Ir para o conteúdo
  • FORMAS DE POUPAR

• Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Recommended Posts

• Respostas 29,8k
    • Created
    • Última resposta

Top Posters In This Topic

• --------

5141

• 5coroas

2530

• Bedrock

1627

• Patanisca

1351

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Não sei se já repararam mas acabaram os votos negativos, assim deste modo resolve-se parte do problema, ainda existem outros mas irão ser resolvidos para que se volte a ter um tópico com um ar mais re

Como pedido pelo @D@vid actualização da minha carteira 4Fundos. A carteira 4 fundos foi feita no final de 2016 por via de programação em R: As performances desde a sua criaçã

Este fim de semana estive a rebalancear o meu portfolio, partilho convosco. Livrei-me dos bad performers e quero apostar neste Q4 e Q1'22 que se antevê vigoroso. Em Fevereiro fiz uma aposta em US

Posted Images

Grande fecho dos EUA (e com volume).

Parece-me que vamos ter Trend Reversal ou será que é para apanhar mais uns patos?

Para quem quiser aproveitar variações do lado longo neste momento está apetecível :)

Ir aos 199X é razoável

Veremos o que acontece nos 1952 +-

PS- Isto é apenas a minha opinião com base nos gráficos, não em fé xD 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas tendo eles os mesmos ativos, a diferença do Desvio padrão e do Sharpe deve-se á forte volatilidade do USD nesse período?

Correcto, basta também comparares por exemplo muitos fundos em GBP, é igual, tudo igual mas como a moeda é diferente as performances são quase sempre muito diferentes.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Janeiro:

Mês atípico que teve basicamente dois momentos, os primeiros 15 dias, e os últimos 15 dias.

Nos primeiros 15 dias o mercado accionista teve quedas muito acentuadas, atingindo portanto a maior parte dos fundos de acções a nível geral, chegando a mais de 15% de quedas em 15 dias em muitos deles, nos últimos 15 dias temos tido alguma recuperação, com quedas pelo meio, mas conseguindo recuperar cerca de 5/6% ás quedas verificadas.

O descorrelacionamento continua, se bem se lembram do post com as rentabilidades dos fundos da 1ª página no ano de 2015, tivemos nesse ano fundos de acções com rentabilidades mais uma vez brutais, e os fundos de obrigações de uma maneira geral, com lateralizações ou ligeiras quedas, este mês de Janeiro praticamente o oposto, fundos de obrigações com alguns ganhos, principalmente fundos de obrigações de curto prazo e com exposições a EUA e Alemanha, enquanto os de acções a cair, para mim é do mais saudável que há, uns sobem outros descem.

De seguida colocarei as rentabilidades YTD dos fundos para se ver a realidade deste mês de Janeiro.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

D@vid. Não vejo nenhum fundo caixagest no teu último post. Mas no que toca a obrigações, deixo só aqui este: Caixagest Obrigações LP

YTD: +1.26%, 1 ano: +0.5%, 3 anos anualizado: +4.72% 

Fiz uma comparação breve, com os 2 primeiros fundos recomendados no TOP:

NB Obrigações Europa FI Acc -2,44% (YTD), -2,24% (1 ano), +3,48% (3 anos anualizado)

PIMCO GIS Glbl Real Ret E EUR Hdg Acc  +1,73% (YTD), -4,5% (1 ano), -0,64% (3 anos anualizado)

"Ah e tal, fundos da Caixa são isto e são aquilo, no Best é que se faz dinheiro e pepepeu". "Fundos CGD? pfff, fundos do BES (agora NB) é que é!!"

Se calhar não é tanto assim... Este até tem tido uma boa gestão no passado recente. Se eu tivesse passado os últimos 3 anos com dinheiro em fundos de obrigações e a perder dinheiro, ficava um bocadinho chateado...

PS - não trabalho para a CGD. :D Mas só não acho é que se dá o valor devido à gestora, quando afinal até têm uns fundos com melhor desempenho que muitos outros geridos fora de Portugal (e presentes neste TOP), com nomes XPTO, mas que afinal vai-se a ver, servem para perder dinheiro e não para ganhar.

Give Caixagest some love! :D

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Patanisca, os fundos da 1ª página não são nem nunca foram recomendações, eram fundos que na altura falávamos aqui e muitos faziam, e fazem parte da minha carteira há muito tempo e que quis de alguma forma os aglomerar num só tópico em vez de se falar neles por vários posts na altura, alguns mais tarde foram sendo introduzidos, é importante fazer essa ressalva.

Depois, não me deves ter ouvido nunca falar mal dos fundos da Caixa, nem da Caixa nem de outro banco qualquer, aquilo que eu pessoalmente digo, e falo por mim, é que prefiro ter á disposição uma maior oferta, seja em número de fundos seja na diversificação entre gestoras, que me permite ter escolhas melhoras, e nesse aspecto é incomparável ter um banco que tem 2500 fundos e um banco que tem 23 fundos.

Mas penso que também foste um pouco tendencioso agora :D, porque não falamos por exemplo em rentabilidades anualizadas a 10 anos?

• NB Obrigações Europa: +7,23%/ano desde 2006.
    • Pimco Real Return: Ainda faltam 1 ou 2 meses para se ter uma rentabilidade a 10 anos, mas se fores ver as rentabilidades de 2009 para cá, e depois veres os gráficos de ambos nos anos de 2006/2007 e 2008 ficas com uma ideia qual deverá ter melhor desempenho.
    • Caixa Obrigações LP: +2,79%/ano desde 2006.

Ora, então temos o NB com rentabilidade total de 72,30%, e temos o da Caixa com rentabilidade total de 27,90%, pergunto então qual achas que de facto é o melhor, podes estar chateado por em 3 anos o NB ou o outro estar com piores performances, mas eu não estou chateado em ter um fundo que me está a render praticamente 3x mais...

Para além que, os 3 fundos são diferentes, nem têm a mesma categoria nem o mesmo benchmark.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

David, da maneira que escrevi, penso que interpretaste mal o tom. :) Não foi nenhum ataque pessoal nem nada que se pareça. E as frases jocosas não eram citações tuas, tava a referir-me mais do que já se discutiu aqui, de uma forma geral. Porque no passado lembro-me de ler posts quase que a gozarem com quem escolhia fundos CGD, quando no Best temos acesso a fundos muito melhores.

O meu objectivo foi só alertar para que, se bem que há fundos com performances fracas na CGD, também os há surpreendentemente performantes, particularmente em alturas em que toda a gente leva porrada, aguentam-se bem.

Escolhi o prazo a 3 anos, sim tendencioso, porque queria mostrar que era melhor! :D E é verdade. Mas também sabes tão bem quanto eu que de há 3 anos para cá que o cenário macro no que toca a investimentos se alterou um bocado. Há comportamentos que se observam hoje, que há 10 anos atrás ninguém pensava possível de acontecer.

Como o mundo anda meio confuso e os investidores já nem sabem em que acreditar, basta alguém espirrar para toda a gente se meter a vender e quando dantes se vendia stocks e se refugiava em bonds, hoje em dia já nem é tanto assim. É vender, é vender tudo!

E claro, rendimentos passados não são garantias de rendimentos futuros. Quem não te diz a ti que a gestão do NB obrigações há 10 anos não era feita por uma equipa espetacular e hoje em dia é uma cambada de nabos? Ao passo que na CGD foi ao contrário, e no passado recente é que tem lá bons profissionais. Pelo menos assim aparenta pelos resultados. Logo, olhar para os 3 anos, se calhar até faz mais sentido do que olhar para o que se passava há 10.

• Voto Positivo 1
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Parece-me que 

Veremos o que acontece 

PS- Isto é apenas a minha opinião com base nos gráficos, não em fé xD 

Entre a minha "fé" e uma pseudo-ciência inutil que me assegura um "parece-me que" e "veremos o que acontece", pelo menos a minha é mais intelectualmente honesta e mais de acordo com o principio "kiss - Keep It Simple, Stupid" que nos ajuda a tornar a vida mais tranquila. 

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Entre a minha "fé" e uma pseudo-ciência inutil que me assegura um "parece-me que" e "veremos o que acontece", pelo menos a minha é mais intelectualmente honesta e mais de acordo com o principio "kiss - Keep It Simple, Stupid" que nos ajuda a tornar a vida mais tranquila. 

É o mesmo que a Lei de Ockham que eu tanto gosto quando sigo os indexados.

Occam's razor (also written as Ockham's razor, and lex parsimoniae in Latin, which means law of parsimony) is a problem-solving principle attributed to William of Ockham (c. 1287–1347), who was an English Franciscan friar and scholastic philosopher and theologian. The principle can be interpreted as stating Among competing hypotheses, the one with the fewest assumptions should be selected.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

É espantoso como no espaço de uma semana, da certeza do apocalipse iminente:rolleyes:, eis que as nuvens negras se começam a dissipar e o sol da esperança começa de novo a espreitar. 

Eu por mim continuo a apostar nos sábios conselhos do Bogle:

“As I have said before, the daily machinations of the stock market are like a tale told by an idiot, full of sound and fury, signifying nothing,” Bogle added. “One of my favorite rules is ‘Don’t peek.’ Don’t let all the noise drown out your common sense and your wisdom. Just try not to pay that much attention, because it will have no effect whatsoever, categorically, on your lifetime investment returns.”

Resumindo, o que fazer sobre o que vai acontecer a seguir: "close your eyes".

E para aqueles que não conseguem fechar os olhos:

“Divide your money into your long-term investment account and your funny money account for short-term speculation. Guess on funds, guess on markets, guess on stocks if you want to, because that gives you an opportunity to act on your speculative impulses.

But they will hurt you a lot so I recommend you have a funny money account of no more than 5% of your portfolio. I also recommend that after five years, check it out. Has it done better than the long-term investment or worse? I’d be astonished if at least 95% of those funny money accounts don’t do worse.”

Editado por 5coroas
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Bem, aos poucos, paulatinamente, os meus fundos (de Agosto/15 em diante) têm estado a voltar ao verde. Não todos, até porque alguns apanharam a crise chinesa de Agosto e o virar do ano também, mas tenho posições em obrigações (Invesco Global Bond e Invesco Euro Bond) que já estão no verde ou a entrar nele, fundos mistos defensivos (Nordea Stable Return) onde entrei em Novembro e já está com +0.80% e até fundos mistos agressivos (MFS Prudent Wealth) também estão a retornar ao verde (-0.08%). Estes 2 últimos mostraram um comportamento muito bom na época de maior volatilidade, porque nunca sofreram quebras muito grandes e rapidamente recuperaram as perdas ligeiras que vinham a sofrer... tivessem todos tido comportamento similar e não estava com -5% global na carteira.

Tudo o que é açcões ainda está bem enterrado no vermelho, mas pelo menos assim não fica um panorama tão desanimador. Os reforços de janeiro já estão a dar frutos e em princípio fevereiro é para fazer mais aquisições.

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Se tivessem todos um comportamento similar das duas uma, ou teriam uma correlação enorme ou tinhas só fundos da mesma categoria :)

Certo, mas eles também caíram dias consecutivos, só que caíram de modo muito suave, as perdas acumuladas nunca passaram dos 2/3%... :D

Enquanto isso, no quintal do lado, os fundos índice de acções europeias... bem, é bom nem comentar... :blink:

Hoje foi um dia à Benfica!

Mais uma razão para ser dos verdes... B)

Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Mas depois ficavas 14 e 18 anos sem ganhar nada como é que era?!

O MFS Prudent Wealth teve um excelente comportamento tanto nas subidas, como nas quedas. O Nordea Stable Return por acaso andava nas lonas nos períodos de altas, mas depois caiu pouco e até já recuperou, o que não é fácil atendendo a que tem cerca de 50% de acções.

Isto, para mim, foram bons comportamentos, porque mesmo fundos 100% de obrigações tiveram pior desempenho que estes fundos mistos. Porque estes fundos, tendo perdido pouco, têm pouco terreno para recuperar até voltarem ao verde.

Para quem, como eu, se iniciou nisto recentemente e já levou com a crise da China (Agosto) e do petróleo (Janeiro), ver os fundos com alterações diárias completamente malucas é uma terapia de choque brutal. E no entanto há ali umas linhas, que correspondem a determinados fundos, que também ganham e perdem como os outros, mas que foram muito mais resilientes quando andava tudo pelo ar e já estão novamente a morder os calcanhares nos ganhos. E são estes que ajudam a manter a calma e a reforçar no mês seguinte... :)

Editado por Javier_Zanetti
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites

Acho que o PedroPinto se referia a títulos clubísticos... :P

Oh pá, não percebi, um gajo do Sporting já nem conta os anos deste o último campeonato, basicamente é sempre "mais um ano"... :blink:

Mas aqui os tipos da CMVM não aceitam vouchers-cortesia, acredito que demorasse menos tempo até voltar ao verde... B)

Editado por Javier_Zanetti
    Link para a publicação
    Partilhar noutros sites
    • -------- changed the title to Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )