Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Aguentem que o rebound está mesmo mesmo a chegar

Sabe o que significa a palavra "possibilidade"? Eu nunca disse que estava quase a chegar; na minha opinião pode acontecer a qualquer momento, bem como pelo contrário até pode demorar uma eternidade, de qualquer das formas eu prefiro ter a carne no assador quando isso acontecer. Como dizia o Jesus da anedota, "eu posso fazer com que ganhes o totobola, mas no minimo tu tens que comprar um boletim".

Nas ultimas semanas as bolsas têm andado quase em paralelo com as subidas e descidas do preço do petróleo; hoje, para não variar o petróleo está a descer fortemente e as bolsas estão também com fortes quedas. A diferença é que para o dia de hoje, os media financeiros informam que a razão das quedas são as preocupações em torno do sector financeiro. Conclusão: O Warren Buffett and John Bogle estão certos - ignore market noise.

Hoje, o petroleo está a subir e mais uma vez as bolsas para já estão a acompanhar essa subida; mas se calhar para os peritos que ontem diziam que a causa das quedas era a preocupação com o sector financeiro, hoje devem estar a dizer que subitamente essa preocupação desapareceu por artes mágicas.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Olá pessoal,

Venho só dar a conhecer o estado atual da minha carteira.

Foi constituída em agosto passado e está com uma perda global de -11%

MFSGEA1:LX,MFS Meridian Funds - Global Equity Fund
    ESRPFEI:PL,NB Rendimento Plus
    MFSESA1:LX,MFS Meridian Funds - European Smaller Companies Fund
    UEOUEPA:LX,UBS Lux Equity SICAV - European Opportunity Unconstrained
    INGESEA:LX,Invesco Funds SICAV - Global Structured Equity Fund
    MERESGE:LX,BlackRock Global Funds - Euro Short Duration Bond

MERHLEE:LX,BlackRock Global Funds - World Healthscience Fund

Eu simplesmente não mexi na carteira desde que a constituí, estarei a fazer asneira? Por outro lado vejo que realmente isto está tudo em baixa.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tendo a possibilidade de fazer um reforço nos próximos dias, será mais sensato como dizes investir no NN (L) Euro Long Duration Bond - X Cap EUR? Ou continuar a "enterrar" dinheiro nos dois fundos que já tenho?

A estratégia que tenho tido desde que criei a minha carteira foi de reforçar todos os meses os dois fundos de igual maneira. Como sabes a distribuição que tenho é de 50/50.

Neste momento os valores das UP's estão no seu mínimo tendo em conta o meu último valor de compra... será de aproveitar continuar a comprar cada vez mais barato? Ou abrandar, diversificar e equilibrar um pouco a carteira com a entrada de um novo fundo como o NN?

Foxninja, 

Acho que, por agora, deverias prosseguir a estratégia definiste inicialmente.

A estratégia passiva, de longo prazo, do "buyandhold" com rebalanceamentos na carteira (como eu defendo para longo prazo) impõe que se esteja sempre a investir mais nos fundos perdedores ou menos rentáveis em determinado momento. Se for com novos capitais, tanto melhor. Ora, se tu tivesses construído a tua carteira com, por exemplo, 30% de obrigações (70% ações), essa mesma disciplina estaria a funcionar. Quer dizer: neste momento sobem as obrigações, descem as acções. A proporção 70% ações, 30% obrigações iria desnivelar-se por efeito destas valorizações das obrigações vs desvalorização das ações (vamos supor que, com isto, ficavas com o teu dinheiro alocado em 40% obrigações, 60% ações). Então terias agora de investir nas ações para voltares a nivelar para o pretendido 70% ações, 30% de obrigações.

Acontece que tu, inicialmente, não investiste em obrigações. Na minha opinião, a tua carteira está mal construída logo de raiz. Todavia, eu não sou capaz de te aconselhar para investires em obrigações no preciso momento em que elas estão a subir. Por isso, se eu estivesse no teu lugar, prosseguia agora na estratégia escolhida (100% ações), investindo cautelosamente e aproveitando as descidas, até a carteira ficar positiva. E nessa altura juntava então obrigações (numa proporção entre 10% a 40%). Ou então, juntava-lhe o Nordea ST Return nessas proporções.

Isto seria o que eu faria. Mas tu é que sabes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Hoje, o petroleo está a subir e mais uma vez as bolsas para já estão a acompanhar essa subida; mas se calhar para os peritos que ontem diziam que a causa das quedas era a preocupação com o sector financeiro, hoje devem estar a dizer que subitamente essa preocupação desapareceu por artes mágicas.

Na terça as bolsas subiram bastante, segundo a imprensa era devido ao sector financeiro. Na quarta as bolsas afundaram, segundo a imprensa era devido ao sector financeiro... vá-se lá perceber isso!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Aguentem que o rebound está mesmo mesmo a chegar

Compreendo a ironia. E faz sentido.

A este propósito...

"7. Also like earthquakes, bear markets don't last forever. Those 25 bear markets lasted, on average, for 10 months."

http://www.marketwatch.com/story/22-things-you-should-know-about-bear-markets-2015-08-05

Ainda não passaram 10 meses...

Ainda a propósito de investir ou não em obrigações, numa carteira para longo prazo...

"18. A third (and very effective) way to protect your portfolio from a bear market: Add bond funds. Over the past 45 years, the worst calendar-year performance for a combination of 40% diversified equities and 60% bonds was a loss of 14.9%, in the devastating year of 2008".

Eu acho que 60% em obrigações para quem ainda é novo, é demasiado. Mas nunca menos de 10%.

Editado por atlas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foxninja, 

Acho que, por agora, deverias prosseguir a estratégia definiste inicialmente.

A estratégia passiva, de longo prazo, do "buyandhold" com rebalanceamentos na carteira (como eu defendo para longo prazo) impõe que se esteja sempre a investir mais nos fundos perdedores ou menos rentáveis em determinado momento. Se for com novos capitais, tanto melhor. Ora, se tu tivesses construído a tua carteira com, por exemplo, 30% de obrigações (70% ações), essa mesma disciplina estaria a funcionar. Quer dizer: neste momento sobem as obrigações, descem as acções. A proporção 70% ações, 30% obrigações iria desnivelar-se por efeito destas valorizações das obrigações vs desvalorização das ações (vamos supor que, com isto, ficavas com o teu dinheiro alocado em 40% obrigações, 60% ações). Então terias agora de investir nas ações para voltares a nivelar para o pretendido 70% ações, 30% de obrigações.

Acontece que tu, inicialmente, não investiste em obrigações. Na minha opinião, a tua carteira está mal construída logo de raiz. Todavia, eu não sou capaz de te aconselhar para investires em obrigações no preciso momento em que elas estão a subir. Por isso, se eu estivesse no teu lugar, prosseguia agora na estratégia escolhida (100% ações), investindo cautelosamente e aproveitando as descidas, até a carteira ficar positiva. E nessa altura juntava então obrigações (numa proporção entre 10% a 40%). Ou então, juntava-lhe o Nordea ST Return nessas proporções.

Isto seria o que eu faria. Mas tu é que sabes.

A minha estratégia é ter uma carteira agressiva por isso escolhi 100% ações. É uma carteira para longo prazo e como me considero novo (31 anos) acho que ainda tenho tempo de aguentar as turbulências dos mercados.

Atualmente estou com 10% negativo e pelo que tenho lido por aqui estou "dentro da média" e alguns membros devem ter carteiras mais "equilibradas".

Vamos aguardar para ver...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha estratégia é ter uma carteira agressiva por isso escolhi 100% ações. É uma carteira para longo prazo e como me considero novo (31 anos) acho que ainda tenho tempo de aguentar as turbulências dos mercados.

Atualmente estou com 10% negativo e pelo que tenho lido por aqui estou "dentro da média" e alguns membros devem ter carteiras mais "equilibradas".

FoxNinja, só para meter o bedelho onde não sou chamado :P

Se em vez do Pictet, tivesses este fundo recomendado pelo David (MFS Meridian Europ Value A1 eur) estarias neste momento a perder bem menos:

A 6 meses

Pictet Index Europe - 13,98%

MFS Europ - 5,71%

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Todas as sextas olho para este meu mini portfolio e deito uma lágrima:

Watchlist_-_Bloomberg_2016-02-12_11-24-056bdc194a78ca_Free_Portfolio_Tool-_Track

As acções do Fidelity estão a arrastar-me para o lado do Benfica :P 
    As obrigações do Amundi têm estado a recuperar no entanto, já estiveram a baixo de 0 durante 2 meses e pouco.

Se calhar ainda não vai ser este ano que compro uma PS4 com este €€ :D

Editado por a_silva89
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

FoxNinja, só para meter o bedelho onde não sou chamado :P

Se em vez do Pictet, tivesses este fundo recomendado pelo David (MFS Meridian Europ Value A1 eur) estarias neste momento a perder bem menos:

A 6 meses

Pictet Index Europe - 13,98%

MFS Europ - 5,71%

Pois em quanto o meu Pictet segue o índice o MFS Meridian Europ Value A1 eur está a bater o indicie e bem.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Compreendo a ironia. E faz sentido.

A este propósito...

"7. Also like earthquakes, bear markets don't last forever. Those 25 bear markets lasted, on average, for 10 months."

http://www.marketwatch.com/story/22-things-you-should-know-about-bear-markets-2015-08-05

Ainda não passaram 10 meses...

Ainda a propósito de investir ou não em obrigações, numa carteira para longo prazo...

"18. A third (and very effective) way to protect your portfolio from a bear market: Add bond funds. Over the past 45 years, the worst calendar-year performance for a combination of 40% diversified equities and 60% bonds was a loss of 14.9%, in the devastating year of 2008".

Eu acho que 60% em obrigações para quem ainda é novo, é demasiado. Mas nunca menos de 10%.

Tinha que brincar contigo, :) , 

Quanto às obrigações é esperar para ver o que este gov. faz para lixar isto tudo

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pois em quanto o meu Pictet segue o índice o MFS Meridian Europ Value A1 eur está a bater o indicie e bem.

Só para compartilhar a tua dor, eu também tenho esse Pictet e estou bem arrependido, aliás acho que olhando para os indices europeus a longo prazo no passado, dá para ver que não são nada de jeito. Quando puder, irei passar quase tudo para os americanos; com as perdas actuais, não fico com a consciência pesada por alterar o meu plano inicial. Esta excessivamente democrática, tecnocrata e burocratizada Europa não me inspira confiança. Os Americanos pelo contrário, continuam fortemente interligados por uma forte vontade de crescimento colectivo além de continuarem, na sua maioria, a acalentar o american dream.

O Stoxx600 está agora com valores de Julho de 1998; o MSCI Europe, com valores de Outubro de 1999; 17 anos a marcar passo :(!! Não há paciência que aguente. Run 5coroas, run.:angry: Se os fundos activos não conseguirem fazer melhor do que estes indices, estamos quilhados.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foxninja, 

Tu és livre de escolher a estratégia que bem entenderes. Mas não te iludas... a tua menor desvalorização relaciona-se com o momento que te iniciaste.

Tu começaste a tua carteira, salvo o erro, em Setembro de 2015. Experimenta testar como se tivesses iniciado em Abril ou Maio (como alguns dos membros) e logo verás...

E daqui para a frente, se se mantiver meses ou anos a fio o bear market, vamos ver quem é que leva a porrada maior, se és tu, ou se são aqueles que têm uma percentagem de obrigações na carteira.  

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Foxninja, 

Tu és livre de escolher a estratégia que bem entenderes. Mas não te iludas... a tua menor desvalorização relaciona-se com o momento que te iniciaste.

Tu começaste a tua carteira, salvo o erro, em Setembro de 2015. Experimenta testar como se tivesses iniciado em Abril ou Maio (como alguns dos membros) e logo verás...

E daqui para a frente, se se mantiver meses ou anos a fio o bear market, vamos ver quem é que leva a porrada maior, se és tu, ou se são aqueles que têm uma percentagem de obrigações na carteira.  

Atlas

cada um tem a sua estratégia e devemos respeitar a mesma(não estou a dizer que não fazes :)).

Eu que ando neste "mundo" à cerca de 3 anos e meio ainda não tinha passado por tamanha correcção tendo neste momento perto 65/35 entre acções/obrigações.

Como já disse por aqui, reentrei em Abril 2015 depois de fazer mais valias de uma carteira de +/- 2 anos e estou neste momento com -14% e só não é maior porque entretanto reforcei com vários fundos que têm aguentado bem as quedas dos mercados ou indo em contraciclo com os mesmos.

Obviamente com uma carteira 100% acções as descidas são maiores, mas por outro lado as subidas também o são.

Sigam o vosso plano e se se não se sentirem a pressão alteram-no de modo a dormirem descansados e recordo, não invistam cash que podem necessitar a médio prazo para alguma eventualidade e tenham que vender com menos valias.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Why do we all at a sudden see such a tight race downward between the oil and equity markets? Random walk theory argues that market price is unpredictable. However, empirical evidence suggests that asset prices tend to be correlated in downside movement, and a downward drift is often observed, which is why we have negative momentum. 

The fact that oil has kept breaking the psychological barriers of $100, $90, $80, $70… all the way to $30 has shattered investors’ confidence and made many of them hit the panic button.

Investor overreaction is a typical market irrationality. Unfortunately, the market can stay irrational longer than investors can stay solvent.

http://www.cumber.com/asset-correlation-under-extreme-market-condition/?print=print

E alguma esperança...neste momento o petroleo está com +7,67%, upa, upa

On the flip side, the potential stock market rebound could be quite pleasant should we experience a positive price change in oil or a market recovery in China.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O Stoxx600 está agora com valores de Julho de 1998; o MSCI Europe, com valores de Outubro de 1999; 17 anos a marcar passo :(!! Não há paciência que aguente. Run 5coroas, run.:angry: Se os fundos activos não conseguirem fazer melhor do que estes indices, estamos quilhados.

como as coisas se estão a pôr, se calhar mais vale fazer depositos sim enquanto os houver a 2%. 

Interessante que a um mes gozavam com as minhas taxas de dp de 2% para este ano lol :)

As voltas que isto deu num mes.

Entretanto é ver 17 anos ou lá o q é a marcar passo. Agora não so acumulam -10% ou -15% como ainda lhes podem somar -2.25% que é a melhor taxa disponivel a risco "zero".

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Eurico, o presbítero

Amigos, preciso de um conselho vosso.

O meu gestor do Best tem-me telefonado, ja' duas vezes, "aliciando-me" para aplicar algum no complexo do Petroleo que o banco Best vai lançar (data limite é dia 19). Vocês ja' devem conhece-lo, e' o Eur 3Y S&P GSCI Crude Oil Excess Return Index

Como eu estou fora de Portugal e tenho receio de nao ter a informacao toda (longe disso), pergunto-vos: e' produto em que valha aplicar? O gestor disse-me que nao e' para levar ate' 'a maturidade (3 anos); que a estrategia seria vende-lo, no secundario, mal atingisse numeros simpatico, daqui a 1 ou 2 anos. Disse-me tambem que o montante a aplicar teria de andar 'a volta dos 30K pois, se for inferior, ha' comissoes que depois "papam" os lucros que eventualmente se venham a ter.

Qual e' a opiniao dos amigos entendidos aqui do forum? E' de avançar?

Editado por Eurico, o presbítero
    erros na escrita do portugues
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Interessante que a um mes gozavam com as minhas taxas de dp de 2% para este ano lol :)

As voltas que isto deu num mes.

Entretanto é ver 17 anos ou lá o q é a marcar passo. Agora não so acumulam -10% ou -15% como ainda lhes podem somar -2.25% que é a melhor taxa disponivel a risco "zero".

Tenha lá calma com os festejos: enquanto houver solvência há esperança ;)

Estava-me apenas a referir aos indices europeus e consequentemente aos fundos que replicam os indices europeus, e são esses que eu penso que não vale a pena apostar numa estratégia de buy and hold (face aos dados históricos); nos USA, a conversa é outra. Nos europeus, decididamente só com fundos activos que já deram provas de superarem por largos periodos os indices, ou então entrar apenas após uma descida bastante acentuada. Continuo a preferir fundos a DPs, pretendo apenas uma mudança de alocação estratégica.

E alguma esperança...neste momento o petroleo está com +7,67%, upa, upa

Actualização: +11,08%:)

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu também, quando a tendencia é bull. Não gosto é de me cortar em facas que depois doi-me os dedos. Para este ano até 0% vai ser uma vitoria, ou seja, o melhor é estar fora.

Continuo a preferir fundos a DPs

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Brincando um bocadinho... o teu nick corresponde bem ao retorno que pretendes :D

Não leves a mal ;)

Para ja partes com -15% de atraso, mais -2.25% de produto sem risco disponivel. 

Visto desse prisma zero é espectacular. So para la voltares precisas de cerca de +20%

Não me leves a mal, é pura matematica. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu também, quando a tendencia é bull. Não gosto é de me cortar em facas que depois doi-me os dedos. Para este ano até 0% vai ser uma vitoria, ou seja, o melhor é estar fora.

Eu gosto é de gajos que pensam como tu e outros tantos.

Esses é que alimentam o mercado. A entrar com 1000 e sair com 900. :)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Vamos la ter calma. O ano ainda agora começou, no ano passado por esta altura andavamos todos contentes e acabamos o ano pelas ruas da amargura. Pode ser que este ano seja o oposto. 20% num ano em acçoes nao é nada de inédito.

O que é preciso é o Draghi sacar mais um coelho da cartola e isto endireita.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu gosto é de gajos que pensam como tu e outros tantos. Esses é que alimentam o mercado. A entrar com 1000 e sair com 900.

Lol gestão activa é isso amigo. Não sei se sabes mas os fundos de gestao activa limitam-se a sair e entrar no mercado, umas vezes acertam, outras falham. Não é por estares sem resgatar que o fundo mantem as posições. :D 

Não resgatas tu mas resgata o gestor, alterando a carteira para liquidez, ouro, cash, bonds curto prazo, etc, ate para fazer face aos resgates. Portanto ele alimentta o mercado por ti, seja por alterar posições ou por fazer face aos resgates q tem de as fechar por devido aos medricas que querem levantar o dinheiro para o por debaixo da almofada.

As vezes para dar comissões ate se limitam a estar curtos e longos na mesma proporção, como estando fora. É pratica comum para gerar ou justificar comissões e estar neutro na posição. 

Editado por zero
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )