Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

[img alt=Descer1 width=300]http://www.fundspeople.pt/system/image_rotadors/26795/medium/descer1.jpg?1363223607 

“Durante o mês de Fevereiro continuámos a assistir ao “desfazer” de algumas estratégias de protecção face à incerteza do que iria acontecer à Zona Euro”, sublinha Rui Castro Pacheco, do Banco Best. O sentimento relativamente à Europa e à sobrevivência da moeda única foi alterado após o Presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, ter revelado o seu apoio “incondicional”. Este acontecimento veio, assim, tranquilizar investidores e conduziu a um início de 2013 no qual assistimos ao resgate de fundos que constituíram estratégias alternativas e de refúgio no ano passado. Segundo explica Rui Castro Pacheco, “há cerca de um ano registámos fortes entradas em fundos com exposição a moedas alternativas ao euro e ao próprio dólar americano, como as coroas norueguesas ou suecas, o dólar canadiano ou australiano”.

Assim, no segundo mês do ano, os investidores revelaram “uma propensão para assumir mais risco nos seus portefólios, por contrapartida de saídas de fundos mais conservadores”, afirmou a direcção de marketing do ActivoBank que destacou ainda os fundos com alguma alocação ao mercado de dívida soberana e ‘corporate’ como algumas das estratégias mais defensivas detidas pelos investidores num passado recente. No mesmo sentido, Isabel Soares, do Banco BiG referiu que “o segmento de dívida corporativa foi o que registou maior ‘outflow’”, em Fevereiro.

Desta forma, acompanhando uma melhoria do sentimento dos investidores relativamente à moeda única e ao mercado accionista europeu em detrimento do obrigacionista, a tendência destes primeiros dois meses do ano foi de “uma realocação de activos em novas ideias de investimento que possam gerar outro tipo de retorno”, conclui Rui Castro Pacheco.

http://www.fundspeople.pt/noticias/investidores-mais-confiantes-relativamente-ao-futuro-da-zona-euro-65238

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Depois de me ter iniciado nos fundos de investimento há pouco mais de 1 mês, subscrevendo o E.S. Liquidez, tenho agora mais 1.500 euros disponiveis para investir noutro fundo.

Estava a pensar ou no ES Rendimento Plus ou no ES Obrigações Europa. O que achas David?

Mais uma duvida, como subscrevi o Liquidez com quase 3500 euros estava a pensar em fazer uma permuta de 1000 para outro fundo. Penso que isso é possivel sem qualquer custos. Ou não será boa ideia?

Queria deversificar um pouco mais até porque o Liquidez, este ano, está a render um pouco menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Depois de me ter iniciado nos fundos de investimento há pouco mais de 1 mês, subscrevendo o E.S. Liquidez, tenho agora mais 1.500 euros disponiveis para investir noutro fundo.

Estava a pensar ou no ES Rendimento Plus ou no ES Obrigações Europa. O que achas David?

Mais uma duvida, como subscrevi o Liquidez com quase 3500 euros estava a pensar em fazer uma permuta de 1000 para outro fundo. Penso que isso é possivel sem qualquer custos. Ou não será boa ideia?

Queria deversificar um pouco mais até porque o Liquidez, este ano, está a render um pouco menos.

Rendimento Plus o minimo é 2500€...permuta? a permuta é resgatares :P como isso é um fundo Português não vais reter nada de IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Rendimento Plus o minimo é 2500€...permuta? a permuta é resgatares :P como isso é um fundo Português não vais reter nada de IRS.

E é possivel resgatar apenas parte? Assim já teria os 2500 para o Rendimento Plus. Se calhar devo optar por colocar os 1500 no Obrigações europa. Há outro que prefiras.

Obrigado!!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

E é possivel resgatar apenas parte? Assim já teria os 2500 para o Rendimento Plus. Se calhar devo optar por colocar os 1500 no Obrigações europa. Há outro que prefiras.

Obrigado!!

É possivel resgatares parte claro, a preferencia tem de ser a tua :) 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Boa noite,

Antes de mais deixem-me contextualizar:

-Sou completamente novo neste mundo dos investimentos. Até agora sempre tive depósitos a prazo, nada mais.

-Como as taxas têm caído bastante comecei a olhar para os fundos de investimento.

-Tenho lido algumas coisinhas, mas tudo para principiantes.

Situação:

-Tenho +-3000€ para investir.

-Tenho um perfil mais conservador/prudente, isto é, sinto-me mais confortável em investir em obrigações do que em ações.

-Em termos de horizonte temporal, preferia algo com tempo inferior a 2 anos.

Peço os vossos conselhos:

-Na minha situação que fundo/fundos subscreviam?

-Vale a pena para o montante que disponho?

-O ActivoBank serve bem para esta função?

Obrigado!

PS: Estou a ler este tópico desde o início e vou encontrado algumas questões que tb gostava de esclarecer:

indice de sharpe, desvio padrão, por vezes o rácio Alfa

Podias explicar pf?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Valer vale sempre a pena :)

Se o Activo serve para o que pretendes não sei, terás de ser tu a ver a oferta deles e se adequa ao que pretendes, como sou da opinião que se é para investir que se vá logo para o que nos oferece melhor serviço (Best)...

Não sei em que contexto falei nesses rácos, queres que explique exactamente o que?

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostava que explicasses o que são, quais os valores recomendados (se quanto mais alto melhor, relações entre eles, etc), etc.

Gostaria também que me sugerisses um ou dois fundos adequados ao meu "perfil".

Reparei que falavam mto no "PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc", mas ao ver aqui (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T61) reparei que tem 70% de liquidez. Isto quer dizer que o fundo vai terminar?

Obrigado  ;)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Gostava que explicasses o que são, quais os valores recomendados (se quanto mais alto melhor, relações entre eles, etc), etc.

Gostaria também que me sugerisses um ou dois fundos adequados ao meu "perfil".

Reparei que falavam mto no "PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc", mas ao ver aqui (http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR06T61) reparei que tem 70% de liquidez. Isto quer dizer que o fundo vai terminar?

Obrigado  ;)

Penso que mais para frente expliquei esses rácios, no entanto para facilitar vou dizer os valores que acho que serão aconselháveis ter:

No rácio de charpe o valor deverá ser superior a 1.00.

O Desvio Padrão depende, para mim, que sou mais entre o conservador/moderado, prefiro um desvio padrão baixo, ou seja, quanto mais se aproximar do 0 melhor.

O Alfa é apenas uma medida que nos diz se o fundo está acima ou abaixo do seu indice de referência (benchmark), qualque numero positivo quer dizer que está acima.

Gosto muito dos Pimcos :) entre outros claro, é a maior e melhor gestora de fundos de obrigações...ter muito em liquidez não quer dizer que vá acabar, apenas e só quer dizer que tem activos de liquidez, depósitos a prazo, papel comercial etc...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    Visitante newgirl

Ora bem, já há algum tempo que acompanho o fórum, e esta é a primeira vez que escrevo aqui.

Gostava de obter as vossas opiniões, apesar de como é óbvio a decisão de investimento ser minha!

Actualmente a minha carteira é constituída por 69% de Obrigações (adquiridas em mercado primário e secundário) e 33% de DP.

Já há algum tempo que venho ponderar em colocar alguma exposição a acções, e como tenho um DP DE 3000€ que termina em breve, estou a estudar a hipótese de reinvestir em fundos de investimento de acções.

A minha dúvida prende-se com a composição da minha carteira de Fundo de Acções.

1-      Se estes fundos são todos com cobertura cambial

2-      Se não estou a repetir fundos com áreas semelhantes de actuação

3-      Se existirem outras opções de diversificação, queiram por favor indicá-las

EEF EQUTITY CONSUMER STAPLES R ACC    LU0155230690  ACCÕES SECTOR BENS CONSUMO

FC EUROPEAN SMAL CAP A                              LU0207432559    ACÇÕES EUROPEIA CAP PEQUENA

THREADNEEDLE EUROP SMALL COS RET EUR ACC GB0002771383    ACÇÕES EUROPEIA EX RU CAP PEQ/MEDIA

PIONER FDS US FUNDAMENTAL GR C EUR ND    LU0347184318  ACÇÕES USA CAP GRAND CRESCIMENTO

BNY MELLON LG TRM GLOBAL EQ A EUR ACC  ACÇÕES GLOBAL CAPGRAND CRESCIMENTO

PICTET WATER R EUR  LU0104885248  ÁGUA

A ideia é subscrever 500€ de cada um destes fundos, mas se tiverem outras sugestões, desde já agradeço!

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Qual consideram voçês ser uma rentabilidade razoavel para uma carteira de fundos de investimento a 3/5/10 anos ? Risco moderado ?

Numa carteira tens várias categorias e sub-categorias de fundos que tentam bater o seu benchmark, não é fácil se falar em rentabilidade razoável, eu tenho o meu "benchmark" que é psicológico, que pode ser diferente de pessoa para pessoa e consoante a carteira que tens, para mim ter 6%/7%+Euribor 1ano é bom, para outros é fraco :) mas eu sou um investidor mais para o conservador e portanto também não espero ganhar acima dos 2 digitos, pretendo ganhar acima dos depósitos a prazo pelo menos.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Com a historia dos depósitos de Chipre, o nosso dinheiro aplicado em fundos esta livre de alguma coisa parecida com isso ?

Fundos é diferente de depósitos à prazo, também neste caso correto ?

Fundos não são depósitos, fundos é uma participação que detens numa determinada carteira de activos gerida por uma gestora de activos :) por isso eu disse que algo muito dificil acontecer é virem te reduzir as unidades de participação que tens num fundo, acredito, e isso é só pensarem nisso, é que venhas a pagar um imposto qualquer quando resgatas um fundo, para alêm do IRS.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

O fundo só tem uma cotação por dia? Ou seja se subscrevi hoje a um fundo só há um valor possível ? Desculpem a minha humilde ignorância

Só há uma cotação...vou colocar um anexo na 1ª página para todos verem como funciona a valorização de uma UP de um fundo...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos! Acham que nesta carteira

ES Liquidez

P Global Bond

I European Bond

P Diversif Inc

PF Glb Emrg Dbt HR

AXA WF Gb High Y B

Inv Balan-Ris Allo

V Europn Value Eqt

Ficariam bem estes dois fundos?

Pioneer Funds - U.S. Fundamental Growth C EUR ND

Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples R Acc

Estou a tentar diversificar a minha carteira, de forma algo prudente, para a estabilizar com 9/10 fundos. As % não vale a pena perguntar porque isso é do crietério de cada um (de acordo com o risco). :)

Obrigado.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bom dia a todos! Acham que nesta carteira

ES Liquidez

P Global Bond

I European Bond

P Diversif Inc

PF Glb Emrg Dbt HR

AXA WF Gb High Y B

Inv Balan-Ris Allo

V Europn Value Eqt

Ficariam bem estes dois fundos?

Pioneer Funds - U.S. Fundamental Growth C EUR ND

Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples R Acc

Estou a tentar diversificar a minha carteira, de forma algo prudente, para a estabilizar com 9/10 fundos. As % não vale a pena perguntar porque isso é do crietério de cada um (de acordo com o risco). :)

Obrigado.

Já la tens um de Acções Europa não é? acho que fica bem um de acções mais virado para a Améria sim, entre os dois eu pendo mais para o Eurizon...

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )