Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Leitura recomendada a quem pensava que nos investimentos de risco, só se ganhava dinheiro. E agora que estão a perder, estão "arrasca" e querem sair, com perdas:

Accepting the Uncertainty of Our Financial Life

One way this fear manifests itself in our investments is when we make hasty or rash decisions based upon cataclysmic market forecasts, like the one this year from RBS suggesting that people sell everything in their portfolios except high quality bonds.

In spite of the abundance of evidence that proves that market forecasts are often wrong and lead individuals to make decisions that hurt them over the long run, we still embrace and act on them. We do something that we knowis a bad idea just to eliminate that feeling of uncertainty. Selling when your portfolio is down 20 percent — we know that’s a bad idea. But we prefer the negative outcome of locking in those losses because it’s certain.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

E nao haverá por ai nenhum fundo que possa aproveitar bem a (possivel, mas mais que provavel) recuperacao do petroleo?

Qualquer fundo de paises produtores pode vir a aproveitar bem as subidas do petroleo; todavia " a mão invisivel" dos mercados pode fazer com que isto não seja assim tão certo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Leitura recomendada a quem pensava que nos investimentos de risco, só se ganhava dinheiro. E agora que estão a perder, estão "arrasca" e querem sair, com perdas:

Accepting the Uncertainty of Our Financial Life

Isto é o mesmo que: "vou-me matar, porque saber que a qualquer momento posso vir a morrer, é-me dolorosamente insuportável."

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qualquer fundo de paises produtores pode vir a aproveitar bem as subidas do petroleo; todavia " a mão invisivel" dos mercados pode fazer com que isto não seja assim tão certo.

Referia-me a qualquer coisa muito mais directa, como um fundo que invista maioritariamente em empresas da area petrolifera ou coisa assim...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isto é o mesmo que: "vou-me matar, porque saber que a qualquer momento posso vir a morrer, é-me dolorosamente insuportável."

E, sabendo que vou morrer, sofro em agonia até essa altura, pelo que prefiro acabar já com o meu sofrimento. É um pouco de eutanásia financeira, mas a metáfora é bem conseguida. :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Calma pessoal :D

2 dias consecutivos bem verde é bom sinal, mas não devemos entrar em euforia...para já ;)

Os melhores dois dias consecutivos no STOXX600 desde 2011, permitem pelo menos um sorriso :)

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Comparativamente com os outros fundos da mesma categoria existentes no Best, esse é dos que tem tido piores resultados seja a 1,3,5 ou 10 anos. O que é lhe despertou a atenção para esse?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelas quedas parece-me ser mais proximo do que me referia... mas apostar num fundo assim mete um bocado de medo, e se ainda tiver mais por onde cair!?

Comparativamente com os outros fundos da mesma categoria existentes no Best, esse é dos que tem tido piores resultados seja a 1,3,5 ou 10 anos. O que é lhe despertou a atenção para esse?

Podes colocar aqui os outros exemplos que referes?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Podes colocar aqui os outros exemplos que referes?

NN (L) Energy X cap Eur LU0332193340

Eurizon EasyFund Eq eNerGY & Matls LTE r LU0114064677

Threadneedle (Lux) Global Energy Eqs DU LU0143868825

Parvest Equity World Energy N LU0823415012

Não fiz uma análise aprofundada deste fundos, apenas é o resultado da comparação no best, desta categoria, da performance e desvio padrão; 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Calma pessoal :D

2 dias consecutivos bem verde é bom sinal, mas não devemos entrar em euforia...para já ;)

Era para reforçar já vou estar quieto... deixa subir :D , depois se houver alguma recaída cá estarei €

Editado por FoxNinja
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Cuidado com as subidas grandes depois das quedas. Estatisticamente falando, 8 em cada 10 dos dias de maiores subidas em bolsa numa única sessão foram em perídos de bear market. São conhecidas como armadilhas para enganar touros.

Editado por ruicarlov
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Li, não sei precisar onde, que este é o que está mais correlacionado com a cotação do petroleo.

Talvez por isso tenha caído tanto nos últimos tempos... também terá margem para maiores valorizações.

Cheguei a fazer um gráfico onde juntei as cotações do petróleo com as deste fundo e há de facto uma grande correlação. Não tenho esse gráfico neste momento mas posso colocar mais tarde.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

NN (L) Energy X cap Eur LU0332193340

Eurizon EasyFund Eq eNerGY & Matls LTE r LU0114064677

Threadneedle (Lux) Global Energy Eqs DU LU0143868825

Parvest Equity World Energy N LU0823415012

Não fiz uma análise aprofundada deste fundos, apenas é o resultado da comparação no best, desta categoria, da performance e desvio padrão; 

Se comparares as rentabilidades em 2009 e 2010 desses fundos com as do fundo da Schroder vemos que este teve um comportamento bastante superior. Daí eu dizer que poderá tem margem para maiores valorizações.

A apostar numa subida do petróleo eu iria para o Schroder. Mas ainda acho prematura uma aposta dessas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tive a comparar o crude com o índice que serve de referencia a esse estruturado do banco best, e tem uma boa correlação, por exemplo a 1 ano, o crude caiu cerca de 50%, o índice caiu 57%, na 6ª feira o crude subiu cerca de 5,9%, o índice subiu cerca de 5%.

Parece que o índice cai mais que o preço do petróleo, e sobe menos que o índice, ( pode ser importante para quem está a analisar entrar no mesmo ) mas a nível de percentagem parece não andarem muito longe, a correlação será sempre maior que um fundo de investimento que está exposto a várias empresas do sector de energia.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu sei que este topico é de fundos, mas se o capital disponivel o permitir, um ETF pode ser uma soluçao viavel.

O ETFS WTI Crude Oil por exemplo segue o preço do crude.

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Top tip: Fundos não são stocks. Lembrem-se.

Um investidor não é um Trader.

Concordo em geral contigo, mas a ideia de um fundo, também é dar a possibilidade a quem nao tenha valores que compensem entrar directamente em stocks e bonds o poder fazer "dividindo" os custos com outros. Dito isto, para fazer timming market diario, náo fará sentido, mas penso que para fazer timming market de umas semanas ou meses, como aproveitar a expectavel subida do petroleo, já poderá fazer!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostava de vos pedir feedback sobre a carteira 30/70 (obrigações/acções) que estou a construir.

O link que enviou refere a uma factura da MEO.

Deverá corrigir o link imediatamente ou algu´m administrador/moderador deverá eliminar o link devido à informação contida.

Editado por ruicarlov
    remoção de informação sensível
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )