Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Lol gestão activa é isso amigo. Não sei se sabes mas os fundos de gestao activa limitam-se a sair e entrar no mercado, umas vezes acertam, outras falham. Não é por estares sem resgatar que o fundo mantem as posições. :D 

Não resgatas tu mas resgata o gestor, alterando a carteira para liquidez, ouro, cash, bonds curto prazo, etc, ate para fazer face aos resgates. Portanto ele alimentta o mercado por ti, seja por alterar posições ou por fazer face aos resgates dos medricas.

As vezes para dar comissões ate se limitam a estar curtos e longos na mesma proporção, como estando fora. É pratica comum para gerar ou justificar comissões. 

Junta a gestão ativa dos fundos com a gestão ativa dos subscritores e por vezes tens aí uma boa salganhada.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

As vezes para dar comissões ate se limitam a estar curtos e longos na mesma proporção, como estando fora. É pratica comum para gerar ou justificar comissões. 

Isso nao é muito vulgar. Normalmente os fundos tem que respeitar regras, caso contrario eu adquiria um fundo de acçoes e passado uns meses o gestor so tinha la obrigaçoes do Burquina Faso. Por normal nao é possivel um fundo dito de acçoes ter uma posiçao market neutral como refere, o normal é terem liberdade para reduzirem a exposiçao a acçes, e terem por exemplo até 50% em "cash equivalente".

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Isso nao é muito vulgar. Normalmente os fundos tem que respeitar regras, caso contrario eu adquiria um fundo de acçoes e passado uns meses o gestor so tinha la obrigaçoes do Burquina Faso. Por normal nao é possivel um fundo dito de acçoes ter uma posiçao market neutral como refere, o normal é terem liberdade para reduzirem a exposiçao a acçes, e terem por exemplo até 50% em "cash equivalente".

leia os livros do aitor zarate que ele conta la premonorizadamente como os fundos de acções geram comissões estando neutros face a posição. Nao tem grande ciencia é ao estalar dos dedos abrir uma posição longa e outra curta na mesma acção e na mesma proporção. Depois é só inverter, fechar e profit. 

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu também, quando a tendencia é bull. Não gosto é de me cortar em facas que depois doi-me os dedos. Para este ano até 0% vai ser uma vitoria, ou seja, o melhor é estar fora.

Pois, mas o problema da sua estratégia é que aqueles que estão hoje com maiores perdas, foram aqueles que entraram precisamente quando a tendência ainda era bull em finais de 2014 até meados de 2015.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Neste momento é mais animador para mim olhar para prazos alargado. Como o meu portfolio se iniciou em Janeiro de 2014, tive um total de 14% em 2014, 6.09% em 2015 e este ano estou com -6.79%. Visto assim nem parece muito mau. Agora se formos ver rendimento desde Abril do ano passado, já doi um bocadinho mais.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Atlas

cada um tem a sua estratégia e devemos respeitar a mesma(não estou a dizer que não fazes :)).

Eu que ando neste "mundo" à cerca de 3 anos e meio ainda não tinha passado por tamanha correcção tendo neste momento perto 65/35 entre acções/obrigações.

Como já disse por aqui, reentrei em Abril 2015 depois de fazer mais valias de uma carteira de +/- 2 anos e estou neste momento com -14% e só não é maior porque entretanto reforcei com vários fundos que têm aguentado bem as quedas dos mercados ou indo em contraciclo com os mesmos.

Obviamente com uma carteira 100% acções as descidas são maiores, mas por outro lado as subidas também o são.

Sigam o vosso plano e se se não se sentirem a pressão alteram-no de modo a dormirem descansados e recordo, não invistam cash que podem necessitar a médio prazo para alguma eventualidade e tenham que vender com menos valias.

Investidor PT, 

Concordo com tudo o que dizes (exceto na parte de vender com menos valias; Isso é que eu não o farei). 

E se me disserem que "a longo prazo, quem apostar só em fundos de ações terá ganhos superiores a quem tiver uma carteira mista, com fundos de obrigações e fundos de ações", eu tenho opinião diversa, mas como não tenho certezas, nem tentarei refutar.

Mas não me venham dizer que, neste momento, quem tinha uma carteira mista levou exatamente a mesma porrada do que quem tinha uma carteira só com fundos de ações. E era só isso que estava em causa.

No demais, cada um siga a sua estratégia, e que todos tenham a melhor sorte.

Já agora, porque é que ninguém fala aqui de fundos relacionados com ouro (não para a carteira de longo prazo, mas para market timming...)? Tenho-me dado bem naquele que subscrevi... 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

leia os livros do aitor zarate que ele conta la premonorizadamente como os fundos de acções geram comissões estando neutros face a posição. Nao tem grande ciencia é ao estalar dos dedos abrir uma posição longa e outra curta na mesma acção e na mesma proporção. Depois é só inverter, fechar e profit. 

Nao conheço a obra do autor, mas sei que existem regras e um fundo de acçoes tem que investir em açoes faça chuva ou faça sol. Pode ter parte em dinheiro ou pequenas posiçoes curtas, mas nao pode colocar-se em market neutral (long/short ). 

Se os gestores fazem mais operaçoes que o necessario, para fundamentar os custos, isso talvez seja verdade. Mas isso nao significa que tenham liberdade para fazerem o que bem lhes apetece. Para o gestor ter a liberdade de investir no que quiser isso tem que vir bem explicito na documentaçao e esses fundos costumam ter flexivel no nome.

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Amigos, preciso de um conselho vosso.

O meu gestor do Best tem-me telefonado, ja' duas vezes, "aliciando-me" para aplicar algum no complexo do Petroleo que o banco Best vai lançar (data limite é dia 19). Vocês ja' devem conhece-lo, e' o Eur 3Y S&P GSCI Crude Oil Excess Return Index

Como eu estou fora de Portugal e tenho receio de nao ter a informacao toda (longe disso), pergunto-vos: e' produto em que valha aplicar? O gestor disse-me que nao e' para levar ate' 'a maturidade (3 anos); que a estrategia seria vende-lo, no secundario, mal atingisse numeros simpatico, daqui a 1 ou 2 anos. Disse-me tambem que o montante a aplicar teria de andar 'a volta dos 30K pois, se for inferior, ha' comissoes que depois "papam" os lucros que eventualmente se venham a ter.

Qual e' a opiniao dos amigos entendidos aqui do forum? E' de avançar?

Eurico aqui o pessoal é mais fundos ;), existe um tópico só de estruturados, mas basicamente esse estruturado tem como activo subjacente um índice que replica a cotação do petróleo, o mesmo está em mínimos históricos, mas não quer dizer que não venha mais para baixo, mas o que esse gestor disse tem alguma razão, porque estando o petróleo a cotar nos 27 dólares, basta subir para 30 dólares que a subida é de 11%, ora como o estruturado segue esse tal índice, e havendo liquidez, pode-se vender e talvez encaixar logo aí uns 5%, eu digo 5% porque os estruturados não replicam a 100% os activos, o pior que pode acontecer é ter de levar com isso 3 anos e no fim receber 90% do que investiu.

Quanto ás comissões, deve estar a falar na comissão de guarda de títulos, de cerca 7€ ao trimestre, outra comissão é a de venda, acho que é de 0,50%, mas dizer que no mínimo tem de ser de 30k parece-me exagero, 28€ de guarda de títulos não tem assim um peso tão grande, só se fosse investir só com 1k.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Investidor PT, 

Concordo com tudo o que dizes (exceto na parte de vender com menos valias; Isso é que eu não o farei). 

E se me disserem que "a longo prazo, quem apostar só em fundos de ações terá ganhos superiores a quem tiver uma carteira mista, com fundos de obrigações e fundos de ações", eu tenho opinião diversa, mas como não tenho certezas, nem tentarei refutar.

Mas não me venham dizer que, neste momento, quem tinha uma carteira mista levou exatamente a mesma porrada do que quem tinha uma carteira só com fundos de ações. E era só isso que estava em causa.

No demais, cada um siga a sua estratégia, e que todos tenham a melhor sorte.

Já agora, porque é que ninguém fala aqui de fundos relacionados com ouro (não para a carteira de longo prazo, mas para market timming...)? Tenho-me dado bem naquele que subscrevi... 

Atlas

eu também não sou apologista de vender com menos valias(fiz algumas vendas com menos valias no final 2015 para eliminar alguns pesos mortos da carteira e contrabalançar as mais valias obtidas em Abril).

Claro que quem tinha/tem FI mistos e de obrigações não levou tanta pancada em relação a quem tinha somente acções, isso nem tem comentários.

Será que estás a apostar no Deutsche Invest I Gold and Precious Metals Equities NC - LU0273148055 para o ouro? (não estou a apostar no ouro actualmente) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Eurico aqui o pessoal é mais fundos ;), existe um tópico só de estruturados, mas basicamente esse estruturado tem como activo subjacente um índice que replica a cotação do petróleo, o mesmo está em mínimos históricos, mas não quer dizer que não venha mais para baixo, mas o que esse gestor disse tem alguma razão, porque estando o petróleo a cotar nos 27 dólares, basta subir para 30 dólares que a subida é de 11%, ora como o estruturado segue esse tal índice, e havendo liquidez, pode-se vender e talvez encaixar logo aí uns 5%, eu digo 5% porque os estruturados não replicam a 100% os activos, o pior que pode acontecer é ter de levar com isso 3 anos e no fim receber 90% do que investiu.

Quanto ás comissões, deve estar a falar na comissão de guarda de títulos, de cerca 7€ ao trimestre, outra comissão é a de venda, acho que é de 0,50%, mas dizer que no mínimo tem de ser de 30k parece-me exagero, 28€ de guarda de títulos não tem assim um peso tão grande, só se fosse investir só com 1k.

Agradeço-lhe, David, essa sua explicacao cristalina como sempre.

A questao e' que, como o dinheiro nao e' elastico, infelizmente, vou ter que desmobilizar algumas das minhas aplicacoes em fundos, que ultimamente estão all the way down to the bottom, para poder entao comprar, ate´ao dia 19,  esse estruturado do petroleo do Best.

O meu gestor olhou para a minha carteira e aconselhou-me a vender a posicao que tenho em 2 fundos: um da Jupiter (Jupiter Dynamic Bond Class L EUR Q Inc) e o outro da Pioneer (Pioneer Emerging Markets Bond C EUR ND), mas nao sei se esta sera' uma atitude racional e acertada. O que acham?

Tirar dinheiro de fundos (em baixa) para entrar neste estruturado do petroleo será uma boa decisao?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

InvestidorPT, 

Não tive a arte e o saber para escolher esse.

Na altura em que subscrevi (mais tarde reforcei) escolhi este: Invesco Gold & Precious Mtls E - Isin: LU0503253931 

Mas esse que aí puseste teve resultados brutais...

Mas é mesmo assim, o importante é conseguir ir ganhando alguma coisa. Se não na carteira para longo prazo, pelo menos no market timming...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

InvestidorPT, 

Não tive a arte e o saber para escolher esse.

Na altura em que subscrevi (mais tarde reforcei) escolhi este: Invesco Gold & Precious Mtls E - Isin: LU0503253931 

Mas esse que aí puseste teve resultados brutais...

Mas é mesmo assim, o importante é conseguir ir ganhando alguma coisa. Se não na carteira para longo prazo, pelo menos no market timming...

Eu ainda ando assimilar as red cells do Excel e apesar de ter liquidez, não tenho muita vontade de reforçar até estabilização dos mercados.

Esse que indiquei está debaixo de olho e já podia/devia ter entrado faseadamente nele, pois entre dias consecutivos pode existir bastante volatilidade e assim jogo mais pelo seguro.

Hoje finalmente entrei no Nordea-1 Stable Equity LongShort Fund E EUR - LU0826410176
    1 dia          -0.18
    1 semana   0.34
    1 mês         3.96
    3 meses     9.27    
    6 meses     4.78     

que é um FI dos que se tem aguentado bastante bem nos últimos tempos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Depende das perdas que está a ter... :rolleyes:

Curiosamente, nem e' nesses 2 fundos que eu estou a apanhar maior tareira. Tenho fundos a perder -11 e - 17% e nesses o gestor nao falou (para vender). Falou apenas nos dois que eu citei (um esta' positivo 1% (aliás, é o único que tenho positivo) e o outro negativo "apenas" 2 e tal por cento). Nao sei qual foi o criterio que o gestor utilizou nessa sua sugestao (eu estava a trabalhar, sem acesso ao PC, e portanto nao pude argumentar com dados, com o monitor 'a minha frente, e perguntar-lhe isso mesmo).

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tirar dinheiro de fundos (em baixa) para entrar neste estruturado do petroleo será uma boa decisao?

Isso é uma decisão que lhe cabe apenas a si depois de ponderar os prós e contras.

Parece que as bolsas têm tido correlação com o petróleo ultimamente, dá a entender que quando um sobe o outro sobe, quando um cai o outro cai, a questão é qual deles tem um rebound mais rápido e intenso? nessas imagens fica um pouco a resposta, índices subiram ontem entre 1% e 4%, o crude quase 11%, o petróleo tem tendência a subir com mais força porque está a um preço baixíssimo, e será talvez mais rápido recuperar capital indo para o estruturado do que manter os fundos, mas também passa pela questão das mais-menos valias, se por exemplo já resgatou este ano fundos com mais valia e havendo depois encontro de contas no IRS, poderia ser uma decisão acertada, mas se não houve também poderá ser uma decisão acertada já que a possibilidade de sair da aplicação com mais valia é grande, mas estamos nos campos das suposições, como referi, e olhando para a IFI, pode vir a estar até 2019 a marinar e no fim ainda sair com menos 10% do que aplicou, se acho isso possível? sinceramente não, porque mesmo que haja volatilidade nesse caminho é algo bom porque permite sair antecipadamente com mais valia.

Acho que é um produto que vem em boa hora e que se pode aproveitar, mas nada de loucuras naquela de resgatar fundos á maluca para ir para esse estruturado, e o argumento do gestor que quer que faça um mínimo de 30k só por causa das comissões parece-me mais algo de comercial do que outra coisa.

indices.JPG

crude.JPG

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para este ano até 0% vai ser uma vitoria, ou seja, o melhor é estar fora.

Tendo em conta que estamos a meio de fevereiro ainda é capaz de ser cedo para cantar essa vitória.

Como exemplo, o meu pior fundo no momento, o Allianz Europe Equity Growth, está com -13%.
    Esse fundo tem tido um anualizado de cerca de 10% nos últimos anos, só o ano passado fez 18%.

Antes de constituir a minha carteira, fiz-lhe um x-ray e deu um anualizado consistente de cerca de 12%.

Posso estar a ser muito optimista, mas prefiro arriscar ter um ano negativo para depois ter 2 ou 3 anos a ganhar 5 ou 6%.

Mas lá está, cada um tem a sua estratégia e convém que durma descansado. A minha estratégia passa, em parte, por fundos. Isso não faz com que vá para o tópico das obrigações dizer ao pessoal que estão no investimento errado e deviam ter antes investido em fundos.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se no computo final, e em termos absolutos, as mais-valias igualarem as menos-valias, sim, não terá que pagar imposto. Como reparou no momento do resgate dos fundos, estes não sofreram a retenção na fonte de 28%. Esse cálculo será efectuado apenas em sede declarativa, após o apuramento do diferencial entre mais e menos-valias.

No meu caso, isso obrigou-me, em dezembro último, a muitos cálculos e projecções (e algumas vendas e recompras em janeiro), no sentido, precisamente, a fazer diminuir a base de incidência.

Srº Eurico
    Muito Obrigado pela sua resposta, a minha dúvida.
    Cumprimentos

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas lá está, cada um tem a sua estratégia e convém que durma descansado. A minha estratégia passa, em parte, por fundos. Isso não faz com que vá para o tópico das obrigações dizer ao pessoal que estão no investimento errado e deviam ter antes investido em fundos.

:)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Isso é uma decisão que lhe cabe apenas a si depois de ponderar os prós e contras.

Parece que as bolsas têm tido correlação com o petróleo ultimamente, dá a entender que quando um sobe o outro sobe, quando um cai o outro cai, a questão é qual deles tem um rebound mais rápido e intenso? nessas imagens fica um pouco a resposta, índices subiram ontem entre 1% e 4%, o crude quase 11%, o petróleo tem tendência a subir com mais força porque está a um preço baixíssimo, e será talvez mais rápido recuperar capital indo para o estruturado do que manter os fundos, mas também passa pela questão das mais-menos valias, se por exemplo já resgatou este ano fundos com mais valia e havendo depois encontro de contas no IRS, poderia ser uma decisão acertada, mas se não houve também poderá ser uma decisão acertada já que a possibilidade de sair da aplicação com mais valia é grande, mas estamos nos campos das suposições, como referi, e olhando para a IFI, pode vir a estar até 2019 a marinar e no fim ainda sair com menos 10% do que aplicou, se acho isso possível? sinceramente não, porque mesmo que haja volatilidade nesse caminho é algo bom porque permite sair antecipadamente com mais valia.

Acho que é um produto que vem em boa hora e que se pode aproveitar, mas nada de loucuras naquela de resgatar fundos á maluca para ir para esse estruturado, e o argumento do gestor que quer que faça um mínimo de 30k só por causa das comissões parece-me mais algo de comercial do que outra coisa.

(...)

Mais uma vez, David, agradeco-lhe a sua exposicao sempre equilibrada e muito bem fundamentada. O amigo e´ um referencia (uma autoridade!) neste forum e deixo-lhe aqui o meu louvor e sincero agradecimento, repito, pela forma objectiva, ponderada e conhecedora como aborda as questões. 

Sim, eu tenho cuidado nesse balanceamento fiscal entre mais e menos-valias e tambem por ai' este produto estruturado do Best pode ser "equilibrador". Eu ja' tenho em carteira 2 estruturados do Best (o EUR 5Y Dual CLN Basket Zero Recovery 2020 III e o SG Dual Word Indices... neste último, baseado no Euro Stoxx 50, S&P 500 e no Nikkei 225, ja' sei que nao esta' a correr bem e que na proxima (re)avaliacao de Marco vai "chumbar", dado o estado geral das bolsas comparativamente ha' 1 ano atras) e portanto, dizia, tambem nao e´minha intencaoo afectar uma importancia significativa neste complexo do Petroleo, por todas estas razoes.. Seriam muitos "ovos" no mesmo "cesto" dos estruturados. 

De qualquer forma, sim, ja´ tomei a decisao e vou subscrever este estruturado "petrolifero" do Best, mas, tal como o amigo afirma, muito moderadamente, "sem loucuras".

Obrigado.

Editado por Eurico, o presbítero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eurico, o presbítero, eu resgatei os fundos que tinha em negativo e subscrevi esse estruturado, como já tive a oportunidade de dizer, era bom que na data inicial de cotação o petróleo estivesse o mais baixo possível, pena que  já está a subir, mas está a preços muito baixos, a BP há dias num artigo disse que o petróleo vai voltar aos 100 dólares não num tempo muito longo.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Eurico, o presbítero, eu resgatei os fundos que tinha em negativo e subscrevi esse estruturado, como já tive a oportunidade de dizer, era bom que na data inicial de cotação o petróleo estivesse o mais baixo possível, pena que  já está a subir, mas está a preços muito baixos, a BP há dias num artigo disse que o petróleo vai voltar aos 100 dólares não num tempo muito longo.

Sim, ja' li noticias no jornais dizendo que o petroleo esta' a subir, o que para o caso deste estruturado do Best, de facto, nao sao boas notícias. Se bem me recordo, o valor de referencia sera' estabelecido no dia 26 de Fevereiro, mas como temos de manifestar o interesse ate' ao dia 19, ha' um "gap" de 1 semana onde o preço ainda poderá variar (subir).

No entanto, vou mesmo avancar! Irei vender os 2 fundos que referi, juntar mais uns "pozinhos" de liquidez que disponho, e vou dar ordem de compra a este complexo do petroleo. No Best, ficarei com três em carteira. Espero não estar a exagerar... Veremos. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O começo da semana parece prometedor...petroleo a subir, o MSCI Japão fechou com um rebound de 8,25% (acertei em reforçar o meu Pictet Japan na semana passadaB)), todos os indices começaram bem verdinhos (talvez influenciados pela derrota dos bermelhos :P)..animem-se porque amanhã deveremos estar todos um pouco menos pobres :D.

"Espere o melhor, prepare-se para o pior e aceite o que vier." (Provérbio Chinês) 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )