Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

Realmente está tudo muito caladinho :D

Para "animar" a malta... a minha carteira -  Total Gain (EUR) -6.13%

A minha está ainda mais vermelha e ainda não actualizaram muitos fundos com base nos dados de ontem.

Refiz a carteira em máximos de Abril 2015, depois de um resgate total com mais valias(que se formos contabilizar ainda superam muito as "perdas" actuais).

Depende também da % património que tem alocada a FI.

Por exemplo, se tem todo o capital ou grande parte do património investido em FI, -6,x% já faz mossa,

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Realmente está tudo muito caladinho :D

Para "animar" a malta... a minha carteira -  Total Gain (EUR) -6.13%

É preciso ter tomates para se dizer Total Gain -6,13% ;)

Bem haja! 

Hoje está a ser um dia excelente, sobretudo para os emergentes que não devem ter ouvido que o crash está quase aí...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem haja! 

Hoje está a ser um dia excelente, sobretudo para os emergentes que não devem ter ouvido que o crash está quase aí...

É o copy past da informação da Bloomberg Watch list :) são "ganhos" negativos :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem haja! 

por isso não coloco a minha %, mas ainda não chegou aos -10%:huh:

Devem haver muitos investidores com carteiras negativas ou perto disso, mesmo mantendo a carteira após o excelente 1º trimestre 2015.

Temos que manter a calma e esperar melhores dias, pois neste momento temos que viver com as "perdas", esperar que rapidamente as possamos recuperar e passar a terrenos positivo.

Editado por investidorPT
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É o copy past da informação da Bloomberg Watch list :) são "ganhos" negativos :lol:

Digamos que é um ganho de  balanço para  futuros proveitos.B)

Eu acho que as nossas apreensões e "sofrimentos" presentes, só nos trarão inevitavelmente alegrias mais intensas quando os ganhos surgirem. Tudo que é fácil de mais, acaba por ser sempre insípido.

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante Peter (visitante)
    NOME DO TÍTULOQTDLIQUIDARMDAMÉDIOVARIAÇÃOCOTAÇÃOORIGINALEUROSINTRADAY 
    BlackRock Euro-Markets Fu50,570,00EUR22,99-2,21 %22,48-1.136,81-0,62 % 
    Henderson H PanEuropean A190,960,00EUR15,71-3,82 %15,11-2.885,420,27 % 
    Invesco Global Structured116,040,00EUR43,09-2,18 %42,15-4.891,09-1,63 % 
    Invesco Pan European Equi72,700,00EUR15,99-3,32 %15,46-1.123,94-1,09 % 
    Invesco Pan European Stru250,000,00EUR16,00-10,62 %14,30-3.575,00-0,69 % 
    JPMorgan Europe Strategic17,310,00EUR173,35-15,74 %146,07-2.527,89-0,70 % 
    Neuberger Berman Short Du148,410,00EUR11,45-6,03 %10,76-1.596,89-0,09 % 
    Pioneer Fund Global Equit36,470,00EUR82,25-13,37 %71,25-2.598,77-1,55 % 
    Pioneer Funds Top Europea169,460,00EUR6,86-3,35 %6,63-1.123,53-1,04 % 
    Schroders ISF Asian Equit85,800,00USD25,38-21,51 %19,921.709,141.527,80-1,48 % 

Não Chora e aguenta :(

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    NOME DO TÍTULOQTDLIQUIDARMDAMÉDIOVARIAÇÃOCOTAÇÃOORIGINALEUROSINTRADAY 
    BlackRock Euro-Markets Fu50,570,00EUR22,99-2,21 %22,48-1.136,81-0,62 % 
    Henderson H PanEuropean A190,960,00EUR15,71-3,82 %15,11-2.885,420,27 % 
    Invesco Global Structured116,040,00EUR43,09-2,18 %42,15-4.891,09-1,63 % 
    Invesco Pan European Equi72,700,00EUR15,99-3,32 %15,46-1.123,94-1,09 % 
    Invesco Pan European Stru250,000,00EUR16,00-10,62 %14,30-3.575,00-0,69 % 
    JPMorgan Europe Strategic17,310,00EUR173,35-15,74 %146,07-2.527,89-0,70 % 
    Neuberger Berman Short Du148,410,00EUR11,45-6,03 %10,76-1.596,89-0,09 % 
    Pioneer Fund Global Equit36,470,00EUR82,25-13,37 %71,25-2.598,77-1,55 % 
    Pioneer Funds Top Europea169,460,00EUR6,86-3,35 %6,63-1.123,53-1,04 % 
    Schroders ISF Asian Equit85,800,00USD25,38-21,51 %19,921.709,141.527,80-1,48 % 

Não Chora e aguenta :(

Este sou eu, de manha antes a abrir o site do banco. Nao tem resultado nas ultimas semanas. Em termos absolutos a minha situaçao é mais  dolorosa que a do Peter. Nem é bom pensar no assunto...

Editado por Helder Silva
    • Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Estou com -2.99%... não é mau de todo, tendo em conta que constitui a minha carteira no dia 4 de janeiro... 

Se a minha vida dependesse de fazer market timming, já tinha partido há muito tempo!

Desde abril do ano passado a minha carteira ja caiu mais de 16%. Os reforços que fiz pelo meio disfarçam ou pouco este numero, caso contrario seria muito possivelmente mais de 20%  de perdas.

Mas nem tudo é mau, ainda restam 84%...:blink:

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Desde abril do ano passado a minha carteira ja caiu mais de 16%. Os reforços que fiz pelo meio disfarçam ou pouco este numero, caso contrario seria muito possivelmente mais de 20%  de perdas.

Mas nem tudo é mau, ainda restam 84%...:blink:

Helder

-16% são sempre -16%, mas como já escrevi por aqui:

"Depende também da % património que tem alocada a FI"

também refiz a minha carteira que se supõe MLP em Abril 2015, com alguns reforços pelo meio, estou quase nos -10%,(cerca de 65% acções) no entanto a % do património financeiro alocada a FI são +/- 25%. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Helder

-16% são sempre -16%, mas como já escrevi por aqui:

"Depende também da % património que tem alocada a FI"

também refiz a minha carteira que se supõe MLP em Abril 2015, com alguns reforços pelo meio, estou quase nos -10%,(cerca de 65% acções) no entanto a % do património financeiro alocada a FI são +/- 25%. 

A minha carteira de investimento é composta por 80% de FI e ETFs. O que representa uma queda de 13% no total do patrimonio. 

Agora para recuperar so preciso de uma subida de ~20%, o que vai ser dificil no curto prazo.

Como se costuma dizer: Nao ha tempestade que sempre dure, nem bem que nunca acabe.

Editado por Helder Silva
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

A minha carteira de investimento é composta por 80% de FI e ETFs. O que representa uma queda de 13% no total do patrimonio. 

Como se costuma dizer: Nao ha tempestade que sempre dure, nem bem que nunca acabe.

Então bem precisas que venha o sol :D

Vamos ver é até quando a tempestade durará.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de ter equilibrado no fim do mês, Fevereiro voltou com as derrapagens e vou para -7.5%, onde até mesmo os reforços de janeiro já estão também eles no vermelho (-1.65%). Já nem os fundos de obrigações me seguram, ontem o Invesco Global Bond perdeu quase 1.8%, num só dia!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Engraçado.

O Caixagest (patinho feio) Obrigações Longo Prazo ontem valorizou 0.29%.

Está com 0.85% nos últimos 7 dias e com 2.12% YTD.

eheh :ph34r::P

Tenho outros fundos de obrigações que não têm sido tão voláteis, mas uma perda de quase 2% num dia é algo que eu - maçarico assumido - encararia como um mau cenário num fundo de acções...

Ontem foi um dia muito agradável para o meu porfólio de fundos de investimento, é vermelho transversalmente, desde acções a obrigações e mistos. Safou-se qualquer coisa em acções US, mas pouco.

Tendo entrado em Agosto, se se mantivesse a evolução que os meus fundos têm seguido, as minhas perdas ao fim de um ano seriam de 15%, mas fácil. E é bom nem falar das entradas do fim do ano.

Uma coisa é certa, um gajo quando vai ao bingo também paga para se divertir e esta minha thrill com os fundos tem sido priceless. Literalmente, porque a continuar assim o dinheiro que lá está é o que vou metendo de novo todos os meses... :lol:

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Exacto! :D Todos os meses olhas para a carteira e está sempre no mesmo valor.
    Mesmo que tenha tido perdas mensais de 2 ou 3%.

Vale o factor psicológico! :D

Mas sempre vamos baixando as médias do custos das nossas UPs; e como sabemos o dollar cost averaging é amigo do investidor de longo prazo. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É a primeira vez que escrevo aqui. Queria perguntar aos senhores o seguinte:

eu tenho conta no antigo banco Banif, ainda do tempo do meu falecido marido, e quando foi das notícias más sobre o banco, fui aconselhada pela senhora do banco a colocar todo o meu dinheiro em fundos de investimento do banco Banif.

Só que o que eu agora vejo é que esse valor que eu apliquei nos fundos (disseram-me para aplicar metade do valor no fundo Banif Euro Tesouraria e o resto repartido pelo Fundo Banif Conservador e o Fundo Banif Moderado), vejo que esse valor desce todos os dias. Desde a altura que eu passei o dinheiro para esses fundos até hoje só têm descido, logo cada dia que passa estou a perder dinheiro e não é isso que eu quero, naturalmente.

Daqui que eu pergunte aos senhores se isto é normal acontecer, se está a acontecer também com os fundos dos outros bancos, ou se é por serem fundos do Banif que foi à falência. Se é por causa disso. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

eu tenho conta no antigo banco Banif, ainda do tempo do meu falecido marido, e quando foi das notícias más sobre o banco, fui aconselhada pela senhora do banco a colocar todo o meu dinheiro em fundos de investimento do banco Banif.

Só que o que eu agora vejo é que esse valor que eu apliquei nos fundos (disseram-me para aplicar metade do valor no fundo Banif Euro Tesouraria e o resto repartido pelo Fundo Banif Conservador e o Fundo Banif Moderado), vejo que esse valor desce todos os dias. Desde a altura que eu passei o dinheiro para esses fundos até hoje só têm descido, logo cada dia que passa estou a perder dinheiro e não é isso que eu quero, naturalmente.

Daqui que eu pergunte aos senhores se isto é normal acontecer, se está a acontecer também com os fundos dos outros bancos, ou se é por serem fundos do Banif que foi à falência. Se é por causa disso. 

Quanto é que no total está a perder (%)?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É normal estarem a perder. Desde Agosto que andamos a perder dinheiro, de uma forma generalizada. Isto falando em fundos claro.

A tendência tem sido de não fazer dinheiro desde o meio do ano de 2015, mas antes perder. Portanto o comportamento que verifica é o esperado, provavelmente e com a informação escassa que nos deu,.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas sempre vamos baixando as médias do custos das nossas UPs; e como sabemos o dollar cost averaging é amigo do investidor de longo prazo

Ou seja, e penso que passe por aí a questão da senhora, os fundos têm tido um comportamento em linha com o mercado, não devendo essas perdas ser entendidas como derivadas ou correlacionadas com a queda do banco.

Eu sou a melhor prova disso: como entrei em Agosto, estou a perder dinheiro nos fundos que tenho, independentemente dos bancos utilizados para aceder a esses fundos. As perdas têm a ver com o mercado, não com o banco ou a sociedade gestora em si, pois as perdas têm sido generalizadas.

Não estou a dizer que houve ou não algum problema com os fundos BANIF, mas não é pelas perdas nos últimos 6 meses que chegamos a essa conclusão.

Em jeito de conclusão, e para dar o dito por não dito, li um artigo na net, do David Almas, onde ele não falava nada bem dum fundo BANIF que investia em arte, mas julgo que não se pode generalizar as críticas ali feitas.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )