Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Pois, mas sabes isso agora, em 2016. Se eu soubesse na altura, também tinha posto o meu dinheiro todo lá.

Uma coisa é analisar-se o passado, com um trajecto factual conhecido e tirar conclusões sobre o mesmo. O problema é viver a turbulência do momento e perspectivar que em 2/3 anos já tudo isto voltou ao verde - pode acontecer, mas também pode não acontecer. Em princípio haverá inversão de tendência, mas pode ser necessário algum tempo para recuperar o dinheiro investido.

Eu estou aqui a falar em tom céptico e até agora não resgatei nada, mas também encaro com cepticismo algumas perspectivas mais optimistas acerca da tendência dos mercados no curto-prazo. Ou seja, eu acredito que isto, com calma, há-de-voltar ao verde, mas é preciso tempo e serenidade no imediato, sendo que serenidade não é exactamente a mesma coisa que optimismo.

A incerteza e o risco fazem parte deste jogo. Decidimos sempre com base naquilo que aconteceu no passado, mas não há garantias de usando as mesmas fórmulas, obtermos os mesmos sucessos. Eu posso alimentar-me bem (segundo os conhecimentos da ciência), praticar exercicio fisico (segundo as recomendações da ciência), evitar o stress (seguindo as melhores filosofias ou religiões), e no entanto morrer daqui a uns tempos de cancro ou de outra coisa qualquer. Eu posso escolher os melhores fundos (segundo os dados do passado)e a melhor estratégia de investimento (segundo os dados do passado) e todavia posso vir a perder tudo.Moral da história: apesar da falta de garantias de sucesso, é lógico seguir aquilo que a ciência, a história, a filosofia, etc, nos recomenda como mais provável de vir a ser bem sucedido.

Mas como em tudo na vida tem que haver um equilíbrio não posso ser assim tão "ambicioso" se não a maria dá-me nas orelhas :D

O segredo para ajudar a aguentar sem vacilar está em não dar a conhecer às Marias que as perdas estão a acontecer.;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

A incerteza e o risco fazem parte deste jogo. Decidimos sempre com base naquilo que aconteceu no passado, mas não há garantias de usando as mesmas fórmulas, obtermos os mesmos sucessos. Eu posso alimentar-me bem (segundo os conhecimentos da ciência), praticar exercicio fisico (segundo as recomendações da ciência), evitar o stress (seguindo as melhores filosofias ou religiões), e no entanto morrer daqui a uns tempos de cancro ou de outra coisa qualquer. Eu posso escolher os melhores fundos (segundo os dados do passado)e a melhor estratégia de investimento (segundo os dados do passado) e todavia posso vir a perder tudo.Moral da história: apesar da falta de garantias de sucesso, é lógico seguir aquilo que a ciência, a história, a filosofia, etc, nos recomenda como mais provável de vir a ser bem sucedido.

Certíssimo, mas até ao momento em que a ciência se materializa, tudo o que temos é . :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Certíssimo, mas até ao momento em que a ciência se materializa, tudo o que temos é . :D

Correcto,

mas para não haver mal-entendidos prefiro dizer "optimismo voluntário", na medida em que escolho ser optimista apesar de todas as incertezas, pois ser pessimista é uma cruz não obrigatória que eu não quero carregar. 

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O segredo para ajudar a aguentar sem vacilar está em não dar a conhecer às Marias que as perdas estão a acontecer.;)

Eu imagino a reacçao de algumas Marias, se soubessem que os esposos queridos deste forum perderam 10% ou mais do patrimonio.

Eu quando disse à minha que tinha perdido num dia o suficiente para um iphone, ela nao ficou nada satisfeita. Mal ela sabe que desde Maio passado ja desapareceu dinheiro suficiente para ...

Kid-in-puddle-of-tears.jpg

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas alguém ainda tem dúvidas que isto é gambling? :)

"Gambling in the markets is often evident in people who do it mostly for the emotional high they receive from the excitement and action of the markets."

Nao sei porque, mas sinto que isto se aplica a mim.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Eu imagino a reacçao de algumas Marias, se soubessem que os esposos queridos deste forum perderam 10% ou mais do patrimonio.

Eu quando disse à minha que tinha perdido num dia o suiciente para um iphone, ela nao ficou nada satisfeita. Mal ela sabe que desde Maio passado ja desapareceu dinheiro suficiente para ...

Maçarico...

Já basta bem termos que lidar com as nossas emoções, quanto mais juntar ao cocktail uma dose alavancada de estrogénio.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se eu estivesse sozinho podem ter a certeza que era muito mais agressivo nos reforços :angry: mesmo passando por estes tempos conturbados.

Em quanto para alguns dá-lhes gozo comprar gadgets e irem de férias e comprarem malas e jóias eu a mim dá-me gozo em fazer estes investimentos...

Estou a perder 400 ou 500€? não faz mal... faz de conta que comprei um smartphone :D daqui por uns tempos fico a ganhar dinheiro? melhor ainda! Se comprar um bem material o mais provável é que este perca sempre valor em quanto um investimento não.

Mas como em tudo na vida tem que haver um equilíbrio não posso ser assim tão "ambicioso" se não a maria dá-me nas orelhas :D

Eu pelo menos nos últimos 8 anos tenho ido de férias com a família com as mais valias dos investimentos e ainda sobra cash para reinvestir :P

Em principio este ano não fugirá à regra, mas pelas mais valias dos FI não deverá ser, daí a importância de diversificar. 

Tenho liquidez mensal para investir e reforço quando acho que o devo fazer e não com periodicidade mensal, ... tendo apostado nos últimos tempos em Market Neutral e não em reforçar os muitos fundos perdedores.

Hoje estamos a verde(pelo menos até agora) o que dá algum ânimo, mas os mercados não têm dado duas seguidas :huh:, vamos ver amanhã, ....

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não sendo propriamente um 'expert' no assunto (muito longe disso), deixo-vos a minha modesta opinião.

Estou como a esmagadora maioria, no vermelho 'tinto' (17-18%) sendo a maior "pancada" nos fundos como o ALLIANZ LU0676280711  (obrigações) com distribuição de rendimentos mensais (a que dou prioridade) muito por culpa da recente medida na FED.

Claro que dói olhar para os vermelhos (literalmente :)) mas se há coisa que sei nesta coisa dos fundos é que SÓ PERDE QUEM VENDE!!!

Eu vejo os mercados como um "Jogo" fora da realidade que vive de especulação (mas o que é isto da especulação?) e de interesses que ninguém percebe de onde vem (mesmo os protagonistas).

Editado por pesteves
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

5coroas, a minha  estratégia sempre passou um pouco como demonstra essa imagem, admito que quando me iniciei em fundos, em 2003/2004, como tinha menos 13 anos do que tenho, devesse ter apostado mais em fundos de acções, mas eu também era conservador ( e ainda sou ), e também pouco ou nada se falava em fundos de investimento, fui portanto um pouco autodidacta.

Mas voltando á imagem, se tivéssemos apostado numa carteira de fundos totalmente de acções de small caps, estávamos a ganhar em média mais de 6% ao ano, imaginem o que é terem quase mais 100% do vosso capital actual em 2030...

Mas, em 2002 e 2008, todos nós tínhamos morrido de coração, principalmente em  2008 onde esta categoria acumulou perdas de mais de 30%.

Isto para dizer, que o meu objectivo desde o inicio foi mais na diversificação e uma aposta pura de buy & hold, basicamente é o que está em asset allocation na imagem, abdico talvez de um ganho maior, mas o stress não é tanto, mas admito que um tipo que tenha agora 20/25 anos, possa colocar a sua carteira em 100% acções, desde claro que não se enerve com as quedas :D.

Portfolio.thumb.JPG.7bd509f523e2b94b905b

Bom dia,

Face a situação de instabilidade no banco Deutsche Bank, gostaria de saber se os produtos estruturados que o mesmo banco comercializa, poderão ser arrastados, caso o banco entre em insolvência?  

Por aqui fala-se em fundos de investimento, que é uma classe de activos que não tem risco de crédito de entidades, quanto aos estruturados primeiro terá de ver quem é o emitente e que tipo de estruturado é.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto mais descem as cotações mais difícil se torna a recuperar para o investimento inicial, quer pelo tempo necessário, quer por esperar pelas boas "graças" dos mercados. São dois fortes obstáculos contra os investidores, actualmente.

Infelizmente, entrei nisto dos fundos no tempo das "vacas gordas", e daí, não tive tempo necessário para assimilar, uma estratégia intermédia quando os fundos estavam a valorizar bem, estabelecendo limites, pois a ideia era para o longo prazo, e sem querer mexer muito.

Agora, não vale a pena resgatar tudo, feito doido! Embora, ainda falte o mês de Maio para chegar...:ph34r:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Quanto mais descem as cotações mais difícil se torna a recuperar para o investimento inicial, quer pelo tempo necessário, quer por esperar pelas boas "graças" dos mercados. São dois fortes obstáculos contra os investidores, actualmente.

Infelizmente, entrei nisto dos fundos no tempo das "vacas gordas", e daí, não tive tempo necessário para assimilar, uma estratégia intermédia quando os fundos estavam a valorizar bem, estabelecendo limites, pois a ideia era para o longo prazo, e sem querer mexer muito.

Agora, não vale a pena resgatar tudo, feito doido! Embora, ainda falte o mês de Maio para chegar...:ph34r:

A ideia era para longo prazo e agora já não é?

Entraste quando?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Para aqueles que acham que hoje foi o inverter de uma tendencia, eu tenho mas noticias:

66624544.jpg

Agora num tom mais sério, é dificil de prever os mercados, mas hoje foi nem foi muito mau.

Falam de investir apenas em fundos de acçoes porque ao olharem aos retornos médios estes sao superiores ao de um portefolio. Mas esquecem-se que isso é conseguido à custa de ula volatilade/risco que é dificil de digerir. Como se comprova pelos meus posts a chorar neste forum.

Como referi anteriormente, matematicamente é possivel optimizar um portfolio e saber o risco que estamos a incorrer (teoricamente). E as boas noticias é que o risco é reduzido substancialmente, para uma pequena perda de retorno.

A linha a azul no grafico abaixo mostra como diferentes % de  acçoes e obrigaçoes afectam o risco e o  potencial retorno. O maximo retorno é obtido apenas com acçoes, sendo o potencial retorno 11.7% para um risco de 17.9%. Mas o famoso portfolio 60/40 tem um potencial retorno de 10.5% e um risco de 11.9.

Isto de forma simples quer dizer que o portfolio 60/40 tem  um risco substancialmente inferior (35% menos) abdicando para isso  de apenas 1,2% dos retorno (10% menos retorno que apenas acçoes)

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia
    Esclareçam-me um dúvida que tenho
    Com a nova tributação dos fundos estrangeiros, posso anular as mais valias com as menos valias? Fazendo as diferenças entre elas.
    Ex; Fundo X com 10% 
          Fundo Y com -10%
    Neste caso não tenho que pagar o imposto sobre as mais valias. Certo?
    Ou terei que pagar as mais valias sempre até Julho de 2015, sendo a AT a fazer essas contas.
    O objectivo seria aproveitar as mais valias qua ainda tenho, e voltar a comprar os mesmos fundos no final do mes de fevereiro, com algum reforço.
    Obrigado

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entao mas achas que isto vai comecar a subir em breve? Se achas que ainda tem muito para cair, porque nao esperar um bocadinho para reforcar. Nao sou apologista de timming market, mas se anda tudo a cair, se agora tivesse para reforcar esperava ate parecer que tenha (+/-) estabilizado. Claro que nunca se sabe mas se isto comecasse a subir 2/3 dias entrava mesmo perdendo essas subidas de 2/3 dias (nao seria em 2/3 dias que haveria de subir por ai além).

Um bom exemplo.. Tinha ai uns euros que precisava trocar para Libras e se bem se recordam há poucas semanas o par estava a 1/1,42 e por esse valor nao me compensava trocar. De repente comecou a vir por ai a baixo, quando estava a 1/1.35 ja achei que fosse razoavel, mas achei que a tendencia continuava a ser de queda, entao aguardei mais um pouco. Acabou por cair para 1/1.32 e depois andou ali varios dias em que subia e descia ligeiramente. Achei que teria estabilizado um pouco naquele valor e entao cambiei. Agora ja esta a 1/1.28, por isso podia ter conseguido melhor, mas tb teria feito pior se tivesse trocado a 1.42 ou mesmo a 1.35.

E mesmo quando estava a 1.32 e continuei a esperar, ainda que subisse para 1.33 provavelmente cambiava na mesma e entao diriam que fiz mal em esperar, mas 1.33 sempre é melhor que 1.35

Editado por PedroPinto
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A bolsa de atenas

A quem? Isso é alguma marca de detergentes de linha branca?

A relevância da bolsa de Atenas face ao global é 0.0000000001% :P

Preocupava-me mais com o risco de um selloff forte nos EUA a partir de hoje.

Pelo sim pelo não encontrei aqui umas notitas numa gaveta e já subscrevi mais 2 reforços. Como gosto de ver o lume arder, vou metendo "lenha" para a fogueira. Há quem diga que não há coisa mais bonita que é ver notas de 50€ a arder à nossa frente. É um espetáculo bonito, sim senhor.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A quem? Isso é alguma marca de detergentes de linha branca?

A relevância da bolsa de Atenas face ao global é 0.0000000001% :P

A relevância da grécia é pequena, mas a dos periféricos já é qualquer coisa.

A seguir à grecia (-45%) segue-se o pelotão de Portugal (-13.4%), Espanha (-24.7%) e Itália (-29.1%). E pronto tens cerca de 10% do MSCI Europe a ser dizimado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A ideia era para longo prazo e agora já não é?

Entraste quando?

Entrei há acerca de 2 anos.

A ideia inicial era para o longo prazo, pois tinha a expectativa natural de que os fundos tinham o comportamento de subidas generalizadas. O que está actualmente a acontecer, quebra esta estratégia pela sua base. Daqui adiante, vou estabelecer limites mínimos de rentabilidade esperada, que por motivos de desvalorização forte, procederei ao resgate imediato antes que a "casa arde toda".

Por exemplo: Invisto 1.000€. Espero rentabilidade anual de 5%. Ao fim de um ano rendeu 7%. Óptimo! Mas, ao fim de ano e meio, desce para os 5% outra vez, dou tolerância de baixar para os 4%. Chegado a este limite mínimo resgato, faça chuva ou faça sol! É que tempo é dinheiro, e neste momento estou a perder dinheiro, e prevejo perder muito tempo a tentar recuperá-lo.:mellow:

Tenho a carteira Big Link com gestão profissional. À partida, é para longo prazo e não mexer, pois tem benefícios fiscais. E tenho diversos fundos "isolados" subscritos por mim. Estes sim, são para ser adaptados à nova estratégia (embora cada dia que passa, torna-se mais difícil aplicá-la), assim como futuras compras.

Portanto, conjunturas especiais, precisam de medidas especiais, neste caso, de prevenção e salva guarda com cão à porta!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Pelo que tenho lido o horizonte temporal para quem investe em fundos nunca deve ser inferior a 5 anos... por isso 2 anos ainda não é nada.

Na minha ideia o "truque" dos fundos é ir reforçando sempre que se pode e nestas alturas de desvalorização é tentar ir reforçando e apanhar as cotações mais baixas. Depois num longo prazo estas UP's de valor baixo vão valorizar bastante... 

É como o Patanisca diz, é ir deitando mais notas para a fogueira para que no futuro em vez de termos uma fogueirinha temos mas é um grande incêndio :D agora de fogueira para incêndio pode demorar alguns anos ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Nas ultimas semanas as bolsas têm andado quase em paralelo com as subidas e descidas do preço do petróleo; hoje, para não variar o petróleo está a descer fortemente e as bolsas estão também com fortes quedas. A diferença é que para o dia de hoje, os media financeiros informam que a razão das quedas são as preocupações em torno do sector financeiro. Conclusão: O Warren Buffett and John Bogle estão certos - ignore market noise.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se forem a ver bem, o nível do STOXX50 só agora se está a aproximar da realidade da zona Euro. No verão, nos 3600 pontos estava altamente sobrevalorizado (caro). Com a economia da zona euro arrastar-se há anos, aquilo foi só efeito QE, que rapidamente se evaporou com o problema da China, já que a Europa exporta muito para lá.

As quedas desta semana e de hoje, estão a ser motivadas por motivos legítimos de medo de um crash nos bancos. Para quem anda mais distraído, a grande banca europeia está a soro.

Nos EUA, as tecnológicas estão saturadas, estão com dificuldades de manter o ritmo alucinante de subida dos últimos anos, porque efectivamente esgotou-se o consumo, atingiu-se o tecto, não há mais humanos para comprar iPhones ou criar contas no Twitter. Então a malta está a vender para realizar mais valias e refugiar-se em bonds e commodities.

Questiona-se a capacidade das grandes tecnológicas se reinventarem e inovarem para gerar mais riqueza.

Os bancos centrais já estão sem ferramentas de estímulo.

Eu não vejo os próximos meses como meses de recuperação, sinceramente. Vai demorar uns anitos até que isto comece a dar fruta madura novamente e que se consiga voltar aos expectáveis 5% anualizados, quando se investe num portfólio stocks/bonds (50/50).

Há que ter calma e cabeça fria. Quem não tem possibilidades de levar mais porrada nos próximos 2, 3 anos, se calhar é melhor pensar em sair.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )