Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

“Everyone wants to be a buy and hold investor during a bull market, but people change their tune when losses set in.”

Há que resistir ao pânico e manter-se fiel ao plano; e continuar a reforçar sempre que se puder; o buy and hold só funciona bem se se continuar a adicionar capital MESMO E SOBRETUDO quando os mercados estão a cair. A mim só me custa ter um numero excessivo de Fundos, o que face aos meus recursos, me impossibilita de reforçar todos ou a maioria deles mensalmente. Isto traduz-se que uns que tenho reforçado estão com muito menos perdas que outros que não pude reforçar. Quando isto estiver mais generalizadamente verde, irei reduzir substancialmente o numero de fundos. Só com poucos fundos conseguirei espremer bem as tetas do DCA.

"Being disciplined means accepting short-term unhappiness for long-term results, regardless of how difficult it is."

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A teoria é muito linda, mas já tenho mais capital para reforçar e estou céptico... hoje foram mais 3% que voaram nas praças europeias, na América o cenário também está mau e isto em cima duma semana que foi muito má...

Quais são os sectores a evitar no curto-prazo? Estou tentado a reforçar o Nordea Stable Return, que consegue estar no verde a 3 meses. O que acham?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Deixo aqui um grafico do mercado japones durante 20 anos. Pobres criaturas que investiram la em 1989, especialmente com perpectiva de buy& hold.

Eu sei que é apenas o exemplo de um mercado, mas o que eu quero mostrar é que nem sempre o mercado volta aos niveis anteriores  num curto prazo de tempo.

24-june-1fl.gif

g1414344450868358496.jpg

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Este fds  fui ver a carteira, que razia -4% YTD, 2 anos de fundos quase a chegar aos 0% valorização.

Tomei uma decisão de resgatar 2 fundos do BIC tesouraria e outro misto, mesmo com perdas. Os 2 eram maus de mais

Depois reforçei metade do valor no misto JPMorgan Global Capital Preservation Fund. 

O que acham do estruturado de petróleo?

Editado por zzzpt
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Ja se volta a falar no ouro como refugio. Se as quedas se prolongarem, o ouro pode vir a ter ganhos consideraveis. YTD ja é superior a 12%

Mas isto chama-se especular.

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia pessoal!

Como muitos aqui queria algumas dicas para os meus futuros investimentos.

Tenho 23 anos. No ano passado abri um PPR com risco moderado, e já constitui o meu Fundo de Emergência com 10K, tirei ainda mais umas coroas para outra conta para pagar os impostos do carro, o seguro, o telefone, o próprio PPR, etc. Ou seja, em despesas, só vou gastar em gasóleo, roupa e outros prazeres, tirando isso vou ter bastante para começar a investir. (Só um aparte, fooogo, sabe bem escrever isto!! :D:D)

Por agora o meu objectivo a longo prazo é uma casa só minha, e ganhar mais alguns trocos para ir viajar, talvez venha a ter outros, mas agora são esses.

A minha questão central é como começar! Já subscrevi ao Montepio Taxa Fixa e a outro fundo de Acções Europeias. Mas devo agora subscrever a todos os fundos que esteja interessado? Ou devo só subscrever a mais alguns e aplicar o restante capital em reforços...? Claro que eu adorava fazer ambas essas coisas, mas uma pessoa não ganha assim tão bem. :P

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Viva. Após algum interregno, estou de volta.

Ora cá vão as novidades. Como os demais, estou a apanhar no lombo (- 10,3%).

O que me vale é que 25% da minha carteira para longo prazo estava alocada ao Nordea St. Return, que se está a aguentar perfeitamente (neste momento, tenho-o a + 0,3%). Também em boa hora resolvi apostar e reforçar alguma coisa no Invesco Gold & Precious Metals, que anda descorrelacionado com os outros e que tem servido para amortecer as quedas dos outros (YTD de + 10,06%).

Aquele que me tem desiludido muito é o misto Templeton Global Income (estou, neste momento, com - 16%). 

Mas este é um tempo de esperança. Quem tiver força mental para não vacilar e reforçar em pleno Bear Market, a médio/longo prazo irá ganhar muito dinheiro.

Ando a pensar voltar ao BPI Portugal, que tantas alegrias me tem dado (no ano passado, com investimentos e resgates e saída em Outubro, lucro líquido de + 25%). Vamos lá ver...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Tenho o Pictet - Europe Index que replica o MSCI Europe Index, cada vez está pior :ph34r:

Não foi por falta de aviso.

Muita gente te avisou que, além dos Pictet Index USA e Europa, deverias ter também umas obrigações para amortecer as quedas, se a coisa desse para o torto. Com um fundo misto ou um de obrigações, as tuas quedas seriam menores... (olha o NN - Isin; LU0546917427 - que não pára de subir desde Julho...)

Pensa seriamente em juntar, por exemplo, o Nordea Stable Return. Pode não dar para cavalgadas nas valorizações, mas ajuda muito a amparar nas desvalorizações.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com bancos a recomendarem a vender tudo, analistas a especularem que o petróleo chega aos 10USD, que a China está cheio de "bicho", etc etc, é difícil os investidores não fazerem um sell off em acções e refugiarem-se noutro tipo de activos, mas estes são os que fazem market timming agressivo e, a bem da verdade, são os que "mandam" nisto, porque se tivessem longos e diversificados as coisas mantinham-se equilibradas.

Tenho tudo o que é acções a cair, mas depois tenho o Pimco Real Return que vai com +1,70%, o Pimco Global Bond com +0,30%, Axa 5-7 com +0,30%, F&C Emerging Markets com +1,34%, Nordea Stable Return com +0,88%...etc.. compensam as quedas? não, nem servem para isso, servem como estabilizadores de carteira, daí a importância que acho que se deve de dar á diversificação.

O Marshall concerteza não será imune a tantas quedas, era difícil sê-lo, em 2008 também caiu como quase todos os fundos de acções, caiu foi menos, este ano está a cair também menos que a generalidade dos fundos de acções, como fundo que é com larga exposição aos EUA, de certeza que terá tecnológicas pelo meio, e basta ver o indice Nasdaq como vai...

Penso também que o FED se precipitou na subida dos juros, e estou para ver o que diz a Yellen na 5ª feira, que dados irá dar e consequências no mercado irá ter.

(olha o NN - Isin; LU0546917427 - que não pára de subir desde Julho...)

Um bom exemplo, um fundo que vinha com uma performance brutal e depois teve grande queda a meio de 2015 mas que desde daí tem vindo a recuperar, este ano vai com +4%, aproveitando bem a actual conjuntura, de certeza que muita gente o tinha mas com as quedas que teve se desfez dele, será que compensou?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Não foi por falta de aviso.

Muita gente te avisou que, além dos Pictet Index USA e Europa, deverias ter também umas obrigações para amortecer as quedas, se a coisa desse para o torto. Com um fundo misto ou um de obrigações, as tuas quedas seriam menores... (olha o NN - Isin; LU0546917427 - que não pára de subir desde Julho...)

Pensa seriamente em juntar, por exemplo, o Nordea Stable Return. Pode não dar para cavalgadas nas valorizações, mas ajuda muito a amparar nas desvalorizações.

Tendo a possibilidade de fazer um reforço nos próximos dias, será mais sensato como dizes investir no NN (L) Euro Long Duration Bond - X Cap EUR? Ou continuar a "enterrar" dinheiro nos dois fundos que já tenho?

A estratégia que tenho tido desde que criei a minha carteira foi de reforçar todos os meses os dois fundos de igual maneira. Como sabes a distribuição que tenho é de 50/50.

Neste momento os valores das UP's estão no seu mínimo tendo em conta o meu último valor de compra... será de aproveitar continuar a comprar cada vez mais barato? Ou abrandar, diversificar e equilibrar um pouco a carteira com a entrada de um novo fundo como o NN?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )