio do ano....

JP Morgan recomenda privilegiar as acções face às obrigações

Os receios em torno do crescimento económico mundial, que tanta preocupação tem gerado entre os investidores, não têm razão de ser. Esta é a convicção do JP Morgan que num seminário com clientes, realizado ontem em Lisboa, considerou que os mercados já estão a descontar uma recessão global que não se deverá confirmar, defendendo ser um bom momento para investir em acções apesar da volatilidade. Neste contexto, o mercado europeu mantém-se no topo das preferências do banco norte-americano. 

http://economico.sapo.pt/noticias/jp-morgan-recomenda-privilegiar-as-accoes-face-as-obrigacoes_242872.html

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Einá! Entao já só falta recuperar quanto? 15, 16, 18%? :P

Nos ultimos 3 dias  recuperei  10%  das minhas perdas (1100euros);) e os mercados continuam, por agora, no bom caminho, pelo que nada impossibilita que esses dantescos 15,16, 18% sejam alcançados brevemente.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nos ultimos 3 dias  recuperei  10%  das minhas perdas (1100euros);) e os mercados continuam, por agora, no bom caminho, pelo que nada impossibilita que esses dantescos 15,16, 18% sejam alcançados brevemente.

já recuperaste 10%?

Acho que já escreveste por aqui e/ou mencionaste algo sobre a exposição da tua carteira, mas recuperar 10% em 3 dias, todos os teus fundos teriam que ter recuperado mais de 3% em cada um dos dias. Se assim for acertaste nos alvos todos com um tiro. :D

Eu com exposição +/- 65/35, Ações/Obrigações só recuperarei 3,2% (ainda faltam actualizar bastantes fundos com base aos dados de ontem, mas não deve passar os 3,8%, max 4%).

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

já recuperaste 10%?

Acho que já escreveste por aqui e/ou mencionaste algo sobre a exposição da tua carteira, mas recuperar 10% em 3 dias, todos os teus fundos teriam que ter recuperado mais de 3% em cada um dos dias. Se assim for acertaste nos alvos todos com um tiro. :D

Eu com exposição +/- 65/35, Ações/Obrigações só recuperarei 2,7% (ainda faltam actualizar bastantes fundos com base aos dados de ontem, mas não deve passar os 3,5%, max 4%).

Estava a perder 23% na ultima sexta feira. Hoje (e ainda sem todas as actualizações positivas do dia de ontem) estou a perder 13%. A minha carteira é 97% fundos de acções (alguns dos quais hard-core como Brasil, Russia, China, Indonesia, Bio e Health).

Acertei ao reforçar o Japão quando bateu no fundo na semana passada e já estou a lucrar com essa aposta.O Pictet index Japan galgou de 95,50eur para 105,19 neste ultimos dias.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Até uma estação generalista já faz previsões de mercado. Sim senhores... 

É só profetas.

Não é a estação, é um analista com 20 anos de mercados.

https://www.linkedin.com/in/marco-silva-4b941351

Vale o que vale, mas o que ele diz são factos. Cabe a cada um fazer a analise.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não fosse os EUA divulgar ás 16h os stocks de petróleo e acabávamos com mais 1 dia no verde na Europa :D:D sendo assim é como o outro diz, não dá duas de seguida ( mercado no verde entenda-se ) :D

Não vale a pena seguir noticias de catástrofes, porque a existir uma catástrofe ela vem e sem previsões, foi assim em todas as outras, à que aproveitar algumas oportunidades e pronto, até mesmo fazer novas alocações, exposição a outros sectores por exemplo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estava a perder 23% na ultima sexta feira. Hoje (e ainda sem todas as actualizações positivas do dia de ontem) estou a perder 13%. A minha carteira é 97% fundos de acções (alguns dos quais hard-core como Brasil, Russia, China, Indonesia, Bio e Health).

Acertei ao reforçar o Japão quando bateu no fundo na semana passada e já estou a lucrar com essa aposta.O Pictet index Japan galgou de 95,50eur para 105,19 neste ultimos dias.

Mesmo assim é uma excelente recuperação. Têm que ser fundos muitíssimo voláteis para dar essas %.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Vale o que vale, mas o que ele diz são factos. Cabe a cada um fazer a analise.

Factos? Acha mesmo que este analista tem acesso ao que realmente se passa nos bancos / mercados? Do que ouvi pouco se aproveita. Aliás muito do que disse é apenas mais uma repetição do que eu o tenho ouvido/lido desde à uma porrada de anos. Pareceu-me uma analise fast-food, com um acentuado palavreado mediático-catastrofista, com pouca fundamentação.

Editado por 5coroas
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Factos? Acha mesmo que este analista tem acesso ao que realmente se passa nos bancos / mercados? Do que ouvi pouco se aproveita. Aliás muito do que disse é apenas mais uma repetição do que eu o tenho ouvido/lido desde à uma porrada de anos. Pareceu-me uma analise fast-food, com um acentuado palavreado mediático-catastrofista, com pouca fundamentação.

Na América isso tem um nome: Attention-whore.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se não fosse os EUA divulgar ás 16h os stocks de petróleo e acabávamos com mais 1 dia no verde na Europa :D:D sendo assim é como o outro diz, não dá duas de seguida ( mercado no verde entenda-se ) :D

Safaram-se os asiáticos; parece que os festejos do novo ano chinês fizeram bem às bolsas orientais.:) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )